Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 19 de julho de 2011

Solicitação de Raniery para audiência pública sobre permuta de terreno da Acadepol será votada na AL

O requerimento do deputado Raniery Paulino (PMDB) solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a permuta do terreno da Acadepol fez parte do Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (19.07) da Assembleia Legislativa da Paraíba e será votado no plenário nos próximos dias.
Raniery apresentou o requerimento de nº 1.350/2011 no último dia 20 de junho, mesmo dia em que o projeto de lei nº277/2011 de autoria do Poder Executivo e que trata da permuta seria votado na Casa de Epitácio Pessoa em sessão extraordinária. Contudo, a apreciação do projeto foi adiada após reunião realizada entre o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) e as Bancadas de Situação e Oposição, que concordaram ser necessário um aprofundamento das discussões sobre o assunto e um debate mais amplo junto à sociedade.
Na sessão desta terça, o deputado Raniery ocupou a tribuna para ressaltar que é favorável ao desenvolvimento do bairro de Mangabeira, onde fica o terreno da Acadepol e conforme foi divulgado pretende-se construir um shopping. “É lógico que somos à favor da geração de emprego e renda e de todas as ações que propiciem o crescimento de nosso Estado. Mas é importante que a Assembleia trate a questão sob a luz da legalidade. O governo não pode ser confundido com corretor de imóveis”, declarou ele.
De acordo com Raniery, antes da votação da matéria, é imprescindível que os proprietários da empresa Futura Administração de Imóveis (responsável pelo outro terreno) possam explicar e expor os trâmites da negociação na qual o Poder Público cederia o terreno da Acadepol, em Mangabeira e em troca receberia outra área localizada no bairro do Geisel, nas proximidades da BR-230.
“É importante para a Paraíba que a Futura demonstre de forma clara e transparente quais os benefícios e vantagens para o Estado ao efetuar a referida negociação. Existem pontos na permuta que precisam ser melhor esclarecidos, como por exemplo a definição de valores monetários a serem apurados, prazo para a realização dos bens e serviços provenientes da permuta, dentre outras imprecisões que fazem com que a realização da audiência seja imperiosa e improrrogável”, justificou o deputado.
No requerimento, o parlamentar ressalta ainda que além da empresa envolvida na transação imobiliária, deverão ser convocadas entidades como o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PB),além da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB) e outras organizações da sociedade civil.


Rita Bizerra, com Assessoria 

Em entrevista, deputado Ricardo Marcelo fala de grampo, agenda positiva e escolha de presidente do CCJ na ALPB


No retorno das atividades da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta terça-feira (19.07), o presidente Ricardo Marcelo (PSDB) concedeu entrevista e falou sobre diversos temas, entre os quais a Agenda Positiva para o segundo semestre, apuração do grampo telefônico e tramitação do projeto do Poder Executivo que trata da permuta do terreno da Acadepol.

Agenda Positiva

O deputado estadual Ricardo Marcelo afirmou na ocasião que deve convocar reunião do Colegiado de Líderes para esta quarta-feira (20) com o objetivo de pautar as ações da “agenda positiva” para o segundo semestre. “Além também de tomar algumas decisões que são de extrema importância para o bom andamento da Casa”, destacou ele.

Desde o início da atual legislatura a ALPB tem debatido através da Agenda Positiva temas de interesse da sociedade paraibana e que segundo o presidente continuarão a pautar a atuação dos deputados.

Permuta do terreno

“Esse é um tema que vem sendo amplamente discutido pela sociedade e pelos interessados. E a Assembleia, como a Casa do Povo, não vai se omitir dessa discussão”, disse o presidente Ricardo Marcelo. Segundo ele, o projeto tramitará na Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da ALPB e depois de concluídas todas as instâncias, a matéria será colocada em plenário para a devida votação.

Presidência da CCJ

Ricardo Marcelo disse que espera que a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) seja concedida ao deputado que tenha condições reais de não só  tomar as decisões pertinentes da CCJ, mas também de fazer da melhor forma as avaliações dos projetos que tramitam na comissão. “Acredito que a CCJ tem 7 membros que são plenamente capazes de escolher seu presidente”, declarou o presidente.

