Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Correio Braziliense destaca invenções de paraibano


Correio Braziliense destaca invenções de paraibano
Irrequieto e invariavelmente insatisfeito com a indiferença do poder público em termos de investimentos em ciência e tecnologia nacionais, o paraibano Reginaldo Marinho, professor da UFPB e inventor, ganhou destaque especial na edição da última quarta-feira, 28, do Correio Braziliense.Detentor de duas das cinco medalhas de ouro do Brasil em salões europeus de tecnologia, Reginaldo Marinho é admirado por engenheiros e arquitetos do mundo inteiro, por ter desenvolvido uma tecnologia de estrutura feita inteiramente com plástico reciclado.

A decepção dele: a pouca atenção que recebe em seu próprio país. Ele espera há 10 anos apoio necessário para que seu projeto, que envolve eficiência energética e parametros ecologicamente corretos.O sonho de Reginaldo: ver galpões, hangares e até centros de compras serem construídos com seu material, sustentável do ponto de vista ambiental. A invenção de Reginaldo é um prisma triangular com medidas de 500 milímetros nos lados e de 100 milímetros de altura, feito de uma resina produzida com a reciclagem de garrafas PET. Em cálculos e simulações estruturais, o material mostrou-se extremamente estável. “O material propicia uma sinergia muito grande entre dois fundamentos da estrutura: o arco de compressão e as treliças.

No estudo da resistência, levando-se em conta fenômenos como torção, flambagem e peso próprio, por exemplo, o prisma apresentou coeficientes superiores a 2.8, quando o necessário é 1”, conta, com entusiasmo, o paraibano.Professor da Universidade Federal da Paraíba, aos 18 anos de idade, por notório saber, ele foi o primeiro colocado no edital Prime – Primeira Empresa Inovadora, lançado pela Finaciadora de Estudos e Projetos (Finep). Vai receber R$120 mil para custear recursos humanos qualificados e serviços de consultoria especializada em estudos de mercado, serviços jurídicos, financeiro, certificação e custos, entre outros, durante 12 meses.Os prismas de Marinho são estruturas modulares que, quando combinadas, permitem a formação de coberturas cilíndricas sem a necessidade de utilização de estrutura metálica. Outra vantagem do material, que o torna ainda mais sustentável, é, que, por ser totalmente translúcido, consegue capturar a luz externa sem absorver calor para o interior da construção.

Leia, abaixo, a matéria, na íntegra, publicada no Correio Braziliense

Inventor cria técnica de construção de "tijolos" de material reciclado que promete ser mais barata, rápida e ambientalmente eficazNão é preciso ter qualquer conhecimento especial para constatar que o plástico está presente na composição da maioria dos objetos que fazem parte do dia a dia da vida moderna. Ainda que seja versátil, contudo, o material costuma representar um problema para o meio ambiente, uma vez que não se degrada com facilidade.

A dificuldade de compactá-lo também é uma dor de cabeça, já que isso faz com que os aterros tornem-se cada vez mais abarrotados de lixo. Para tentar amenizar esses e outros problemas, há dezenas de itens feitos com plástico reciclado, mas o professor Reginaldo Marinho resolveu ir além das bolsas, das bijuterias e de outros objetos feitos com garrafa PET e criou a tecnologia Construcell. Constituída por módulos (ou "tijolos de plástico" reciclado), a invenção é capaz de dar origem a construções inteiras que dispensam o uso de madeira, metal ou concreto.Feitos de plástico ou acrílico, os módulos têm formato triangular.

Quando sobrepostos, os "tijolos" são unidos por parafusos - o que, conforme Marinho, que ensinava geometria descritiva quando criou a técnica, acaba com o desperdício de material, problema responsável por aumentar consideravelmente o custo de qualquer construção. Pensada em um primeiro momento para ser usada na concepção de armazéns para estocagem de grãos, a tecnologia pode, segundo o inventor, ser levada para a cobertura de hangares, balcões industriais e ginásios esportivos. Além da vantagem ecológica, as peças oferecem uma série de outras qualidades, como rapidez na montagem, conforto acústico, uso de resíduos sólidos e beleza estética.Por serem transparentes, é possível também instalar as chamadas placas fotovoltaicas, painéis geralmente aplicados em telhados para converter energia solar em eletricidade.

