Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 18 de outubro de 2011

População sousense consagra vitória da reeleição do grupo Tyrone, em manifestação contra corrupção


Sabe-se que a “Marcha contra corrupção” é um movimento nacional e o natural é que as oposições de todos os municípios do país, para fazer-se visível pegue carona nessa manifestação e através da atitude popular terão uma inferência das projeções de um pleito futuro, e, no município de Sousa a cara dessa projeção foi frustrante.

Os líderes oposicionistas geralmente estão comandando as articulações à distancia e confiam no trabalho dos seus comandados, que se dizem queridos e apoiados pela opinião popular e como vantajosos os acalmam com telefonemas e outros contatos de teor: “vai ficar na história!”, “fizemos tudo com muito cuidado”, “vai ser um show, pode confiar!”. E, assim aconteceu com os chefes das oposições de Sousa, que sentiram seus sonhos bem alimentados, resultados em grande fracasso.

Era já no momento de partida da marcha, quando os pré-candidatos e novos petistas acreditando se aproximam da concentração do movimento e sem espaço para “ré” tiveram que seguir todo o percurso sem saber se seria melhor fazer parte da linha de frente ou da linha de traz. Na verdade em qualquer que fosse as suas posições seriam percebidos por todos os lados, pois, a sociedade sousense deixou bem claro que a ERA da corrupção no seu município não faz parte da sua nova história.

As ruas de Sousa não mais continuam desnudas e cheias de lama, suas principais avenidas estão interligadas pela malha asfáltica, as obras que colocaram o Prefeito Tyrone em 1º lugar no ranking de mais atuante administração da Paraíba, comentado hoje na radiodifusão de Patos, devolveu à cidade de Sousa motivos para sorrir, e como gratidão a cidade negou-se ajudar as pessoas acreditarem ter uma gestão corrupta.

Essa visão trouxe não só decepção para a oposição, mais uma resposta antecipada para a campanha que está às nossas portas. Sousa consagrara nas ruas a reeleição do Grupo Fábio Tyrone, que comporta o nome e as obras do Presidente da Casa Otacílio Gomes de Sá, Adilmar (Cacá Gadelha), a liderança infalível do adcogado João Estrela e a atuação de Johanna Estrela, a vereança de Aldeone Abrantes, Dedé Veras, Renato Garajau, Júnior de Nedimar, Assis Estrela, Odair José e outras lideranças.

Em depoimento a nossa reportagem dizia o Prefeito “para além das lideranças políticas que estão à frente do nosso grupo, a efetivação do nosso trabalho é assegurada pela competência dos nossos secretários, funcionários internos e externos, que desempenham as suas funções com suas falhas humanas, mas, com amor e dedicação”afirma.

 Edinho Trajano e Rita Bizerra

A violência contra a mulher no Brasil, foi o tema do Programa “Espaço Mulher” no domingo passado

A violência contra a mulher é uma discussão quase que mundial atualmente, pois, ainda há países com Leis e regimentos arcaicos que mantém a mulher na submissão de servir ao homem.

O Brasil que há muito se revela um país feminino, e, hoje, com mais propriedade por ser administrado por uma mulher, a nossa brasileira ícone em competência e habilidades de liderança, a Presidenta, Dilma Rousseff, demonstra a percepção de descontrole da violência contra a mulher e se mobiliza buscando solução para esse tão grave problema social e como fora oficializado de saúde pública.

O Programa Espaço Mulher, que tem a responsabilidade de mobilizar a sociedade para os valores que tem o verdadeiro poder de harmonizar, encorajar e fortalecer o ouvinte para enfrentar suas fragilidades diante do mundo, saiu na frente com o propósito de se unir ao movimento “Violência contra a Mulher”  lançando a discussão do tema na edição do domingo passado.
Com a definição “A violência contra a mulher é toda e qualquer ação ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”, a apresentadora Rita Bizerra abriu a discussão e mostrou que essas atitudes estão relacionadas a uma manifestação de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, que conduziram à denominação e à descriminação contra as mulheres, o que faz os homens se achar no direito de não permitir o desenvolvimento das mulheres que ele imagina ter poder sobre elas, que são as irmãs, namoradas, esposas, filhas e até as mães, em alguns casos.

