Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

domingo, 4 de setembro de 2011

Política de Olho D'água: Servir a Deus ou ao diabo?

A política de Olho D’água está nesse momento muito indefinida, diga-se de passagem, que nem o Prefeito, o Dr Francisco Carvalho, sabe qual partido conduzir para as Eleições 2012.
Chico está numa fase de avaliação de peso e medida entre o Senador querido do Povo Paraibano, Cássio Cunha Lima e o Governador com a máquina do Estado, Ricardo Coutinho.
Quem perder?
Em visita à cidade de Patos, o presidente do PSB, Edivaldo Rosas teve um encontro com o Prefeito Municipal de Olho D’água, que pediu para si o domínio do Partido, hoje dirigido no município pelo ex-Vereador José Simôa.
A exigência do presidente estadual fora a filiação dele próprio (Dr. Chico), e seus próximos, para assim fazer fortalecer o partido e pelo risco de perder o prestígio com Cássio Cunha Lima, o Prefeito se negara.
E aí...?
O Partido do governador poderá tomar um destino adverso do Prefeito de Olho D’água, de qualquer forma já é vitória da população ver a dificuldade dele, que costuma dominar todas as artérias partidárias no município e fechar o pacote.
Diante dessa realidade percebe-se o enfraquecimento da “Baraúna” desde as articulações partidárias à falta de domínio na administração, o que poderá servir de alerta para o Povo, que está cansado desse governo de faz-de-conta, que reina desde os anos 80 e tem acumulado tanto atraso no desenvolvimento do município, berço de muitas personalidades inteligentes, honestas e capazes, que tem se destacado em todo território brasileiro e até fora dele.
Certamente a resposta virá...

Rita Bizerra e Edinho Trajano

Senadores analisam Política de Mobilidade Urbana para o país

O projeto busca evidenciar a precedência do transporte não motorizado sobre o motorizado e do transporte coletivo sobre o individual

CCJ analisa projeto que amplia possibilidade de provas contra motorista embriagado

A intenção é evitar que o simples fato de o condutor se recusar a fazer o teste do bafômetro inviabilize uma possível condenação no caso de ele dirigir alcoolizado

Um verão de matar em Nova York


Temperaturas bateram recorde nos últimos dias na cidade norte-americana. Em julho, registraram-se 14 mortes por hipertermia

Agosto foi o mês mais chuvoso da história de Nova York (EMMANUEL DUNAND/AFP)
Agosto foi o mês mais chuvoso da história de Nova York (EMMANUEL DUNAND/AFP)
Mortes por hipertermia por causa de uma violenta onda de calor em julho e chuvas recordes em agosto com a passagem da tempestade tropical Irene fizeram com que os nova-iorquinos vissem um verão 2011 em condições climáticas extremas.

O mês de agosto foi o mais chuvoso da história de Nova York, batendo um recorde vigente desde setembro de 1882, indicou nesta quinta-feira o Serviço Meteorológico Nacional americano (NWS).

“Foi registrado um recorde de chuva para agosto de 481,33 milímetros no Central Park”, informou o NWS ao divulgar suas estatísticas mensais preliminares.

“Este recorde também quebra o recorde de chuvas para qualquer mês”, acrescentou o NWS, que conserva registros das precipitações em Nova York desde 1869.

Até o momento, o mês mais chuvoso da história de Nova York era setembro de 1882, com 427,99 milímetros.

Agosto já era por si só um mês chuvoso, apesar da passagem da tempestade tropical Irene no final de semana passada.
 
40 graus

Antes das chuvas de agosto, os nova-iorquinos viveram um mês de julho extremamente quente, com temperaturas que estiveram a ponto de bater recordes e que deixaram 14 mortos oficiais por hipertermia.

A maior parte dessas mortes foram registradas no fim de semana de 23 e 24 de julho, quando a cidade experimentou a chegada de uma onda de calor que começou no centro e no sul dos Estados Unidos e se deslocou para a costa leste.

Durante quatro dias consecutivos, Nova York registrou temperaturas de cerca de 40 graus, que afetaram particularmente os moradores dos distritos populares do Bronx (norte) e Brooklyn (sudoeste).

Entre os mortos houve uma menina de 10 anos, do Brooklyn, e duas mulheres de 36 e 33 anos, mas a maioria foi de pessoas com mais de 70 anos.

Uma segunda onda de calor menos intensa aconteceu em agosto, elevando para 19 o número total de mortos durante o verão americano devido a “hipertermia por exposição a altas temperaturas”, uma cifra que, no entanto, não constitui um recorde.

