Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Em reunião com os comerciantes do Mercado Central o Prefeito Tyrone oficializa o início da Obra


Aconteceu na noite de ontem, no Centro de Treinamento de Professores de Sousa, “Antonio Mariz” uma reunião convocada pelo atual Prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira, que contou com a presença de 140 dos comerciantes do Mercado Central e parte da sociedade sousense.

Na referida reunião foram definidas todas as necessidades estratégicas para minimizar os possíveis prejuízos que poderão ser sofridos pelos comerciantes e comerciários que trabalham na localidade em questão, inclusive, fora definida como área provisória para o funcionamento de suas comercializações, as proximidades do antigo Hotel Gadelha, onde há um espaço amplo que abrigará todos.

Na oportunidade o Prefeito Tyrone explicou em detalhes a execução da obra, onde será investido o valor de R$ 4.000.000,00 (Quatro milhões de reais) e apresentou o projeto para os presentes, deixando claro que a estrutura terá uma semelhança com um Shoping popular e terão espaço para acolher os atuais comerciantes de dentro do Mercado Central e os tarimbeiros (comerciantes de fora), sendo oportunizadas ainda 21 novas vagas.

A obra ainda irá oferecer para a população uma praça de alimentação e área de lazer, o que exigiu para isso duas pavimentações, que será embelezada pela modernidade arquitetônica, onde fora inserida uma escada rolante e outras necessidades similares.

Com a interação e questionamento da platéia, o Prefeito Tyrone se deu por satisfeito, haja vista, sentiu o unânime apoio dos presentes e ainda selaram o acordo de iniciar a obra novembro, mas, ficando flexibilizada a data, para se após uma analise dos comerciantes seja apercebidos prejuízos financeiros ao pique de vendas de Final de Ano, acordarem um adiamento para o primeiro mês do ano vindouro.
 Feliz e com o sentimento de missão cumprida, o Prefeito agradecera aos presentes com postura cordial e de agradecimento pelo apoio a mais uma grande realização que marcará o seu governo, que sairá ganhando toda a população sousense.

Edinho Trajano e Rita Bizerra

PT referenda tese de candidatura própria

Integrantes de todas as tendências e a militância do Partido dos Trabalhadores (PT) referendaram, hoje (02), a tese de que a legenda tenha candidatura própria na Capital. O evento de lançamento do Fórum em Defesa de Candidatura Própria do PT em João Pessoa, realizado na noite de hoje, reuniu centenas de pessoas no Clube das Voluntárias, no Centro. A proposta de que é preciso unir os filiados em torno da instalação da gestão petista na Capital foi aclamada de forma unânime. Na ocasião, cerca de 15 pessoas se filiaram à legenda e receberam uma homenagem especial dos presentes.            

