Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O tema da 2ª edição do “Espaço Mulher” foi saúde da mulher com a entrevistada Dra Francisca Maracajá


A 2ª edição do "Espaço Mulher", apresentado pela escritora Rita Bizerra, entrevistou na manhã de ontem a médica Francisca Maracajá, a 1ª entrevistada do programa, que falou da saúde da mulher.

Inicialmente a apresentadora falou sobre o aborto e mostrou estatísticas que davam conta que, as chances de mulheres que provocam o aborto tem um percentual de 155% para desenvolver distúrbio mental, mostrou também que uma mulher de 103 anos de idade afirmara que o segredo da longevidade é não experimentar a vida sexual, o que fora descordado pela médica entrevistada pelo Programa a Dra. Francisca Maracajá.

Segundo a médica, o sexo com responsabilidade é até reconhecido como ação curativa para algumas desfunções do organismo e faz muito bem à pele. A médica ainda acrescentou que o sexo é um exercício físico que contribui para a perda de calorias o que traz grandes benefícios para o corpo.


Entre outras informações de grande importância para a prevenção e cuidados com a saúde da mulher, a incontinência urinária teve predominância na discussão.

Quando interrogada pelos sintomas da doença, a médica classificou em 03 tipos, mostrando como sendo o mais comum a incontinência urinária pelo esforço e o sintoma inicial é a perda urinária que ocorre durante aumento da pressão abdominal, quando a pessoa tosse, penteia o cabelo, movimenta-se, faz exercício físico; o segundo tipo mais freqüente é a incontinência urinária de urgência, mais grave do que a de esforço. É a incontinência que as mulheres apresentam quando, em meio às atividades diárias, abrem uma torneira, por exemplo, e sentem uma vontade súbita e urgente de ir ao banheiro, mas não conseguem chegar ao sanitário a tempo de evitar a perda de urina; o terceiro é a incontinência mista que associa a incontinência de esforço à
incontinência de urgência. Nesse caso também o principal sintoma é a perda urinária pela uretra sem possibilidade de controle.

A médica se aprofundou no assunto e recomendara em quaisquer dos casos procurar ajuda de especialista, que sejam, ginecologista, fisioterapeuta e/ou urolugista.

Um assunto de grande importância debatido naquela oportunidade fora a frigidez pós-parto, foi quando a médica revelara ser maior culpado o companheiro. Solicitado pelo editor dicas para que o homem trabalhasse a situação, a Dra Francisca Maracajá fez entre outras recomendação e compreensão e o cavalheirismo.Por fim o editor do Programa a indagou sobre o que ligaria a incontinência urinária à infecção urinária, e com autoridade a médica explicou cientificamente como estavam próximas e até poderia acontecer casos de ser aquela o início da infecção urinária.

Embora satisfeitos pelo rico conteúdo do Programa apresentado na manhã de ontem, tanto Rita Bizerra, quanto a própria Dra Francisca Maracajá reconheceram o tempo insuficiente para uma discussão tão abrangente e combinaram entre si um retorno para a continuidade da conversa.

É certo que as conterrâneas também perderam alguns minutos a derramarem elogios uma sobre a outra, afinal, tem recordações incomuns.

Da Redação

Campina Grande ganha o Juizado de Defesa da Mulher




Começa a funcionar o primeiro Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no âmbito do Judiciário estadual, em parceria Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). A cerimônia oficial de instalação da unidade judiciária foi realizada na tarde desta segunda-feira (3), em Campina Grande, pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos.
 
