Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Senta Que Eu Empurro desfila no Catete nesta sexta homenageando atletas paralímpicos


O bloco Senta Que Eu Empurro, de pessoas com deficiência, sai nesta sexta-feira, dia 17, fazendo uma homenagem ao Time Rio Paralímpico, um grupo de 15 atletas com deficiência visual e motora que compete nas modalidades de atletismo, natação e judô, e se prepara para a Paralimpíada de Londres, este ano.

O bloco espera reunir cerca de 500 pessoas com deficiência, entre elas, alguns campeões internacionais, como Clodoaldo Silva e o velocista cego Lucas Prado. No samba, de autoria do compositor Dino, eles são os astros:"...E hoje eu curto o Carnaval/Se não enxerga, não ouve, não anda/Não tem o que reclamar/Os paralímpicos brasileiros ficaram em primeiro lugar..."

A Porta-Bandeira do Senta Que eu Empurro é Viviane Macedo, campeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas e a Rainha de Bateria, Viviane Alves de Assis, passista anã. Esta é a quinta vez que o bloco desfila no Carnaval, desde que foi criado por um grupo de militantes do movimento de luta das pessoas com deficiência e o IBDD.

O bloco se concentra a partir das 17 horas em frente ao IBDD, na Rua Artur Bernardes, 26. A saí­da será às 20 horas e seguirá pelas ruas Bento Lisboa, Dois de Dezembro, com final na Rua do Catete em frente ao restaurante Paraí­so do Chopp.  Quem quiser participar do bloco deverá adquirir a camiseta especialmente desenhada para o bloco pelo cartunista Aroeira, através de contato com a Ana Cláudia no celular 9181- 2750 ou pelo email anaclaudiamonteiro@gmail.com

Rita Bizerra, com Assessoria 

Pessoas que sofrem de sinusite não se sentem melhores nem têm menos sintomas com o uso dos medicamentos



Os antibióticos são ineficazes contra a maioria das infecções dos seios nasais, embora com frequência sejam prescritos por médicos, demonstrou um estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association.

"As pessoas que sofrem de sinusite - inflamação da cavidade nasal e dos seios nasais - não se sentem melhores ou apresentam menos sintomas quando tomam antibióticos", disse Jay Piccirillo, professor de otorrinolaringologia da Universidade de Washington em St. Louis (Missouri), principal responsável por este teste clínico publicado na edição da revista de 15 de fevereiro.

"Nosso estudo com 166 adultos mostra a inutilidade dos antibióticos para tratar a sinusite comum - com frequência de origem viral. A maioria das pessoas se recupera sozinha", acrescentou.

Estes médicos compararam um grupo de participantes tratado com antibióticos e um grupo de controle, cujos participantes tomaram um placebo.

Nos Estados Unidos, um em cada cinco antibióticos com receita é prescrito para tratar a sinusite, informaram os autores da pesquisa.

Em vista da resistência crescente dos antibióticos como resultado de seu uso excessivo, era importante saber se estes medicamentos são eficazes contra a sinusite, disseram os especialistas.

"Acreditamos que os antibióticos são muito receitados pelos clínicos gerais", disse Jane Garbutt, professora associada de medicina na Universidade de Washington, outra autora do estudo.

Concretamente, os cientistas recomendam, no lugar de antibióticos como a amoxicilina, tratar a dor da sinusite com analgésicos (aspirina, ibuprofeno) e a congestão nasal com descongestionantes.

Da Redação, com Brasiliense


Medicação vendida sob prescrição também foi achada em seu quarto.

Drogas? Bebida? Suicídio? Afogamento? A especulação sobre a causa da morte súbita de Whitney Houston começou logo que a cantora foi encontrada no sábado. Mas é preciso evitar conclusões precipitadas.

Peritos médicos dizem que vai levar semanas para estabelecer de modo determinado a causa da morte de Whitney e, ao contrário do que mostram seriados de televisão, às vezes a ciência é falível.


"Tenho certeza de que há séries de TV em que eles esguicham sangue em uma máquina e cinco segundos depois obtêm um documento com todas as drogas que a pessoa tomou. (Mas) não funciona desse modo", disse Baker, que também é chefe do setor de exames médicos do Condado Hennepin, no Estado de Minnesota.
"Suspeito que a mídia popular tenha tornado os exames toxicológicos quase tão mágicos quanto todo o resto", disse à Reuters o Dr. Andrew Baker, presidente da Associação Nacional de Examinadores Médicos, dos Estados Unidos.

Como foi o caso de Michael Jackson em 2009, ou da cantora britânica Amy Winehouse no ano passado, exames toxicológicos estão agora sendo feitos em Whitney e podem se passar até oito semanas para que deem um resultado.

A suspeita inicial sobre a morte de Whitney aos 48 anos na tarde de sábado em um hotel de Beverly Hills era a de uma overdose de drogas, por causa do histórico dela de vício em drogas e álcool.

"Primeiro achei que ela tivesse tido uma overdose de crackou cocaína", disse Mark McBride, advogado de Beverly Hills.

