Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 21 de julho de 2011

TV ALPB estreia na Web e Ricardo Marcelo destaca “canal aberto com sociedade paraibana”


A partir de hoje, através da rede mundial de computadores, o cidadão vai puder acompanhar ao vivo toda a programação da TV ALPB. O presidente da Assembleia, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), informou nesta quarta-feira (20.07) que a emissora pode ser assistida pelo canal da Internet, disponibilizado na home-page do Legislativo Estadual (http://www.al.pb.gov.br).  “É mais um passo que o Legislativo dá em direção do processo de transparência que está sendo adotado pela atual Mesa Diretora. É um acanal aberto com a sociedade paraibana”, disse.

Ele destacou que, a partir de parceria com a TV Senado, a Assembleia Legislativa disporá de um canal aberto de televisão, com qualidade em HD. Os entendimentos com o Senado estão avançados e a Assembleia aguarda apenas a liberação da documentação do Ministério das Comunicações. “Estamos adotando algunas providências na sede do Legislativo  Estadual, para que essa parceria, já acertada, seja oficializada ainda este ano e o canal aberto da TVALPB possa estar no ar ainda este ano”, disse.

Ricardo Marcelo destacou que a implantação da TV ALPB na Web democratiza a informação. “Foi um trabalho conjunto da Coordenadoria de Comunicação Social e da Diretoria de Informática, a partir da determinação da Mesa Diretora,  “pela busca permanente de uma comunicação eficaz, que ajude a alavancar e facilitar os projetos de gestão pública e acompanhamento da atuação dos representantes dos paraibanos no Legislativo”.

Redes sociais e mídias digitais

No primeiro semestre, o Poder Legislativo do Estado aderiu às redes sociais para ampliar a interatividade com os cidadãos paraibanos e passou a utilizar as mídias digitas para mater em tempo real seus canais de comunicação, otimizando o relacionamento com os meios de comunicação e os profissionais de imprensa do Estado. A ALPB disponibiliza links nos perfis oficiais do Twitter (@legislativopb), do Facebook (Assembleia Legislativa Paraiba Brasil) e do Orkut (legislativopb). Além disso, tem canal no You Tube (LegislativoPB), onde são postados os vídeos sobre os trabalhos no Legislativo.

Todas essas ferramentas, segundo destaca o deputado Ricardo Marcelo, beneficiam a gestão pública transparente. “O cidadão pode acompanhar agora, em qualquer parte do planeta, o que acontece na Assembleia Legislativa da Paraíba pela TV. Através da Internet, em tempo real, ele pode acompanhar as sessões ordinárias e especiais, audiências públicas, reuniões das comissões permanentes e temporárias, além de todos os debates de temas de interesse da sociedade paraibana”, observou.

Transparência

Também no portal da Assembleia da Paraíba, do lado esquerdo da página principal, o cidadão pode acessar todas as informações referentes a todas as receitas e despesas realizadas pelo Poder Legislativo. O acesso se dá através do link direto ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado, órgão auxiliar do Legislativo.

No ano passado, a Assembleia Legislativa também deu início ao processo de digitalização de todos os atos administrativos. Além de representar o fim do papel, dentro do processo burocrático de movimentação documental, permitirá a publicação em endereço eletrônico de todo esse material, para controle social e acompanhamento da população.

Edinho Trajano, com assessoria

Frei Anastácio elogia os 10 anos de atuação da CAAASP no sertão



A comemoração dos 10 anos da Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (CAAASP) na região de Sousa foi muito prestigiada e elogiada. O deputado estadual Frei Anastácio disse que a Central é de fundamental importância para os assentamentos do alto sertão. “É uma entidade séria, respeitada e que mostra resultados no que faz”, disse o deputado.

O evento contou com a participação de várias entidades e autoridades ligadas às questões da terra, entre elas, CPT, MST, o superintendente do INCRA-PB, Lenildo Morais juntamente com o ouvidor agrário da autarquia, Cleófas Cajú, o deputado estadual Frei Anastácio e os representantes dos assentamentos que compõe a CAAASP.

Durante o evento, houve a socialização sobre as lembranças das lutas de cada assentamento e o que foi conquistado até hoje. O deputado Frei Anastácio destacou que a luta foi de cada um e que o governo Lula e agora, o governo Dilma, estão trabalhando para que as políticas públicas cheguem a quem realmente precise e não se pode esquecer dos avanços que se deu por causa desses projetos federais.