"Isso transforma a construção em uma usina solar", completa o inventor. Entre as vantagens da união entre os módulos e as placas fotovoltaicas está a possibilidade de levar a "casa de plástico" para áreas remotas, que não teriam acesso à eletricidade de outra forma. "O Estado brasileiro pode usar essa tecnologia para construir instalações militares para a proteção de fronteiras", exemplifica Marinho. O custo para colocar as placas também é reduzido - já que, segundo o criador, a nova tecnologia já oferece a estrutura para o suporte das placas e dispensa a necessidade de lâminas de cristal de proteção que elas normalmente precisam.Embora ainda não tenha números precisos sobre a dimensão da economia que poderia ser alcançada com os novos módulos, apenas o fato de a matéria-prima ser plástico reciclável já garante um custo menor ao longo do processo. "Os investimentos iniciais são os mais altos, pois o projeto precisa de uma máquina injetora de grande porte para a construção dos moldes e para poder ser colocado em prática", pondera. Por fim, Marinho aponta a rápida montagem das casas de plástico como uma vantagem para a construção de "abrigos emergenciais para populações vitimadas por catástrofes naturais". "No nosso imaginário, a casa tem que ter telhado, mas os módulos também cumprem esse papel", explica. "As paredes podem ser opacas, não precisam ser transparentes.

"Mais testesNa construção civil, a consciência de que, dos materiais escolhidos à localização dos empreendimentos, tudo influencia em como será o impacto sofrido pela natureza também transformou-se em uma preocupação constante. Iniciativas como a de Reginaldo Marinho fazem parte desse novo nicho ecológico. Não é fácil, porém, desenvolver tecnologias ecoinovadoras. Segundo o criador da Construcell, a falta de incentivo financeiro, especialmente por parte do governo, ainda é um obstáculo difícil de ser contornado. "A única questão negativa desse projeto é o número de anos pelos quais ele vem se arrastando", comenta Argemiro Brito, engenheiro estruturalista responsável pelo cálculo estrutural dos módulos.Desde que foi concebida, em 1998, a invenção já recebeu prêmios internacionais e foi apresentada em congressos de engenharia por todo o Brasil. Brito, contudo, defende que, antes de ser adotada de fato, a tecnologia ainda carece de testes práticos. "É preciso explorar mais as possibilidades dos módulos na prática", justifica. "Como toda ciência, a ideia é teórica e experimental, mas precisa de apoio para sair do papel.

"O objetivo, segundo o engenheiro, é partir do modelo reduzido para a criação de um túnel de vento, batizado por ele de cúpula geodélica. "Essas cúpulas podem ser usadas como estufas ou pavilhões de exposição que economizam energia", exemplifica. Mesmo com tantas vantagens, a própria leveza do material pode ser seu principal vilão. "O vento existe, a chuva também. Estruturas mais pesadas não sofrem com isso", compara Brito.Com o pensamento voltado para o tema da preservação do meio ambiente e da utilização consciente de materiais de construção, algumas iniciativas promovem discussões a respeito da nova demanda mundial.

Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cebic), o Programa Construção Sustentável reuniu atores do setor, do governo, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil para pensar em propostas que resolvam os problemas considerados mais críticos atualmente - como água, desenvolvimento humano, energia, materiais e sistemas, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e resíduos. "Buscamos soluções que possam atender a essas necessidades das empresas", completa Lirian Sarrouf, especialista em construções sustentáveis e consultora da Cebic.De acordo com estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas, até 2009, o Brasil necessitava de 5,81 milhões de moradias. Para que o país alcance a meta de zerar o déficit habitacional serão necessárias 23,49 milhões de unidades para o período entre 2010 e 2022. Quase 85% da população vive hoje em áreas urbanas e 23% moram nas cinco regiões metropolitanas.A necessidade de criar locais para abrigar tanta gente esbarra no problema da escassez de recursos naturais: como criar casas para todos sem prejudicar a natureza de maneira irremediável? "Apoiamos iniciativas como o Procel Edifica, que criou uma etiquetagem para medir o desempenho energético das residências", explica Lirian.

