Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Michel Temer passa por cirurgia para retirada da vesícula


Michel Temer passa por cirurgia para retirada da vesícula
O vice-presidente da República, Michel Temer, passa neste momento por uma cirurgia para retirada da vesícula, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista.

Ele foi internado na noite de ontem (2) e a operação estava marcada desde dezembro, quando o peemedebista passou por exames de rotina que detectaram cálculos no órgão.

De acordo com a assessoria da Presidência da República, a previsão é de que ele fique internado de três a quatro dias. Um boletim médico deve ser divulgado quando a cirurgia terminar.


Edinho Trajano, com IG

Governo entrega ipads para agilizar diagnóstico de crianças cardiopatas na Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, fez a integra de ipads a 12 maternidades da Paraíba. Os equipamentos irão agilizar o diagnóstico e atendimento aos bebês que nascerem com uma alguma doença cardíaca. O secretário da Saúde Waldson Dias de Souza explicou que os ipads têm programas específicos onde os médicos podem ser integrar às Centrais instaladas no Hospital Arlinda Marques e na Associação Círculo do Coração agilizando o diagnóstico e possibilitando a discussão de casos através de teleconferências.

“Com essa integração da rede estadual, podemos diagnosticar com mais rapidez e planejar melhor as cirurgias cardíacas infantis. Precisamos ampliar o número de cirurgias, pois, apesar dos avanços, ainda é pouco para as necessidades da Paraíba”, avaliou o secretário.

DE acordo com Waldson Souza, para atender a demanda de cirurgias torna-se necessário aumentar a estrutura do Hospital Arlinda Marques, referência estadual em cardiologia infantil. Atualmente o Hospital conta com seis leitos de UTI para os pacientes de neurocirurgia e cardiologia. Com a reforma que o hospital está passando esse número deve passar para 15 leitos.

A cada mês estão sendo realizadas oito cirurgias cardíacas no Arlinda Marques por duas equipes, sendo uma formada por médicos da própria unidade de saúde e outra por profissionais do Hospital Português de Recife por meio do convênio firmado com a Associação Círculo do Coração. “A nossa intenção é justamente qualificar as equipes locais no diagnóstico, equipar e ampliar o hospital referência para que esses pacientes não precisem sair do Estado”, afirmou Waldson Souza.

O convênio do Governo do Estado com a Associação Circulo do Coração tem duração de dois anos num investimento de R$ 3,3 milhões que envolve a formação de profissionais, além da assistência ao paciente (consultas, exames e cirurgias).

Desde o mês de outubro desse ano que o convênio começou ser executado no hospital Arlinda Marques. Semanalmente, uma equipe médica do Hospital Português do Recife vem a João Pessoa para realizar as cirurgias. A idéia e que com o término do convênio os profissionais de saúde da Paraíba estejam qualificados para fazer a triagem, diagnóstico e cirurgias.

Waldson Souza destacou ainda que a Secretaria de Estado da Saúde está investindo em torno de R$ 1,5 milhão na obra de reforma e aquisição de equipamentos para o Arlinda Marques. “ Já investimos mais de 600 milhões na saúde paraibana. Estamos fortalecendo a rede de obstetrícia e oncologia do Estado, dentre diversas outras ações”, finalizou o secretário.  

Edinho Trajano.

 Secom-PB

Correios passam a receber taxas do Detran em 201 agências do Estado; veja calendário


Uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Banco do Brasil e os Correios ampliou o número de agências credenciadas a receber as taxas de serviços cobradas pelo órgão de trânsito.

Desde a última segunda-feira (2), as guias para pagamento de taxas de serviço ou multas de trânsito já podem ser recebidas também nas agências dos Correios, pelo serviço Banco Postal.

O recebimento das taxas só não pode ser feito em agências franqueadas. Mas as 201 agências próprias dos Correios, presentes em todo o Estado, estão autorizadas.

Em João Pessoa, os Correios têm cinco agências próprias: a Central, que funciona no Paço Municipal, no Centro; Água Fria (na sede dos Correios); Cruz das Armas; Cidade Universitária (na UFPb) e agência Mangabeira (no mercado público do bairro).