No local do evento, foram expostos painéis contando a história da CAAASP e dos assentamentos mostrando que hoje, essas pessoas vivem com mais dignidade. “Os projetos sociais do governo Lula impulsionaram uma vida mais digna para essas pessoas. Hoje, elas podem viver das terras que ocupam”, disse Frei Anastácio acrescentando que a atenção que Lula canalizou para as questões agrárias nunca foi dada por presidente algum e não vai ser diferente com Dilma.

O parlamentar lembrou ainda que a marcha do MST que será realizada em Brasília no próximo mês, é uma forma justa e correta de reivindicar melhorias para o campo e para o Brasil. “Estarei em Brasília, ao lado dos movimentos sociais engrossando as fileiras dos que querem um Brasil que não pare de crescer”, destacou.


Rita Bizerra, com assessoria

Cratera ameaça engolir comunidade de 200 famílias em Alhandra



Uma cratera com cerca de dois quilômetros de extensão, por seis metros de largura e 15 metros de profundidade, em alguns locais, está ameaçando a vida de 200 famílias que moram na comunidade Nova Descoberta, no município de Alhandra. A situação pode ficar pior ainda, se não parar de chover.

A denúncia foi encaminhada ao deputado estadual Frei Anastácio, pelo vereador Valfredo José da Silva (PT), que disse ter se cansado de pedir providências ao poder municipal, sem obter nenhum êxito. O fato também foi denunciado ao Ministério Público, que até o momento não se manifestou sobre o problema que se agrava a cada dia.

O vereador relata que a comunidade Nova Descoberta é um aglomerado de pessoas que vivem em casebres, muitos de taipa, que sofrem com a falta de estruturas básicas. “Para não dar assistência a essas famílias, o poder público alega que elas estão numa área particular em litígio e não procura resolver o problema”, destaca o deputado Frei Anastácio.

O vereador Valfredo denuncia que os moradores do distrito de Mata Redonda, também enfrentam problemas semelhantes. “Aquelas famílias clamam pela sensibilidade dos gestores públicos, há muito tempo, pedindo uma solução para os problemas vivenciados diariamente por eles com a falta de atenção, o descaso e o abandono”, disse o vereador.

Ele relata que a comunidade de Mata Redonda, também em área urbana, passa por um processo de erosão ignorado pelas autoridades. “A cratera já sugou uma praça, que, diga-se de passagem, foi construída para esconder o processo erosivo, e o mais grave provocou o assoreamento do rio sarapó, causando danos ambientais irreparáveis a espécies vegetais e animais, acabando com uma importante fonte de alimentação para a população”, disse o vereador.

Ele explica que o processo de erosão, dentro da comunidade de Mata Redonda, já atingiu uma área de aproximadamente 40 metros de diâmetro por 20 de profundidade e avança em direção às ruas da localidade, ameaçando engolir as casas. “Esperamos que o Ministério Público tome as providências cabíveis para evitar tragédias, com vidas humanas, nessas duas comunidades da cidade de Alhandra”, alertou o deputado Frei Anastácio.


Rita Bizerra, com assessoria

Assembléia Legislativa realiza sessão para comemorar Dia do Trabalhador rural

 
O mandato do deputado estadual Frei Anastácio (PT) realiza segunda-feira, 25, às 14h30,no plenário da Assembléia Legislativa, sessão especial para comemorar o Dia do Trabalhador Rural. A sessão contará com muitas autoridades, representantes de entidades ligadas à terra e a presença de trabalhadores rurais de várias regiões do estado.

Segundo o deputado Frei Anastácio, “é um importante momento do nosso calendário, em que nos voltamos para homenagear e refletir as conquistas e os novos desafios na afirmação de uma sociedade com justiça social, consciente da necessidade de um meio ambiente saudável e sem violência”, disse o parlamentar.

O petista disse que um dos objetivos da sessão é lembrar do papel de cada homem e mulher agricultora na transformação e desenvolvimento deste Estado. “A cidade depende muito desses trabalhadores. Segundo dados da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 71% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são provenientes da agricultura familiar”, destaca.

O parlamentar disse que o levantamento mostra, ainda, que 82,8% da produção de mandioca são oriundos da agricultura familiar. A produção de suínos vem em segundo lugar com 59%, seguida do feijão (58,9%), leite (55,4%), aves (47,9%), milho (43,1%), arroz (41,3%) e soja (28,4%).É importante ressaltar que a participação da agricultura familiar no Estado da Paraíba, no Produto Interno Bruto (PIB) rural, equivale a aproximadamente 61,3%, segundo dados do IBGE (2004/2005). Isso tem que ser levado em conta pelo governo do estado no momento de olhar para a agricultura familiar”, disse o deputado.