O evento contou com a presença do presidente estadual do PT, Rodrigo Soares; dos três deputados estaduais da bancada na Assembleia Legislativa - Luciano Cartaxo, Anísio Maia e Frei Anastácio; do secretário do diretório municipal, Hildevânio Macedo e de representantes das secretarias de juventude e mulheres, além de integrantes dos setoriais da legenda (cultura, LGBT, combate ao racismo, educação, sindicalistas, comunitária e direitos humanos).
No início do evento, o novo filiado Bebé de Natércio recitou uma poesia composta por ele especialmente para o lançamento do Fórum. Logo após, Priscila Kelly, da secretaria de juventude do partido, disse que chegou a hora de resgatar o protagonismo do PT. “A juventude tem papel essencial no processo de consolidação de candidatura própria. Por isso, apoiamos candidatura própria não só em João Pessoa, mas em outros municípios, como Santa Rita, Sapé, Jacaraú”, dentre outros, ressaltou. 
Rodrigo Soares, presidente estadual da legenda, lembra que o mais importante do PT são os filiados e que eles têm papel essencial na mobilização em favor da candidatura própria.  Ele lembrou nomes de militantes históricos e ressaltou a importância das novas filiações. “Este é o momento de começarmos a movimentação em favor de uma nova João Pessoa, montando um projeto novo para a Capital”, afirmou.
O deputado estadual Luciano Cartaxo declarou que o Fórum aparece como um dos principais espaços para que todos tenham chance de dizer o que pensam e comecem uma discussão sobre as mudanças que devem ser processadas na Capital. “Temos diversos setores sociais e coletivos que querem dialogar conosco e já não há mais dúvidas de que a discussão para uma João Pessoa melhor tem que ser construída coletivamente. Não pode ficar mais restrita às paredes do partido. Precisamos retomar a essência do PT que é o diálogo, o debate e, para isso, nada mais adequado do que um Fórum como estes. A discussão sobre a candidatura própria está nas ruas e não podemos admitir que o PT fique amordaçado. O PT governou o País três vezes e isto mostra que temos condições de governar Joao Pessoa. Agora é a vez do nosso partido”, disse.
Giucélia Figueiredo, do diretório estadual do PT, ressaltou a responsabilidade do partido com a Paraíba e com João Pessoa e disse que o lançamento do Fórum demonstra o engajamento social da legenda. “Este Fórum tem como principal combustível a militância, que entende que o PT não pode se furtar à responsabilidade de agir como sujeito do processo de transformação social em João Pessoa. Queremos o estabelecimento de um modelo de gestão que transforme a nossa cidade e coloque o sujeito em papel de destaque. A militância quer que o PT cumpra o papel de protagonista social”, afirmou.
O deputado estadual Frei Anastácio lembrou que o PT de João Pessoa vive um dos melhores momentos de sua historia nos últimos anos e, por isso, é essencial que o partido demonstre que o mais importante é que a candidatura própria tome ‘corpo e cara’. “Irei fazer o possível, junto com minha militância, para que o partido tenha candidatura em JP, envolvendo todos os bairros e mobilizando toda a cidade em favor de um novo modelo de gestão”, ressaltou.
Para Anísio Maia, deputado estadual, é preciso unir o PT e este é o principal objetivo do Fórum. “Queremos ganhar com o PT unido em torno de um projeto. Temos que trabalhar muito para conquistar os companheiros. Temos condições de lançar candidatura própria e precisamos sair de cabeça erguida e trabalhar pela candidatura própria”, declarou.
Rita Bizerra, com assessoria

ALPB realiza seminário nesta segunda com participação de deputados federais


A Assembleia Legislativa da Paraíba, dentro das atividades de sua Agenda Positiva, dará  seguimento ao debate sobre as causas, conseqüência, responsabilidade e alternativas de enfrentamento às drogas. Na próxima segunda-feira (08.08), realiza um seminário que vai contar com deputados federais que integram a Comissão Especial de Políticas Públicas para Combate às Drogas da Câmara Federal.

Os deputados Wilson Filho (PMDB-PB), Hugo Mota (PMDB-PB), Luis Couto (PT-PB), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Givaldo Carimbão (PSB-AL), que integram a Comissão da Câmara Federal, já confirmaram presenças, segundo informou o deputado estadual Francisco Quintans (DEM), coordenador do evento. “Será uma grande oportunidade para o povo paraibano debater o assunto com os deputados federais que integram a Comissão de Políticas de Combate às Drogas”, declarou.

Franscisco Quintans revelou que o seminário contará com palestras, com temas ligados à problemática das drogas, que serão ministradas por especialistas, a exemplo do policial federal Deusimar Guedes, presidente da Comissão de Políticas Contra as Drogas. Deusimar Guedes vai falar sobre ‘Tratamento e Acolhimento’. “O seminário será aberto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo, e contará também com a presença do vereador Durval Ferreira, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, e do pastor João Filho”, ressaltou.

O seminário contará ainda com palestras da doutora Valéria Cristina, da Secretaria Municipal de Saúde, que vai discorrer sobre ‘Reinserção Social’; e da doutora Vânia Maria Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Drogas, que vai falar sobre “Repressão e Tráfico”. O seminário será realizado no plenário deputado José Mariz, na Casa de Epitácio Pessoa.

Edinho Trajano, com assessoria   

Judiciário, MPPB e TCE manifestam apoio irrestrito para que ALPB promulgue LDO sem vetos e na íntegra

Reunidos na manhã desta quarta-feira (03.08) no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), os presidente e representantes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas e o representante do Ministério Público do Estado manifestaram apoio ao Poder Legislativo e solicitaram, de forma oficial, a promulgação da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), sem vetos e na integra.