As guias do Detran também podem ser pagas na rede Pague Fácil e outros correspondentes bancários do Banco do Brasil e nas próprias agências do Banco do Brasil.

Em Campina Grande, as agências dos Correios que poderão receber as taxas do Detran são as da Praça da Bandeira e Cidade Universitária. As agências dos Correios funcionam das 8 da manhã às 17h.

Segundo o Superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a parceria entre o Banco do Brasil e os Correios (Banco Postal) beneficiará diretamente os usuários do Detran, principalmente, no interior do Estado.

Ele lembra que o índice que inadimplência gira em torno de 30%, podendo passar de 50% em alguns municípios, e a facilitação da forma de pagamento das taxas é uma maneira de incentivar os usuários a regularizar a situação dos veículos e evitar notificações.

**Licenciamento 2012** – Já foi divulgado o calendário de licenciamento 2012 para os quase 800 mil veículos da frota paraibana. Este ano, os proprietários de veículos nacionais e importados da Paraíba (carros, motos, ônibus e caminhões) terão uma redução média de 5,08% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quando comparado a 2011.


A frota atual do Estado, com base nas estatísticas do Detran, é de 795,7 mil veículos, alta de 13,77% sobre o ano de 2010 (628 mil). As cidades de João Pessoa (323,7 mil) e de Campina Grande (159,1 mil) concentram mais de 60% do total da frota.

Os veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm vencimento do IPVA para o pagamento em cota única com desconto de 10% no dia 31 deste mês. A data também é válida para o primeiro pagamento de quem optar pelo parcelamento. Já os proprietários de carros e motos com final de placa de números 3 e 4 deverão pagar o tributo no dia 28 de fevereiro, com a mesma forma de pagamento.

**Operação Verão** – Antes mesmo do lançamento oficial da Operação Verão, a equipe de policiamento de trânsito do Detran intensificou as fiscalizações nas áreas de maior concentração. O órgão se instalou numa casa na praia de Camboinha, em Cabedelo, e vem realizando fiscalizações em vários pontos.

Só no mês de dezembro foram notificados 176 veículos. A operação já apreendeu 34 veículos, sendo 15 motos do tipo 'cinquentinha'. Também foram apreendidos cinco quadriciclos, 20 carteiras de habilitação e um motorista foi flagrado dirigindo sob efeito do álcool.

**CALENDÁRIO DO IPVA DA PARAÍBA - EXERCÍCIO 2012**

** **

**FINAL DE PLACA**

**1ª PARCELA OU COTA ÚNICA COM REDUÇÃO DE 10%**

**2ª PARCELA**

**3ª PARCELA OU COTA ÚNICA SEM REDUÇÃO**

**1 e 2**

31 de janeiro

28 de fevereiro

31 de março

**3 e 4**

28 de fevereiro

31 de março

30 de abril

**5**

31 de março

30 de abril

31 de maio

**6**

30 de abril

31 de maio

30 de junho

**7**

31 de maio

30 de junho

31 de julho

**8**

30 de junho

31 de julho

31 de agosto

**9**

31 de julho

31 de agosto

30 de setembro

**0**

31 de agosto

30 de setembro

31 de outubro  


Edinho Trajano, com Secom-PB.

João Pessoa se consagra como destino turístico


João Pessoa se consagra como destino turístico
Com a presença de muitas famílias, turistas das mais variadas regiões do País, os bares e hotéis lotados provaram que João Pessoa foi a capital escolhida como um local tranquilo e seguro para se comemorar a virada do ano e aproveitar o sol acolhedor durante o período de férias. Isso é comprovado com a ocupação de 100% dos leitos da rede hoteleira, segundo informações do trade turístico.

Um grupo de turistas naturais do Rio de Janeiro, mas residentes em Brasília, está pela primeira vez em João Pessoa e relatou a opção pela tranquilidade e sossego, além das águas mornas das belas praias da Capital. Humberto Amorim disse que preferiu fazer uma programação mais leve ao lado da esposa Mayara, pois em Brasília não existe festa. "Foi encantador ver toda essa alegria contagiante e conhecer coisas novas”.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, informou que, de acordo com os dados do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur), em 2011 foram inaugurados na Paraíba 20 meios de hospedagens, abrindo 1.211 leitos.