A deputada Daniella Ribeiro representou a Assembleia Legislativa da Paraíba no evento. Ela lutou bastante desde a época de veeadora para a concretização do empreendimento.
Segundo Abraham Lincoln, com a instalação da unidade judiciária, a Justiça da Paraíba quita uma dívida com as mulheres paraibanas. “Campina Grande passa a ser a primeira comarca do nosso Estado a ter um juizado com essa competência. É uma dívida que quitamos com as paraibanas. Esperamos que esta unidade não funcione com toda carga e que tenha muitos processos. Pois é o volume de processos que vai revelar como está a violência contra mulher”, comentou. O magistrado adiantou que 500 processos já foram redistribuídos para o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, oriundos de varas criminais. “Essa demanda deve duplicar em poucos meses”, calculou.
O presidente do TJPB afirmou que a parceria com a Facisa é de grande importância, já que existe uma simbiose e uma troca de experiência daqueles que fazem o Poder Judiciário a iniciativa privada, juntamente com as instituições de ensino. “Desta forma, acreditamos que a prestação jurisdicional ganha em aperfeiçoamento. Com isso, só quem sai ganhando é a sociedade.” O juizado vai funcionar na Facisa, localizada na Rua Carlos Chagas, nº 47, Bairro do São José.
Para o diretor da Facisa, Dalton Gadelha, “a Faculdade se sente realizada, ao firmar mais uma parceria deste porte com o Tribunal de Justiça da Paraíba, levando em consideração que este Juizado vai combater uma das piores patologias sociais de nossa sociedade, que é a violência.”
O prédio onde funciona a unidade judiciária tem um cartório e salas para Defensoria Pública, Ministério Público, Psicologia e Psiquiatria, Serviço Social, oficial de justiça, sala de espera, além do gabinete do juiz titular. Todos os espaços atendem às determinações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os servidores que irão atuar no Juizado realizaram curso de capacitação promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoas do TJPB, e já foram nomeados para as novas funções.
A juíza titular do 4º Juizado Auxiliar de Campina Grande, Renata Barros de Assunção Paiva, foi designada para assumir a titularidade do Juizado, até que a Presidência do Tribunal defina o titular. Ela disse que com a implantação da unidade especializada a comarca de Campina Grande terá toda uma estrutura exclusiva para o atendimento às vítimas de violência doméstica. “Este prédio foi projetado para isso, onde as pessoas encontram um ambiente acolhedor, com uma equipe multidisciplinar trabalhando. E nossa Lei de Organização e Divisão Judiciária (Loje) prevê dois juizados no Estado e Campina Grande se sente honrada em ser a primeira comarca a poder instalar esta unidade”, comentou a juíza. Renata Barros considerou que o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é um dos principais passos na garantia do cumprimento da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que comemorou cinco anos no mês agosto.
Autoridades – Também estiveram presentes na solenidade, a vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira; o corregedor- geral de Justiça, desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira; o diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides; e os desembargadores Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, Joás de Brito Pereira Filho, Arnóbio Alves Teodósio, João Benedito da Silva e Marcelo e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, além de vários servidores do Tribunal, juízes, promotores, defensores públicos, advogados e representantes da classe política local e estadual.
Em João Pessoa, o juizado especializado será inaugurado até o final deste ano, em uma ação conjunta com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Rita Bizerra, com a assessoria do TJ

Prefeito de Frei Martinho se filia ao PMN e vai à reeleição em 2012


O PMN vai disputar as eleições em mais de cem cidades. Em vinte municípios com candidaturas próprias.
O prefeito de Frei Martinho, Francivaldo Santos de Araújo, conhecido como Galeguinho, se filiou ao Partido da Mobilização Nacional – PMN e vai disputar a reeleição. Sem espaço no PMDB, o prefeito decidiu sair da legenda e aceitar o convite do PMN para fundar o partido na cidade de Frei Martinho ( 270 km de João Pessoa).
A decisão foi tomada após divergências com a presidente da legenda no munícipio, Ana Adélia Nery, que não deu garantia da legenda para a reeleição do prefeito.
Galeguinho demonstrou liderança levando para o PMN também o vice-prefeito, Arnaldo Paulino Filho e quatro vereadores, Edmilson Souto Filho, Marcos Antônio de Araújo, Eder de Oliveira Dantas e Francisco Batista de Moura, além de suplentes e várias lideranças de sua cidade.
Galeguinho teve a sua saída negociada pelo prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, que obteve garantias de que o PMDB não reivindicaria o mandato do prefeito, já que a permanência do mesmo era inviável e sua candidatura à reeleição só seria possível em outra legenda.
A presidenta estadual do PMN, Lídia Moura, fez questão de destacar que o PMDB é uma legenda amiga e que a vinda do prefeito de Frei Martinho ajuda a acomodar uma situação de difícil solução naquela legenda. “ Não cooptamos o prefeito, ao contrário , recebemos a sua filiação como um presente, já que poderia ir para qualquer outra legenda, mas escolheu a nós, justamente por sermos parceiros do PMDB, partido com quem dividimos bons projetos para a Paraíba. E Frei Martinho é um desses projetos”, afirma Lídia Moura, que contabiliza grande crescimento do PMN no estado.
O partido vê nas eleições municipais uma grande oportunidade de crescimento e investe nas eleições municipais como preparação do projeto 2014 quando o partido pretende eleger deputados estaduais e, principalmente, deputados federais no estado.
O PMN na Paraíba - O PMN está organizado em mais de cem cidades. Na última sexta-feira, reuniu mais de 40 pré-candidatos de João Pessoa, dentre as lideranças se filiaram ao PMN na capital, o ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Severino Paiva e o suplente de vereador, Hiltinho Souto Maior. O jovem empresário Alysson Campelo também será candidato a vereador.
O partido vai disputar as eleições com candidatura a prefeitos em cerca de 20 cidades, dentre elas, Boa Vista, Curral de Cima, Mamanguape, Livramento, Cabedelo , Cabaceiras, Fagundes, Tavares, Juazeirinho, Pocinhos, Uiraúna, Pilões, Serra Branca, Itabaiana, Nova Palmeira, Soledade, Frei Martinho
Em Campina Grande o partido filiou 35 pré-candidatos a vereadores e vereadores. Dentre os nomes mais conhecidos, Alcindor Vilarim, Galego do leite, Saulo Germano, Vavá Tomé, Márcio Rocha, Lourdes Costa, Marcos Marinho, Tenten, Ulisses Lira, Izaque Noronha, Raniere Barbosa, Kalilka Vólia etc. De acordo com o secretário estadual da legenda, Bala Barbosa, o PMN poderá eleger em Campina Grande até quatro vereadores/as. Em João Pessoa, a expectativa de eleger dois vereadores(as).