Participaram da reunião o deputado estadual Ricardo Marcelo (presidente da ALPB), o desembargador Abraham Lincoln (presidente do TJPB), o conselheiro Fernando Catão (presidente do TCE) e o promotor de Justiça, Bertrand Asfora (representante do MPPB). Além deles, estavam presentes o juiz Antônio Silveira e o desembargador Leôncio Teixeira (presidente e representante da Associação dos Magistrados da Paraíba.
No final da reunião, os participantes emitiram uma posição conjunta do Legislativo, Judiciário, Tribunal de ontas e Ministério Público, que se segue:

          1)      Em reunião hoje, na Assembleia Legislativa, os presidentes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas e o representante do Ministério Público da Paraíba, manifestaram irrestrito apoio ao presidente do Poder Legislativo do Estado para que promulgue e publique a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), sem vetos e na íntegra, por considerarem que o presidente da Assembleia cumprirá o seu dever legal previsto na Constituição do Estado;

2)      Até o dia 20 de agosto a Comissão Interpoderes, atendidas as conveniências de agenda, voltará a se reunir para discutir as reposições e transferências já ocorridas neste exercício e ainda as regras e orientações que deverão vigorar até o final do ano.

Edinho Trajano, com assessoria

Deputado denuncia falta de água e precariedade na saúde de Aroeiras


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) denunciou hoje, na Assembléia Legislativa, que a população de Aroeiras está sofrendo com a falta de água e com a precariedade na saúde. “A população tem água apenas de cinco em cinco dias. Nesse período, o povo é obrigado a beber água sem tratamento de um açude da cidade e, na saúde, o hospital da cidade foi transformado num Posto de Saúde da Família”, denunciou o deputado.
As informações foram repassadas ao parlamentar durante reunião - na cidade - com a participação do grupo de mães, representantes do programa de cisternas do governo federal, igreja cristã, o vigário da paróquia da cidade, Padre Antônio, o presidente do PT, João do Violão, filiados do partido e representantes da Apae.
“A situação do abastecimento da Cagepa é tão grave, que por determinação da Justiça, os moradores não pagam as contas de água. Isso só vai acontecer quando o abastecimento for regularizado. E para ser regularizado, a cidade depende apenas de mil metros de adutora para levar a água”, disse.
O petista informou que o governo Maranhão fez a barragem, mas não construiu a adutora. Passou o governo Cássio e também não olhou o problema, só prometeu. O resultado disso, é que os moradores de Aroeiras estão sofrendo muito. “Ainda estão no tempo de carregar lata na cabeça e tomando banho de cuia, como acontece em alguns bairros em João Pessoa”, destacou o deputado, acrescentando que o governo federal irá construir duas mil cisternas no município.
“Estamos enviando ofício à Cagepa pedindo solução para o problema, em Aroeiras, e solicitando informações do que está sendo feito para resolver essa situação. Se não bastasse a falta de água, a população de Aroeiras também enfrenta dificuldade com o atendimento de saúde. O que seria um hospital na cidade foi transformado em PSF - Posto de Saúde da Família. Em todo município são oito PSFs, mas segundo os moradores, em 5 deles não existe médico e os postos que funcionam na Zona Rural, encaminham as pessoas para pegar remédio na cidade”,denunciou.
Dessa forma, de acordo com o parlamentar, a população de Aroeiras sofre dos dois lados: com a falta de água e com a Saúde. “Nós vamos pedir informações ao Tribunal de Contas do Estado para sabermos como está sendo feita a aplicação dos recursos na Saúde, no município de Aroeiras. Dinheiro federal eu sei que não falta. Resta saber o que está sendo feito e, que as ações não estão chegando a quem realmente precisa”, ressaltou.

Rita Bizerra, com assessoria

Deputado Janduhy assume a CCJ e faz primeira reunião


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba retomou nesta quarta-feira (03.08) os trabalhos e deliberou sobre projetos de lei de autoria dos deputados.
A reunião foi a primeira presidida pelo deputado Janduhy Carneiro (PPS), que como vice-presidente assumiu o cargo, deixado pelo deputado Lindolfo Pires (DEM), que se licenciou para assumir a titularidade da Casa Civil do Governo do Estado.
A decisão foi tomada com base no artigo 30 do Regimento Interno da Casa na última terça-feira (02.08) em reunião convocada pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) com a Assessoria Jurídica para tratar da questão.
De acordo com Janduhy, no caso do impedimento do titular (Lindolfo Pires), que não renunciou, mas tão somente se licenciou (nesse caso poderá voltar na condição de titular) quem assume é o vice de forma interina. “Foi uma decisão baseada no interesse público. Havia muitas matérias, como projetos de lei, medidas provisórias e outras que estavam paralisadas. E partir de agora, faremos um trabalho com ética e dedicação, cumprindo metas e objetivos”, afirmou o parlamentar, que foi saudado pelos demais membros da CCJ presentes à reunião.
O presidente da CCJ informou ainda que a comissão se reunirá semanalmente às quartas-feiras às 8h30. A pauta da reunião, conforme disse ele, será disponibilizada com antecedência no site da Assembleia (www.al.pb.gov.br).Entre as matérias que receberam parecer favorável na CCJ está a de autoria do vice-presidente da Casa, deputado Edmilson Soares (PSB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, nas proximidades das piscinas, de placa indicativa de sua profundidade e dos perigos do mergulho. Outro projeto aprovado foi o que institui o Dia e a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Bullying, do deputado Doda de Tião (PMDB).