“Não é um recorde. Em 2006, houve 27 mortes por hipertermia e, em 1999, mais de 40”, disse à AFP a diretora de assuntos públicos do escritório da Autoridade Forense de Nova York, Elena Borakove.

Edinho Trajano, com Assessoria.

Norte da Argentina é atingido por terremoto de 6,4 graus na escala Richter

O Norte da Argentina foi afetado nesta sexta-feira, 2, por um forte terremoto. Tremores de terra de 6,4 graus na escala Richter atingiram a região de Santiago del Estero.

As informações são do Serviço Sismológico de Mendoza, na Argentina, e do Instituto Geofísico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS).


Os tremores foram registrados em dois momentos do dia, mas o mais o intenso ocorreu por volta das 10h47. O terremoto mais forte foi observado a 30 quilômetros de Anatuya, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes. Não há informações sobre vítimas e danos.



Em janeiro deste ano, a região de Santiago del Estero foi atingida por um terremoto de 7 graus na escala Richter. A província de Santiago del Estero é famosa na região por abrigar sítios históricos e também pelas estações de água.

Edinho Trajano, com Assessoria

Garota escocesa pode morrer se pentear o cabelo


Uma garota escocesa de 13 anos pode morrer se pentear o cabelo um pouco mais forte. Megan Stewart sofre de um caso raro da medicina, a Síndrome do Cabelo Penteado.

Quando a menina se penteia, cria eletricidade estática e seu cérebro não aguenta. O caso da escocesa teve que ser tratado por físicos.

A escocesa descobriu o problema quando tinha seis anos de idade. Ela teve uma parada respiratória após sua mãe pentear o cabelo para a menina ir à escola.

Ela nasceu prematura, doze semanas antes do previsto. Megan tem problemas de visão, asma e deficiência pulmonar.

Apesar de tudo, Megan tem uma vida normal, mesmo sem pentear suas madeixas ruivas.

Edinho Trajano, com Assessoria

EUA emitem alerta mundial antes do 11 de Setembro


O Departamento de Estado norte-americano emitiu nesta sexta-feira, 2, um alerta mundial sobre o 10º aniversário dos atentados de 11 de Setembro, pedindo aos cidadãos dos Estados Unidos que vivem ou viajam no exterior permaneçam vigilantes.

O departamento disse que não identificou qualquer "ameaça específica" sobre a possibilidade de ataques, mas que a Al-Qaeda e suas afiliadas "demonstraram intenção e capacidade de realizar ataques" contra os Estados Unidos e seus interesses. As informações são da Dow Jones.

Edinho Trajano, com Agência Estado.

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets – computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro – a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulgada hoje (1) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.


Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.”

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”



Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das “centenas de milhares”. Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
“O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets.”

Edinho Trajano, com Agência Brasil.



Nunca foi tão difícil


O candidato que tiver apoio de ambos em 2012 será franco favorito. Mas tal consenso pode se mostrar impossível


Luizianne deseja eleger sucessor; apoio de Cid pode determinar sucesso ou fracasso e Cid se sente desobrigado em manter a aliança com o PT e diz que só apoiará nome de seu agrado (MAURI MELO/EDIMAR SOARES
)Até opositores reconhecem: o candidato que eventualmente conseguir o apoio da prefeita Luizianne Lins (PT) e do governador Cid Gomes (PSB) muito dificilmente deixará de ser eleito o próximo prefeito de Fortaleza. Isso, evidentemente, salvo um daquelas surpresas que o eleitor da Capital vez por outra adora pregar. 

Mas, em condições normais, a definição em torno da continuidade ou não da aliança que governa o Município, o Estado e o País poderá decidir, também, o próximo prefeito de Fortaleza. Pode parecer simples. Mera ilusão. A aliança entre PT e PSB atravessa sobressaltos desde que foi firmada, em 2006. Naquela época, os petistas tiveram de vencer o preconceito em re-lação aos ex-aliados do PSDB.

Em 2008, a candidatura de Patrícia Saboya (PDT) dividiu a família Ferreira Gomes. Ao mesmo tempo, a resistência de Luizianne à indicação de Tin Gomes (PHS) para vice, feita por Cid, por pouco não inviabiliza a participação do governador na campanha.

Em 2010, foi o desejo de Cid de apoiar Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado que quase acaba com a aliança.

Desta vez, todavia, o desafio é maior que nunca. Jamais a aliança enfrentou tantos adversários e esteve tão perto de ruir. Os desgastes se acumulam e, diferentemente das reeleições de Cid e Luizianne, não há mais candidato natural. Do resultado da busca pelo nome dependerá boa parte do futuro político de Fortaleza.

