Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 9 de agosto de 2011

"José Maranhão não foi homem o suficiente”, dispara deputado magoado com “omissão” de ex-governador



O deputado Toinho do Sopão (PTN) abriu a panela nesta segunda-feira (8) e colocou para fora algo que não consegui digerir desde as eleições, uma mágoa com o ex-governador José Maranhão (PMDB).

O parlamentar, que no segundo turno das eleições de 2010, saiu da base de Ricardo Coutinho (PSB) indo apoiar Maranhão e retornou para Ricardo, lamentou que tenha ganhado a fama de buscar um caro tempero para apoiar os candidatos.

Toinho afirmou que o acordo com Maranhão era que se o peemedebista fosse eleito iria engrossar o caldo da sopa, propiciando a ampliação do trabalho social desenvolvido pelo deputado.

Sem apego as propostas de Maranhão, o parlamentar afirmou que a raiva ao governador Ricardo Coutinho lhe levou, momentaneamente, a oposição ao socialista. “Foi um protesto contra Ricardo”, disse o parlamentar afirmando que ações de Ricardo “contra” os ambulantes da Capital lhe distanciaram politicamente do então candidato.

Dez meses depois do pleito, Toinho abriu metralhadora contra o ex-governador. “Ele (Maranhão) não foi homem suficiente”, disse o parlamentar criticando Maranhão e afirmando que não cobrou dinheiro por apoio eleitoral e complementou dizendo que Maranhão ficou “caladinho” quando ele retornou para campanha de Ricardo. “Ele (Maranhão) não disse nada porque não houve acordo”.


Fonte: MaisPB  

Lenildo Morais confirma pré candidatura a prefeito de Patos. Ouça



O atual superintendente do INCRA na Paraíba, patoense Lenildo Morais, visitou os estúdios da Rádio Espinharas FM na manhã desta segunda-feira, dia 08 de agosto, onde conversou com a equipe de jornalismo e confirmou que é mesmo candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores nas próximas eleições.

 Lenildo disse que a candidatura permanece firme e forte, e que mesmo esse não sendo um ano de eleição, continua o contato com forças e lideranças, visando a articulação de um terceira via, livre, independente e capaz de vencer a eleição.
 Segundo Lenildo, caso o PT chegue a comandar Patos, a cidade terá um governo participativo e democrático. Sonho como ser sede de uma Universidade do Sertão, será possível em um eventual governo do PT.

Ouça a entrevista concedida ao repórter Marcelino Neto







Patosonline.com

Daniella destaca a necessidade da união da sociedade contra as drogas

A deputada estadual Daniella Ribeiro, líder do PP, disse que se faz necessária a união de toda a sociedade na prevenção e combate às drogas, objetivando contribuir para que determinadas faixas da população não sejam vítimas desse mal que penaliza as famílias. Conclamou “a união de unir forças para que todos lutem contra essa mazela que castiga a população. Somos contra a droga e em favor da vida”.

As declarações da parlamentar foram prestadas à imprensa na audiência pública que a Comissão Especial de Combate às Drogas realiza em João Pessoa, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Conforme matéria publicada pela Folha Online um relatório divulgado pela Agência da ONU para Drogas e Crime (UNODC) traz más notícias para o Brasil: ao contrário das tendências de estabilização mundial, o consumo de cocaína e o de maconha aumentou em 2006 no país. No Brasil, o uso de cocaína aumentou de 0,4% em 2001 para 0,7% da população entre 15 e 64 anos em 2005, correspondente a 860 mil pessoas, segundo o documento da ONU.

Na América do Sul, sete países registraram aumento no uso de maconha em 2005, e só um registrou queda no consumo. Em outros nove, a situação foi descrita como "estável". O aumento mais importante foi no Brasil, onde o consumo cresceu de 1% em 2001 para 2,6% da população entre 15 e 64 anos em 2005. O relatório aponta também para o crescimento do tráfico de cocaína na região Sudeste, além do aumento da exploração do Brasil por grupos do crime organizado internacional.

Em todo o mundo, de acordo com o UNODC, cerca de 200 milhões de pessoas --ou 4,8% da população mundial entre 15 e 64 anos-- usam drogas ilícitas. A cocaína é usada por 14,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 0,3% da população nessa faixa etária.