"Vemos que, cada vez mais, as construtoras estão buscando diferenciais (na área da sustentabilidade)."Construção sustentávelPara que um empreendimento seja, realmente, ecológico e sustentável é preciso prestar atenção a alguns detalhes ao longo do processo. Saiba quais são eles:O ciclo de vida da edificação deve ser econômico, ter longa vida útil e materiais que possam ser reciclados ou reutilizados quando chegar o momenta da demolição do prédio - sempre com a meta resíduos zero em mente.Recursos naturais, como sol, umidade, vento e vegetação, devem ser aproveitados. Isso ajuda a minimizar o usa de recursos finitos, como energia e água.Por falar em água, é preciso que o prédio tenha eficiência na gestão e uso desse recurso. Mecanismos para economizá-la, tratá-la localmente e reciclá-la, além do usa de água da chuva, são essenciais.[Energias renováveis são de extrema importância para resolver ou atenuar as demandas de energia geradas pela edificação, como sistemas de ar-condicionado, responsáveis por 35% da demanda energética em prédios comerciais.

Eficiência na gestão dos resíduos gerados pelos usuários da edificação e condições termoacústicas são providências que ajudam a melhorar a qualidade de vida física e psíquica dos indivíduos.Preservar o meio ambiente é imperativo: para isso, o empreendimento deve ter materiais que não comprometam a natureza ou a saúde dos ocupantes e que, contribuam para promover um estilo de vida sustentável e a consciência ambiental.Fonte: Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (IDHEA)

Edinho Trajano, com Correio Brasiliensa.

Maranhão se nega a admitir força de RC e responsabiliza Cássio por derrota em 2010


Maranhão se nega a admitir força de RC e responsabiliza Cássio por derrota em 2010
Depois de ter classificado como neutra a administração estadual no ano de 2011, chegando a afirmar que o Governo sequer começou a trabalhar, o ex-governador José Maranhão (PMDB) agora se negou a admitir a existência de qualquer tipo de força política por parte do governador Ricardo Coutinho, do PSB. Para Maranhão, Ricardo só logrou êxito nas eleições passadas devido ao apoio do hoje senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A descrença de Maranhão na força socialista é tão grande que o peemedebista se arriscou a dizer que sem Cássio, Ricardo Coutinho não iria sequer atravessar a ponte de um rio.

Para Maranhão, “a presença de Cássio Cunha Lima na campanha de Ricardo Coutinho foi importante e foi o fator que fez a diferença no resultado do pleito”. Ainda sobre o ano administrativo não ter sido iniciado, Maranhão explica:

“O atual governante vem inaugurando algumas obras iniciadas em nossa administração. O Hospital de Trauma de Campina Grande inaugurando por essa gestão teve início na administração de Cássio Cunha Lima e no meu último mandato. Coutinho inaugurou também algumas estradas que foram iniciadas por nós, portanto não vejo nada de novidade – destacou o ex-governador. ERROS “Em relação às últimas eleições, existia muita confiança por parte de nossos quadros e muitos companheiros confiaram muito em uma vitória anunciada. Não podemos repetir alguns erros que cometemos no último pleito”, admitiu.

Além do fator Cássio Cunha Lima, o fator Pernambuco também pesou:

- “Esse fato acabou decidindo a campanha passada e tudo levava a crer que Ricardo Coutinho seria o salvador da Paraíba. Sem o apoio de Cássio, Ricardo Coutinho não iria atravessar a ponte de um rio. Dinheiro vindo de Pernambuco também contribuiu para a vitória do atual governante – frisou Zé Maranhão.

Edinho Trajano.


PB Agora 

RC e o desabafo sobre o 1º ano de Governo

RC e o desabafo sobre o 1º ano de Governo
RC abre o jogo e fala sobre o problema que mais lhe causou insatisfação no 1º ano de Governo: “Foi uma coisa tão bestial que tive que intervir”.

A HISTÓRIA SE REPETE: Luciano Cartaxo corre risco de ser atropelado pelo mesmo erro de 2010; saiba por quê


A HISTÓRIA SE REPETE: Luciano Cartaxo corre risco de ser atropelado pelo mesmo erro de 2010; saiba por quê
A proximidade com as eleições municipais de 2012 pode, mais uma vez, fazer a história se repetir sem que nem mesmo os principais protagonistas dos acontecimentos possam se dá conta.

Antes de começar a contar o que vai acontecer primeiro relembremos o passado.

Em 2010 o vice-governador Luciano Cartaxo (PT) se dipôs a postular, novamente a vice ao lado do governador José Maranhão (PMDB). Assim, o PT continuaria aliado do PMDB e teria espaço na chapa majoritária. A insistência do petista, no entanto, foi ignorada e Cartaxo acabou tendo que disputar uma vaga de deputado estadual.