Uma autópsia foi realizada no domingo por legistas de Los Angeles e na segunda-feira a polícia confirmou que Whitney havia sido encontrada submersa em uma banheira. Medicação vendida sob prescrição também foi achada em seu quarto. O cunhado da cantora, Billy Watson, rejeitou que ela tivesse cometido suicídio.

O dr. Baker, que não está envolvido na investigação da morte da cantora, disse que as autópsias iniciais são boas para estabelecer ou descartar causas de morte como trauma, doenças cardíacas, aneurisma ou rupturas do cérebro.

"A autópsia deve descartar 95 por cento das coisas", disse. "Mas quando se trata de diagnosticar qualquer tipo de envenenamento ou intoxicação ou overdose, fica por conta dos exames de laboratório".
Autópsia
As autoridades de Los Angeles se recusam a divulgar os resultados da autópsia inicial de Whitney ou responder a qualquer especulação sobre por que ela morreu.

"Por respeito à sra. Houston, eles querem estar certos quando anunciarem a causa da morte. Não querem participar na divulgação de informação errada", disse McBride.

Mas algumas mortes nunca serão explicadas pela ciência.

"Em casos de overdose medicamentosa, (algumas vezes) não se consegue dizer se foi acidente ou suicídio... Muitas pessoas tomam remédios em longo prazo e não se pode dizer o quanto são tolerantes. Muitas pessoas têm um histórico médico ambíguo, ou depressão ou precisam de medicação para dores", disse.

Sa Redação, Com Gazeta do Povo 

Daniella protesta contra insensibilidade do Governo do Estado para com os pró-tempores




A deputada Daniella Ribeiro durante o Fórum Permanente do Servidor Público Estadual que aconteceu na sede administrativa do Sindifisco, em João Pessoa/PB, protestou severamente contra a forma como o Governo tem tratado aqueles servidores que há muitos anos prestaram serviço ao Estado e que se vêm na rua da amargura, quando muitos a procuraram, porque não podiam comprar a sua feira e cumprir os seus compromissos, pois o governador deixou todos sem salários de janeiro.

Disse que “isso é uma falta de sensibilidade humana por parte do gestor estadual. É lamentável para alguém que foi eleito, tratar o semelhante dessa forma”.

A presidenta da Frente em Defesa do Servidor Público da Assembleia Legislativa da Paraíba colocou o seu gabinete a disposição de todos, acentuando que estava fazendo o seu papel no sentido de acolher o povo mais humilde.

Foi um momento para mostrar para as diversas representações de classe que o momento é único, e a organização de todos é a marca maior do objetivo do fórum, em defesa do objetivo, que é a defesa dos direitos de todas as categorias. 

RIta Bizerra, com assessoria 

Ely Aguiar critica falta de punição dos políticos com "ficha suja"



O deputado Ely Aguiar (PSDC) cobrou na sessão plenária desta terça-feira (14/02), a validade da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições. O assunto será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) amanhã (15/02). Estão na pauta da Corte três ações que tratam da validade da norma, cuja análise começou em novembro de 2011. O julgamento será retomado após um pedido de vista em 1º de dezembro. "Até o momento, foram registrados dois votos favoráveis à lei. Do relator, ministro Luiz Fux e do ministro Joaquim Barbosa. E isso já é um bom sinal", disse.
O parlamentar ressaltou que a Lei da Ficha Limpa foi resultado de um projeto de iniciativa popular que obteve apoio de mais de 1,6 milhão de eleitores e que ajudaria na moralização do processo eleitoral brasileiro. Ely comentou que, das três ações, a mais abrangente é da OAB, que pede a declaração de constitucionalidade de todos os pontos da lei.
Ele cobrou mais pressão da sociedade e das entidades organizadas como o Conselho Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), autor de uma das ações que serão analisadas pelo STF. "É inaceitável a permanência dos abutres do dinheiro público. São dezenas de prefeitos que fizeram mau uso do dinheiro do povo e ninguém vê uma pessoa dessas parar na cadeia. É preciso moralizar a política brasileira", criticou.

Ely Aguiar citou pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios revelando a quantidade de políticos que foram cassados, mas que por força de liminares retornaram às atividades. Dezesseis deles são prefeitos e ex-prefeitos do Ceará, segundo Ely.

De acordo com o estudo, os crimes eleitorais mais comuns são a compra de votos e a propaganda eleitoral irregular. "O maior bandido é aquele que dá dinheiro para ganhar voto. Já tivemos um grande avanço quando foi proibida a doação de camisas em época de campanha. Isso só beneficiava os candidatos com maior poder aquisitivo", afirmou.

Em aparte, Moésio Loiola (PSD) defendeu a padronização das interpretações da Justiça. "Não temos um padrão de resultados. O que vemos hoje são opiniões diferentes para o mesmo crime. Os relatórios não formam jurisprudência porque a interpretação varia de acordo com o tribunal, mesmo sendo casos iguais. Isso tem que acabar", disse.