Segundo o texto, cerca de 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas em todo o mundo, mais da metade destas as consome ao menos uma vez por mês. Aproximadamente 25 milhões de pessoas são dependentes químicos. "Houve aumento no uso de cocaína na Europa, América do Sul, África e Ásia, e diminuição na América do Norte. Na América do Sul, o número aumentou de menos de 2 milhões para 2,25 milhões", segundo o texto. A ONU afirma que o crescimento do uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa de consumo na América do Sul.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo revelou que, dentro da “Agenda Positiva” do Legislativo paraibano o próximo seminário sobre o tema será realizado em Campina Grande. Ele afirmou que o Poder Legislativo pode dar sua contribuição a partir de discussões como ocorreram no plenário José Mariz. “O Legislativo pode e deve apontar mudanças na legislação, para auxílio ao Executivo e à sociedade, focando na prevenção, tratamento e reinserção social, rede de qualificação profissional para a área, além da mobilização das organizações sociais para atender os dependentes e suas famílias”, salientou.

No dia 27 de abril passado, foi realizado um seminário com o tema “Debate sobre a Prevenção, Recuperação de usuários e Repressão Qualificada às Drogas no nosso Estado”. O seminário teve repercussão inclusive no Senado Federal.

O seminário foi realizado na Fundação Cidade Viva e contou com as parcerias da Igreja Católica, da Igreja Evangélica, ONGs e segmentos do Governo do Estado. O presidente da Assembleia destacou que a repressão, por si só, não resolve, “É preciso muito mais do que isso. É indispensável o envolvimento de toda a sociedade e o Legislativo tem papel importante nesse processo”, afirmou.

Rita Bizerra, com assessoria

Trócolli defende fórum permanente no combate às drogas


O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) defendeu, na manhã desta segunda-feira (08.08), que a Assembleia Legislativa mantenha um fórum permanente de debate sobre a prevenção e combate das drogas no Estado. Ele alertou aos integrantes da Comissão Especial de Combate ao uso de Drogas da Câmara Federal que, na Paraíba, já existem municípios com menos de 3 mil habitantes que já registram uso e tráfico do crack.

Ao lado das ações de prevenção e combate, o deputado Trócolli Júnior entende que é indispensável o estímulo aos profissionais de segurança. Ele lembrou que, recentemente, representantes dos Policiais Federais que atuam no Estado foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), onde receberam apoio na divulgação da mobilização por melhores salários.

Trócolli disse não entender como não se gasta em recuperação de dependentes químicos, como se gasta em equipamentos de turismo.  “Há mais de sete anos que venho lutando nessa causa. Não vou para de lutar”, disse. O deputado alertou que as ações de inserção social dos dependentes químicos têm que ser repensadas. “Temos dados que comprovam que em algumas casas de recuperação os índices de reinserção social passam de 60% de reinserção social, enquanto que os Caps não chegam a 6%”, destacou. 

O deputado estadual aproveitou para advertir que deve haver uma fiscalização mais rigorosa sobre entidades que estão surgindo apenas para tentar ganhar dinheiro com a bandeira de combate, prevenção e recuperação ao uso de drogas. Trócolli ressaltou que essa luta é da família paraibana e não apenas de um deputado ou de uma casa legislativa. 
 
 
Edinho Trajano, com assessoria

Deputados federais alertam: Drogas avançam no país, que já tem 1,5milhão de usuários

Mais de um milhão de meio de brasileiros são usuários de crack. A informação foi dada pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), relator da Comissão Especial das Políticas sobre Drogas da Câmara dos Deputados durante a abertura do Seminário da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas na manhã desta segunda-feira (08.08) na Assembleia Legislativa da Paraíba. “O Brasil é o pior país do planeta no que se trata à questão das drogas”, afirmou o parlamentar. 

Com a presença de autoridades, deputados estaduais e federais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, o evento foi aberto pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo Marcelo (PSDB). O seminário que faz parte da Agenda Positiva implementada pela atual Mesa Diretora da Casa é uma ação conjunta da Câmara dos Deputados, com a participação das Câmaras Municipais de João Pessoa e Campina Grande.

O coordenador da Agenda Positiva da ALPB, deputado Assis Quintans (DEM), lembrou a importância da realização da ação sobre o tema, que segundo ele, é de alta complexidade e merece amplas discussões.  

“A Casa do Povo tem o compromisso de não ser omissa e tem sido vigilante com este problema e também com outros. Precisamos diminuir o distanciamento de nossa verbalização de nossas ações, e tenho a convicção que aqui daremos nossa contribuição para a Comissão do Congresso, no sentido de que possamos neutralizar os efeitos desse mal, que é a droga, e que tem corroído nossa sociedade”, afirmou.  