Rita Bizerra, com assessoria

Nelson: Campina Grande realizará Concurso Rainha da Borborema de Bandas



O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes, é um grande entusiasta das bandas marciais da Paraíba. Ele apóia a iniciativa da Associação das Bandas Marciais e Fanfarras do Agreste Paraibano, uma instituição sem fins lucrativos, constituída e reconhecida de utilidade pública Lei municipal Nº 4.461 de 26 de outubro de 2006.  A entidade realizará no dia 16 o Concurso Rainha da Borborema de Bandas, dentro do calendário oficial. O local será à Av. Severino Cruz (as margens do Açude Velho), pela manhã: 08h00 às 12h30 e à tarde de 14h00 as 20h00.

Segundo Nelson, o talento musical dos paraibanos tem sido comprovado a cada ano, pelos inúmeros festivais de música, concertos, encontros de bandas e de corais além de cursos de música promovidos em nosso estado.

O Concurso Rainha da Borborema de Bandas é um evento que vem para fortalecer nosso seguimento já que a mais de duas décadas Campina Grande não promove um evento deste tipo. O Estádio “Presidente Vargas” já foi palco de vários concursos de banda nos anos 60, 70, 80. 

O evento tem o objetivo de estimular e fortalecer a cultura de Bandas na região, promover intercâmbio entre os integrantes, mediante competição sadia, aprimoramento dos métodos e técnicas, bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.

A organização, direção, coordenação técnica e execução do evento, com sede à rua 15 de Novembro, 890 – Palmeira – Campina Grande/PB, tem à frente o presidente Lenilson Cavalcante. Na vice-presidência José Antônio M. Barreto. O e-mail da entidade abamfap@hotmail.com, podendo efetuar parcerias com instituições públicas e/ou particulares, celebrar contratos e/ou convênios, visando o patrocínio do referido evento.

O Concurso Rainha da Borborema de Bandas terá a participação de quatro categorias técnicas: Bandas de Percussão; Fanfarras com uma válvula; Fanfarras Simples e Bandas Marciais.

Serão organizadas em duas faixas etárias, Juvenil e Sênior. Uma competição que movimentará a cultura local no seguimento de bandas escolares e contribuirá para manter vivos os acordes. As bandas vencedoras de cada categoria receberão o troféu “Eneida Agra Maracajá”, homenagem a primeira secretária de Cultura de Campina Grande - PB.


Rita Bizerra, com assessoria

Romero destaca ações do Governo do Estado em favor de Campina Grande


O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB), disse na Câmara dos Deputados, em Brasília, que considera bastante positivas as ações do Governo do Estado da Paraíba, através do governador Ricardo Coutinho, e do vice-governador Rômulo Gouveia, em favor do desenvolvimento de Campina Grande. Para ele, são ações concretas que o Governo estadual está pondo em práticas, em prol do crescimento do Município e do Estado.