O petista informa que apesar da adversidade, da falta de acesso à terra e de tecnologias, é responsável, ainda, pela geração de cerca de 7 de cada 10 empregos gerados no campo, respondendo pela produção de alimentos voltados para o alto consumo, além de se mostrar como redutor do êxodo rural, pela quantificação da criação de complexos industriais, comércio e serviços decorrentes da produção da agricultura familiar.

“Nesta perspectiva, é preciso ressaltar a luta dos movimentos sociais, que provocaram e possibilitaram significativas mudanças nas posturas e políticas governamentais, frente aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e a sustentabilidade e equilíbrio ambiental. Na sociedade atual quando de discute a produção de alimentos, não podemos falar apenas na quantidade a ser produzida, mas da qualidade destes e as técnicas que estão sendo utilizadas”, destaca o deputado.


Rita Bizerra, com assessoria

Ministra de Políticas Públicas para Mulheres visita PB na próxima sexta


A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, vai estar visitando a Paraíba nesta sexta-feira (22). Ela vai ter uma audiência com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para saber o que a Paraíba tem feito em defesa das mulheres vítimas de violência. O encontro será às 10 horas no Palácio da Redenção e também vai reunir a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, e a secretária executiva Gilberta Soares.
Após audiência com Ricardo, a ministra Iriny Lopes visita o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, da Prefeitura de João Pessoa. Fundado em 2007, o centro atende uma média mensal de 25 mulheres vítimas de violência sexual e doméstica. São mulheres na faixa etária de 18 a 70 anos, da Grande João Pessoa e de alguns municípios vizinhos.
À tarde, Iriny Lopes terá um encontro com o Movimento Organizado de Mulheres, deputadas, prefeitas, vereadoras, gestoras de Organismos de Política para as Mulheres e o Presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O evento será às 14h na sede da federação, no bairro de Tambauzinho. No encontro serão discutidos temas como autonomia das mulheres, relação prioritária com entes federados e a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Segundo a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a vinda da Ministra Iriny Lopes é um momento importante para o Estado, principalmente no que diz respeito à discussão de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. “É uma honra para o Estado a visita da ministra. Principalmente num momento em que estão para serem realizadas as conferências municipais e estaduais, onde a Iriny Lopes fará um chamamento com os prefeitos, gestores de organismos, movimento de mulheres sobre a importância dessas conferências”, ressalta.


Edinho Trajano, com Secom-PB

PMN de João Pessoa realiza encontro no dia 23 de julho


evento acontece na sede da OAB e reúne as direções de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo
PMN – Partido da Mobilização Nacional de João Pessoa realiza o seu I Encontro Mobilizador, no dia 23 de julho, às 9h, na sede da OAB (Rodrigues de Aquino, 37 – Centro), em João Pessoa. O Encontro Mobilizador, assim denominada porque dar a largada para a construção da chapa de vereadores para as eleições municipais, vai reunir pré-candidatos, lideranças e filiados apresentando a nova direção municipal comandada pelo presidente do PMN-Joao pessoa, Alysson Campelo.
No encontro haverá a filiação de lideranças e pré-candidatos às eleições 2012. Também será acionado o novo portal do PMN no estado (www.pmnparaiba.org.br) que será o órgão oficial do partido na Paraíba.
O Encontro Mobilizador reúne as municipais da grande João Pessoa, que além a capital inclui Santa Rita, Bayeux, Cabedelo. Campina Grande também participa do evento. O evento contará ainda com a participação de representantes de outras legendas, parlamentares e representantes da direção estadual, a exemplo de Bala Barbosa, Secretário Estadual da legenda.
Juventude – O PMN Jovem estadual, representando pelo coordenador, Alcimar Martins, vai apresentar a coordenação jovem de João Pessoa e iniciar a campanha Ação Mobilizadora da Juventude contra as drogas.
Edinho Trajano, com assessoria

ALPB remarca data de audiência pública

A Assembleia Legislativa da Paraíba remarcou para a próxima quarta-feira (27.07) às 10h30, a audiência pública para debater o projeto de lei de autoria do Governo do Estado que trata da permuta do terreno da Academia de Polícia (Acadepol).