De acordo com o deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB), vice-presidente da Comissão Especial das Políticas sobre Drogas do Congresso, a Paraíba não tem atualmente políticas públicas de combate às drogas, à exemplo do restante do país. “É uma questão extremamente emergencial. Por isso estamos aqui para essa aliança de forças. Não quero politizar o tema, contudo temos que priorizar. Vamos acordar para essa questão que é urgente”, declarou ele, que destacou a elaboração de uma Carta Proposta ao final do evento, com os encaminhamentos a serem anexados ao relatório da Comissão, que determinará as ações de enfrentamento.

O deputado Hugo Motta (PMDB-PB) ressaltou que “a droga tomou em nossa sociedade proporções que não podemos mais tardar em combatê-la. E Paraíba vem através deste evento dar sua contribuição para que o Brasil possa vencer as drogas.Ninguém agüenta mais só falar sobre esse tema, a sociedade quer uma resposta do Poder Público”. 

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB), membro da Comissão Especial, explicou que o Seminário, que vem sendo realizado em diversos Estados, trabalhará em várias frentes. “Não somos uma Comissão de combate, mas sim de enfrentamento, tendo o trabalho educativo como um elemento importante. Depois os trabalhos preventivo, de recuperação e de repressão. Gasta-se muito menos trabalhando na prevenção e na educação do que depois na recuperação e na repressão”, explicou ele.

 O gestor do Programa Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo do Estado, pastor João Filho destacou na ocasião, que à partir de levantamentos realizados, foi comprovado que o crack é a maior droga de consumo ilícito na Paraíba. “O crack é a droga do momento. Pelo baixo preço, pelo poder viciante e pela facilidade de acesso”, declarou. Segundo o gestor é projetado o número de 25 mil usuários mistos (crack e outras drogas) na Paraíba.
O deputado federal e pastor Francisco Eurico da Silva (PSB-PE), também componente da Comissão Especial, ressaltou ainda a participação dos deputados estaduais da Paraíba no Seminário. “A Assembleia da Paraíba é a primeira em que vejo tão grande participação dos parlamentares. Parabéns aos senhores e que possamos juntos lutar em prol dessa causa”, afirmou.

Ao longo do dia serão realizadas Mesa Temáticas sobre quatro eixos principais: I-Prevenção, como palestrante o  presidente da Comissão de Políticas Públicas contra Drogas da OAB-PB, Deusimar Guedes; II-Tratamento e Açolhimento, como palestrante a coordenadora da Saúde Mental a Secretaria Municipal e Saúde de João Pessoa, Valéria Cristina da Silva; III- Reinserção Social, como palestrante a coordenadora do Centro Regional e Referência para Formação de Profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Drogas, Vânia Maria Medeiros; e IV- Repressão ao Tráfico como  palestrante,o delegado titular da Delegacia de Repressão e Entorpecentes da Capital, AlanTerruel.

Ao final as propostas de cada Mesa serão encaminhadas para a elaboração da Carta Proposta para a Comissão Especial.
 
Rita Bizerra, com assessoria

PB tem 270 jovens em recuperação das drogas; e 700 funcionários cuidam desses dependentes

Dados revelados nesta segunda-feira (08.08), na Assembleia Legislativa, durante audiência pública e seminário da Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara Federal, apontam que a Paraíba tem hoje 270 jovens submetidos às medidas sócio-educativas. Para cuidar desses jovens, são necessários 700 funcionários e um custo mensal de R$ 10 mil. O seminário foi realizado pela ALPB no plenário José Mariz.

Mesmo diante desses números, Valéria Cristina da Silva, coordenadora da Saúde Mental da secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; e Vânia Maria de Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência para Formação de profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Drogas, defenderam o papel das casas de acolhimento, como medida de reinserção social e recuperação de dependentes químicos.

Elas foram duas das palestrantes que falaram à Comissão Especial, que trouxe à Paraíba cinco deputados federais, entre eles os paraibanos Wilson Filho, Hugo Motta e Luiz Couto. Também estiveram participando do seminário, que integra a agenda positiva da Assembleia Legislativa, os deputados federais Francisco Eunício (de Pernambuco) e Genival Carimbão (de Alagoas).  O seminário foi presidido pelo deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), que anunciou que o próximo debate da ALPB sobre o tema será na cidade de Campina Grande.

Para Carimbão, os custos com a recuperação de dependentes são muito altos e mais barato seria investir em prevenção. “Os Caps custam mensalmente de R$ 130 a R$ 200 mil, para acolher de 40 a 60 pessoas. Hoje, no país tem mais de 4 mil comunidades terapêuticas no país. Não encontrei no Brasil um projeto de reinserção social”, disse, ao lembrar que já passou por 14 estados brasileiros na condição de relator da Comissão Especial da Câmara Federal. “Ou nós temos coragem de enfrentar esse problema ou não teremos mais condições de andar nas ruas”, alertou. 