‘Humilhado’, Cartaxo, todavia foi o único que saiu exaltado, já que logrou êxito e está com o mandato assegurado até em 2014.

Como foi preterido da chapa majoritária, o PMDB correu atrás do prejuízo e acabou chamando o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, para ser o candidato a vice na chapa de José Maranhão.

Até o momento Rodrigo dizia que não queria a vaga, porém, acabou aceitando com gosto a lembrança e a concretização do seu nome na chapa majoritária. Rodrigo frustrou literalmente os planos de Cartaxo, quando tinha autonomia de presidente para defender o nome do colega na majoritária.

Em 2012, mais uma vez Rodrigo Soares pode atropelar os planos de Luciano Cartaxo. É que o dirigente foi cotado para postular a vice do prefeito Luciano Agra (PSB), virtual candidato a reeleição na prefeitura de João Pessoa. Por outro lado, Luciano Cartaxo defende a tese de candidatura própria, seguindo assim a determinação da executiva nacional do partido.

Rodrigo Soares atualmente defende a candidatura própria, mas, a vaidade de postular como vice em uma chapa praticamente vitoriosa pode mudar o destino do PT em 2012, que pode passar de protagonista a mero coadjuvante.

O fato é que tese já vem sendo, discretamente, costurada no núcleo mais flexível do PT e mexe totalmente com as estruturas da legenda na Paraíba. A estratégia e dizer que a indicação de Soares levaria o PT a praticar a unidade política.

Mas por que escolher Rodrigo Soares, derrotado em 2010, em vez de Luciano Cartaxo, o único vitorioso? O petista Júlio Rafael responde. Estão trabalhando, então, pra lançar Rodrigo Soares vice de Agra. “Por que não? O importante é acabar com essa briga interna e fazer com que o PT possa consolidar sua unidade e trabalhar para a confirmação de alianças que se cruzam em nível nacional. Bom para o PT, bom para João Pessoa”, declarou Júlio Rafael um dos entusiastas da idéia. Júlio não está sozinho. Gente próxima a Luciano Cartaxo, que pleiteia candidatura própria a prefeito de João Pessoa, também já defende a tese, garantindo uma compensação futura para o deputado. Do ponto de vista político, para Agra, o problema é encarar um vice que esteve no ano passado na chapa de Maranhão, cujo projeto foi combatido e derrotado pelo PSB.

Edinho Trajano, com Márcia Dias

Mais um recomeço!..



Hummm...  estamos preparados. Você está preparado?

Pois é, agora não temos como fugir, pois estamos na reta final do ano mesmo. Se bem que é bom mesmo, recomeçar é sempre uma delícia. Isso dá um ânimo gostoso para continuar a vida, e programar o cérebro para começar tudo novamente, como fazemos nessa fase do ano, é essencial para que isso seja feito com força total.

Então, a vinda dessa reta final nos trouxe de presente uma bela comemoração natalina, ladeados por mais de mil crianças carentes, com imensa significação para nós que somos Cristãos.

Depois, vamos dar boas vindas a 2012, cheias de pensamentos positivos…
Coragem para seguir em frente e enfrentar o que vier, matar os leões que aparecerem diariamente, viver e fazer viver os que dependem de nós.

Esta força nos dá autoridade para dizermos:

Que Deus em sua infinita misericórdia e bondade abençoe e ilumine a todos com muita Paz, Saúde, prosperidade e amor, muito amor...

Feliz Ano Novo!

Edinho e Rita

Prefeitura de Sousa Divulga Datas dos Feriados em 2012; confira os dias


Prefeitura de Sousa Divulga Datas dos Feriados em 2012; confira os dias
A prefeitura de Sousa, através do  prefeito, Fábio Tyrone, publicou no último dia 23 de dezembro o Decreto 0170, que dispõe sobre o calendário de feriados e os pontos facultativos no âmbito das repartições da Prefeitura Municipal de Sousa para o ano de 2012.

O ano de 2012 disporá de 8 feriados civis e religiosos nacionais, e mais 5 feriados municipais, além de dias onde o ponto nas repartições municipais será facultativo, onde somente as atividades consideradas essenciais à população não terão nenhuma alteração do expediente, como o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Municipal, entre outros.

Abaixo segue o decreto na íntegra:

DECRETO Nº 0170, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011                                                                            

Dispõe sobre o calendário de feriados e de pontos facultativos no âmbito das repartições da Prefeitura Municipal de Sousa para o ano de 2012.