Romero faz questão de enumerar entre as ações do Governo do Estado para a data, como o lançamento de pacote de obras, no valor de R$ 25 milhões. O pacote contempla autorização de licitação para o esgotamento sanitário do Bairro do Cruzeiro, no valor de R$ 3 milhões; autorização de licitação para o esgotamento sanitário do Bairro Jardim Tavares, no valor de R$ 2,5 milhões; assinatura de ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Hortêncio Ribeiro, no valor de R$ 386 mil; autorização de licitação para reforma total da Escola de Áudio Comunicação Demóstenes Cunha Lima, no valor de R$ 1,8 milhão.

O pacote inclui ainda o anúncio da reforma do Cine São José, no valor de R$ 1,8 milhão; lançamento do projeto para o Novo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal, no valor de R$ 3,5 milhões; lançamento do projeto para Urbanização do Açude de Bodocongó, no valor de R$ 10 milhões; lançamento do projeto para a obra de ligação viária entre a Avenida Almeida Barreto até a Avenida Floriano Peixoto.

Nesta segunda-feira, o governador assinará a parceria com o Hospital Pedro I, onde irão funcionar 30 leitos clínicos e mais três de UTI para fazer apoiar o Hospital de Trauma de Campina Grande e assinatura de convênio com o Instituto de Assistência à Saúde, que vai garantir a realização de exames pré e pós-operatório para pacientes de transplantes. O evento ocorre no Hospital Pedro I - Rua D Pedro I, 605 - São José - Campina Grande/PB.

Assinala também o lançamento de edital para a construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), no valor de R$ 441 mil, e posse de Francilene Procópio como secretária executiva de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre no Parque Tecnológico, à rua Emiliano Rosendo Silva, 115 – Bodocongó - Campina Grande/PB.

Nesta segunda, 16 horas, acontecerá o lançamento de pacote de obras para Campina Grande, no valor de R$ 25 milhões. Às 20h Concerto em homenagem à cidade com Genival Macedo cantando com a Orquestra Jovem, na avenida Dr. Severino Cruz, Centro.

Romero destaca nesse evento a posse de Francilene Procópio como secretária executiva de Ciência e Tecnologia. Ressalta a competência da referida profissional, com largos serviços prestados à Campina Grande. “É uma profissional de alta competência e que em muito contribuirá como secretária executiva de Ciência e Tecnologia”.

Ele lembra que Francilene Procópio Garcia tem Graduação em Ciência da Computação (1988). Professora e pesquisadora da UFPB (desde 1989). Mestrado em Informática (1994).Especialização em Qualidade e Produtividade (1995). Doutorado em Engenharia Elétrica (1999).

Diretora Técnica da Fundação PaqTcPB - 2003 -  2007. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – 2003. Universidade Federal da Paraíba – UFPB - 1989 - 2002 . Tsinghua University Cims - TSINGHUA UNIVERS - 1997 - 1998 . Prefeitura Municipal de Campina Grande – PMCG - 1989 – 1992.

Áreas de atuação: Processos de Desenvolvimento de Produtos de Software; Comércio Eletrônico; Sistemas Sad Para Internacionalização de Produtos de Software.

Principais Projetos: Pesquisadora visitante junto a Tsinghua University (1996-1999), em Pequim, China. Publicação de cerca de 25 artigos técnicos, realização de  visitas a vários Centros de P&D no país e exterior (Argentina, Austrália, Bélgica, China, Cingapura, Coréia do Sul, EUA, França, Hong Kong, Reino Unido, Japão, Malásia, e Taiwan).

Rita Bizerra, com assessoria

Deputado considera importantes investimentos em Campina Grande

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) considera importantes os investimentos do Governo do Estado na cidade de Campina Grande. Afirmou que são ações indispensáveis por intermédio do governador Ricardo Coutinho, e do vice-governador Rômulo Gouveia, em favor do desenvolvimento de Campina Grande. Para ele, são ações concretas que o Governo estadual está pondo em práticas, em prol do crescimento do Município e do Estado.

Romero enumerou entre as ações do Governo do Estado para a data, como o lançamento de pacote de obras, no valor de R$ 25 milhões. O pacote contempla autorização de licitação para o esgotamento sanitário do Bairro do Cruzeiro, no valor de R$ 3 milhões; autorização de licitação para o esgotamento sanitário do Bairro Jardim Tavares, no valor de R$ 2,5 milhões; assinatura de ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Hortêncio Ribeiro, no valor de R$ 386 mil; autorização de licitação para reforma total da Escola de Áudio Comunicação Demóstenes Cunha Lima, no valor de R$ 1,8 milhão.