Grampo telefônico

Sobre a apuração dos responsáveis pelas escutas telefônica e ambiental descobertas no último mês de maio no gabinete da Presidência da Casa, o presidente afirmou que o caso foi entregue ao Ministério Público Estadual. “Temos a consciência plena da responsabilidade do Ministério Público que tem capacidade para tal. Estamos aguardando a conclusão e creio que eles estão à altura de resolver o problema”, enfatizou.

Comissão para visitar regiões afetadas pelas chuvas

O presidente falou ainda sobre a formação de uma comissão para que sejam realizadas visitas e verificadas in loco a situação dos municípios afetados pelas chuvas. “Queremos verificar os danos causados e dar nossa contribuição para a população desabrigada e carente no Estado”, revelou.

Rita Bizerra, com Assessoria

Presidente da ALPB recebe dirigente da Abrasel-PB e garante apoio a projetos que melhorem setor gastronômico



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (19.07), o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Paraíba (Abrasel-PB), Marcelo Muccini. O empresário pediu apoio do Legislativo estadual, no sentido de contribuir com a apresentação e apreciação de projetos que visem à geração de emprego e renda, a qualificação e capacitação desses setores. 

Durante a audiência com o presidente, Muccini destacou que a Paraíba pleiteia ser uma sub-sede da Copa de 2014 e o setor gastronômico é de vital importância para viabilidade desse evento. "A gastronomia hoje é o segundo setor que gera maior renda. A cada R$ 5 investidos é gerado um emprego. Só perde para a construção civil", afirmou. 

O presidente da Assembleia disse que é de fundamental importância que o Legislativo apresente projetos que gerem emprego e renda, e que a preocupação da Abrasel também se coaduna com as preocupações dos parlamentares, que é de qualificar e aperfeiçoar o atendimento aos que visitam o Estado. "Nosso turismo está experimentando um momento de crescimento, apesar de poucos investimentos na área. Por isso, apoiar pleitos como esse da Abrasel é de fundamental importância para a própria economia do Estado", ressaltou.

"A gastronomia é a base do turismo. O turista quer sair daqui com o sabor da terra na boca. Por isso mesmo, estamos buscando parcerias como essa da Assembleia Legislativa, para que possamos melhor cada vez mais o nosso setor", disse.

Rita Bizerra, com Assessoria

Vitalzinho confessa que PMDB continua esperando o cargo federal para Zé, com muita ansiedade

O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) revelou durante entrevista no Conexão Arapuan que o PMDB paraibano está mais ansioso com a nomeação de José Maranhão pela presidenta Dilma Rousseff (PT) do que o próprio ex-governador. Segundo Vitalzinho, o cargo de Maranhão é certo e deve sair em breve.

“Nós do PMDB estamos mais ansiosos com o cargo de Maranhão do que ele mesmo. O PMDB da Paraíba quer que se faça justiça e respeito ao tamanho de José Maranhão. O cargo de Maranhão vai sair na hora certa”, frisou o senador.

Na ocasião, Vitalzinho não informou qual será o cargo destinado ao ex-governador paraibano. "Vamos aguardar. Eu garanto que o cargo será importante como é Maranhão", disse.

Edinho Trajano, com Políticapb

PSB paraibano bate o martelo e homologa pré-candidatura de ex-prefeito

Em reunião da executiva estadual do PSB, realizada na noite desta segunda-feira (18), foram aprovadas várias pré-candidaturas socialistas ao pleito de 2012, entre as quais a do ex-prefeito de Várzea, Valdemar Marinho (PSB), conhecido popularmente como Demazinho, que deverá disputar a eleição com o apoio do presidente de honra do PSB e governador, Ricardo Coutinho.


Quando prefeito daquele município, localizado na região do Vale do Sabugi, a administração de Demazinho alcançou os melhores índices de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano no estado, ficando à frente da Famup – Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, por dois períodos, desenvolvendo um excelente papel municipalista. Nas últimas eleições, Demazinho disputou uma vaga de Deputado Estadual pelo PSB, ficando na suplência, com 5.469 votos.O ex-prefeito, economista e atual secretário do Estado da Paraíba, tem trabalhado junto ao Governador Ricardo Coutinho na construção de políticas de desenvolvimento sustentável da região, com destaque para os arranjos produtivos locais e o extrativismo mineral de forma integrada, gerando emprego e renda e preservando o meio ambiente.Segundo sua assessoria, o pré-candidato deverá construir sua plataforma para dar sequência de uma forma mais inovadora a estas políticas de geração de emprego e renda, construindo um grande leque de alianças a partir da base de sustentação do governo socialista no estado, com o apoio do PSDB, PSD, PPS e demais legendas.