Interagindo com a discussão, o Editor do Programa Edinho Trajano sugeriu que, a sociedade como um todo tem que aprender mais sobre a igualdade, sobre a paridade de gênero e ver a mulher como pessoa independente, individual. “Se a gente parar para pensar e planejar a vida em família, como sendo a mulher capacitada para conduzir igualmente esse projeto de vida familiar, é claro, que há uma possibilidade bem maior para que esse projeto ganhe velocidade e as realização sejam mais sustentáveis”.

Na oportunidade a apresentadora Rita Bizerra referendou-se “na prática quando estudamos comportamento humano e conhecemos a maneira de agir das pessoas que estão derredor de nós, nos tornamos capazes de deduzir quanto tempo as pessoas perdem das suas vidas, para observar as nossas atitudes. E isso, não deixa de prejudicar o desenvolvimento de cada um, que ao invés de se dedicar ao bem estar da sua família, de caminhar com a execução dos seus projetos de vida, se dedica a nos vigiar. Eis aí, mais uma razão de termos a obrigação de vivermos em família e em comunidade dentro dos padrões da normalidade”.

Além de dados estatísticos apresentados sobre a violência contra a mulher no Brasil, a jornalista fez o convite para a imprensa trabalhar o problema de forma educativa, incentivando as mulher a conhecer os seus direitos, publicando textos sugestivos e opinativos som funtamentação e, ainda mais, o programa contruiu a deixa de profissionais de comunicação e autoridades competentes partir para um estudo aprofundado dobre causas, consequência/efeitos e solução do problema.

A extensão do assunto na edição seguinte terá o depoimento da Delegada da Mulher de Patos e uma mostragem da realidade da violência contra a mulher registrada na região.

Aproveitamos o momento para agradecer a grande audiência dos internautas ao Programa Espaço Mulher e pedir para que se tornem um canal de publicação do cultivo de valores que é o nosso Programa e traga adeptos para a nossa audiência.

Redação   

Bombeiros levam técnicas de prevenção de acidentes à escola


Um trabalho preventivo com alunos da rede pública de ensino do Estado está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Por meio do Projeto Bombeiro na Escola, os soldados levam ao ambienta escolar o conhecimento técnico necessário no combate a incêndios domésticos, principalmente em relação a vazamentos seguidos de fogo em botijão de gás de cozinha (GLP).
Nesta segunda-feira (17), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dáurea Santiago Rangel, no bairro do José Américo, uma guarnição do Corpo de Bombeiros fez uma apresentação sobre o procedimento correto em casos de acidentes envolvendo botijões de gás, com uma demonstração do tenente Severino Simão Leite. Os alunos se interessaram e quiseram logo aprender a realizar o combate na prática. Houve interação com todos, principalmente por meio de perguntas – inclusive sobre a prevenção a outros tipos de acidentes domésticos, como incêndios por meio de fiação elétrica ou de equipamentos eletrônicos.
Os alunos do 9º ano Gabriel Dias e Glaucy Emily, ambos de 14 anos, disseram que hoje se sentem capazes de combater um pequeno incêndio, tanto nas suas residências como de vizinhos. “Também estamos preparados para ensinar a outras pessoas”, garantiu Glaucy.
Para a professora Rita Varela Silva da Costa, diretora do educandário, o comando do Corpo de Bombeiros está de parabéns com esse projeto. “É muito importante, tanto para os alunos como para nós, professores”, disse. A diretora adjunta Francineide Maria Marcone compartilha da mesma opinião. “Os bombeiros nos ensinaram muitas coisas. É um trabalho valioso”, avaliou.
Multiplicadores – O Projeto Bombeiro na Escola foi criado com o objetivo de levar conhecimento de primeiros socorros aos alunos da rede pública de ensino da Paraíba e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.O tenente Severino Simão disse que o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, quer desenvolver o projeto com mais intensidade, principalmente devido aos constantes acidentes envolvendo botijão de gás. Ele quer que esses conhecimentos cheguem ao maior número possível de estudantes, que passarão a ser agentes multiplicadores do projeto.