Rita Bizerra, com assessoria

Sessão ordinária de ALPB


A onda de violência, com explosões de caixas eletrônicos, ônibus queimados por bandidos, assaltos seguidos de morte, sequestros relâmpago e outras modalidades criminosas, experimentada pela Paraíba nos últimos dias ocupou os debates da sessão ordinária desta quarta-feira (03.08) na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Para o deputado Luciano Cartaxo (PT) a questão requer a adoção de medidas urgentes sob pena de que os índices de criminalidade aumentem. “Dentro dessa lógica é que queremos fazer uma discussão profunda nessa Casa . Vamos bater recorde de violência? Nosso Estado está virando o paraíso da bandidagem.Por isso digo ao  governador que é preciso investir em segurança pública. Colocar a Polícia na rua para combater. Não podemos ficar de braços cruzados”, declarou Cartaxo.
“Todos nós, paraibanos, estamos preocupados como o Governo do Estado também está. A prova disso foi que toda a cúpula da Segurança Pública Estadual esteve reunida ontem para debater iniciativas e definir planos de ação para resolver o problema”, disse o parlamentar.
O deputado Assis Quintans (DEM) ocupou a tribuna para registrar a atuação da Mesa Diretora da Casa em promover ações e debates de grande relevância social.Ele falou sobre os quatro eventos que estão previstos para ocorrer nos próximos meses, à exemplo do Fórum promovido juntamente com a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados realizado na próxima segunda-feira (08.08).
Além da discussão sobre sobre endividamento rural dos produtores do semi-árido paraibano no dia 1° de setembro, e previstos para setembro e outubro, respectivamente, debates sobre as potencialidades do Porto de Cabedelo e à respeito do Fórum de Políticas Públicas para a Juventude.
“É fundamental mostrar à sociedade paraibana que a Assembleia, como a Casa do Povo, não está omissa e sim sintonizada com os problemas e questões nacionais e de interesse  da Paraíba. À respeito do evento de segunda-feira, será elaborada uma proposta que será encaminhada ao Governo Federal para que sejam instuídas ações mais enérgicas para coibir as drogas, que estão desestruturando muitas famílias paraibanas”, declarou o deputado Quintans.
O deputado Adriano Galdino (PSB) afirmou que diversas plenárias promovidas pelo Governo do Estado estão discutindo equipamentos que visem melhorar a segurança pública na Paraíba.
Através de um acordo de lideranças foram aprovados na sessão desta quarta, 41 requerimentos.