A audiência que estava previamente marcada para a terça e a mudança de data foi em função do feriado do dia 26 de Julho, em que é lembrado o aniversário de morte de João Pessoa, dia em que a Casa de Epitácio Pessoa não funcionará.

O deputado Raniery Paulino (PMDB) e o deputado João Gonçalves (PSDB) são os autores da iniciativa que tem como objetivo reunir diversos segmentos da sociedade civil organizada, entre os quais o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), Governo do Estado e representantes da empresa envolvida na transação imobiliária para tratar da questão.

Já na segunda-feira (25.07) as atividades na Assembleia serão normais. Neste dia, ocorrerá uma sessão especial, de autoria do deputado Frei Anastácio (PT), no plenário Deputado José Mariz para comemorar o Dia do Trabalhador Rural às 14h30.


Rita Bizerra, com assessoria

Deputados elogiam presidente da ALPB pela implantação da TV na Internet


Os deputados Janduhy Carneiro (PPS), Trócolli Júnior (PMDB) e Raniery Paulino (PMDB) parabenizaram, nesta quinta-feira (21.07), a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), pela implantação a TV ALPB na rede mundial de computadores – a Internet.  Desde a quarta-feira (20), a TV ALPB na Web transmite em tempo real a programação integral da emissora.

O deputado Janduhy Carneiro, autor do projeto de resolução nº 010/2011, que dispõe sobre a implantação da TV WEB, disse que a decisão do presidente Ricardo Marcelo de lançar mão de um instrumento da internet para levar as ações do Legislativo estadual para o mundo é “um grande” passo em direção ao processo de transparência e uma iniciativa pioneira, que caminha em direção a nova era da informação. “Nós, parlamentares desse novo tempo da informação, não poderíamos deixar de parabenizar o presidente desta Casa, o deputado Ricardo Marcelo, ao implantar a TV WEB, fato que demonstra a opção que o atual presidente faz pela transparência dos atos e ações produzidos neste Poder”, declarou.

 A TV WEB está  disponibilizada na home-page do Poder Legislativo  (http://www.al.pb.gov.br). No lado direto da parte, há um link da TV Assembleia ao Vivo. O internauta clica neste link e é direcionado à uma página específica do vídeo da TV ALPB. “Quem ganha é a sociedade, que poderá acompanhar de qualquer parte do Estado, do país ou do planeta, a atuação de todos os representantes legítimos do Legislativo paraibano”, disse Trócolli Júnior.

Raniery Paulino ressaltou que agora, com a TV WEB, a Assembleia Legislativa evolui quanto a transparência, vez que suas ações serão levadas ao mundo, através da internet.  “Sem dúvidas, a atual Mesa Diretora da Casa dá um passo importantíssimo  ao permitir, através da internet, que suas sessões sejam transmitidas para o mundo. Mais do que isso, a TV WEB vai chegar aonde a TV Assembleia, canal fechado, não alcança. Com isso, quem ganha é o povo paraibano. Dessa forma, quero parabenizar o presidente Ricardo Marcelo”, ressaltou. 

Janduhy Caneiro lembrou que a atual Mesa Diretora da Casa vem, desde o ano passado, dando demonstrações de pioneirismo no sentido de modernizar o Poder Legislativo. Como exemplo, ele apontou o processo de digitalização de todos os atos administrativos. “Além do trabalho que já foi feito, o presidente já declarou que está decidido a lutar por um canal aberto de televisão para o Poder Legislativo”, lembrou.

No primeiro semestre, o Poder Legislativo do Estado aderiu às redes sociais para ampliar a interatividade com os cidadãos paraibanos e passou a utilizar as mídias digitas para manter em tempo real seus canais de comunicação, otimizando o relacionamento com os meios de comunicação e os profissionais de imprensa do Estado. A ALPB disponibiliza links nos perfis oficiais do Twitter (@legislativopb), do Facebook (Assembleia Legislativa Paraiba Brasil) e do Orkut (legislativopb). Além disso, tem canal no You Tube (LegislativoPB), onde são postados os vídeos sobre os trabalhos no Legislativo.