Edinho Trajano, com o Povo.

Polícia faz perícia complementar em local de acidente com bonde no Rio Acidente que matou 5 e feriu mais de 50 completou uma semana no sábado. Moradores fizeram novos protestos e lembraram das vítimas.



Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli fizeram uma perícia complementar, na manhã deste domingo( 4), no local do acidente com o bonde em Santa Teresa, no Centro do Rio. As informações são da assessoria da Polícia Civil. No acidente, cinco pessoas morreram e mais de 50 se feriram após o bonde tombar na Rua Joaquim Murtinho no dia 27 de agosto. Treze pessoas seguem internadas.

Segundo a polícia, os peritos colocaram um bonde para funcionar por volta das 6h e tiraram algumas dúvidas referentes às circunstâncias do acidente. Não foram passados detalhes do trabalho dos peritos. O laudo final será entregue ao delegado titular da 7ª DP (Santa Teresa), Tarcísio Jansen, que investiga o caso.
Uma semana após o acidente com o bondinho, moradores do bairro voltaram a fazer no sábado (3) protestos contra a falta de manutenção no transporte. Reunidos no Largo do Curvelo, eles saíram em caminhada pela Rua Joaquim Murtinho até o local onde ocorreu o acidente.
No trecho onde ocorreu a colisão, os moradores colocaram flores e colaram nas paredes cartazes com os nomes das vitimas. Álvaro Braga, representante da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), disse que a caminhada seguiu o percurso do bonde. Ao longo do caminho, um morador jogava tinta vermelha nos trilhos imitando sangue.
Após o cortejo, os manifestantes seguiram para uma igreja na Rua Áurea, no mesmo bairro, onde estava marcada uma missa de sétimo dia, em memórias às vítimas.
Uma semana após acidente com bonde em Sana Teresa, moradores fazem ato em memória às vítimas (Foto: Lilian Quaino/ G1)Uma semana após acidente com bonde em Sana Teresa, moradores fazem ato em memória às vítimas (Foto: Lilian Quaino/ G1)
Desde o início da manhã de sábado (3), o clima era de luto em Santa Teresa. O bairro, muito apreciado pelos turistas, ainda não voltou a rotina . Poucas pessoas andavam pelas ruas e comerciantes e moradores disseram que o movimento estava muito fraco.
“As vendas caíram também, o comércio, aí, todo mundo reclamando", disse um homem.
"Mudou tudo, eu sou camelô aqui, ambulante. Santa Teresa está morta, de luto", disse outro homem.
Investigação policialNão há previsão de novos depoimentos na 7ª DP (Santa Teresa) neste fim de semana, onde o caso foi registrado. A polícia descobriu na sexta-feira (2) quem foi o homem que, momentos antes da tragédia, conduzia o bonde número dez. Ele estava à frente do bonde antes do motorneiro Nelson Correa, morto no acidente, assumir. Ele já tinha sido citado pelos passageiros. O Ministério Público anunciou que quer garantir indenização às vítimas do acidente.

O homem, que também é motorneiro da Central, que administra os bondes de Santa Teresa foi ouvido durante a manhã de sexta. De acordo com os investigadores, ele ficou na função enquanto o motorneiro Nelson registrava na delegacia a batida entre o bonde e o ônibus, que tinha acontecido mais cedo. O conteúdo do depoimento dele não foi divulgado. O depoimento é importante para tentar esclarecer por que o bonde continuou a circular depois da batida.

Ainda na sexta-feira, o secretário estadual de Transportes do Rio, Júlio Lopes, foi convidado para prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre a situação dos bondes, mas não compareceu à reunião. O MP também queria discutir um programa de indenização às famílias das vítimas. O estado informou que espera a conclusão dos laudos sobre o acidente para analisar a proposta.

A Secretaria estadual de Transportes informou que o secretário não foi à reunião porque já existe outro encontro marcado para tratar do mesmo assunto. Essa nova reunião seria com o procurador Cláudio Lopes, mas a data não foi informada.

Edinho Trajano, com G1, Sp.

Rebeldes da Líbia já identificaram o paradeiro de Kadhafi, diz TV Notícia foi relatada por correspondente da Al Jazeera neste domingo (4). Localização dele, sumido desde a invasão de Trípoli, não foi informada.