Edinho Trajano, com assessoria

Governo realizou Seminário Estadual de Gestão Escolar em Sousa



Secom-PB
Aproximadamente 150 gestores, conselheiros escolares e secretários municipais de educação de 62 escolas das 14 cidades que compõem a 10ª Gerência Regional de Educação, com sede na cidade de Sousa, participaram nesta segunda-feira (17) do 1º Seminário Estadual de Gestão Escolar. O evento contou também com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Educação. No encerramento, terá a presença do secretário Afonso Celso Scocuglia, que também abrirá o encontro na 9ª GRE, em Cajazeiras, nesta terça-feira (18).
O Seminário Estadual de Gestão Escolar visa o fortalecimento dos Conselhos Escolares e a gestão democrática dos recursos públicos. O evento teve início no último dia 5, em Campina Grande, e prossegue até o dia 21, quando será realizado na 6ª GRE, em Patos. O encontro já foi realizado também nas regionais de João Pessoa, Cuité, Itabaiana, Guarabira, Monteiro e Princesa Isabel.
A realização é da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage) e da Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola. O seminário está capacitando 2,3 mil pessoas nas 12 Gerências Regionais de Educação e conta com a participação de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público (MP), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Conselho Estadual de Educação (CEE).
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-4217, na Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola.
Cronograma:
17/10 – 10ª Gerência Regional de Educação (Sousa)
18/10 – 9ª Gerência Regional de Educação (Cajazeiras)
19/10 – 8ª Gerência Regional de Educação (Catolé do Rocha)
20/10 – 7ª Gerência Regional de Educação (Itaporanga)
21/10 – 6ª Gerência a Regional de Educação (Patos)
 Edinho Trajano, com assessoria

Ricardo anuncia lançamento do edital para magistério este mês



Foto: José Marques/Secom-PB
O governador Ricardo Coutinho anunciou que até o final de outubro a Secretaria de Educação vai lançar o edital do concurso público para preenchimento de 1.040 vagas destinadas a professores do Ensino Médio. A informação foi repassada pelo governador nesta segunda-feira (17), durante o programa semanal “Fala Governador”, transmitido pela rádio Tabajara FM para uma cadeia de rádios no Estado, que foi gravado excepcionalmente no Palácio da Redenção.
Segundo informou o governador, a meta é contratar os candidatos aprovados em fevereiro para que os professores estejam em sala de aula no início do ano letivo de 2012. “Essa é uma grande conquista para a categoria por diminuir a precarização e para dar aos professores a perspectiva e a oportunidade de uma carreira. Para os alunos, significa um ensino com mais qualidade”, destacou.
Durante o programa, o governador destacou os investimentos do programa “Paraíba Faz Educação”, lançado em agosto de 2011 e destacou programas de Formação Continuada dos professores pela UEPB no valor de R$ 9 milhões. “A UEPB é uma peça central nessa construção de uma nova realidade em nosso Estado”, comentou.
Ricardo disse que as ações na área de educação já estão em plena execução, como o Educador Digital, que oferece curso de informática para 2.507 professores que receberão um netbook para auxiliar as aulas. Outro bom exemplo é o prêmio Educação Exemplar, que vai premiar com 14º salário mil professores e as 100 melhores escolas que atingirem as metas do programa.
Teleton- Durante o “Fala Governador”, Ricardo convocou todos os paraibanos participarem com doações no programa Teleton para que a AACD possa ser instalada em Campina Grande. O programa será exibido na sexta-feira (21) e no sábado (22) pelo SBT, e as doações serão importantes para levantar os recursos para a construção do centro que trabalha na reabilitação motora de deficientes físicos. “A nossa esperança e a nossa luta têm sido muito grandes. Precisamos que a Paraíba esteja unida em grande corrente de unidade e fraternidade de um povo em prol da AACD em Campina Grande”.
De acordo com Ricardo Coutinho, alguns fatores são determinantes para que Campina seja escolhida para receber um centro de referência de reabilitação motora e produção de orteses e próteses. Uma delas é estar localizada no centro do Nordeste, e também pelo fato de 16% da população paraibana ter algum tipo de deficiência.
“O governo está fazendo de tudo que estiver ao seu alcance para trazer o equipamento para o Estado como a disponibilização de um terreno, de um recurso mensal para custeio e a garantia que a AACD estará dentro do SUS com os serviços credenciados por meio do Fundo Municipal de Saúde”, disse o governador.
Ordens de serviço - Ainda no programa, o governador falou sobre as obras inauguradas e as ordens de serviços assinadas neste final de semana nos municípios de Gurjão, Sumé e Congo nas áreas de abastecimento e construção de estradas. Lembrou também da assinatura da ordem de serviço da Rodovia da Laranja, entrega de 30 casas e de uma creche no município de Matinhas nas comemorações de sua emancipação política. “Esse foi um final de semana abençoado para a Paraíba”, concluiu.