Destes novos empreendimentos, nove foram inaugurados em João Pessoa e outros nove pelo interior: dois em Bananeiras e um em Areia, Alagoa Nova, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Santa Luzia. O litoral sul contribuiu com dois novos equipamentos: um no Conde e outro em PitimbÃBA. "Como João Pessoa é o polo indutor, temos que comemorar esse crescimento com muito orgulho. Isso é o resultado do trabalho em parceria que conseguimos realizar ao longo do ano”, afirmou Linhares.

Edinho Trajano.


Secom-JP

Filha de Sivuca anuncia livro sobre ele


Andanças pelo Pernambuco

Obra da socióloga deita luzes sobre o período em que o músico viveu em Recife

Autora também anunciou uma biografia de Sivuca para 2012, além de um site completo

Ricardo Anísio Especial para A União

A socióloga Fábia Barreto, filha única do músico paraibano Sivuca, lançou recentemente um livro sobre a atuação do músico paraibano na cena cultural da cidade de Recife (PE). Sivuca e a Música do Recife, título da obra, foi escrito por Flávia e por Fernando Gasparini, e ambos trabalharam arduamente em busca de oferecer aos fãs do multifacetado artista da Paraíba (nascido na cidade de Itabaiana) um pouco do muito que ele fez durante a vida.

Em entrevista exclusiva, Flávia fala sobre novos projetos e diz que muita coisa rara ainda há de emergir dos arquivos que ela pretende continuar pesquisando. O livro em questão preenche uma lacuna (que, aliás, existe também em relação à sua discografia) na cena musical brasileira e mundial; porque, para quem não sabe, o “mago” da sanfona fez história nos Estados Unidos e em países da Europa. Confiram a seguir a entrevista.

Por que você situou o livro apenas na atuação de Sivuca no Recife?

O livro Sivuca e a Música do Recife foi a consequência de um enorme esforço de pesquisa que gerou, sobre a cidade do Recife, material bastante substancial e que não podia ser desprezado. Em consequência do estímulo que recebi por parte de Fernando Duarte, atual secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, e que na ocasião estava à frente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vinculada à Prefeitura, decidi fazer uma primeira publicação que tratasse especificamente desta etapa da vida de meu pai.

Era grande a ligação dele com o Recife...

Pois é. Recife foi a cidade em que Sivuca se formou, entre as décadas de 40 e 50, e ali alcançou um prodigioso desenvolvimento do seu talento natural. Uma conjugação de fatores contribuiu para que isso se desse. Desde o convívio com grandes nomes da cultura musical brasileira, vinculados a variados gêneros musicais, a inúmeras oportunidades de tocar com instrumentistas de formação variada, popular ou clássica. Dentre muitos, todos igualmente relevantes, posso destacar o maestro Guerra-Peixe, que introduziu o jovem Sivuca nos mistérios da harmonia e da orquestração. O livro trata especificamente da relação de Sivuca com a cidade do Recife e busca situar em minúcias as peripécias vividas por ele na juventude, além das experiências com a Orquestra Sinfônica pernambucana.

Tens algum outro projeto em livro sobre o mestre Sivuca?

Certamente, o livro Sivuca e a Música do Recife não abarca toda a trajetória da vida profissional de meu pai. Estou nos últimos arremates do projeto gráfico do próximo livro, que estará disponível ao público no início de 2012. Agora sim, virá a biografia completa, disposta em sete capítulos que tratam com maior abrangência da vida e da obra dele. Anuncio em primeiríssima mão aos leitores paraibanos o título desta nova obra: Magnífico Sivuca Maestro da Sanfona. Diferente do primeiro, em que compartilhei a elaboração com um jornalista, que acompanhou de perto o processo de pesquisa, Magnífico Sivuca foi exclusivamente escrito por mim. Trata-se de livro direcionado para um público mais diversificado, com o objetivo de sensibilizar principalmente os jovens sobre a contribuição de Sivuca para a cultura musical brasileira. Por isso, o texto está mais acessível, com a preocupação de ter um tom menos acadêmico do que o primeiro, que foi destinado a um público de apreciadores.