Edinho Trajano, com assessoria

Rejeição de nome de aliados pode forçar Vené a apoiar Daniella Ribeiro na disputa pela PMCG


Rejeição de nome de aliados pode forçar Vené a apoiar Daniella Ribeiro na disputa pela PMCG; sem deputada no páreo, Romero é quem assumiria posto
Uma enquete veiculada no portal PB Agora desde a quarta-feira da semana passada apontou a rejeição a quase todos os nomes dos aliados do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) na disputa pela prefeitura de Campina Grande em 2012. A enquete quis saber: quem deveria ser o candidato de Veneziano na sucessão da PMCG?
Com 50,00%, a deputada Daniella Ribeiro foi à opção mais clicada pelos internautas. Para a maioria dos leitores do PB Agora, Veneziano deve firmar parceria com a pepista e declarar apoio a deputada em 2012.


Rita Bizerra, com pbagora

Rômulo diz que Estado vai precisar de R$ 30 mi para minimizar estrago

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), durante encontro com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, disse que a Paraíba precisa de pelo menos R$ 30 milhões para reconstruir todas as estradas que foram destruídas com as chuvas do último final de semana.
Passos veio a Paraíba para conhecer a situação atual do Estado após as destruições e de helicóptero sobrevoou algumas cidades atingidas na companhia de Rômulo.
Ele garantiu que o Governo Federal vai fazer tudo o que for preciso ser feito para minimizar os prejuízos. “Temos como objetivo a reconstrução de tudo o que foi destruído e recuperar o que dr. Queremos com estas ações garantir a segurança da população”, frisou o novo ministro Paulo Passos, empossado por Dilma após os últimos escândalos na pasta.
Rômulo explicou que o governador Ricardo Coutinho (PSB) não esteve presente à visita do ministro porque está em Brasília, conversando com outros ministros para conseguir a liberação de mais verbas para a recuperação do que foi destruído pelas águas.
Uma curiosidade desta visita de Paulo Passos é que ele também passou por Campina Grande, e na cidade foi recebido pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Passos conseguiu, portanto, realizar o primeiro encontro entre Rômulo e Veneziano desde que nos últimos dias ambos intensificaram a troca de acusações.


Rita Bizerra, com diariodobrejo

Cícero Lucena escapa de ficar inelegível


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), julgou improcedente na tarde desta terça-feira (19), a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) referente às eleições de 2006, so senador Cícero Lucena (PSDB).
Os juízes entenderam que a ação deveria ser julgada improcedente por falta de efeito prático. O relator do processo, João Batista Barbosa disse que não foi comprovado o abuso de poder econômico por parte do senador.


Da assessoria do TRE/PB

Conheça os senadores mais caros da república


Dos 81 senadores, dez foram responsáveis por mais de 20% dos gastos com verba indenizatória no primeiro semestre deste ano. A senadora Ângela Portela soma o maior número de despesas ressarcidas pelo Senado.



Gasolina, hospedagem, alimentação, passagens aéreas, aluguéis e até consultorias… Os senadores gastaram R$ 5 milhões com isso e muitas outras coisas durante o primeiro semestre. Só um grupo de dez parlamentares usou mais de R$ 1 milhão, ou 20% do total.
Este ano, o Senado criou o seu “cotão”, ao unificar o limite de gastos com bilhetes aéreos e a verba indenizatória, a exemplo do que fez a Câmara em 2009, depois da revelação da farra das passagens. Por isso, cada um deles pode gastar de R$ 21.045,20 a R$ 42.855,20 por mês, dependendo do estado de origem, por meio da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps).
A principal despesa dos senadores é com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Foram R$ 2 milhões com esse tipo de gasto, ou 41% do total.
segundo lugar, figuram as despesas com aluguéis de escritórios políticos nos estados. Os senadores gastaram R$ 1,3 milhão com locação de imóveis (26% do total). Apesar de terem servidores concursados nas Consultorias Legislativa e de Orçamento à disposição, os políticos ainda gastam quase R$ 700 mil com pesquisas e serviços externos de consultoria, a terceira maior despesa.
A campeã de gastos com o “cotão” foi Ângela Portela (PT-RR), ex-deputada em seu primeiro mandato como senadora. A regra que uniu as verbas no Senado favoreceu a acomodação de despesas da senadora do PT de Roraima. Em seis meses de mandato, Ângela já usou 64% dos R$ 180 mil a que teria direito apenas com a verba indenizatória no ano inteiro. Mas ela usou apenas 4% dos R$ 235 mil a que teria direito com bilhetes aéreos este ano, segundo a regra antiga. “Não estava dando para encaixar”, explicou a assessoria da senadora.
Juntando as duas coisas numa cesta só, Ângela Portela e seus colegas senadores ganharam mais flexibilidade nos gastos. Em seis meses, ela usou R$ 124 mil do cotão, mas isso representa só 30% dos R$ 415 mil que pode usufruir até dezembro.
Distância