Edinho Trajano, com assessoria

Programa Cidadão bate recorde de atendimento


O Programa Cidadão, do Governo do Estado, realizou, em nove meses, 51.665 atendimentos itinerantes – um aumento de mais de dez mil atendimentos, em relação aos 41.460 realizados durante todo o ano de 2010. Nesse período, foram percorridos 46 municípios paraibanos, alguns visitados mais de uma vez pelo Programa. O serviço funciona também em um Posto Fixo na Rua Gama e Melo, no Varadouro, em João Pessoa.
Em primeiro lugar no ranking mensal de atendimentos itinerantes, aparece o mês de maio, com 12.856 serviços realizados; em seguida, abril, com 10.072 atendimentos; e, em terceiro, o mês de setembro, com 8.531. Além de ir aos municípios paraibanos, a equipe também se desloca até hospitais e residências, para atender a pessoas doentes ou impossibilitadas de andar, além de prestar atendimento nos presídios.
Segundo a coordenadora do Programa, Tânia Neves Batista, há idosos que nunca tiraram a identidade e, consequentemente, ficam sem acesso a benefícios dos governos Federal, Estadual e Municipal. “Quando a gente percorre os municípios, principalmente a zona rural, é muito comum encontrar situações de idosos que não têm documentos. Houve o caso de uma pessoa de Bananeiras, com 102 anos de idade, que nunca tinha feito a carteira identidade”, disse.
Para ter acesso às ações do Programa, os interessados podem procurar o posto fixo do Programa Cidadão ou solicitar os serviços itinerantes à coordenação. O telefone de contato é o 3218-4333.
Agenda – Neste mês de outubro, o Programa Cidadão foi aos municípios de Alagoa Grande, Natuba, Carcerengue e Pitimbu. Para os dias 19 e 20, estão agendadas visitas a Catolé do Rocha; e dias 21 e 22, Brejo do Cruz. Em João Pessoa, no dia 21, o programa vai à Ilha do Bispo; no dia 22, estará na Faculdade Facene, no Valentina de Figueiredo.
Para novembro, a agenda itinerante percorre os municípios de Ingá (8), Riachão do Bacamarte (9), Serra Redonda (10), Gurinhém (11), Baía da Traição (14), Tavares (16), Cajazeirinhas (17), Cacimbas (18) e Sousa (21 e 22).
Serviços – O Programa Cidadão oferece gratuitamente à população carente documentos essenciais para exercer a cidadania, como: identidade civil (1ª e 2ª vias), atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho (1º e 2ª vias), primeira via do CPF, segunda via do registro de nascimento e fotos três-por-quatro. No posto fixo o expediente de atendimento ao público é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
Criado em 1992, o Programa Cidadão proporciona à população carente os meios necessários a sua legalização nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O Programa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Rita Bizerra. com assessoria

PRESIDENTE DO BNB PARTICIPA DE FÓRUM DE NEGÓCIOS ENTRE CORÉIA E AMÉRICA LATINA E CARIBE

O presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, participa do Fórum de Negócios Coréia-LAC, que acontece em Seul, na Coréia, nos próximos dias 20 e 21 de outubro. Na oportunidade, ele vai proferir palestra em sessão sobre negócios financeiros e financiamentos de longo prazo. Santiago estará acompanhado do diretor de gestão do desenvolvimento do BNB, José Sydrião Alencar.

Estarão presentes autoridades governamentais e executivos de países como Coréia, China e Japão, bem como grandes empresários da América Latina e Caribe, e de outros países asiáticos. Eles participarão de painéis de discussões de setores específicos para analisar as condições atuais e as oportunidades existentes.

Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o evento visa fortalecer e expandir os vínculos comerciais entre a Ásia e a América Latina e Caribebem como fornecer um melhor entendimento das oportunidades de investimento e comércio nas regiões.

Segundo Jurandir Santiago, o Brasil tem sido alvo de grande fluxo mundial de investimentos. Em 2010, o País recebeu US$ 48,5 bilhões em investimentos diretos, apresentando uma elevação de 87% em relação a 2009. Para o presidente, os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) deverão continuar fortes, dado que refletem as perspectivas favoráveis de médio e longo prazos da economia brasileira. "A expectativa para 2011 é de US$ 65 bilhões, um crescimento de 34%", complementa.

No Nordeste, a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE's), locais onde as empresas podem exportar seus produtos com isenção de impostos e liberdade cambial, são uma grande oportunidade de atração de investimentos. Segundo Jurandir, o Banco do Nordeste financiará a infraestrutura e atuará na atração de investidores para as ZPE’s nordestinas. "Elas terão vantagens importantes, como localização privilegiada, proximidade aos grandes mercados mundiais, clima favorável, estabilidade geológica e execução de grandes projetos estruturantes", afirma.

Rita Bizerra, com assessoria

Assembleia muda de cor e adere à Campanha Outubro Rosa


O mundo está apoiando a causa em defesa à prevenção do câncer de mama e colo de útero   a Assembleia Legislativa da Paraíba também  mudou de cor, ao aderir à campanha “Outubro Rosa”. Desde a última sexta-feira, a população pode observar que o prédio do Poder Legislativo está iluminado com o tom rosa.
No período de 24 a 27 de outubro, paralelamente a Semana do Servidor, a Assembleia vai desenvolver várias ações, como demonstração de que está totalmente integrada à “Campanha Outubro Rosa”. A idéia foi da deputada Gilma Germano (PPS), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades. Ela ressaltou o apoio do presidente Ricardo Marcelo a sua iniciativa.
Gilma se reuniu na manhã desta terça-feira (18), em seu gabinete, com o diretor do Departamento de Saúde da Assembleia , Túlio Germano Machado Cordeiro, a Ouvidora Liliane Targino Belmond de Araújo e a assessora Arlenilde Correia Aguiar e a chefe de gabinete da deputada, Tayna Macêdo para acertar todos os detalhes das ações que serão desenvolvidas a partir da próxima segunda-feira.
Segundo a deputada, o objetivo da iniciativa é contribuir com a campanha Outubro Rosa e chamar a atenção para o diagnóstico precoce o câncer de mama. Ela enfatizou que a Comissão dos Direitos da Mulher, a qual é presidente, resolveu dar visibilidade ao tema e sensibilizar as mulheres quanto à atenção adequada sobre a doença, fazendo com que as mulheres reservem um dia por ano para a sua saúde.
Para marcar a adesão da Assembleia Legislativa da Paraíba à campanha, na próxima segunda-feira (24) haverá entrega de panfletos e do lancinho rosa, símbolo da campanha em todos os setores do Poder Legislativo. No restante da semana, haverá palestra sobre a prevenção do câncer de mama e atendimento especializado para a realização de exames.

Rita Bizerra, com assessoria

Projeto dispõe sobre a criação da Região Metropolitana de Monteiro

A criação da Região Metropolitana de Monteiro é tema do projeto de lei apresentado pelo deputado João Henrique (DEM) na Assembleia Legislativa da Paraíba. A matéria foi publicada na edição desta terça-feira (18.10) do Diário do Poder Legislativo (DPL).
Conforme o projeto, a Região Metropolitana será composta pelos municípios de Monteiro, Assunção, Camalaú, Coxixola, Amparo, Livramento, São João do Tigre, Congo, Serra Branca, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Zabelê, Taperoá, Ouro Velho, Parari, São José dos Cordeiros e Prata.
“Este projeto é resultado da grande expectativa dos municípios que compõem a ora denominada Região Metropolitana de Monteiro, pois sua constituição representará enorme possibilidade de desenvolvimento dos municípios que a integram”, afirmou o deputado João Henrique.
O objetivo da instituição da Região Metropolitana é a criação de uma política que promova a integração e o planejamento das diretrizes de crescimento comum e de forma ordenada.
Principalmente com relação à programas de  habitação, adoção de políticas setoriais de geração de emprego e renda, diante da avaliação do potencial produtivo de cada um dos municípios, incentivando o desenvolvimento econômico, empresarial, industrial e agropecuário
De acordo com João Henrique, a proximidade física desses centros urbanos aumenta consideravelmente o intercâmbio municipal de pessoas, serviços e mercadorias, “o que demonstra claramente a necessidade de regulamentação de interdependência já existente”, acrescentou ele.
Edinho Trajano, com assessoria

