Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sábado, 10 de setembro de 2011

A volta do fantasma da Al-Qaeda

Documentos encontrados na casa de Bin Laden no Paquistão motivaram as precauções que são tomadas

Secretaria da Mulher e da Diversidade promove lançamento de livro em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica


A poeta paraibana Silvana Menezes lança, nesta terça-feira (13), às 17h, no Hotel Netuanah, o livro “Vire a Página”, como uma das atividades alusivas ao Dia da Visibilidade Lésbica, transcorrido no dia 29 de Agosto. O evento, promovido pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana/ DIPOP/SEDES/PMJP, acontecerá durante a Conferência Municipal LGBT de João Pessoa.
Na ocasião, Silvana Menezes fará uma performance intitulada “Vire Poesia”, com dois poemas que têm como referência a temática lésbica.
Sobre a autora – Atriz e poeta, Silvana Menezes nasceu em Umbuzeiro (PB), mas mora em Olinda (PE) desde 1979. A autora também é conhecida como idealizadora e produtora do evento “Quartas Literárias”, que há dez anos reúne mensalmente artistas e escritores no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda. “Vire a Página” é o primeiro livro solo de Silvana Menezes.
Conferência LGBT – A II Conferência Municipal LGBT de João Pessoa, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de Setembro, no Hotel Netuanah, é uma das etapas da II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT da Paraíba, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de novembro desse ano.
A importância da visibilidade lésbica para orientação e criação de políticas públicas que atendam as demandas específicas de lésbicas e bissexuais será um dos temas debatidos nas conferências, que vão, também, avaliar a implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT no Estado e propor a elaboração do Plano Estadual.
A participação de mulheres lésbicas é uma preocupação das comissões organizadoras das conferências nacional e estadual. O regimento define que seja garantida a proporção mínima de 60% de pessoas com identidade de gênero feminina, ou seja lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais femininas entre as representantes da sociedade civil.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Programa do Governo mostra que produzir leite é bom negócio para agricultor familiar do Baixo Paraíba


