Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

José Sarney coloca projetos polêmicos em votação no Senado


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixou o plenário em polvorosa ao colocar em votação o projeto que regulamenta a Emenda 29, primeiro item da pauta, ampliando o repasse de recursos para a saúde.

A iniciativa contraria interesse do Planalto, que receia a aprovação do texto do ex-senador Tião Viana, vinculando o repasse de 10% das receitas da União ao setor. Em outra frente, líderes da base aliada surpreenderam a oposição ao aprovar requerimento reduzindo os prazos para votar a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) no Senado.

Ao contrário da Emenda 29, a aprovação da DRU é matéria de interesse primordial do Planalto no Congresso.

Não bastasse a leitura inesperada do projeto da Emenda 29, para perplexidade dos líderes governistas, Sarney ainda surpreendeu o plenário colocando em votação a proposta de emenda constitucional (PEC) que obriga a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o diploma de jornalista não é obrigatório.

Os líderes protestaram contra a iniciativa de Sarney, dizendo que não havia acordo para votar a "PEC dos jornalistas". "Vossa Excelência não é tão ingênuo assim, ou temos palavra ou não temos", criticou o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO). "Na minha idade, me chamar de ingênuo é um elogio", rebateu Sarney.

Ambas as ações - a quebra de prazos regimentais para apressar a DRU e a quase votação da Emenda 29 - incendiaram o plenário, levando os líderes, depois de acirrada discussão, a um acordo envolvendo as duas matérias. Em troca da manutenção do prazo original de tramitação da DRU - em que o governo perde um dia -, os líderes da oposição concordaram em adiar a análise do projeto que regulamenta a Emenda 29.

Assim, a votação em primeiro turno da proposta que prorroga a DRU pode ocorrer a partir da próxima quinta-feira, 8. Quanto à Emenda 29, ficou acertado que o Planalto dirá, na próxima terça-feira, 6, se tem ou não uma proposta alternativa para elevar os gastos com saúde. O governo sabe que se a Emenda 29 fosse votada hoje, a maioria aprovaria o repasse de 10% da receita da União à saúde, ameaçando o ajuste fiscal perseguido pela presidente Dilma Rousseff.

Edinho Trajano.

No presídio do Serrotão, craque Marcelinho Paraíba divide cela com seis detentos


No presídio do Serrotão, craque Marcelinho Paraíba divide cela com seis detentos
O meia Marcelinho Paraíba, do Sport, já foi transferido para o complexo do Serrotão, na Paraíba. Ele foi autuado em flagrante por estupro contra uma mulher de 31 anos. O caso aconteceu na granja do jogador, em Campina Grande, na Paraíba, na madrugada desta quarta-feira (30).

Marcelinho foi transferido por volta das 12h30. No Presídio Serrotão, ele divide uma cela com seis outras pessoas. Todos que estão na cela cumprem pena por delitos considerados leves, como não pagamento de pensão alimentícia.

O Serrotão tem capacidade para 180 detentos, mas abriga, atualmente, 450 presos. De acordo com o advogado de Marcelinho, Afonso Vilar, assim que o processo chegar ao Fórum de Campina Grande - fato que deve acontecer apenas na quinta-feira (1º), será pedido o habeas corpus para que o jogador responda ao processo em liberdade.


Edinho Trajano,  com NE10

Comissão de Ética Pública recomenda demissão de Lupi


A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou, por unanimidade, a presidente Dilma Rousseff a exonerar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, alvo de denúncias de irregularidades na Pasta. Segundo o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, a recomendação se dá por "explicações não satisfatórias" dadas por Lupi.

Pertence também disse que Lupi deu respostas "inconvenientes" à própria Comissão, ao Congresso e à imprensa. De acordo com Pertence, essa é a sanção que a Comissão pode aplicar ao ministro. Além da recomendação de demissão, a Comissão também fez advertência a Lupi.

Questionado se a presidente Dilma agora vai demitir o ministro do Trabalho, Pertence respondeu: "Aí, não é um problema da Comissão", disse ao final de reunião de rotina realizada nesta quarta-feira, 30, no Palácio do Planalto. Sobre o ministro das Cidades, Mário Negromonte, também alvo de denúncias na pasta que comanda, não houve abertura de processo.

Edinho Trajano.