Pretende investir no mercado estrangeiro com esse livro?

O segundo livro está programado para um processo de divulgação mais abrangente do que o primeiro. Sivuca e a Música do Recife trata de um ambiente bem definido e acredito que pode ser considerado como uma referência para quem quer entender melhor o contexto musical recifense. Magnífico Sivuca Maestro da Sanfona inclui as experiências de meu pai em vários países, e com certeza, vai atrair a curiosidade de um público de apreciadores do trabalho musical de Sivuca, nos Estados Unidos e na Europa. A tradução para o inglês está avançadíssima e espero que tão logo seja lançado no Brasil, o mesmo aconteça no exterior.

Tem mais alguma coisa agendada para o exterior?

Além do lançamento do livro para o exterior, pretendo cumprir uma agenda bem planejada de lançamentos por vários estados brasileiros. Isso inclui a Paraíba e demais estados do Nordeste, locais em que devo estar ainda no primeiro semestre de 2012. Temos organizado um circuito de eventos institucionais, além de universidades e livrarias.

Você tem planos de investir na fase musical de Sivuca na Paraíba?

Sua pergunta contém uma boa sugestão. Porém, por enquanto, precisarei de algum tempo para divulgar os dois livros que já estão prontos até começar a abranger outro viés do percurso de Sivuca. Provavelmente, o terceiro passo na produção literária será cuidar da publicação de A Bossa Nova de Sivuca, um trabalho de minha autoria, que mereceu o prêmio Crítica Musical da Funarte, em 2008.

Você organizou algum site com a obra de seu pai?

Está em processamento um novo site para a divulgação a todo o público de estudiosos, pesquisadores e jornalistas, em que estará disponibilizado em boa parte, o material levantado pela pesquisa. Será indiscutivelmente o site mais completo sobre Sivuca. Ele só será disponibilizado ao público após o primeiro evento de lançamento do livro, que deverá acontecer no Rio de Janeiro. Está citado nas notas do livro como sugestão de consulta aos leitores que desejarem maiores esclarecimentos, além daqueles que estão contidos no texto. Sabemos que para contar uma história biográfica nem sempre podemos soterrar o leitor em uma narrativa tediosa, que acumula informações e perde de vista a dinâmica e a emoção dos acontecimentos. Especificamente para o jovem leitor, a narrativa precisa acontecer com bastante leveza. Assim, os dados informativos foram entendidos como complemento e estarão disponíveis no novo site.

Ainda existem discos lançados no exterior que não foram lançados aqui. Você pretende ir atrás dessas obras?

É verdade. A maior parte da discografia de Sivuca não foi lançada no Brasil. Ele teve discos gravados em Portugal, França, Suécia, Estados Unidos e Japão. Por esse motivo, ele possui muitos fãs no exterior. Já fui atrás dessas obras e elas estão catalogadas e digitalizadas em um acervo completo sobre a discografia de Sivuca. O acervo organizado por mim contém, inclusive, todas as gravações de Sivuca em 78 rotações. Este material é muito rico e foi analisado em minúcias na biografia. Segui uma perspectiva cronológica, como embasamento para a reflexão em torno da vida e da obra de nosso querido sanfoneiro.

O que você encontrou de raridade?

A parte mais impactante do levantamento da discografia de Sivuca são as participações dele em discos de outros artistas. A quantidade de títulos é extraordinária e os gêneros musicais são os mais diferentes. Encontramos Sivuca em discos que vão desde o pop rock brasileiro e internacional, até exercícios de piano a quatro mãos. O público leitor da biografia Magnífico Sivuca Maestro da Sanfona irá se surpreender com a amplitude da revelação de um Sivuca que já havia sido consagrado nacionalmente como maestro, em 1948.

Dos discos de Sivuca quais deles os direitos lhe pertencem? Quem detém os direitos sobre a discografia de Sivuca?