A pecuária leiteira do Baixo Paraíba, compreendendo 12 municípios, tem predominância da agricultura familiar. Com o apoio da Emater, empresa de extensão rural vinculada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), os criadores apostam no crescimento dessa atividade, que se consolidou a partir da implantação do programa de aquisição do leite pelo Governo do Estado.
A região tem 2.136 propriedades e um rebanho de 75.680 cabeças bovinas. O município com maior número de bovinos é Itabaiana, com 11.871 animais e 251 criadores cadastrados e acompanhados pela Emater Paraíba. Itatuba é o segundo município a se destacar, com 232 criadores, rebanho de 10.523 animais (sendo 2.124 matrizes), e produção mensal de 200 mil litros no período do inverno.
O agricultor familiar José Martins de Vasconcelos, dono da Fazenda Sipaúba, de 61 hectares, em Itatuba, é um modelo de criador predominante na região. Seu criatório é formado por gado da raça mestiço de holandês para a produção de leite. Ele trabalha com a família e, quando há necessidade, contrata mão-de-obra terceirizada na região.
Seguindo as orientações da Emater, que o acompanha levando as tecnologias e o manejo adequado para a boa produção de leite, José Martins cria vinte e duas vacas e um reprodutor, sendo que no momento apenas oito vacas estão com novas crias. São feitas duas ordenhas diárias.
Afora o leite comercializado com o governo e a indústria de laticínio, o criador também trabalha com o fabrico de queijo de coalho e manteiga, num sistema de produção que é seguido por outros da região. Para inovar, José Martins passou a preparar queijo com condimentos, dando um sabor diferenciado, com o quilo sendo vendido a R$ 12,00.
O criador tem preocupação com a preservação ambiental, mantém uma reserva legal e faz plantio com algaroba para utilizar na construção de cerca dos currais. Para manter a ração dos animais mesmo em período de longas estiagens, faz armazenamentos em silos trincheiras. Exemplo seguido pelos seus dois vizinhos, Severino Rodrigues da Costa, da Fazenda Boa Sorte, e José Serapião, da Fazenda Jaty.
Associação – O coordenador regional da Emater Paraíba em Itabaiana, Paulo Emilio e o médico veterinário Jocemar Vieira acompanham os trabalhos dos criadores. No caso de Itatuba, tudo é acompanho pelo o extenionista rural do escritório local, Geogles Dantas Rocha.
Os criadores fundaram a Associação de Produtores de Leite de Itatuba, com 42 associados, dos quais 36 estão inseridos ao Programa do Leite da Paraíba. A média de produção mensal local é de 200 mil litros de leite.
Parte da produção é vendida à fábrica Natural Gurt, do município de Pilar. O leite é armazenado em um tanque de resfriamento e recolhido pela indústria de beneficiamento a cada dois dias. Outra indústria, com sede em Campina Grande, também compra o excedente, de modo que existe mercado garantido, o que leva todos a acreditar nessa atividade.
Como a aquisição do leite pelo Governo, mesmo com a garantia do preço, o criadores lutam para obter uma cota maior, tendo em vista que, participando do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e com a assistência técnica da Emater, melhorou a qualidade das matrizes bovinas, aumentando assim a quantidade de leite produzido por dia. “O excedente da produção acaba sendo comercializado para o mercado aberto, a um preço inferior ao pago hoje pelo programa do governo”, disse José Martins.
Produção de queijo – Uma alternativa adotada pelos produtores leiteiros de Itatuba para comercializar a produção excedente é a fabricação artesanal de queijo de coalho, qualificado como um dos melhores da região (segue orientação da Emater para boas práticas de higiene). O município produz uma média diária de 250 quilos de queijo, que são comercializados nas cidades da região, Campina Grande, João Pessoa e no estado de Pernambuco.
Outro tipo de queijo bastante apreciado pelo mercado é o queijo de coalho mesclado com diversos temperos, condimentos e ingredientes como carne de sol desfiada, carne de charque picada, calabresa, presunto e verduras. Esse tipo de queijo chega a ser vendido a R$ 13,00, o quilo.
Os extensionistas da Emater acompanham o processo de fabricação, no qual se adiciona, ao leite in natura, cerca de sete mililitros de coalho para dez litros de leite. Depois de cinco a dez minutos, estará formada a coalhada, que é prensada para separar a massa do soro. Em seguida, a massa é coada, salgada e colocada na prensa para liberar o restante do soro e dar forma ao queijo. Todo o processo, segundo o engenheiro agrônomo Geogles Dantas Rocha, demora uma hora.
Existem criadores, como é o caso de Lucinaldo Alves da Silva, da comunidade Jurema, que não utilizam a prensa para acelerar a liberação do soro da coalhada, mas fazem o processo lentamente, com o uso de sal grosso na superfície.

Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Governador vai à Cuba em missão comercial


O governador Ricardo Coutinho, um grupo de empresários paraibanos e secretários do Governo do Estado viajarão a Cuba em missão comercial, no período de 19 a 23 de setembro. A viagem pretende trazer parcerias comerciais e tem o objetivo também de iniciar um processo de ampliação das exportações de produtos paraibanos para a ilha socialista, a partir do Porto de Cabedelo.
Integram a missão a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves; o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a superintendente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margareth Bezerra; o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome; e um representante da Federação do Comércio e Serviços da Paraíba (Fecomercio). Dentre as empresas, estarão representados o Atacadão Rio do Peixe, Dijai Elétrica, Transportes Marajó e Samara Calçados.
Na programação, estão agendadas visitas institucionais aos ministérios do Comércio Exterior, dos Transportes e da Agricultura; à empresa brasileira Brás-Cuba; a uma refinaria e a outras empresas cubanas, além de visitas à Universidade de Havana, à Escola de Medicina e a hospitais. O vôo de oito horas parte de São Paulo e faz escala no Panamá, antes de pousar em Cuba.
Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba também intenciona desenvolver futuras missões comerciais na Venezuela e em países asiáticos. De acordo com o governador, é preciso equilibrar a balança comercial, já que as importações superam as exportações. “Esse quadro demonstra a necessidade de as empresas do Estado exportarem seus produtos para outros mercados e equilibrar mais o volume dos produtos que entram e saem. É preciso movimentar as várias cadeias produtivas dentro do Estado”, ressaltou.
O governador disse ainda que existe demanda dos países do Caribe por produtos produzidos na Paraíba, como calçados, confecções, minerais, leite, queijo e frango, e, neste contexto, é preciso abrir as portas para que as empresas paraibanas exportem, o que vai fortalecer a economia do Estado.
O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, vê com bons olhos a possibilidade de estreitamento nas relações de mercado entre o Estado paraibano e o governo cubano. Para ele, este é um passo importante, diante da possibilidade de desbloqueio do mercado cubano. “Com essa relação comercial, teremos a oportunidade de exportar para Cuba, que possui uma economia bem carente, desde produtos primários até os de maior valor agregado”, avaliou.
Comércio internacional – De acordo com o secretário Renato Feliciano, a iniciativa do Governo deve colocar a Paraíba de vez no caminho certo para o aumento das exportações, equilibrando a defasagem da balança comercial paraibana.
Segundo ele, a Paraíba importa cerca de US$ 600 milhões por ano e exporta apenas US$ 87 milhões. “Temos mais de 160 mil empresas registradas na Junta Comercial, mas apenas 70 delas são exportadoras. A relação comercial entre Paraíba e Cuba pretende mudar esse fato. Queremos também estender essa possibilidade ao mercado chinês, e já estamos nos mobilizando em relação a isso”, adiantou Feliciano.
Para Wilbur Jácome, o Governo do Estado tem interesse em potencializar as exportações para Cuba e inserir outras empresas no mercado do Caribe, o que vai fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Paraíba. “Precisamos quebrar as barreiras culturais que nos impedem de ampliar nossos mercados”, disse. A Paraíba tem o potencial de exportar calçados, confecções, minerais, leite, queijo, frango e bebidas para Cuba.
Edinho Trajano, com governo da Paraíba.