Greve dos Fiscais da Receita Estadual da PB


O impasse continua entre Governo da Paraíba e os fiscais da Receita Estadual em greve há 13 dias. Foram quase quatro horas de debate na Sessão especial realizada na tarde desta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, para discutir a paralisação, sem que o Secretário Interino da Receita, Luzemar Martins e a secretária estadual de Administração, Livânia Farias, conseguissem convencer a categoria voltar ao trabalho pela ausência de proposta.
O plenário e as galerias da Assembleia Legislativa da Paraíba foram ocupados pelos servidores do Fisco Estadual que deixaram a Casa esperando a abertura de um canal de negociação com o Governo do Estado. Eles reivindicam o pagamento dos subsídios previstos em lei, suspenso desde janeiro deste ano, por insuficiência de caixa, conforme alega o Governo.
O secretário Luzemar Martins (Controladoria Geral do Estado) e Interino da Receita Estadual, argumentou que o governo entende que a reivindicação do Fisco é justa, mas que o momento de conceder o reajuste a categoria “é inoportuno”. Ele afirmou que o Estado não tem condições financeiras de atender à classe, no momento, sob pena de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Existe uma hierarquia neste país, no que diz respeito às leis. Ou seja, primeiro deve ser observada as leis federais que estão na Constituição, depois as leis complementares e, depois, as leis estaduais”, explicou.
O secretário ressaltou que a sessão foi positiva, ao trazer para o legislativo uma questão que atinge a sociedade paraibana. “A Assembleia está fazendo o que é inerente a uma Casa legislativa. Ou seja, promover a discussão de um tema importante para a sociedade paraibana. A sessão, apesar dos pontos discordantes entre as partes, cumpriu o seu papel”, declarou.
Já o presidente do Sindfisco, Victor Hugo, disse que o argumento do governo, ao evocar a Lei de Responsabilidade Fiscal, é “falho” porque a Constituição garante que os ganhos de uma categoria assegurados por lei devem ser garantidos pelos governos, independente de comprometer o índice da referida lei. “O que estamos pedindo é apenas o cumprimento da lei. Ou seja, o subsídio dos agentes fiscais foi aprovado nesta Casa e sancionado pelo então governador Cássio Cunha Lima.