É interessante a sua pergunta e bastante atual. Os discos são propriedade de várias gravadoras e compõem os acervos destas companhias. Quando uma gravadora nacional é comprada por outra multinacional, os acervos são transferidos. Algo semelhante à condição do escritor que entrega suas obras às editoras e perde o controle sobre elas. Se não houver o interesse ou mobilização por parte das gravadoras para reeditar os antigos títulos, os fonogramas ficam perdidos em depósitos.

Quais as dificuldades para reeditar os discos?

O problema atual é que o mundo digital abriu inúmeras possibilidades de acesso a gravações que até então, poderíamos dizer que estavam perdidas. A facilidade de acesso a toda uma sorte diversificada de gravações está impondo uma mudança substancial no universo da venda de discos. Ainda veremos o aprofundamento de tantas mudanças. Por causa dessa realidade em metamorfose, por exemplo, o Ministério da Cultura está convocando a sociedade a participar da discussão sobre a reestruturação da legislação dos direitos autorais. Assim, a venda de discos e a sobrevivência das gravadoras são parte deste universo em metamorfose.

E discos novos? O público pode aguardar novidades?

Estou certa de que todo o trabalho que desenvolvo desde 2006, para manter viva a memória de meu pai, vem contribuindo para motivar o público em busca dos discos de Sivuca. Esse movimento gera uma demanda, que pode vir a sensibilizar as gravadoras para reeditar os discos que muitos aguardam. O compromisso com a preservação do patrimônio cultural musical brasileiro movimenta meu trabalho e me motivam a perseverar, para que o público brasileiro tenha franqueado o acesso a uma obra de grande valor, como o legado de Sivuca. Devido ao exercício de minha profissão como socióloga, entendo que este compromisso é permanente. No meu caso, experimento uma motivação dupla, por conta da minha condição de filha única. É impossível deixar cair no esquecimento, com o passar dos anos, a memória do meu pai. Ele pode sobreviver na lembrança de muitos por algum tempo, porém é fundamental disputar um espaço no gosto da juventude. E isso só acontece com muito trabalho.

Nota do editor do blog: Ricardo Anísio nos brinda com esta rica entrevista exclusiva. Parabéns à socióloga Flávia Barreto, pelos livros, pelos projetos em torno da vida e obra de seu pai Sivuca. 

Edinho Trajano, com  Ricardo Anísio Especial para A União 

Hospital vai tirar Chico Anysio do respirador

Hospital vai tirar Chico Anysio do respirador
O humorista Chico Anysio, de 80 anos, segue internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro e seu estado ainda demanda atenção.

Segundo boletim médico divulgado ontem, segunda-feira, 2, os médicos aguardam a sedação diminuir para iniciar a retirada do respirador automático. O paciente respira com a ajuda de aparelhos e não há previsão de alta. O humorista foi internado no dia 22 de dezembro de 2011 com febre, causada por uma pneumonia.

No início do ano passado, o humorista chegou a ficar internado por três meses devido a problemas cardiorrespiratórios. Em novembro, ele voltou ao hospital, por um período curto, com dores nas costas. 


Edinho Trajano.

Estadão

Polícia Militar prende homem acusado de assassinar alemão no município de Cabedelo


Foi preso, no final da noite de ontem, segunda-feira (02), um dos suspeitos de assassinar o alemão Sig Frid, de 62 anos, na praia de Formosa, no primeiro dia do ano. O acusado é o jovem Ricardo Fagner Rodrigues Alves, 18 anos. Ele foi capturado em flagrante, no momento em que tentava fugir para João Pessoa. A prisão foi feita por policiais militares da Companhia de Cabedelo e a investigação ficará por conta do Marcelo Falcone.

Entenda

O corpo do alemão foi encontrado por volta do meio dia do domingo, depois que uma pessoa ligou de forma anônima para o Ciop e informou que em uma determinada casa em Praia Formosa em Cabedelo havia uma pessoa morta.

Uma viatura foi até o local e constatou o fato. O professor Sig Frid morava na Paraíba há 17 anos e era casado com uma brasileira. Ele foi assassinado com mais de 20 facadas e uma coisa que chamou a atenção da polícia é que as portas e janelas da casa não apresentavam sinais de arrombamento e a única coisa levada do professor foi o aparelho celular.