Da Reuters*
O Conselho Nacional de Transição (CNT) identificou o paradeiro do líder deposto daLíbia  Muammar Kadhafi, segundo afirmou um correspondente da rede de televisão Al Jazeera neste domingo (3).
A localização ainda não foi informada.
Kadhafi está desaparecido desde que, duas semanas atrás, os rebeldes que combatiam o governo desde meados de fevereiro invadiram a capital, Trípoli, praticamente derrubando o regime do coronel. Ele afirma que vai resistir aos rebeldes, que já se consideram o novo governo do país.
No sábado, o líder do CNT, Mustafa Abdel Jalil, afirmou que a liderança do movimento contrário ao regime de Khadafi trocará de sede na próxima semana, saindo da cidade de Benghazi e instalando-se na capital, Trípoli.
De volta à Líbia, após uma conferência internacional sobre a situação do país, Jalil anunciou a formação de um órgão de reconciliação nacional, formado por líderes tribais e "sábios".
Na ocasião, o CNT irá formalmente se declarar como o novo governo da Líbia, respaldado pela comunidade internacional.
O líder do CNT disse ainda que um terço de todos os bens líbios congelados por bancos internacionais já foram desbloqueados.
Nesta sexta-feira, o CNT estabeleceu um prazo de até 10 de setembro para que todas as forças leais ao coronel Muamar Khadafi se rendam ou enfrentem uma grande ofensiva militar.
Normalidade
As novas autoridades líbias pediram aos grupos de combatentes anti-Khadafi para deixarem as ruas e retornarem às suas casas para que a normalidade possa ser retomada na capital.
Mas em outras partes do país, forças leais a Khadafi continuam a resistir. Eles ainda controlam a cidade natal do ex-líder, Sirte, e as cidades menores de Bani Walid e Sabha.
As forças anti-Khadafi, porém, parecem estar pouco a pouco avançando sobre Sirte. As tropas leais ao antigo regime foram expulsas da capital na semana passada em uma ofensiva coordenada com ataques aéreos da Otan.
Edinho Trajano, com G1.

Pré-candidato a prefeitura do ABC é morto em restaurante Jorge Peres pretendia disputar cargo em São Bernardo do Campo. Segundo irmão da vítima, ele já havia sofrido outros três atentados.



Um homem foi morto em um restaurante de São Bernardo do Campo, no ABC, na tarde deste sábado (3). Segundo a Polícia Militar, Jorge Peres, de 48 anos, e um amigo foram baleados por duas pessoas desconhecidas que entraram no estabelecimento, na Rua João Basso, em Ferrazópolis, e efetuaram os disparos. Jorge era pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo pelo PRP e morreu na hora. A outra vítima foi socorrida ao Pronto Socorro Central. Até as 9h deste domingo (4) não havia informação sobre seu estado de saúde.
De acordo com Manoel Peres, o irmão almoçava por volta das 17h45 quando foi baleado na cabeça. Jorge, que era dono de uma imobiliária, já havia sofrido outros três atentados, segundo Manoel. Ainda de acordo com Manoel, Jorge desconfiava que os ataques poderiam ter sido ordenados por uma mulher que mora na Praia Grande, na Baixada Santista, com quem ele teve um curto relacionamento e morava em um imóvel dele. “Ele insinuou que poderia ser até essa mulher, que fez ameaças diversas vezes”, disse Manoel ao G1 por telefone. Segundo ele, Jorge movia uma ação na Justiça para tentar tirá-la da casa.
Apesar de afirmar que o irmão não tinha inimigos políticos, Manoel admite que Jorge vinha recebendo pressões. “Ele pensou em desistir da campanha pensando que os atentados poderiam ter relação política”, conta. “Ele não tinha inimigos. Era uma pessoa de bem, culta, inteligente, muito espiritualizada”, completa.
O último atentado sofrido por Jorge Peres foi no dia 25 de agosto, dentro de uma agência bancária de São Bernardo do Campo. O criminoso atirou, mas o disparo não acertou Jorge. Antes, no dia 11 de agosto, dois assaltantes entraram na imobiliária de Jorge. Um notebook foi levado. Manoel foi rendido pelos criminosos, que perguntaram onde estava seu irmão.
O corpo de Jorge Peres foi levado para o Instituto Médico-Legal de São Bernardo do Campo e já havia sido liberado por volta das 9h15 deste domingo. O velório, que começará nesta tarde, será no Cemitério Jardim da Colina, onde Jorge será enterrado na manhã de segunda-feira (5).
O caso foi encaminhado para o 1º DP de São Bernardo do Campo, que informou que só irá se pronunciar sobre o caso na segunda-feira.