Victor Hugo disse que o governo pode tomar outras medidas para não ferir a lei de responsabilidade fiscal. “O governo diz que não tem dinheiro para atender o nosso pleito, mas continua nomeando pessoas para cargos comissionados. Isso sim, pode comprometer a folha de pessoal ante a lei de responsabilidade fiscal”, comentou.
O Presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco),  Manoel Isidro,  pediu apoio dos deputados à greve dos fiscais tributários. “Agradecemos a abertura que esta Casa está dando para a categoria prestar os esclarecimentos à sociedade, porque estamos preocupados com os possíveis prejuízos que esta greve pode causar ao Estado, mas não assumimos esse ônus que deve ser debitado ao Governo, em função da ausência de diálogo”, observou.
A secretária da Administração Estadual, Livânia Farias, foi breve em sua explanação. Ela reforçou o argumento de insuficiência financeira do Estado para pagar os subsídios de produtividade aos servidores do Fisco e assegurou que a categoria estava ciente disso porque o Governo vem mantendo reunião com os representantes desde janeiro.
Livânia justificou ter assumido interina a Secretaria da Administração em junho e que precisou de tempo para “tomar conta da casa”, mas que em setembro voltou a conversar com servidores do Fisco Estadual, quando explicou o aumento da folha do Estado que em dezembro de 2010 era algo em torno de R$ 186 milhões e que cresceu de maio para junho deste ano, por conta do pagamento da bolsa para professores e implantação de vale para policiais, gerando gastos de R$ 13 milhões.
O deputado Luciano Cartaxo (PT) que estava participando da Sessão na tarde desta segunda-feiraentende que o governador Ricardo Coutinho tem escolhido a lei que ele quer cumprir e a que não cumpre. “O governador pede paciência aos professores, médicos, policiais e agora aos fiscais, mas nenhuma categoria tem a capacidade de mobilização como a de vocês que têm conhecem os números e não dar para ser enganada”, falou Cartaxo.
O deputado petista ressaltou a presença de dois secretários na Casa e garantiu que o está sendo pedido é o cumprimento de uma lei. “Não adianta jogar a categoria contra a sociedade, judicializar o movimento social é o que tem de pior, greve é para acabar na mesa de negociação”.
O também petista deputado Anísio Maia disse que a sessão foi fundamental para esclarecer a opinião pública sobre a greve. “Isso aqui é uma batalha pelos princípios da legalidade”.
O deputado Janduhy Carneiro (PPS) se manifestou solidário aos grevistas. Ele transmitiu o apoio para uma categoria que considera vital para o bom andamento da máquina administrativa. Janduhy assegura que decisão judicial e dispositivo legal devem ser cumpridos.
Antes do término da sessão, o deputado Raniery Paulino, autor da propositura para realizar a sessão especial, entregou um documento a secretária da Administração, Livânia Farias, no qual pedia que a secretária apresentasse oficialmente uma contra-proposta aos grevistas, bem como fizesse uso da palavra, na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa. A secretária Livânia não quis ir à Tribuna nem se pronunciou sobre o pedido do deputado Raniery.


Edinho Trajano, com assessoria

TOMAM POSSE DOIS NOVOS DIRETORES DO BANCO DO NORDESTE



Isidro Moraes de Siqueira e Fernando Passos são os novos diretores do Banco do Nordeste. Funcionários de carreira, eles foram eleitos pelo Conselho de Administração do Banco e tomaram posse na tarde dessa segunda-feira, 17 de outubro, em Fortaleza.


Fernando Passos, novo diretor de Finanças e Mercado de Capitais, é advogado, com MBA em direito empresarial e econômico e em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais. Ingressou no Banco em 2001, como trainee, tendo assumido várias funções. Há dois anos, era o superintendente Financeiro e de Mercado de Capitais do Banco.

Admitido no BNB em 1985, Isidro Moraes assume o cargo de diretor de Controle e Risco. Foi responsável pela implantação de diversos sistemas da Instituição, com treinamento em serviço em mais de 130 agências. Exerceu funções gerenciais em várias agências do BNB, até ser nomeado superintendente estadual do BNB no Maranhão e posteriormente no Ceará cargo que ocupava até bhoje.

Luiz Carlos Everton de Farias deixa o comando da Diretoria de Controle e Risco, para assumir a Diretoria de Administração de Recursos de Terceiros. Ele é ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Ingressou no Banco do Nordeste há 28 anos.


Edinho Trajano, com assessoria

Frei Anastácio pede providências para evitar desrespeito a CPI dos Outdoors


O deputado estadual Frei Anastácio usou a tribuna da Assembléia Legislativa, hoje (18), pedindo providências a presidência do Pode Legislativo para evitar desrespeito contra a CPI dos Outdoors, como aconteceu ontem, no primeiro dia de tomada de depoimentos. “A CPI foi chamada de “circo” por um dos depoentes. E se essa casa não tomar providências, resta apenas saber quem é o palhaço desse “circo”,”disse o deputado.

O petista cobrou da Assembléia, a presença de um delegado de polícia civil, um representante do Ministério Público Estadual e outro da Receita Federal para acompanhar todos os trabalhos da CPI dos Outdoors. “Eu presidi a CPI da violência do Campo, fui relator da CPI dos Combustíveis, participei da CPI da exploração sexual infantil e nunca presenciei tanto desrespeito quando no primeiro dia de depoimentos da CPI dos Outdoors”, disse Frei Anastácio.