Edinho Trajano, com Assessoria. 

Tragédia em Sertãozinho


Tragédia em Sertãozinho
Agora a pouco, por volta das 09h00min desta terça-feira, funcionários de uma empresa ainda de nome desconhecido contratado pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho foram tragicamente pegos de surpresa com uma forte carga elétrica de alta tensão quando estavam montando a estrutura metálica do palco central, ao lado do ginásio Geraldão, local onde as bandas musicais contratadas exibiram os shows durante os dois dias da festa dos Santos Reis. 

Informações colhidas in loco dão conta que no momento pelo menos 11 operários trabalhavam no local remanejando peças metálicas para cobertura do palco. Comenta-se que provavelmente uma das peças que estavam sendo erguidas por um dos operários tenha ido de encontro aos fios de alta tensão provocando descarga violenta, vitimando no local 2 trabalhadores.

O estrondo provocado pela voltagem da alta tensão foi ouvido à distância por quase toda população. Ouve corre-corre e os outros operários foram socorridos por populares e transportados para o Hospital Regional de Guarabira, duas delas em estado grave.

O corpo de bombeiro de Guarabira e as autoridades policiais de Sertãozinho foram acionados. O clima na cidade é de comoção. Entre os mortos e feridos não se sabe até o momento as suas identidades e origens. 

A notícia sobre esse trágico acidente as vésperas da tão esperada festa dos Santos Reis comove as famílias Sertãozinhenses e toda região do brejo paraibano. 

Mais informações incluindo nomes e procedências das vitimas, o estado de saúde dos que se encontram no Hospital Regional de Guarabira e outros detalhes divulgaremos a qualquer momento.


Edinho Trajano, com Sertãozinho Notícias - PB. 

Câmara quer analisar distorções em sentenças


Um projeto de lei a ser discutido pela Câmara dos Deputados em 2012 deve corrigir distorções nas penas previstas no Código Penal. Relator de uma subcomissão sobre crimes e penas, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), vai propor as mudanças em seu parecer que será apresentado em fevereiro.

Ao longo de 2011, a subcomissão, vinculada à Comissão de Constituição e Justiça, discutiu a proporcionalidade das sanções no Código Penal e promoveu cinco seminários em todas as regiões do país. Na avaliação de Molon, está claro que há muitas disparidades que precisam ser corrigidas.

“Nós temos hoje crimes graves com penas leves e crimes leves com penas graves e isso produz injustiça. Isso faz com que uma pessoa seja punida mais do que deveria ser e outra ter uma punição inferior a que deveria receber”, diz.

Entre os exemplos de crimes cujas penas são desproporcionais, citados pelo relator, está o de falsificação de remédios ou cosméticos, que pode levar de 10 a 15 anos de prisão, enquanto o homicídio simples tem pena de 6 a 20 anos de cadeia.

Molon também quer propor mais rigor na punição do crime de corrupção, que hoje é de dois a doze anos de reclusão ou multa.

Além de mexer nas penas, Molon também vai propor mudanças na definição e a fusão de tipos penais. Ele também vai incentivar a adoção de penas alternativas para alguns crimes.

“Em vez de se gastar muito com cada preso, dependendo do Estado, para que ele saia desse sistema muitas vezes pior do que entrou, a gente quer, sobretudo, apostar em penas que façam com que o réu, o criminoso condenado, pague alguma coisa para sociedade que ganhe com isso e não o contrário: a sociedade gastar e não se ver de forma nenhuma beneficiada com essa pena que muitas vezes só piora aquele que vai voltar ao convívio social escolado em crimes mais graves do que aquele que o levou a prisão”.

Temas polêmicos como a descriminalização do aborto e de drogas não serão abordados no parecer de Molon.


Edinho Trajano, com JH.

Miss Brasil 2010 deixa a UTI após acidente de carro.


A Miss Brasil 2010, Débora Lyra, 22, deixou ontem a UTI do Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), em Vitória, onde estava internada havia quatro dias. 