Edinho Trajano, com Assessoria

EM VISITA Dilma disponibiliza todos os serviços do governo federal para reconstruir a Paraíba, diz secretário

O secretário nacional da Defesa Civil, coronel Humberto Viana, informou que a presidente da República Dilma Rousseff (PT) disponibilizou todos os serviços do governo federal para ajudar na reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias na Paraíba.

O governador apresentará ao representante do Governo Federal um relatório com fotos sobre a situação dos 29 municípios, onde foi decretado estado de emergência, com solicitação de apoio federal para reestruturar as áreas atingidas e prestar apoio para os desabrigados.

Está previsto para esta quarta-feira (20), um sobrevoo pelas áreas mais atingidas no Litoral, Brejo e Agreste. Assim que soube da situação enfrentada pela Paraíba, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, enviou o secretário nacional da Defesa Civil para se inteirar da situação.

Após se reunirem com o governador na manhã de segunda-feira (18), prefeitos e secretários municipais encaminharam relatórios com a situação nos municípios para o secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e para o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Walber Rufino, que estão condensando as informações para repassar para o Ministério da Integração Nacional.

Informações preliminares do coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Rufino, revelam que existem 1.922 pessoas desabrigadas da Paraíba e mais 19.753 desalojadas que estão em abrigos municipais ou na casa de familiares.

Situação de Emergência – A Paraíba tem hoje 29 municípios em situação de emergência por terem áreas afetadas por enchentes provocadas pelas chuvas. Quatro decretos assinados pelo governador Ricardo Coutinho estão publicados na edição desta terça-feira (19), do Diário Oficial do Estado.

O decreto nº 32.271 declara situação anormal caracterizada como situação de emergência em 15 municípios: Araçagi, Alhandra, Alagoa Nova, Caaporã, Cabedelo, Juarez Távora, Cruz do Espírito Santo, Lagoa Seca, Mulungu, São José dos Ramos, Mamanguape, Rio Tinto, Pirpirituba, Sapé e Sobrado.

Já o decreto nº 32.272 prorroga por mais 90 dias a situação de emergência em 12 municípios: Arara, Areia, Barra de Santana, Bayeux, Campina Grande, Ingá, Mogeiro, Itabaiana, Natuba, Pilar, Salgado de São Félix e Santa Rita. O governador também homologou a situação de emergência por enxurradas e inundações bruscas em áreas do município de Gurinhém e Queimadas.

Nos atos o governador considera, dentre outras causas, a ocorrência de intensas e extraordinárias chuvas no Estado, principalmente nos municípios mais atingidos; os sérios e graves danos ao bem-estar da população e à infraestrutura, inclusive provocando alagamentos, desabamentos, avarias em pontes e rodovias. Também alerta sobre as previsões de mais chuvas nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste.