Justiça libera supersalários na Câmara


O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1º Região, desembargador Olindo Menezes, autorizou a Câmara dos Deputados a pagar salários acima do teto constitucional de R$ 26,7 mil a seus servidores. A decisão é de segunda-feira, mas foi publicada somente hoje no Diário Oficial de Justiça.

O desembargador derrubou liminar da 9ª Vara Federal do Distrito Federal, que havia proibido a prática de salários superiores ao teto. Para Menezes, a liminar foi deferida de "forma apressada, sem um razoável tempo útil para o debate em questão". O mesmo magistrado já havia autorizado o Senado, no dia 22 de agosto, a pagar remunerações a seus servidores que superam o limite constitucional de R$ 26,7 mil, que é o salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Por lei, nenhum servidor público poderia ganhar mais do que isso.

A discussão sobre o tema foi provocada pela procuradora da República Anna Carolina Resende Maia. Em nome do Ministério Público Federal, ela ingressou na Justiça pedindo a suspensão dos pagamentos que estão acima do teto.

O recurso a favor da Câmara dos Deputados foi impetrado pela União. Em sua decisão, o desembargador Olindo Menezes afirmou que, com a decisão da 9ª Vara Federal, "o funcionamento diário da Câmara dos Deputados e o planejamento econômico-jurídico-financeiro da vida de centenas de pessoas, ativas e inativas, ligadas à instituição, passa a ser gravemente afetado". Argumentos parecidos foram usados por ele na decisão que favoreceu o Senado.

O presidente do TRF disse ainda que "não está julgando nem revendo, em definitivo, a decisão da 9ª Vara Federal". Ele alegou que está apenas "emitindo um juízo cautelar e interino". A decisão final, alertou, será tomada por uma turma especializada do mesmo tribunal.

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no Senado em 2009 identificou 464 servidores ganhando acima do teto constitucional. Estão na relação, por exemplo, a atual diretora-geral do Senado, Doriz Peixoto, com salário de R$ 27.215,65 na época, e o ex-diretor-geral Haroldo Feitosa Tajra, com R$ 27.538,62. Também é mencionado o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, que recebia um salário R$ 24.969,74 há dois anos.

O ex-diretor-geral Agaciel Maia, pivô do escândalo dos atos secretos, não aparece na lista, mas sua mulher, Sânzia Maia, está na relação. Em 2009, ela recebia R$ 24.630,68, R$ 130,68 a mais do que o teto constitucional da época. Hoje, esse limite é de R$ 26,7 mil.