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA, ESTADO DA PARAÍBA, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 50, inciso III, alínea “e” da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO que as Leis Federais nº 6.802, de 30 de junho de 1980 e 10.607, de 19 de dezembro de 2002 já dispõem sobre os feriados nacionais civis e religiosos, que em 2012 recaem nas seguintes datas:

a) domingo, 1º de janeiro – dia da Confraternização Universal;

b) sábado, 21 de abril – dia de Tiradentes;

c) terça-feira, 1º de maio – dia do Trabalho;

d) sexta-feira, 07 de setembro – dia da Independência do Brasil;

e) sexta-feira, 12 de outubro – dia de Nossa Senhora Aparecida;

f)  sexta-feira, 02 de novembro – dia de  Finados;

g) quinta-feira, 15 de novembro – dia da Proclamação da República, e

h) terça-feira, 25 de dezembro – dia de Natal.

 
CONSIDERANDO que a Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, determina que entre os feriados religiosos, obrigatoriamente, deve constar no calendário a Sexta-Feira da Paixão;

CONSIDERANDO que as Leis Municipais nº 830, de 1975 e 1.845, de 30 de agosto de 2001, determinam os feriados municipais;

CONSIDERANDO que é de competência do Prefeito Municipal regulamentar os dias declarados como feriados, e com base nos mesmos declarar pontos facultativos nas repartições públicas municipais e também dispor sobre antecipação ou adiamento de feiras-livres.

DECRETA:

Art. 1º Feriados municipais no ano de 2012, os seguintes dias:

I – sexta-feira, 06 de abril - dia da Paixão de Cristo;       

II – domingo, 24 de junho – dia de São João;

                III – sexta-feira, 29 de junho – dia de São Pedro;

                IV – terça-feira, 10 de julho – dia da Emancipação Política Administrativa do Município de Sousa;

                V – sábado, 08 de setembro – dia de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira do Município de Sousa.

Art. 2º Pontos facultativos no ano de 2012, os seguintes dias:

                I – segunda e terça-feira, 20 e 21 de fevereiro – dias de Carnaval;

                II – quarta-feira, 22 de fevereiro – dia de Cinzas; 

                III – segunda-feira, 30 de abril, anterior ao dia do Trabalho;

                IV – quinta-feira, 07 de junho – dia de Corpus Christi;

                V – sexta-feira, 08 de junho, posterior ao dia de Corpus Christi;

                VI – quinta-feira, 28 de junho, anterior ao dia de São Pedro;

                VII – segunda-feira, 09 de julho, anterior ao dia da Emancipação Política Administrativa do Município;

                VIII – sexta-feira, 27 de outubro, antecipação das comemorações inerentes ao dia do funcionalismo público;

IX – sexta-feira, 16 de novembro, posterior ao dia da Proclamação da República;

X – segunda-feira, 24 de dezembro, anterior ao dia de Natal;

XI – segunda feira, 31 de dezembro, anterior ao dia da Confraternização Universal.

Art. 3º Não se aplica o disposto no art. 2º deste decreto no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, cabendo a titular da pasta definir por portaria, os dias de pontos facultativos na referida unidade administrativa, de acordo com o calendário escolar de 2012.

Art. 4º Nos dias declarados como de ponto facultativo nas repartições públicas municipais, os servidores que prestam serviços essenciais nas áreas de saúde, vigilância, trânsito, água e limpeza pública obedecerão aos respectivos plantões, conforme escalas de revezamento determinadas pelos respectivos Secretários, Superintendentes, Coordenadores, Diretores e Chefias, quando for o caso.

Art. 5º O Chefe do Poder Executivo poderá baixar portarias ou instruções complementares antecipando ou adiando os dias de feiras livres, e dispondo sobre horários especiais na esfera das repartições públicas, no sentido de compensar os dias declarados como de pontos facultativos.

Art. 6º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos jurídicos a partir de 1º de janeiro de 2012.

Paço Municipal, em 23 de dezembro de 2012

Fábio Tyrone Braga de Oliveira
Prefeito

Após piora, Chico Anysio respira com ajuda de aparelhos

Após piora, Chico Anysio respira com ajuda de aparelhos
Durante a noite da última segunda-feira (26), Chico Anysio voltou ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, devido a uma piora no seu quadro de pneumonia. Na terça-feira (27), a assessoria de imprensa do hospital afirmou que seu estado de saúde piorou e inspira cuidados. Ainda não há previsão de alta. O humorista de 80 anos ainda respira com a ajuda de aparelhos.