Rita Bizerra, com CODECOM

Cícero Lucena é o 4º senador mais caro do país



Gasolina, hospedagem, alimentação, passagens aéreas, aluguéis e até consultorias… Os senadores gastaram R$ 5 milhões com isso e muitas outras coisas durante o primeiro semestre. Só um grupo de dez parlamentares usou mais de R$ 1 milhão, ou 20% do total. Entre os gastantes, está o senador paraibano Cícero Lucena (PSDB). Confira tabela.
Tabela dos gastos
Tabela dos gastos
Este ano, o Senado criou o seu “cotão”, ao unificar o limite de gastos com bilhetes aéreos e a verba indenizatória, a exemplo do que fez a Câmara em 2009, depois da revelação da farra das passagens. Por isso, cada um deles pode gastar de R$ 21.045,20 a R$ 42.855,20 por mês, dependendo do estado de origem, por meio da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps).
A principal despesa dos senadores é com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Foram R$ 2 milhões com esse tipo de gasto, ou 41% do total.
Em segundo lugar, figuram as despesas com aluguéis de escritórios políticos nos estados. Os senadores gastaram R$ 1,3 milhão com locação de imóveis (26% do total). Apesar de terem servidores concursados nas Consultorias Legislativa e de Orçamento à disposição, os políticos ainda gastam quase R$ 700 mil com pesquisas e serviços externos de consultoria, a terceira maior despesa.
A campeã de gastos com o “cotão” foi Ângela Portela (PT-RR), ex-deputada em seu primeiro mandato como senadora. A regra que uniu as verbas no Senado favoreceu a acomodação de despesas da senadora do PT de Roraima. Em seis meses de mandato, Ângela já usou 64% dos R$ 180 mil a que teria direito apenas com a verba indenizatória no ano inteiro. Mas ela usou apenas 4% dos R$ 235 mil a que teria direito com bilhetes aéreos este ano, segundo a regra antiga. “Não estava dando para encaixar”, explicou a assessoria da senadora.
Juntando as duas coisas numa cesta só, Ângela Portela e seus colegas senadores ganharam mais flexibilidade nos gastos. Em seis meses, ela usou R$ 124 mil do cotão, mas isso representa só 30% dos R$ 415 mil que pode usufruir até dezembro.
Distância
Em nota ao Congresso em Foco, a senadora Ângela diz que o fato de ser de Roraima contribuiu para que ela gaste mais que os outros colegas. “A Ceaps incorporou também as despesas com passagens aéreas entre Brasília (DF) e o estado onde os senadores têm suas bases eleitorais, o que elevou o total disponível e utilizado. Sendo Boa Vista a capital mais distante do país em relação a Brasília, é natural que os senadores de Roraima tenham uma cota maior.”
Mas os senadores de Roraima não são os que têm o maior valor de verba disponível. À frente deles, estão Amapá, Pará, Maranhão, Amazonas e Bahia. Desses estados, só João Durval (PDT-BA) e Mário Couto (PSDB-PA) estão na lista dos que mais gastam com o cotão, mas eles usaram menos verba que Ângela.
De todo modo, a senadora enfatizou que o dinheiro da verba é aplicado em atividades necessárias ao exercício de sua função pública. “Os recursos da Ceaps são utilizados com cuidado, no estrito cumprimento das necessidades inerentes ao mandato. Todos os recursos foram empregados em conformidade com as determinações do Senado Federal e comprovados por meio das respectivas notas fiscais e, no caso das passagens aéreas, também dos bilhetes e cartões de embarque.”
Leia a íntegra da nota
Desabrigados
A assessoria da senadora Ângela afirmou ao site que os gastos mais elevados dela se referem a uma campanha de TV sobre o “mandato participativo”. Nela, havia a publicidade das ações de Ângela e espaço para os eleitores participarem com sugestões e críticas. Com divulgação, a senadora gastou R$ 50 mil de seu cotão no primeiro semestre.
Outra fonte de grandes despesas para Ângela foi um carro alugado no período das enchentes em Roraima. De acordo com a assessoria da senadora, o veículo era usado para prestar assistência aos desabrigados. Com locomoção, combustíveis e lubrificantes, o gabinete gastou R$ 38 mil.
A reportagem pediu esclarecimentos aos dez senadores que mais utilizaram o cotão no primeiro semestre. Mas só a assessoria de Ângela retornou os contatos até a segunda-feira (8).

Edinho Trajano, com Congresso em foco

Romero agradece o apoio de Ronaldo, Cássio e Rômulo a sua candidatura


O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) disse que recebe “com satisfação” a manifestação de apoio do ex-senador e ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, a sua provável candidatura a prefeito de Campina Grande, nas eleições do próximo ano.

- As palavras de Ronaldo aumentam mais ainda a minha responsabilidade, e a minha vontade de servir ao povo. Palavras como as de Ronaldo, de Cássio, de Rômulo Gouveia e de outras lideranças, e, principalmente, o apoio do povo, nos dão mais forças, com a graça de Deus, para continuarmos trabalhando cada vez. E se for da vontade do Senhor Deus e de Campina Grande vamos enfrentar os desafios no tempo certo.

Garante o parlamentar que “o elogio de uma personalidade do porte e da história de Ronaldo Cunha Lima só aumenta a minha responsabilidade”.

Romero comentou as declarações de apoio do ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSSB) a sua candidatura a prefeito da cidade de Campina Grande. Ronaldo disse que “Romero é muito preparado para administrar a Rainha da Borborema”. 

Rodrigues afirmou que recebe os elogios de Ronaldo Cunha Lima com “muita alegria, pois, pelo gestor que Ronaldo foi como prefeito e governador só aumentam a responsabilidade com Campina Grande, à Paraíba e o seu partido”. 

Além de Ronaldo, o ex-governador Cássio Cunha Lima, o vice-governador Rômulo Gouveia (presidente do PSD) também lembraram várias vezes o nome de Romero como provável candidato a prefeito nas eleições de 2012.