Em nota ao Congresso em Foco, a senadora Ângela diz que o fato de ser de Roraima contribuiu para que ela gaste mais que os outros colegas. “A Ceaps incorporou também as despesas com passagens aéreas entre Brasília (DF) e o estado onde os senadores têm suas bases eleitorais, o que elevou o total disponível e utilizado. Sendo Boa Vista a capital mais distante do país em relação a Brasília, é natural que os senadores de Roraima tenham uma cota maior.”
Mas os senadores de Roraima não são os que têm o maior valor de verba disponível. À frente deles, estão Amapá, Pará, Maranhão, Amazonas e Bahia. Desses estados, só João Durval (PDT-BA) e Mário Couto (PSDB-PA) estão na lista dos que mais gastam com o cotão, mas eles usaram menos verba que Ângela.
De todo modo, a senadora enfatizou que o dinheiro da verba é aplicado em atividades necessárias ao exercício de sua função pública. “Os recursos da Ceaps são utilizados com cuidado, no estrito cumprimento das necessidades inerentes ao mandato. Todos os recursos foram empregados em conformidade com as determinações do Senado Federal e comprovados por meio das respectivas notas fiscais e, no caso das passagens aéreas, também dos bilhetes e cartões de embarque.”
Desabrigados

A assessoria da senadora Ângela afirmou ao site que os gastos mais elevados dela se referem a uma campanha de TV sobre o “mandato participativo”. Nela, havia a publicidade das ações de Ângela e espaço para os eleitores participarem com sugestões e críticas. Com divulgação, a senadora gastou R$ 50 mil de seu cotão no primeiro semestre.
Outra fonte de grandes despesas para Ângela foi um carro alugado no período das enchentes em Roraima. De acordo com a assessoria da senadora, o veículo era usado para prestar assistência aos desabrigados. Com locomoção, combustíveis e lubrificantes, o gabinete gastou R$ 38 mil.
A reportagem pediu esclarecimentos aos dez senadores que mais utilizaram o cotão no primeiro semestre. Mas só a assessoria de Ângela retornou os contatos até a segunda-feira (8). 



Rita Bizerra, com congressoemfoco

Antônio Souza diz que deixar presidência do PMDB seria "um alívio"

O contabilista Antônio Souza comentou hoje as recentes declarações dos deputados estaduais Gervásio Filho e Trocolli Júnior por mudança no comando estadual do partido, presidido por ele. O dirigente declarou que a crítica de ambos é "precipitada" porque há a previsão de eleições para o comando partidário em dezembro. Souza aconselhou os deputados a constituirem uma chapa para disputar seu cargo.

Ele lembrou que quando chegou ao PMDB, a sigla 29 diretórios e 46 comissões provisórias. Atualmente, segundo Souza, o partido está representado em todos os 223 municípios paraibanos e tem as finanças saneadas, o que, num passado recente, representou um problema para os filiados, já que as contas do PMDB chegaram a ser reprovadas na gestão de Haroldo Lucena.

- Gervásio e Trocolli precisam formar uma chapa e concorrer. O que eles não podem questionar é se eu estou exercendo a presidência irregularmente. Eu sou filiado ao PMDB desde 1982 e fui votado por todos em chapa única, inclusive por esses que estão pretendendo me suceder.

Ao rebater a crítica de que não tem mandato, Antônio Souza lembrou um comentário recente do deputado estadual André Gadelha, líder de oposição na Assembleia Legislativa:

- André disse que daria confusão se um deputado fosse presidente do PMDB porque essa é uma briga por espaço. Um parlamentar tem todo o direito de querer ser presidente, mas ele tem que ter isenção e isso fica difícil porque ele tem sua base e vive em disputa por espaço com os demais. Então, isso não resolveria o problema.

Concluindo, o contabilista declarou estar disposto a renunciar ao cargo caso o ex-governador José Maranhão deseje assumir a presidência do PMDB da Paraíba.

- Se ele quiser assumir, eu renuncio. Estou tendo prejuízo do ponto de vista profissional. Levei minha biblioteca para o PMDB para poder trabalhar. Tenho um escritório do qual preciso cuidar. Não ganho nada para isso. Faço por amor. Para mim, não haveria problema. Seria um alívio deixar o cargo.