O petista disse que, na condição de vice-presidente, quer ter condições de trabalhar na CPI de forma correta, sem levar em conta as nuances políticas. “Quero desenvolver o meu papel de parlamentar comprometido com a verdade e para isso temos que trabalhar num clima de respeito. Com todo carinho que tenho aos palhaços, mas aqui nesta Casa, ser comparado a um deles é aceitar o sentido pejorativo de que estamos brincando com coisas sérias”, disse o deputado.

Os primeiros convocados para depor na CPI foram Jair Soares, Abimadabe Vieira, Edson Cruz, Bento Pinheiro e Pedro Paulo Peixoto, todos são lideranças que compõem o Fórum Comunitário em Defesa do Desenvolvimento Econômico da Zona Sul. A CPI pediu a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico deles.

Rita Bizerra, com assessoria

Monumento mais visitado de Brasília completa 22 anos


O país está mostrando ao mundo o vigor de uma economia em crescimento e é bem visto pelos turistas — 97,2% dos estrangeiros que visitam o país indicam desejo de retornar, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A razão disso reside, principalmente, nas belezas naturais do Brasil e na boa acolhida de seu povo, brasileiro: famoso pela alegria e pela generosidade.

A capital do Brasil é repleta de atrativos. Além da importância política, Brasília detém a maior área tombada do mundo: 112,25 km², reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Foi concebida em um conjunto moderno que alia características únicas em urbanismo, arquitetura e paisagismo.

O desenho das construções, a cultura, a Natureza e a religiosidade fazem parte do roteiro dos que visitam Brasília.  Entre as atrações, um monumento chama a atenção, tanto por sua beleza quanto pelas linhas que lembram o Egito antigo: o Templo da Boa Vontade (TBV), situado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS). De longe, seu formato piramidal já impressiona; próximo, é possível observar as sete faces do Templo da Paz.

Local consagrado de peregrinação, símbolo maior da Espiritualidade Ecumênica, a Pirâmide da LBV é o monumento mais visitado de Brasília, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur). Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam os ambientes do TBV.

Inaugurado em 21 de outubro de 1989 — pelo seu fundador, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista e escritor José de Paiva Netto —, o Templo da Boa Vontade é referência de peregrinação porque confraterniza seres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos, ateus, materialistas.

O monumento completa 22 anos nesse mês de outubro. Saiba mais sobre as festividades pelo telefone: (71)3234-9300 ou pelo site www.tbv.com.br. O TBV está localizado no SGAS 915, Lotes 75/76 — em Brasília/DF.

Rita Bizerra, com assessoria

Energisa beneficia usuários com troca de lâmpadas e geladeiras



Mais de quatro mil geladeiras substituídas em apenas um ano. Este é o saldo do projeto Energisa Comunidades que, no último trimestre de 2011, vai trocar mais 390 geladeiras de famílias moradoras de João Pessoa. A ação integra o projeto de eficiência energética da concessionária, que promove ainda a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e a reforma de instalações elétricas nas residências.
O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos. Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.
As famílias beneficiadas pela substituição de lâmpadas, como pela reforma das instalações e troca das geladeiras, são identificadas a partir de levantamento técnico, onde são considerados aspectos como as condições gerais da geladeira em uso, consumo médio e borracha de vedação da porta. Desde 2010, para ser beneficiado, o usuário de energia elétrica também precisa ser cadastrado na Tarifa Social, ou seja, pertencer à classe residencial de baixa renda, segundo critério estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com o gerente do projeto Energisa Comunidades, Hipolito López, as medidas podem representar uma economia de até 50% do consumo médio mensal de uma geladeira substituída e em até 85% do consumo médio mensal da lâmpada substituída. Ele ressalta, porém, que tão importante quanto a substituição dos equipamentos é a conscientização para o uso eficiente de energia, o qual é repassado através de palestras educativas. Todos os equipamentos substituídos são devidamente encaminhados para descarte e recebem o tratamento de acordo com as normas ambientais vigentes
Até o fim do ano, a troca das geladeiras será realizada nas comunidades da Gameleira, Torre de Babel e Feirinha de Mangabeira, em João Pessoa.

Rita Bizerra, com assessoria