Deusimar Wanderley Guedes, presidente da Comissão de Políticas Contras as Drogas da OAB, falou sobre as formas de prevenção e deu um depoimento emocionado sobre o acidente que vitimou sua filha num acidente de automóvel, ocorrido recentemente na avenida Epitácio Pessoa, onde o motorista que provocou o sinistro estava embriagado, dirigia com as luzes apagadas e seu automóvel desenvolvia alta velocidade. “Eduquei minha filha e lhe falei do mal que faziam as drogas lícitas, como a bebida alcóolica. Mas não pude educar esse motorista”, disse.

Na audiência pública e seminário, que falou sobre ‘Repressão ao Tráfico’ foi o delegado Alan Murilo Terruel, da Delegacia de Repressão e Entorpecentes da Capital.


Edinho Trajano, com assessoria

'Carta da Paraíba’ propõe criação de Secretaria Nacional de Política contra as Drogas


A criação de uma Secretaria Nacional de Políticas Públicas no Enfrentamento às Drogas (com status de Ministério), a internação compulsória de dependentes químicos e investimentos em equipamentos e serviços que tratam da questão foram as principais propostas apresentadas pelos participantes do Seminário da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara Federal em parceira com a Assembleia Legislativa da Paraíba. O evento foi realizado no plenário deputado José Mariz, na Casa Epitácio Pessoa.

A ‘Carta da Paraíba’, com as principais propostas apresentadas durante o Seminário, servirá de base para o relatório final da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara Federal, segundo informou o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), relator da comissão. “Sinto que a Paraíba está unida em torno desse tema, prova disso é a grande participação de deputados estaduais e representantes da sociedade civil organizada. As idéias aqui lançadas foram de grande valia e, com certeza, a maioria delas servirá de base para o nosso trabalho na Câmara Federal”, assegurou.

O deputado federal paraibano Wilson Filho (PMDB), que é vice-presidente da Comissão Especial de Políticas de Combate às Drogas, disse que o grande problema na questão de enfrentamento às no assunto é a falta de investimento dos governos, fato que foi enfocado pela maioria dos participantes do evento. “A Paraíba, através da iniciativa da atual mesa diretora da Assembleia Legislativa dá uma grande contribuição ao país na política de combate às drogas. Com certeza, os deputados federais que estiveram aqui, participando desse Seminário, sairão do nosso estado com mais subsídios para avançar com os trabalhos na Câmara Federal”, acrescentou. 

A presença de deputados e vereadores paraibanos no evento impressionou o deputado federal Pastor Eurico (PSB-PE). Ele revelou que eventos semelhantes já ocorreram em outros estados, mas com a constatação “lamentável” da falta de interesse por parte da classe política. “A Paraíba está de parabéns pela participação efetiva de seu povo e, principalmente, do engajamento da classe política. Já participei de outros eventos como esse, em outros estados da federação, e percebi a ausência de deputados estaduais, infelizmente”, revelou.

Outro tema importante que consta na ‘Carta da Paraíba’ e que será levado a Brasília diz respeito à questão das drogas sob os aspectos da prevenção, tratamento e acolhimento, reinserção social e repressão ao tráfico. Este assunto foi tema tratado durante as mesas temáticas, que contaram com a participação de diversos segmentos da sociedade civil, a exemplo da Associação Paraibana de Imprensa, da Fazenda Esperança, Fundação Cidade Viva, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, (OAB-PB), entre outras.

O policial federal Deusimar Guedes, presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas Contra as Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), disse que no Brasil não existem políticas públicas efetivas de prevenção e que as poucas políticas que existem são desconexas e não funcionam em rede, realidade que dificulta o trabalho. “A maior dificuldade dessas políticas é a descontinuidade e a falta de avaliação”, enfatizou Deusimar Guedes, um dos palestrantes do Seminário.
           
Deusimar Guedes revelou que o Brasil é o segundo maior consumidor de drogas do mundo, só perdendo para os Estados Unidos. Ele explicou que o mais importante na prevenção ao consumo de drogas é sensibilização da sociedade para a responsabilidade sobre o tema. “Já que informação todos tem sobre os males das drogas, é preciso que haja a sensibilização. A grande vertente que precisa ser investida é a prevenção através da educação e da conscientização”, afirmou.       


Rita Bizerra, com assessoria