Rita Bizerra, com Parlamentopb

O atual cenário político de Sousa


A movimentação política que ainda demonstra uma posição totalmente aleatória das oposições no município de Sousa, proporciona à sociedade grande indefinição para as eleições que se aproximam, mas, se observando a proposta do PT em nível nacional e associando ao momento em que o jovem Lafayette Gadelha decide afiliar-se à Sigla petista, alcançamos todas as respostas que o blá blá blá do Clã Gadelha tenta distorcer.
É notório para todos os observadores da política paraibana, e, em especial da política de Sousa que, a personalidade do jovem Lafayette fora formada no meio político, e, pela natureza dos acontecimentos teve como maior ídolo, o seu pai Salomão Gadelha, um homem de alma política que as necessidades de alianças para sua permanência no Poder trouxera grandes problemas administrativos, porém, mesmo tendo que resistir às conseqüências desses problemas, nada, jamais abalara o seu instinto político.
A mente do menino “Laffa”, como era tratado pelo pai, fora hipnotizada desde a 1ª infância para segui-lo, e como sendo dotado de grande inteligência, percebe-se pela sua postura a consciência de haver aprendido excluir o que foi ruim e utilizar o que consolidou o nome de Salomão no cenário político da Sousa.
Bom, o desaparecimento de Salomão trouxe para o filho a responsabilidade de assumir o seu papel, sem permitir que o egoísmo de parentes o faça desvirtuar desse caminho, e, embora a ideologia política de Lafayette não tenha sido construída com o PT, é o único partido que oferece sustentabilidade à sua candidatura.
Portanto, Sousa deve saber que, Lafayette Gadelha é o único candidato das oposições, está oficializado pela conjuntura nacional do partido, até por ser a proposta do partido candidatar postulantes à majoritária, em todas as cidades, onde houver condição e viabilidade, o que dá segurança para Lafayette cumprir o que para ele é uma missão.
As dificuldades para competir com a reeleição de Fábio Tyrone são claras pela atuação do Prefeito, mas, o político mirim percebe que o apoio do deputado André não oferece leveza para a situação, e, com certeza, vai caminhar para a frente.
O prefeito Fábio Tyrone irá disputar com Lafayette Gadelha nas Eleições 2012, podendo ainda surgir outro nome.

Edinho Trajano e Rita Bizerra, opbnews

Romero diz que a construção do açude Covão vai impedir inundações em Campina Grande




O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) disse que a construção do Açude Covão, pode ser uma solução para impedir as inundações no Município de Campina Grande, inclusive impedindo que bairros sejam prejudicados pela ação das águas. Ele afirma que está bastante preocupado com os problemas da falta de infra-estrutura no Município e procura soluções para ajudar a população.

O parlamentar vai indicar recursos financeiros, através de emenda parlamentar, para a construção do açude do Covão, projeto integrante do Multilagos, em Campina Grande. O deputado esteve em companhia do diretor do DNOCS, Renato Roberto Fernandes de Avelar; do secretário executivo da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Fábio Medeiros; Antonio Hermano de Oliveira; e do agricultor José Joaquim Pedro Filho, visitando a área destinada para a construção do açude.

O diretor do DNOCS, Renato Roberto Fernandes de Avelar, recebeu a orientação do Ministério da Integração Nacional, para fazer o levantamento do projeto e desenvolver gestões no sentido de iniciar a obra. A presença do DNOCS é resultado de requerimento de Romero Rodrigues, na Câmara dos Deputados. Agora o dirigente do DNOCS vai organizar a documentação e encaminhar para o DNOCS estadual que remeterá as informações à Brasília. Ele se mostrou bastante favorável ao empreendimento e disse que a obra é muito necessária e importante para Campina Grande e região, no sentido de conter cheias na cidade, projetos de irrigação, piscicultura, turismo e outras ações no município. Serão represados cerca de 4 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo Romero a comunidade do Covão localizada na periferia rural do município de Campina Grande sofre em demasia com as adversidades climáticas, uma vez que durante o inverno toda a comunidade é inundada em virtude das constantes cheias fazendo-se imprescindível que sejam realizados estudos para construção do Açude do Covão, acabando assim com as enchentes, bem como promover um melhor aproveitamento dessas águas, permitindo um aumento da garantia da oferta de água para toda comunidade.