Ela foi transferida para um apartamento no mesmo hospital sem previsão de alta.

De acordo com o boletim médico divulgado no início da tarde, Débora sentou pela primeira vez após a cirurgia na coluna a que foi submetida. Ela está sendo submetida a fisioterapia motora e respiratória.


Quadro estável

Segundo nota do hospital, a miss apresenta quadro estável, com evolução satisfatória. Ela está aceitando melhor a alimentação oral e deve retirar o dreno do tórax hoje.

Débora sofreu um acidente de carro na terça-feira, dia 27, em uma rodovia de Guarapari (51 km de Vitória). No acidente, morreu Maria Auxiliadora Miguel de Souza, 55, mãe do namorado de Débora, Hermon Souza Lopes. Outra jovem, que também estava no veículo, já teve alta.

Lopes, que também está internado no Cias, deixou a UTI anteontem e tem melhora no quadro clínico, segundo o boletim médico.

Ele apresenta quadro clínico estável e também necessita de fisioterapia respiratória e motora.

Edinho Trajano.

Fonte: agências de notícias.

Brasil vive boom de transplante de osso


A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso. A odontologia tem sido responsável por uma explosão nos números de transplantes desse órgão que até bem pouco tempo era ignorado como alternativa de doação humana.

O volume do transplante ósseo no País saltou de 755 casos em 2005 para 23.647 em 2010. Nos primeiros nove meses de 2011, os registros chegaram a 17.609 casos, segundo a Associação Brasileira dos Transplantes de Órgãos (ABTO).


"Há uma forte procura por esse tipo de tecido para tratamento com implantes dentários", afirma Augusto Santos, responsável pelo Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Faculdade de Ortopedia da USP. "O transplante de ossos é oficial, como de fígado ou rim", explica Santos. "E tem sido muito usado nos consultórios".


O estudo da entidade mostra que a curva dos transplantes de osso dispara a partir da regulamentação da nova lei dos bancos de tecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com as modernas técnicas de aproveitamento do osso de doador humano, a oferta do tecido para a reconstrução de face e região da arcada dentária aumentou de 4,1 transplantes de osso por milhão de pacientes (pmp), naquele ano, para 123,1 pmp em 2011 (janeiro a setembro).


Profissionais
O número de dentistas credenciados pelo Ministério da Saúde, habilitados para usar material doado a Banco de Tecido, também é recorde. Em 2005 eram 22 profissionais credenciados, segundo estudo da Universidade de Medicina da USP. Esse número subiu para 402 em 2006 e foi, em 2009, para 2.653. Em 2010, o número de dentistas habilitados foi para 3.585.


O resultado do aumento da oferta de osso, da regulamentação e do incremento dos profissionais de saúde bucal foi uma avalanche de procedimentos de correção nos consultórios.


De acordo com o cirurgião bucomaxilo do Hospital das Clínicas André Caroli Rocha, os enxertos de osso humano para correção odontológica funcionam no apoio de tratamentos como os implantes que usam bases de titânio, o "ouro" da moda dos consultórios dentários.


De acordo com o cirurgião do HC, "o osso transplantado é usado para completar cavidades junto com os pinos. O material de banco de tecidos pode ser granulado ou em blocos, conforme a necessidade e a indicação de cada paciente," explica Caroli.


Ele explica ainda que o enxerto é também usado no levantamento do maxilar e no alargamento dos ossos da parede da boca para posterior aplicação no local das bases de titânio que darão sustentação para dentes individuais, recuperando as funções de mastigação do paciente e permitindo a reparação estética.


Edinho Trajano.

Agência Estado

NA RÁDIO: secretário da Chefia de Governo admite que Ricardo Coutinho não cumprirá lei que obriga escolas a fornecerem merenda nas férias


NA RÁDIO: secretário da Chefia de Governo admite que Ricardo Coutinho não cumprirá lei que obriga escolas a fornecerem merenda nas férias
O Secretário Adjunto da Chefia de Governo, Lúcio Flávio, admitiu, na manhã desta terça-feira (03) que o Estado não cumprirá a lei estadual, de autoria do ex-deputado Quinto de Santa Rita, à época peemedebista, que obriga as escolas fornecerem merenda escolar para os alunos também durante as férias.