Edinho Trajano, Com Agência Estado

Embaixatriz de Angola convida governador para missão comercial


A embaixatriz de Angola, Maria João França, convidou o governador Ricardo Coutinho para participar de uma missão comercial no país, com o objetivo de estreitar a relação comercial e cultural com a Paraíba. O convite havia sido feito pela embaixatriz ainda no ano passado e foi reiterado durante audiência com o chefe do executivo estadual na tarde desta sexta-feira (9), no Palácio da Redenção.
De acordo com a embaixatriz Maria João França, a visita do governador a Luanda iria estreitar laços entre os dois governos do ponto de vista econômico com a comercialização de produtos fabricados em Angola e na Paraíba e também no âmbito cultural. “Muitos angolanos cruzaram o oceano para viverem neste Estado, constituindo famílias aqui e se tornando paraibanos”, ressaltou.
A embaixatriz disse que desenvolve um projeto para implantar um centro cultural de Angola em João Pessoa, que vai significar o primeiro trampolim para estreitar os laços Angola-Paraíba. “O nosso sangue corre no sangue dos paraibanos e precisamos nos encontrar para construirmos uma plataforma comum para desenvolver esses laços de sangue, de amizade e de cooperação entre os dois povos.”, completou.
O governador Ricardo Coutinho agradeceu ao convite da embaixatriz e disse que pretende visitar o país, o qual considera um exemplo de superação, após viver um longo período militar, e que possui muita identidade cultural com o Brasil e com a Paraíba. Ele aproveitou a ocasião para presentear a representante de Angola com uma peça do artesanato paraibano.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba

Ministra visita a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana I


A reunião de trabalho com representantes da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, acontece nesta quinta-feira (24) na sede na secretaria. Participaram neste momento do encontro, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Irâe Lucena, a secretária Executiva, Gilberta Soares, a Gerente Executiva da Equidade Racial, Regina Alves, além do Gerente Operacional de Ações Afirmativas, Roberto Silva e do Gerente Operacional de Combate a homofobia.
O objetivo do encontro foi apresentar as metas do governo em relação às políticas públicas para as mulheres e juventude negra, indígenas, grupos LGBT, comunidades ciganas e de terreiros. Além da possibilidade de firmar convênios.
Antes da reunião do trabalho, Luiza Bairros participou de uma audiência com representantes do movimento negro da Paraíba, mulheres ciganas e representantes de comunidades de terreiros. Ela ouviu as reivindicações das categorias. Dentre elas, a implantação das políticas públicas nas áreas, principalmente de educação e segurança; geração de emprego e renda para as mulheres negras e demarcações de terras indígenas.
Na reunião, foram entregues à ministra vários documentos com as reivindicações. Segundo ela, assegurar políticas públicas para as comunidades negras em vários estados do país é uma das prioridades do governo de Dilma Rousseff. Luiza Bairros garantiu, ainda, avaliar cada documento, mas não estipulou prazos.
Para a Representante da Religião de Matriz Africana de João Pessoa, Mãe Lúcia de Oxum, a presença da ministra na Paraíba é um marco e a esperança de que os projetos sairão do papel. “Esperamos que de fato, ela possa implanta de fato e de direito políticas públicas, especialmente a Lei Federal 7616, que proíbe a intolerância religiosa. Porque sofremos discriminação religiosa todos os dias”, diz.
Segundo a representante do Movimento Negro da Paraíba, Socorro Pimentel, ainda há muito para ser feito. “Precisamos que no estado haja luta para a implementação dessas políticas. Para isso, a gente precisa da aproximação sistemática da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Social com os movimentos sociais”, enfatiza.
Para a Mãe Renilda, representante da Rede de Mulheres de Terreiro e da Federação Independente dos Cultos Afros, a vinda de Luiza Bairros é sinônimo de um novo recomeço. “Estamos otimistas, por ela ser uma mulher negra, com um histórico de luta pelas causas sociais. Temos a esperança no avanço das políticas públicas. Acredito em dias melhores para todos nós”, ressalta.
Participaram da reunião, representantes do movimento negro da PB – mulheres negras, juventude negra, mulheres de terreiro, povo quilombola, indígenas, mulheres ciganas, CEPIR – (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial).
 
 Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana representa a Paraíba em Brasília


A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana participará de vários eventos em Brasília, a partir desta terça-feira (16) até próximo dia 25, representando a Paraíba. O primeiro compromisso será uma audiência com a diretora de Articulação e Projetos Especiais do Ministério da Educação (Mec), Patrícia Barcelos, responsável pelo Programa Mulheres Mil. O objetivo do programa do Governo Federal é oferecer formação profissional e tecnológica para aproximadamente mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte.
Na quarta-feira (17), quando é comemorado o Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, será realizado VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional, que tem como tema: “Quem ama tem o direito de casar – Pela aprovação da PEC Casamento Civil entre os Homossexuais”. O evento, organizado pela Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, deverá reunir os principais políticos da casa e nomes importantes da sociedade civil.
No dia 18, representantes da Gerência Executiva de Direitos Sexuais e LGBT da Paraíba, também participam da 2ª Marcha LGBT de Brasília pela aprovação do Projeto de Lei Complementar, a PLC 122, que institui a criminalização da Homofobia. No mesmo dia, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, participa de uma audiência às 9h30 com a Ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O objetivo é firmar parcerias de projetos com o Estado da Paraíba e discutir a repactuação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
À tarde, a secretária participa de uma reunião com os gestores responsáveis por políticas de Promoção dos Direitos de LGBT em estados e municípios. Em pauta estão a 2ª Conferência Nacional LGBT, a campanha “Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia” e o Disque Direitos Humanos. O encontro antecederá a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional LGBT.
A Paraíba também será representada no Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, que acontece de 23 a 25 de maio, na capital do Distrito Federal. Entre os assuntos que serão discutidos no evento, estão: os eixos gerais de políticas propostas à Secretaria de Políticas para as Mulheres, os desafios centrais da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres marcada para o período de 12 a 15 de dezembro e a articulação das políticas nacionais com a implementação nos estados e municípios, bem como a reforma política.
Para a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a expectativa é que a ida para Brasília seja positiva. “É a chance para que possamos firmar convênios com o Governo Federal a fim de buscar recursos para esses dois segmentos: LGBT e Mulheres. Em se tratando de projetos, destaco a reunião com os gestores de todo o país. Afinal, é sempre importante a presença de gestores levando ações do Estado”, ressalta.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Senado vota na 4ª PEC que acaba coligações proporcionais

Texto que tramita na Casa, e tem parecer favorável do relator, mantém aliança apenas nas disputas majoritárias. Senador cearense Inácio Arruda, do PCdoB, apresentou voto em separado mantendo a sistemática atual

Comissão do Senado volta a discutir Código Florestal

Senado tentará mediar conflitos entre ambientalistas e ruralistas, ocorridos na votação na Câmara. CCJ retomará a discussão nesta semana. Mudanças surpreenderam senadores

Governo quer criar novos programas sociais


Matérias que trancam a pauta da Câmara prevêem mais iniciativas focadas na distribuição de renda. Uma deles, estabelece a Bolsa Verde, no valor de R$ 300, para incentivar famílias que desenvolvem ações de preservação do ecossistema

Militantes do Facebook descobrem a política com Marcha Contra a Corrupção

"A gente não entende nada de política", avisam as irmãs Lucianna, 30 anos, e Daniella Kalil, 32. Elas montaram uma página no Facebook no começo de agosto e "bombaram". Um mês depois, levaram 25 mil pessoas às ruas de Brasília para protestar contra a corrupção e ofuscaram a presidente Dilma Rousseff no desfile oficial do 7 de Setembro. Para elas, não é defeito o desconhecimento detalhado sobre política. "Não precisa entender de política para saber que falta transparência no Brasil. O povo precisa se mobilizar, ninguém faz nada", diz Lucianna.

Tyrone revela curiosidades do Público, em entrevista na TV Web.


 