O pacote inclui ainda o anúncio da reforma do Cine São José, no valor de R$ 1,8 milhão; lançamento do projeto para o Novo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal, no valor de R$ 3,5 milhões; lançamento do projeto para Urbanização do Açude de Bodocongó, no valor de R$ 10 milhões; lançamento do projeto para a obra de ligação viária entre a Avenida Almeida Barreto até a Avenida Floriano Peixoto.

Nesta segunda-feira, o governador assinará a parceria com o Hospital Pedro I, onde irão funcionar 30 leitos clínicos e mais três de UTI para fazer apoiar o Hospital de Trauma de Campina Grande e assinatura de convênio com o Instituto de Assistência à Saúde, que vai garantir a realização de exames pré e pós-operatório para pacientes de transplantes. O evento ocorre no Hospital Pedro I - Rua D Pedro I, 605 - São José - Campina Grande/PB.

Assinala também o lançamento de edital para a construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (Citta), no valor de R$ 441 mil, e posse de Francilene Procópio como secretária executiva de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre no Parque Tecnológico, à rua Emiliano Rosendo Silva, 115 – Bodocongó - Campina Grande/PB.

Nesta segunda, 16 horas, acontecerá o lançamento de pacote de obras para Campina Grande, no valor de R$ 25 milhões. Às 20h Concerto em homenagem à cidade com Genival Macedo cantando com a Orquestra Jovem, na avenida Dr. Severino Cruz, Centro.

Romero destaca nesse evento a posse de Francilene Procópio como secretária executiva de Ciência e Tecnologia. Ressalta a competência da referida profissional, com largos serviços prestados à Campina Grande. “É uma profissional de alta competência e que em muito contribuirá como secretária executiva de Ciência e Tecnologia”.


Rita Bizerra, com assessoria 

Entrega do Memorial marca 185 anos da ALPB

No dia 26 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba completará 185 anos de existência. Dentro da programação dessa data histórica, a Mesa Diretora irá entregar, no dia 8 de novembro, o Memorial do Legislativo. Será o primeiro museu que a cidade de João Pessoa ganhará. Ele será aberto, em seguida, ao público e resgatará a própria história do Estado.Por determinação do presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), uma comissão de servidores vem definindo a programação especial, que tem como ponto alto a inauguração do Memorial do Legislativo, que resgata registros históricos desde a instalação do Conselho Provincial, de 1926.


A programação terá início no dia 8 de novembro, às 9h00, com a apresentação aos profissionais da imprensa paraibana, no auditório João Eudes, seguida de uma visita guiada ao Memorial do Legislativo. Às 14h00 ocorrerá sessão solene no plenário José Mariz, com homenagem aos funcionários com mais tempo de atividade no Legislativo paraibano, além de homenagem a ex-servidores da Casa.

No dia seguinte, às 10h00, uma sessão solene prestará homenagem a ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Estado, que também farão visita guiada e conhecerão o Memorial do Legislativo. Será uma oportunidade de ex-presidente e familiares testemunharem que já integram a memória histórica da Paraíba. Às 14h00, haverá um encontro de ex-presidentes da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), entidade é que é sempre dirigida pelas esposas do então presidente da ALPB.

A programação especial será encerrada no dia 10 de novembro. Ás 9h00 terão início às atividades públicas, em frente ao Memorial do Legislativo, que resgatarão os cenários de épocas passadas da Paraíba, com direito a performances de atores caracterizados com figurinos do século passado. Em seguida, às 10h00, com a presença de autoridades estaduais, o presidente Ricardo Marcelo fará o corte simbólico da fita de inauguração, abrindo oficialmente o Memorial do Legislativo para visita pública, que deve ocorrer até às 13h00.

A comissão de servidores que está cuidando da programação dos 185 anos da ALPB tem a coordenação da presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo, Crisneilde Rodrigues; e da diretora da Divisão de Cultura e Memorial, Cida Lôbo. Ela se reuniu nesta quinta-feira à tarde (07.10), quando definiu a programação inicial que marcará a inauguração do Memorial do Legislativo.



Rita Bizerra, com assessoria

Grandes nomes do Direito nacional farão palestras na Conferência dos Advogados da Paraíba

Grandes nomes do Direito nacional participarão da V Conferência dos Advogados da Paraíba (CONAP), que será realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), nos dias 20, 21 e 22 deste mês, no Tribunal do Júri do TJPB. O evento terá como tema: 80 anos da OAB-PB – História, Prerrogativas, Lutas e Conquistas.