Rita Bizerra, com PolíticaPB

Chuvas castigam o Agreste



barragem_alvinho
Após 48 horas de chuvas ininterruptas, mananciais não resistiram e arrastaram plantações e estradas deixando prejuízos e dezenas de famílias ilhadas. Comunidades de Alvinho, Almeida e Campinote foram as mais prejudicadas.
O último domingo foi atípico para os moradores da zona rural do município de Lagoa Seca, localizado no Agreste do estado, a cerca de 8 km de Campina Grande. Com a forte incidência de chuvas que caem na região, pelo menos 16 açudes e pequenas barragens, que já estavam com sua capacidade máxima de armazenamento, não resistiram e acabaram se rompendo.
A situação levou destruição e medo para as pessoas, deixando prejuízos para dezenas de agricultores que viram suas plantações serem levadas pela força das águas. Com estradas interditadas, algumas comunidades estão ilhadas e a prefeitura já confirmou a situação de calamidade pública. Em sua grande maioria, os açudes e barragens que foram afetados são de origem privada, ou seja, estão dentro de propriedades rurais que muitas vezes acabam não sendo monitoradas, com frequência, pelas forças de segurança como Defesa Civil e Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
O primeiro rompimento ocorreu, por volta das 5h de ontem, na comunidade do Almeida I. O açude Antônio Marcolino estourou, provocando um verdadeiro ‘efeito cascata’, atingindo outros mananciais.
Os maiores açudes estavam nas propriedades do ex-prefeito Francisco José de Oliveira Coutinho (Bola) e de ex-vereador Afonso Rodrigues de Melo, que ficam na região do Almeida/Alvinho e foram afetados em sequência, chegando às comunidades da Gruta Funda (Antônio Luiz) e Retiro, onde a força das águas também acabou levando a estrutura do açude público do Retiro, construído pela prefeitura de Lagoa Seca em 1998.
As repetições das tragédias, motivadas pelas chuvas, acabaram afetando a estrutura de uma ponte, existente na altura do km 111,5 da rodovia BR-104, no trecho que liga os municípios de Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça. A água ultrapassou os limites da estrutura de concreto, danificando o asfalto e arrastando árvores e tudo que passava pela frente. O trecho foi interditado pela Polícia Rodoviária Federal e DNIT. Mesmo assim, até o início da noite, não houve registros de vítimas, apenas consequências e danos materiais. “Estamos todos em alerta desde as primeiras horas da madrugada. Vivemos aqui em Lagoa Seca um verdadeiro ‘efeito cascata’ da força das águas.
A maioria destes mananciais que acabaram se rompendo, foram visitados ainda na semana passada por uma equipe da Defesa Civil e AESA. Nós fizemos levantamentos e em apenas um encontramos riscos pequenos. Imediatamente, seu proprietário realizou alguns serviços de reparos. Infelizmente, o fato que gerou toda essa tragédia, foi mesmo a força das chuvas. A mais de dois dias, chove sem parar em nossa cidade” declarou Lucia de Fátima Luna, coordenadora da Defesa Civil de Lagoa Seca.
Uma das situações mais preocupantes é a de cerca de 50 famílias que vivem na comunidade do Gruta Funda.
As fortes chuvas arrastaram um açude existente no local, deixando uma fissura de mais de 150 metros, danificando o único acesso de veículos existente, deixando várias pessoas ilhadas.
A maior preocupação da prefeitura de Lagoa Seca neste momento é dar suporte aos moradores que residem nas áreas afetadas. Para isso, uma verdadeira frente de trabalho foi montada, realizando várias ações e visitas nas comunidades. “Apesar de hoje ser um domingo, estamos trabalhando desde cedo para dar assistência às pessoas. Esta foi à orientação dada pelo prefeito Edvardo Herculano, que no início da manhã, também chegou a realizar algumas visitas nas áreas afetadas. Estamos fazendo levantamentos e trabalhando com garis e máquinas pesadas para auxiliar agricultores e motoristas” comentou Aginaldo Gonçalves, secretário de Infraestrutura e Urbanismo.
Aulas estão suspensas em comunidades afetadas
 Preocupado com a situação das comunidades rurais afetadas pelas fortes chuvas, o secretário de Educação, Cultura e Eventos de Lagoa Seca, Iremar Souto Monteiro, informou que já a partir desta segunda-feira estará traçando um plano especial de ação educacional nas unidades de ensino que estão instaladas nestas áreas. “Vamos fazer de tudo para não suspender as aulas, pra evitar prejuízos com o ano letivo, no entanto, algumas unidades estão completamente isoladas, como é o caso da escola do sítio Gravatá do Cumbe. Com o rompimento de alguns açudes, a unidade não tem condição de receber os alunos. Vamos fazer estudos específicos de cada caso e ter cuidado, principalmente com o transporte dos alunos” declarou.
Atualmente uma das situações mais complexas é a da Escola Municipal Frei Dagoberto, localizada na comunidade do Gravatá do Cumbe. Hoje com aproximadamente 80 alunos, as aulas na unidade foram suspensas por que todas as estradas que dão acesso ao educandário estão intransitáveis. “Vamos traçar um plano para que nenhum aluno seja prejudicado. Vamos agir em conjunto, pra que todos os problemas sejam resolvidos, afinal, nossas crianças não podem ficar sem frequentar as salas de aula” completou o secretário.
LISTA DE BARRAGENS/AÇUDES ROMPIDOS – LAGOA SECA/PB
Sítio Almeida- Antônio Martiliano;- Afonso Rodrigues (ex-vereador);- João de Odilon;- Sr. Laba;
- Adamastor;
Sítio Alvinho- Tota Cabral;- Antônio Sampaio;- Marreta;- Antônio Luiz;
- De Assis/Bola (ex-prefeito);
Sítios Campinote / Caxangá / Tanque de Boi- Eufrásio;- João Capim;- Antônio Tino;
- Riba
Oiti- João Crispim;
- Moura;
Textos e fotos: ASCOM/PMLS