Na manhã de ontem, sexta-feira (09), o Prefeito de Sousa Fábio Tyrone concedeu entrevista na TV Web, para o Jornalista Pereira Júnior e fez os internautas perceberem a autoconfiança e seguridade nas suas palavras, desde a sua apresentação às considerações finais.
Como sempre fizera em entrevistas na radiodifusão de Sousa e em todos os seguimentos da Imprensa, Tyrone desafiara os opositores apontarem quaisquer atos de Corrupção no seu Governo e agradeceu a revolução administrativa da sua gestão, a toda a sua equipe, com especialidade a sua companheira Johanna Estrela, a quem concedera os domínios de Sousa em dois momentos.
O prefeito de Sousa demonstrara em cada resposta aos internautas a sensação do dever cumprido e fez revelações atendendo curiosidades de um público com mais de (40.000), quarenta mil pessoas que estavam online.
Em resposta ao questionamento sobre encontro do Prefeito, com o Maranhista Rui Dantas, Jornalista sousense. “Rui e eu fomos colegas de escola, participamos de mobilizações gremistas em nossa adolescência, temos estreitos laços de amizade pessoal e a política não é motivo para nos distanciarmos”, disse Fábio.
“Rui reconhece o meu trabalho como uma revolução no município, porém tem a sua liberdade de votar na oposição garantida pela Democracia”, reforça.
Quando fora indagado sobre o PT, Fábio se revelara Petista de alma, dizendo: “serei Lulista sempre” e “sempre fui admirador do PT”  o que não soara como surpresa, uma vez, percebe-se a ideologia esquerdista na sua forma de governar, fazendo acontecer o Progresso com diferença.
Em relação a Ricardo Coutinho, Fábio deixou claro o companheirismo e a parceria do governador. Se disse compreensivo às necessidades de Ricardo ao negar algumas de suas solicitações e confirmou a sua ida para Cuba na companhia de Ricardo entre 18 e 23 de setembro.
“Agradeço os “Sins” e compreendo os “Nãos” de Ricardo, afinal ele tem contribuído com os nossos projetos sempre que é possível, e continuaremos aliados para o progresso de Sousa e de toda a Paraíba”. Concluiu.




Edinho Trajano e Rita Bizerra.

Dilma e Alckmin terão agenda conjunta na terça-feira


Menos de um mês após encontro em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin estarão juntos novamente na próxima terça-feira. Em agosto, a aproximação entre a petista e o tucano foi selada na cerimônia de lançamento do programa federal Brasil sem Miséria para os Estados do Sudeste. Se o primeiro encontro no Palácio dos Bandeirantes causou desconforto no PT e no PSDB, a extensão da agenda para um evento no interior do Estado promete despertar mais polêmica.

Embora o Palácio do Planalto não tenha fechado a agenda presidencial de terça-feira, a assessoria do governador dá como certa a participação da presidente na assinatura do termo aditivo para construção do trecho norte do Rodoanel, obra que é uma das principais bandeiras tucanas no Estado. O evento está marcado para as 11 horas no Palácio dos Bandeirantes.

Em seguida, Dilma e Alckmin vão até Araçatuba, no interior do Estado, para lançar, às 14h30, a pedra fundamental do Estaleiro Rio Tietê. A agenda oficial em Araçatuba, cidade administrada pelo PT, deve incluir a assinatura de um protocolo de intenções para investimento na hidrovia Tietê-Paraná.

No dia 18 de agosto, Dilma e Alckmin firmaram acordo de unificação dos programas de transferência de renda paulista e federal. Com o acordo, 1 milhão de famílias beneficiadas passaram a ter um mesmo cartão para sacar os recursos do Bolsa Família, do governo federal, e do Renda Cidadã, do Estado.

Na ocasião, a ala tucana mais crítica ao governo federal, ligada ao ex-governador José Serra, não compareceu à cerimônia. Dilma dividiu o palco com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e aceitou o convite para almoçar com os tucanos. "O grande pacto republicano e pluripartidário que estamos firmando hoje é um pacto capaz de transformar a realidade social que vivemos", comemorou Dilma durante o evento. Alckmin disse que o "período de disputa" política estava ultrapassado e que era o momento de unir esforços. "Isso se deve ao seu patriotismo, generosidade e espírito conciliador", disse o governador.

Edinho Trajano, com Agência Estado.

Dilma envia mensagem a Obama pelos 10 anos do 11/9


A presidente Dilma Rousseff enviou neste sábado uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ocasião dos 10 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Na nota, a presidente expressa a solidariedade do povo e do governo do Brasil e pesar à nação norte-americana pela data.

"Creio que a maior homenagem que podemos prestar aos mais de três mil inocentes que pereceram naquela data é, tendo por inspiração a coragem exibida pelo povo dos EUA em face da tragédia, continuar a trabalhar, incessantemente, por um mundo de paz e desenvolvimento", diz a presidente, em nota veiculada pelo Blog do Planalto.