ESTRANHEZA: senador ‘estrela’ da política paraibana frustra planos de Rômulo e deixa em aberto possibilidade de subir em palanque de CG em 2012


Uma declaração dada pelo senador Cícero Lucena (PSDB) pode deixar literalmente ‘órfãos’ os seus aliados na cidade de Campina Grande. Tudo porque o ‘Caboclinho’ do Sertão assegurou que não irá subir em nenhum palanque, incluindo o de Campina Grande, em face dos seus compromissos nas eleições 2012 em João Pessoa.

“Estarei com o PSDB, espero que o partido possa ter candidato próprio e aumentar naquilo que for possível o seu laço de apoio e ação”, pontuou. Tal afirmativa do tucano ratifica o apoio a candidatura do deputado Romero Rodrigues (PSDB) deixando de lado um ‘sonho’ do vice-governador Rômulo Gouveia, em entrar novamente na disputa, pois se filiou e preside o PSD. Setores ligados ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) apontam para o lançamento de apenas uma candidatura do bloco ao contrário do grupo liderado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), que pretende lançar várias candidaturas.

“Muita água vai rolar daqui até lá e espero que o partido conduza a melhor alternativa para Campina!”, pontuou.  

LACUNA: Cícero foi evasivo ao se pronunciar sobre a possibilidade de subir em algum palanque em Campina Grande.  

“Não posso dizer que estarei em palanque porque todo mundo sabe que vou enfrentar uma campanha em João Pessoa que não vai ser fácil, pela estrutura dos meus adversários”, pontuou.  

Por fim, Lucena disse que irá enfrentar uma ‘máquina’ poderosa em João Pessoa.  

“A máquina começa a fazer todo tipo de esforço para esvaziar a minha candidatura”, alfinetou.  

Edinho Trajano, com PB Agora

Natal Feliz


Olá amigos internautas!

Estou aqui para um chamamento especial a todos vocês, como membro da família do Programa de rádio “Espaço Mulher”, em Patos, na Paraíba.

Através deste vídeo queremos pedir a sua ajuda para distribuir sonhos neste Natal. Sim, há muitas crianças nas comunidades Morro, Liberdade, Santa Clara e Zé Mariz em nossa cidade que sonha poder sorrir neste Natal e muitas Mães estão aflitas por não ter condições para mesmo com simplicidade realizar tão humilde sonho.

E,  com essa percepção o Programa “Espaço Mulher”, apresentado por Rita Bizerra e Edinho Trajano, na Rádio Morada do Sol FM – 105,9 – lançou há alguns dias o Projeto “Fazendo uma criança feliz”, que tem o propósito de junto com essas mães oferecer um jantar de confraternização ao número de crianças carentes dos referidos bairros e com a colaboração de vocês, distribuir um briquedo para cada criança contemplada com o Projeto.
Os critérios de identificação da carência dessas crianças se inicia apartir de uma pesquisa nas pastorias, creches e escolas dos bairros citados e o número de crianças contempladas será determinado pelo número de brinquedos que adquirirmos na campanha, que se estenderá até o dia 21 de dezembro.

Para as pessoas que estão próximas de nós não aceitamos dinheiro, você pode ir até uma loja de comprar um brinquedo e fazer chegar até nós, seja através da rádio, deixando no Supermercado JR, localizado na Irineu Joffily, 220 ou na nossa residência, Rua Projetada, 14 – bairro Santa Clara, ou ainda, telefonando para 83-8761-0009, que iremos ao seu encontro para pegar a sua doação. Não precisa ser um grande volume, pode ser um ou mais dependendo da sua condição de vida e do seu coração.

As pessoas que estão distante poderão depositar a sua colaboração na conta de número: 00090153-5 agência 0043 operação 013 – Caixa Econômica Federal, titular: Rita Bizerra Neta.

Seja qual for o valor é bem vindo, você pode depositar até R$ 1,00. O depósito também poderá ser feito tanto em uma Agência da Caixa Econômica Federal, quanto nas loterias da sua cidade.

Para a retirada da quantia depositada nesta conta, teremos uma comissão que fará o saque e transformará esse recurso em brinquedos e alimentos.
Seja você um realizador de sonhos participando desta campanha “Fazendo uma Criança Feliz”.


Rita Bizerra e Edinho Trajano