Chico Anysio deu entrada no hospital na última quinta-feira (22), após uma hemorragia no estômago. No início do ano, ele teve problemas cardiorrespiratórios e ficou internado durante quase quatro meses. No dia 30 de novembro voltou ao hospital por causa de uma infecção urinária. O humorista havia recebido alta na quarta-feira (21), mas voltou a ser internado um dia depois. 

Edinho Trajano.


Terra

Após ver adversários ‘triunfarem’, político experiente que passou 2011 no anonimato promete retorno em 2012; “Não faço política por conveniência!”



FENIX: após ter visto principais adversários lograrem êxito, político experiente que passou 2011 no anonimato promete dar a volta por cima em 2012; “Não falo política por conveniência!”

Deputado cobra perfil adequado para candidato: “É preciso que ele seja competitivo”

Deputado cobra perfil adequado para candidato: “É preciso que ele seja competitivo”
Deputado federal dá a senha de qual perfil terá o candidato do PMDB em João Pessoa: “É preciso que ele seja competitivo e que mais de 80% do partido defendam essa tese!”

TRAUMA: Justiça cassa liminar que barrava pactuação entre Governo e Cruz Vermelha


O Governo do Estado poderá renovar contrato de gestão com a Cruz Vermelha Brasileira para administração do Hospital de Trauma. Assim ficou determinado pelo vice-presidente do Tribunal Regional Do Trabalho (TRT), desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire que cassou a liminar concedida pela juíza Mirtes Takeko Shimanoe, na última sexta-feira (23), a qual era favorável à ação civil pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Trabalho contra o Estado da Paraíba.

O desembargador barrou a liminar por entender que é obrigatório haver uma audiência para ouvir representante do Governo do Estado da Paraíba, no prazo de 72 horas, a respeito da ação impetrada pelo MPT. Porém, assegurou que “esta suspensão de antecipação de tutela não impede nova apreciação do pedido liminar, após cumprida a determinação”.

O Procurador-chefe do Trabalho, Eduardo Varandas, se pronunciou e disse que tomará as providências necessárias para restaurar a liminar.

“Compreendemos a cautela do desembargador, mas o CPC é claro ao permitir que o juiz conceda liminar sem ouvir a parte adversa. Aliás, há jurisprudência a considerar o art. 2º da Lei 8.437/92 inconstitucional, eis que viola o princípio da isonomia das partes e o acesso à justiça. Vamos tomar todas as providências para restaurar a liminar, obedecidas as regras do Estado de Direito e do devido processo legal”, asseverou Varandas.

Edinho Trajano.

Rômulo: denúncias de aliado é interesse pessoal contrariado

Rômulo: denúncias de aliado é interesse pessoal contrariado
Crise no grupo Cunha Lima: Rômulo sai em defesa de RC e insinua que denúncias de aliado de Cássio é fruto de interesse pessoal contrariado.

O vice-governador do Estado e também aliado do grupo Cunha Lima, Rômulo Gouveia (PSD) pôs panos quentes em torno da polêmica da denúncia do vereador Inácio Falcão (PSDB), sobre demissões em massa no Governo do Estado, e insinuou que a insatisfação do tucano era fruto apenas de um interesse contrariado.

Rômulo destacou que a troca de prestadores de serviços por funcionários efetivos é uma determinação do Ministério Público que tem que ser cumprida. “O Estado já lançou o edital e fará um concurso publico para mais de mil vagas e para inserir os efetivos, os prestadores de serviço terão que sair”, falou.

Conforme Rômulo, as insatisfações são isoladas e será o preço que o Estado terá que pagar para regularizar o serviço púbico. “Esse ajuste contraria muita gente, contraria interesses e o Governo do Estado se propôs a ajustar”, falou.

No que diz respeito ao fechamento de escolas, Rômulo explicou que algumas unidades têm mais funcionários que alunos e isso não era viável para o Estado. “Repito, o Governo está realizando os ajustes necessários e a insatisfação por parte de alguns setores é um preço que o Estado terá que pagar”, disse.

Sobre o fato de Ricardo Coutinho estar tentando diminuir a força e o brilho do clã Cunha Lima, Rômulo Gouveia acabou desconversando e evitou entrar na polêmica.

Edinho Trajano.


PB Agora