Governo decreta estado de emergência



ricardo
O governdor Ricardo Coutinho decretou Estado Situação de Emergência em 26 cidades da Paraíba devidos aos estragos causados pelas fortes chuvas que castigam a Paraíba nos últimos dias. Uma reunião de emergência foi convocada com os prefeitos dos municipios mais atingidos pelas chuvas, nesta segunda-feira (18), no Palácio da Redenção.O objetivo do encontro é estabelecer parceria no sentido de solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas, dentro das competências do Estado e do Município, e seguindo o que diz o Sistema Nacional de Defesa Civil.
O Governo promete, através de parceria com a Prefeitura de João Pessoa, disponibilizar carros-pipa para manter o fornecimento de água potável e possibilitar o funcionamento dos serviços essenciais à população, como hospitais, escolas e segurança.
O chefe do execuivo estadual também pede a participação da população, no sentido de contribuir com doações para os desabrigados, tais como roupas, cobertores e alimentos.
Leia a nota distribuida a imprensa pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado
O Governo do Estado da Paraíba, ciente dos efeitos e problemas causado pelas chuvas registradas nos últimos dois dias, criou uma comissão de trabalho permanente para traçar diagnósticos e viabilizar soluções para minimizar os transtornos que afetaram famílias paraibanas:
1) Nas últimas 48 horas, choveu em média 250 milímetros no litoral do Estado. Pelo menos 26 cidades estão em estado crítico, com registros de famílias desabrigadas, municípios sem vias de acesso, desmoronamento e pontes que ruíram.
2) Os serviços de monitoramento dos níveis de barragens, estradas, pontes e abastecimento de água estão trabalhando em estado de alerta, acompanhando as precipitações pluviométricas para acionar os setores competentes, com o intuito de levar assistência de forma mais rápida.
3) Na Grande João Pessoa, a Estação Elevatória de Marés está inundada, o que ocasionou a interrupção do abastecimento de água. Situação semelhante ocorre na Estação Elevatória de Gramame, que corre riscos de parar. Diante disso, a Cagepa pede que a população redobre os cuidados com a economia de água, pelo menos nos próximos três dias.
Diante desse diagnóstico, o Governo do Estado tomou as seguintes medidas:
1) Decretar situação de emergência e tentar, junto ao Governo Federal, mais recursos para viabilizar reparos e construção de pontes, estradas, ampliar acessos a cidades, como também ações de vigilância em saúde, para evitar epidemias.
2) O Governo do Estado está convocando os prefeitos dos municípios de Araçagi, Alagoa Nova, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Gurinhem, Itabaiana, Ingá, João Pessoa, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mamanguape, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pilar, Pirpirituba, Rio Tinto, Sapé, Salgado de São Felix, Santa Rita, Sobrado e São José dos Ramos para uma reunião nesta segunda-feira, 18 de julho, às 9h, no Palácio da Redenção. O objetivo do encontro é estabelecer parceria no sentido de solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas, dentro das competências do Estado e do Município, e seguindo o que diz o Sistema Nacional de Defesa Civil.
3) Por determinação do governador Ricardo Coutinho, a Polícia Militar está de prontidão para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos chamados de pessoas desaparecidas e situação de resgate.
4) Através de parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Governo vai disponibilizar carros-pipa para manter o fornecimento de água potável e possibilitar o funcionamento dos serviços essenciais à população, como hospitais, escolas e segurança.
5) O Governo do Estado também pede a participação da população, no sentido de contribuir com doações para os desabrigados, tais como roupas, cobertores e alimentos.