A revelação aconteceu quando o Secretário foi indagado, em entrevista no programa Correio News, da Jovem Pan Sat, se os prestadores de serviço da educação iriam receber salários no mês de janeiro de 2012.

Enfático, Flávio respondeu que os contratos feitos junto aos prestadores de serviço têm data para começar e data para terminar e, ‘como no período das férias não há professores trabalhando, e tampouco merendeiras, não há porque pagar por um serviço que não está sendo realizado’.

A afirmação do Secretário ratifica que a lei do ex-deputado Quinto de Santa Rita não será cumprida pela gestão socialista, já que, sem merendeiras, os alunos ficaram sem a merenda durante as férias esolares..

Sobre os prestadores de serviço, o Secretário enfatizou que a legislação explica não se adquire estabilidade em cargos comissionados ou é submetido a qualquer estágio probatório.

“O prestador de serviço é um funcionário contratado para exercer um serviço por um período pré-determinado, podendo este ser renovado ou não, por isso, no que diz respeito a educação, não há porque o Estado pagar por um serviço que não será realizado naquele período”, ratificou.

A LEI

Na AL-PB, o projeto apresentado por Quinto de Santa Rita foi bastante elogiado, pois modificou a vida dos alunos mais carentes pois possibilitaa que os estudantes, mesmo no período de férias, possam frequentar a escola onde receberão merenda escolar.

O projeto n.º 8.887/2009 determina também que nos intervalos das refeições os alunos terão atividades esportivas.

A iniciativa rendeu tanto que chegou a ser copiada pelo vereador Bruno Farias (PPS), que, no dia 23 de setembro de 2010 também encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) projeto de lei que dispõe sobre o oferecimento de merenda escolar no período das férias para alunos carentes da rede municipal de ensino.

 


Edinho Trajano, com PB Agora

Presidente da Caixa Beneficente da PMPB retifica nota a respeito de aumento



O presidente da Caixa Beneficente de Oficiais e Praças da Polícia Militar da Paraíba, coronel Maquir Cordeiro , diz que continuará lutando para que a categoria possa conquistar, um dia, o benefício da paridade salarial com os servidores da ativa, através de uma lei de subsídio.

Reiterando grande insatisfação ante o reajuste de 3% que incidirá, a partir de janeiro que vem, sobre os salários dos reformados e pensionistas da PMPB, o coronel Maquir Cordeiro faz questão de recordar que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), em 2008, firmou um acordo com as entidades representativas dos servidores da PMPB, para corrigir as disparidades salariais que haviam entre ativos e inativos da corporação, através de compensações que se verificariam (e, segundo ele, se verificaram) entre os anos de 2008, 2009 e 2010, quando houve, finalmente, a equiparação desejada.

Conforme a explanação do coronel Maquir Cordeiro, “o benefício foi conquistado no Governo Cássio Cunha Lima, foi mantido no Governo José Maranhão (PMDB), e está sendo destruído, gradualmente, na atual gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB), em prejuízo daqueles que deram sua juventude em defesa da sociedade paraibana”.

Ele diz lamentar, profundamente, a existência dessa ‘funesta realidade’, enfatizando que os que se desprenderam – e continuam se desprendendo – na defesa do bem público e da paz social da Paraíba, ao longo da história da Polícia Militar, não estejam tendo, ao tempo da inatividade funcional, as mínimas condições de envelhecer, condignamente.

“Sem o merecido e necessário apoio do Estado, a grande maioria dos reformados e pensionistas da nossa briosa PM – sobretudo os mais idosos – sequer está tendo condições de comprar medicamentos, sem falar em planos de saúde, que são bem mais dispendiosos”, salientou o coronel Maquir Cordeiro, assinalando que o reajuste anunciado, para janeiro, não atinge, sequer, a inflação que se verificou, no País, no período de outubro de 2010 a novembro de 2011, acima da casa dos 6%.  


Edinho Trajano, com Assessoria