Para Roberto Mesquita (PV), a vontade do povo deve ser validada com a escolha de políticos "puros e limpos". "Mas não se pode retroagir cobrando hoje o que não era crime antes e nem a adoção de processos que eram inacessíveis quando não tínhamos a tecnologia de hoje. É preciso ter regras claras", defendeu.
Ferreira Aragão (PDT) é a favor da Ficha Limpa no Poder Legislativo e também no Executivo. "A legislação brasileira precisa se modernizar. Sou a favor da propaganda antecipada, divulgando candidaturas antes do pleito, especialmente de candidatos que não têm dinheiro. A lei é errada neste aspecto porque só temos três meses para divulgar. Precisamos fiscalizar a farra do dinheiro público, a corrupção", reforçou.

Rita Bizerra, com JusBrasil

UEPB e ADUEPB participam de audiência com o Governo para discutir a transferência dos duodécimos




A ADUEPB (Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba) participará nesta terça-feira, em João Pessoa, de audiência entre a Reitoria da UEPB e o Governo do Estado, para discutir o atual problema que envolve a Universidade Estadual da Paraíba. A informação é do presidente da ADUEPB, professor José Cristovão de Andrade, preocupado com a situação e as consequências de medidas para a instituição de ensino superior da Paraíba.

Ele comunica que foi informado pela Controladoria Geral do Estado, que a audiência foi antecipada das 16h para as 9h. Andrade acrescenta que as entidades irão participar da reunião com o propósito de abrir o diálogo para fortalecer a luta em defesa da autonomia financeira da UEPB.

Acentua que a ADUEPB defenderá os eixos aprovados no Fórum no dia 7 no Campus V da Universidade, tais como a revisão do percentual, os duodécimos e cumprimento da lei de autonomia. Após a audiência com a UEPB, a Associação dos Docentes convocará assembleia geral.
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), professor José Cristovão de Andrade, encaminhou correspondência ao governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, propondo que seja buscado o caminho do diálogo no caso da autonomia financeira da UEPB.
Ele destaca que a ADUEPB solicita ao Governo que busque o diálogo cogente, retirando desse feitio a Instituição UEPB do “fogo cruzado” do poder político que disputa a hegemonia na sucessão das prefeituras do Estado da Paraíba.
 Eis o documento, na íntegra: 
Of. Exp. ADUEPB-S.Sind/2011-2013/Nº 042 - Campina Grande, 02/02/2012.
Ao Governador do Estado da Paraíba, Exmo. Sr. Ricardo Vieira Coutinho 
A ADUEPB historicamente vem defendendo a Autonomia da Universidade e pôde desde 2003 avançarmos numa proposta onde a UEPB deixasse de ser vista como despesa e passasse a ser respeitada como uma Instituição com capacidade de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Estado da Paraíba.  
Esse eixo balizou toda a luta do movimento dos anos 90, com grandes greves de 2001 a 2002 resultando na conquista da Lei de Autonomia Financeira. Hoje, após dezenas de tentativas desse Sindicato (ADUEPB) para discutir com vossa Excelência o agravamento e distanciamento das relações envolvendo UEPB e Governo do Estado, estamos aqui, no propósito de consolidar o diálogo, onde o resultado avance os anseios da Comunidade Acadêmica da UEPB nos eixos abaixo relacionados: 
1 – Reforma do Estado: Não aceitaremos envolver a UEPB em mudanças administrativas sem prévio debate com a Comunidade Acadêmica e nossa Procuradoria Jurídica e Assembleia Legislativa. 
2 – Lei de Autonomia Financeira: Não aceitamos nenhuma alteração que venha modificar a vida institucional sem discussão com os Conselhos Superiores e Entidades da Comunidade Acadêmica.
3 – Autonomia da UEPB: Todas as ações da UEPB estão respaldadas pela Constituição Federal (Art. 207) e Estadual (Lei No. 7.643/2004/ e Lei N. 7.945/2006) que tratam da Autonomia Administrativa, Acadêmica e Financeira das Universidades, por isso, a UEPB, deve ser tratada dentro desse princípio constitucional.
            4 – Campanha Salarial: ADUEPB não permitirá que a ausência de um amplo diálogo envolvendo e Governo do Estado continue prejudicando as negociações salariais dos docentes e também dos técnicos administrativos, por que a Reitoria continua afirmando as Entidades Sindicais que as negociações não estão sendo cumpridas desde 2011 em decorrência do descumprimento do repasse do duodécimo (verbas) integral pelo Governo do Estado (Ofício UEPB/GR-015/30/01/2011), agravando muito mais essa crise. 
Face ao exposto, a ADUEPB solicita ao Governo que busque o diálogo cogente, retirando desse feitio a nossa Instituição UEPB do “fogo cruzado” do poder político que disputam a hegemonia na sucessão das prefeituras do Estado da Paraíba. 
A UEPB não merece essa exposição política e nem tampouco merece ser instrumentalizada para fins partidários. 

NEGOCIAÇÃO JÁ!
PELO DIÁLOGO URGENTE UEPB - GOVERNO DO ESTADO!
EM DEFESA DA AUTONOMIA FINANCEIRA DA UEPB!


José Cristovão de Andrade
Presidente