Em relação a disputar a Prefeitura do município de Campina Grande, disse que está trabalhando em seu mandato de deputado federal em Brasília trazendo benefícios para a Paraíba, e discutindo o assunto com serenidade e que seu nome está à disposição do PSDB e do seu grupo político. “Volto a dizer que deixaria tudo para continuar a servir a Campina Grande e à Paraíba”, asseverou.

O deputado afirmou estar ciente de que esta definição de candidato em Campina Grande só vai ocorrer de fato no ano das eleições. “Até porque seria de nossa parte muito precipitado ser candidato a prefeito quando estamos praticamente a doze meses das convenções. Temos pretensão, mas vamos discutir com tranquilidade sem imposições como sempre o fizemos dentro do próprio partido e da coligação aliada”.

Ele explicou ainda que se o PSDB compreender e julgar que a sua candidatura é importante, o seu nome estará à disposição do partido para disputar as eleições de 2012, até porque, segundo ele, o partido não pode prescindir de ter uma candidatura em Campina Grande, cidade que já governou por várias oportunidades.

Destacou que “o PSDB vai ter uma candidatura e digo mais, sem ser presunçoso, uma candidatura vitoriosa”.  

Edinho Trajano, com assessoria

Reunião define metas para assembleia da II Conferência da Juventude de Guarabira


Guarabira (Codecom) – Mais uma reunião, entre os coordenadores da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, teve como local a sede do Sedup de Guarabira. O encontro definiu pautas para a assembleia pública a ser realizada no dia 05 de agosto, às 19h, no prédio da Câmara de Vereadores.
Durante a assembleia será feito o convite aos membros da sociedade civil que desejem concorrer a uma vaga no Conselho Municipal da Juventude, conforme prevê a lei 726/2006. Na reunião da última terça-feira (02) no Sedup, foi discutido também a segunda convocatória para entidades e/ou movimentos sociais que têm direito a bilitarem-se para uma vaga no referido conselho.

Participaram da reunião, a coordenadora de Juventude do município de Guarabira, Maria Nunes, o professor universitário Carlos Belarmino (consultor da UEPB), Danilo Ribeiro do GAJA, Wanderson Rogério do MAC e a professora Mônica da Secretaria de Educação do município de Guarabira.

 
A II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude será realizada no dia 25 de agosto. O local das plenárias será na sede do Caic do Bairro do Nordeste, em Guarabira.
A prefeita Fátima Paulino disse que continua orientando as secretarias e as coordenadorias do município a programarem esses debates com a sociedade civil organizada, as entidades de classe e as comunidades, pois, é desta forma que a administração municipal faz valer a voz do povo.


Edinho Trajano, com assessoria

Diretor da UNA recepciona fornecedores de cana da Paraíba em Sapé




Presidente da Asplan, Raimundo Nonato, participou do encontro realizado em Sapé e compôs a mesa de autoridades

O diretor presidente da destilaria UNA, Ricardo Luiz Pessoa de Queiroz Filho, realizou, nesta quarta-feira (03), uma reunião com os fornecedores de cana paraibanos, na cidade de Sapé, retomando uma antiga tradição das unidades industriais locais de promover uma integração com seus fornecedores antes do início da moagem. O encontro aconteceu numa casa de recepções de Sapé e foi encerrado com um almoço. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Raimundo Nonato e o diretor da entidade, Oscar Gouveia, participaram do evento que reuniu cerca de 50 plantadores de cana da Paraíba, além de vários representantes da UNA.

Além das boas vindas para o início da moagem da safra 2011/2012, durante o encontro o diretor presidente da UNA falou sobre a superação de períodos difíceis e da boa perspectiva que o mercado sucroalcooleiro passa atualmente não apenas em nível de mercado interno, mas, de mercado internacional. A UNA produz Etanol Hidratado e Etanol Anidro, atua em vários estados brasileiros e pertence ao grupo Pessoa de Queiroz.

Segundo o presidente da Asplan, Raimundo Nonato, o encontro foi interessante e bastante oportuno. “Além de ser um encontro entre parceiros, onde houve um congraçamento entre a classe produtiva e os representantes da UNA, o momento também foi importante, pois aproveitamos para fazer uma análise do atual momento vivido pelo setor que tem uma perspectiva positiva de crescimento e desenvolvimento”, afirmou Nonato, que compôs ma mesa de autoridades junto com os representantes da indústria e outros convidados.

Rita Bizerra, com assessoria