Com a construção do açude Covão se acabam em definitivo as cheias que provocam problemas significativos nos sistemas hídricos, ao mesmo tempo em que podem ter importantes impactos sociais e econômicos na região inundada. A minimização desses efeitos pode ser conseguida através de medidas estruturais, pela construção de infra-estruturas de controle de cheias como açudes e barragens, que estão sujeitas a acidentes com impactos mais ou menos consideráveis.

Os prejuízos resultantes de um acidente ou incidente com uma enchente, embora com uma probabilidade de ocorrência diminuta, podem ser bastante elevados, havendo a considerar prejuízos diretos e indiretos. Os prejuízos diretos são os de mais fácil avaliação, partindo do pressuposto, um tanto materialista, de que é possível quantificar o custo de vidas humanas. Mas além destes, há que não esquecer os prejuízos indiretos causados pela rotura do sistema estabelecido, que pode demorar meses ou anos a normalizar.

Rodrigues acentua que, para amenizar a questão da água na comunidade do Covão com a construção do açude, além de abastecer a região próxima ao açude, também poderão ser desenvolvidos projetos de piscicultura e irrigação de áreas agrícolas, levando mais benefícios à população local. Será oferecida uma maior garantia para o fornecimento de água aos diversos usos da comunidade, com o objetivo de levar água deste reservatório estratégico para suprir perímetros de irrigação, o que espero que ocorra com o Açude do Covão.

“O turismo na comunidade do Covão, também, terá sua importância. Será desenvolvido um conjunto de atividades turísticas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio natural da comunidade. É o turismo interno das classes economicamente menos favorecidas, constituindo-se num traço de união entre os meios sociais. O potencial ecológico de vocação turística da região será utilizado como fator de desenvolvimento econômico, além de preservar e valorizar o meio ambiente e os recursos naturais”, ressaltou o parlamentar que quer o apoio de todos os segmentos governamentais para a concretização do empreendimento.


Edinho Trajano, com assessoria

UBAM apóia projeto de Ruy Carneiro que muda distribuição para o FPM


O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, defendeu hoje a realização de um grande debate com a participação dos Prefeitos e Prefeitas de todo país, sobre o Projeto de Emenda Constitucional nº 40/2011, de autoria do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB).

Segundo Leonardo essa proposta vem sendo defendida pela UBAM há mais de cinco anos, inclusive com envio de correspondências para todos os parlamentares que compõem o congresso nacional, através de proposta para apresentação da PEC 25, a qual determinaria a igualdade de percentuais repassados para os Estados e Municípios, através do tratamento com isonomia para com os entes federados, o que não vem acontecendo, mesmo depois de 1988, quando a Constituição Federal tornou os Municípios entes da federação, impondo-lhes inúmeras responsabilidades, sem que o governo da União garantisse a contrapartida financeira necessária.

Leonardo elogiou a iniciativa do deputado Ruy Carneiro e garantiu o apoio da UBAM ao projeto que já começa a se encaminhar na Câmara dos Deputados.

“É preciso que haja uma movimentação forte dos Prefeitos de todo Brasil, para que possamos sensibilizar o congresso nacional para a situação difícil em que se encontram os Municípios, tendo em vista a dificuldade que os gestores estão encontrando para garantir o pagamento do piso do magistério e do salário mínimo, sem sacrificar os investimentos com saúde e educação, já tão fragilizados”.

O presidente da UBAM acredita que a PEC 40/2011 terá um forte apoio na Câmara, mas defendeu que os Prefeitos devem procurar os deputados votados nos seus respectivos Municípios, para que essa proposta seja concluída em votação nos plenários da câmara e do Senado, pois, segundo ele, o modelo de repasse dos impostos torna muito delicada a situação financeira dos municípios.

"Pra se ter uma idéia do problema, depois de promulgada a Constituição de 1988, de cada R$1.000,00 arrecadados, 36% eram repassados aos Estados e Municípios, hoje só 19% é transferido para a conta dos Municípios, usando-se uma distribuição muito desigual e injusta, pois os Estados recebem quase duas vezes o que são repassados aos Municípios”.

Leonardo lamentou que o federalismo imposto pelo governo da União fragiliza os outros entes federados, tornando o pacto federativo apenas figurativo. Ele defende a proposta de Ruy Carneiro e espera que o congresso nacional deixe de lado os interesses partidários e se uma em favor dos Municípios.


Edinho Trajano, com Assessoria