Na mensagem, Dilma diz partilhar plenamente a visão de Obama, expressa em discurso na cidade do Cairo, de que "o extremismo violento deve ser combatido em todas as suas formas". O texto enumera que esse combate deve considerar, inclusive, a reconciliação entre o Ocidente e o mundo árabe, a eliminação do armamentismo nuclear, a afirmação da democracia, o respeito à liberdade religiosa e aos direitos humanos e da mulher, além da promoção do desenvolvimento econômico e da criação de oportunidades para todos "em um mundo de paz e cooperação".

Ao finalizar a mensagem, Dilma afirma que Obama pode contar com o Brasil na construção dessa ordem internacional mais pacífica e mais justa.

Edinho Trajano, com Agência Estado.

Governador abre encontro estadual e anuncia ações para Educação


O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (9), da abertura do I Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O evento está sendo realizado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego e continua nesta quarta-feira (10). Também participaram da abertura o secretário estadual da Educação, Afonso Scocuglia, a secretária executiva Márcia Lucena e o coordenador nacional do Programa Formação pela Escola, Adalberto Paz, entre outras autoridades.
Durante a solenidade, Ricardo Coutinho anunciou duas importantes ações do governo, que acontecerão na próxima semana: na segunda-feira (15), será a divulgação do resultado do edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social; na sexta (19), a apresentação pública do Plano Estadual de Educação. “Espero que, com essas medidas, a população paraibana compreenda a nossa estratégia de fazer com que o Estado, em parceria com os municípios, se desenvolva num campo tão importante como é o da educação”, disse.
O governador também destacou a importância dos municípios na construção das ações do governo. De acordo com ele, não haverá avanço na educação sem os municípios, portanto, a estratégia é potencializar esses parceiros para que o Estado avance como um todo, tendo como objetivo principal a população. “Se os municípios possuem instrumentos capazes de avançar nesse processo, temos de lhes dar condições para isso. E é o que estamos fazendo aqui, qualificando quadros, aproximando a esfera federal das esferas municipais e capacitando as nossas equipes para que possamos atrair cada vez mais investimentos em educação”, destacou o governador.
A abertura contou também com a participação dos secretários de educação de todos os municípios da Paraíba, gerentes e sub-gerentes da SEE, gerentes das Regionais de Educação, representantes do Ministério Público e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Melhoria – Para o secretário Afonso Scocuglia, esse evento é muito importante, porque trabalha os grandes programas do governo federal. “A nossa meta é unir os esforços da União, dos estados e dos municípios em torno da educação”, disse.
Alberto Paz, por sua vez, ressaltou que o propósito do Programa Formação pela Escola é de contribuir para a melhoria da gestão dos programas educacionais e, ao mesmo tempo, reforçar o controle social desses recursos. “Assim, teremos uma melhoria na qualidade da educação”, explicou.
Nesta quarta-feira (10), o evento acontece das 8h às 17h. Serão debatidos temas relacionados aos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa do Livro (PLI) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA), além do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

SEE realiza encontro para instalação do Fórum Estadual de Educação


A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou nesta sexta-feira (9), na sala do Conselho Estadual de Educação, uma reunião para a instalação do Fórum Estadual de Educação. O secretário estadual da Educação, professor Afonso Scocuglia, abriu a reunião destacando a importância do evento. “O Fórum Estadual de Educação nasce num momento especial, em que o discurso passou para um estágio concreto e visível de ações”, destacou.
Na reunião, foi realizada a apresentação das entidades participantes e a criação de duas comissões: uma de monitoramento e sistematização, que ficará responsável pela elaboração do regimento interno do fórum, e outra de mobilização e divulgação. Também foram criados grupos de trabalho temáticos temporários.
“As atribuições principais do fórum são acompanhar a tramitação do Plano Nacional da Educação e organizar, em consonância com o Fórum Nacional de Educação, conferências estaduais e municipais, além de dar apoio técnico aos municípios para criar seus fóruns municipais de educação”, explicou Giselda Freira, representante da SEE no evento.
Fazem parte do Fórum Estadual de Educação representantes de SEE; do Conselho Estadual de Educação (CEE); da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (Ceal); da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME).
Participam ainda a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação (Anfope); a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Anped); o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Paraíba; o Fórum Estadual dos Direitos das Crianças e do Adolescente; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Social da Indústria (Sesi); o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep); a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); e a União Nacional dos Estudantes (Une).

Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.