Entre os principais palestrantes da CONAP estão: Ophir Cavalcante (Presidente da Conselho Federal da OAB), Marcus Vinicius Furtado (Secretário-geral da OAB Nacional), Paulo Roberto de Gouvêa Medina (Professor Emérito da UFJF e Conselheiro Federal da OAB), Lucas Abreu Barroso (Doutor em Direito pela PUC-SP e professor da UFES), Arystóbulo de Oliveira Freitas (Presidente da AASP), entre outros.

As inscrições, no valor de R$ 50 para estudantes e R$ 100 para profissionais, estão abertas e podem ser feitas na sede da OAB-PB. O certificado, com carga-horária de 10h, será entregue no último dia do evento e para os estudantes será reconhecido pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da área de Direito. Informações no telefone (83) 2107-5223.

Nas palestras serão abordados temas atuais do mundo jurídico, com atualizações para estudantes e profissionais, bem como enfatizadas as principais lutas e conquistas da advocacia e o respeito as prerrogativas dos advogados.

O presidente da Ordem, Odon Bezerra, explicou que a V CONAP segue um calendário de realização a cada três anos e 2011 homenageará os 80 anos de fundação da OAB-PB, “instituição fundamental para a democracia e o respeito as direitos humanos e cidadania”.

Cinco dos nove vereadores de Itaporanga mudaram de partido


Eles vão participar do pleito de 2012 por novas legendas




A maioria dos vereadores de Itaporanga mudou de partido, e essas novas acomodações foram motivadas por estratégias político-eleitorais para o pleito municipal de 2012. Todos buscam segurança partidária para disputar a reeleição ou outro cargo eletivo sem maiores percalços.

Um dos últimos a mudar de legenda foi o vereador Lula da Farmácia, que deixou o partido que presidia, o PSDC, e, nessa sexta-feira, 7, último dia para mudanças partidárias, filiou-se ao PSDB, partido do prefeito Djaci Brasileiro, que é candidato à reeleição.

Segundo Lula, a mudança foi necessária porque a permanência no PSDC poderia inviabilizar sua candidatura à reeleição. O problema é que ele ficou muito tempo sem o comando da legenda, o que gerou uma desfiliação em massa, e quando reassumiu o partido, há uma semana, notou que já não havia nomes suficientes para a sigla lançar candidatos a vereador. “Eu poderia ficar e sair candidato pelo partido, e fazer uma aliança com outra legenda para a eleição proporcional, mas como há riscos das coligações partidárias serem extintas, eu decidi sair do partido e ir para o PSDB”, comentou Lula, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

O PSDB ganhou um vereador, mas perdeu outro: Francisco Saulo, que está rompido com o prefeito, deixou a legenda e foi para o PTB, que é comandado no município pelo ex-vereador Audiberg Alves, que pretende disputar a Prefeitura.

Já o PMDB, presidido pelo ex-prefeito e também pré-candidato à sucessão municipal, Antônio Porcino, perdeu dois parlamentares mirins: Duvan Pereira e Zé Queiroz deixam os quadros peemedebistas e migraram para o PSD, legenda que é comandada por uma filha do prefeito.

Mas um dos primeiros a mudar de partido foi o vereador Herculano Pereira, que deixou o PTB e agora preside o PPS no município, e há possibilidade de também disputar a Prefeitura.


Fonte: folhadovali.com.br

Ser político em Piancó, agora é risco de morte

Ameaça de morte faz vereador pedir garantia de vida 

O vereador Pádua Leite (PT) enviou na tarde dessa sexta-feira, 7, e-mail ao ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, pedindo garantia de vida para poder exercer o seu mandato de vereador no município de Piancó. O vereador alega que vem recebendo ameaças de morte.O empresário piancoense e irmão do vereador Pádua (PT), Ângelo Filho, enviou nota a vários órgãos de imprensa do Vale, pedindo paz para a cidade, e lamentando que muitos não entendam a função de um vereador e levem as denúncias administrativas para o lado pessoal. Ângelo disse querer paz e voltar a ter as amizades de antes. 

Segundo ele, nunca se viu tantas brigas na cidade por causa de questões políticas. A política sempre existiu com disputas acaloradas, mas nunca levadas para o lado pessoal.


Fonte: Folha do vali