Edinho Trajano, com assessoria

PT realiza encontro nesta 3ª feira

O PT da Paraíba convida seus filiados para o Encontro Setorial de Cultura nesta terça-feira, dia 19 de julho, às 19h, no Auditório do Sindicato dos Eletricitários da Paraíba (SINDELETRIC). O evento conta com palestras do secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, e do representante Regional do Ministério da Cultura no Nordeste (MINC/NE), Fábio Lima.
No evento, serão abordados os seguintes temas:
1) O PT e a Cultura
Palestrante: Edmilson Souza, secretário Nacional de Cultura do PT;
2) A política cultural do governo Dilma
Palestrante: Fábio Lima, representante Regional do (MINC/NE);
3) Encontros Setoriais.
Antes da realização do Encontro Setorial de Cultura, que será no período noturno, o secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, fará uma visita institucional à Direção Partidária e à Bancada do partido na Assembléia Legislativa da Paraíba. A visita está programada para as 15h.
Edmilson Souza é vereador, eleito com 3099 votos, e está no seu primeiro mandato. É formado em Historia e Pedagogia, com pós-graduação pela PUC de São Paulo. Iniciou a sua militância política em 1988, como operário em uma fábrica de calçados, e na Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP. O vereador tem filiação interna ao Partido dos Trabalhadores desde 1988 e foi secretário geral e eleito Presidente do PT de Guarulhos em 1999. Durante sua gestão, o Partido chegou ao governo municipal com Elói Pietá e elegeu a maior bancada de vereadores de sua história, passando de dois para sete vereadores.
Atualmente Edmilson Souza é vice-presidente da Câmara Municipal de Guarulhos e preside as Comissões Permanentes de Direitos Humanos e Habitação e a Comissão de Juventude. Em maio de 2011, foi eleito Secretário Nacional de Cultura do PT e faz parte da executiva nacional do partido.

Rita Bizerra com Assessoria

Deputados voltam ao trabalho amanhã com duas polêmicas em pauta

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), confirmou o retorno das sessões deliberativas a partir de amanhã. No retorno das atividades, duas audiências públicas estão sendo sugeridas pelos deputados. A primeira para debater o projeto do Governo que trata da permuta de um terreno público por uma propriedade privada, onde o Estado quer construir uma nova Academia de Polícia, o Instituto de Polícia Científica e uma Central de Polícia. A outra audiência deve discutir a gestão pactuada entre o Estado e a Cruz Vermelha  na administração do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Hoje, os trabalhos de reforma do plenário foram acelerados e a determinação do presidente foi de que não houvesse mais nenhum atraso nas obras. Todo carpete foi retirado e substituído por um piso de madeira.

O plenário passou por uma ampla reforma. Ganhou nova iluminação, rampas que asseguram a acessibilidade e um telão que será utilizado nas sessões especiais e audiências públicas. Também foram feitas reformas na sala que serve de apoio para despachos de parlamentares com assessores e no pequeno refeitório que fica por trás do plenário.

Para o presidente da ALPB, o atraso em uma semana na reabertura dos trabalhos não prejudica a produtividade parlamentar. “Esperamos contar com o apoio de todos os deputados para colocarmos em dia uma agenda positiva para este segundo semestre”, afirmou.
Ricardo Marcelo adiantou que pretende convocar uma reunião do Colegiado de Líderes ainda esta semana, para que possa discutida a agenda positiva do segundo semestre. Esta reunião pode ocorrer ainda na tarde desta quarta.

No retorno dos trabalhos, com a saída do deputado Lindolfo Pires (DEM), que deixou a condição de líder da base governista para assumir uma Secretaria de Estado, e o retorno do deputado Adriano Galdino (PSB) à Assembleia, os deputados devem escolher também o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que é considerada a mais importante da Casa.

A base aliada do governo tem agora como líder o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB). Os deputados consideram importante uma discussão mais ampla sobre o projeto do Executivo que autoriza a permuta entre os terrenos público e privado. O deputado João Gonçalves (PSDB) adiantou que a audiência pública para tratar deste tema será realizada nesta quinta-feira (22), a partir das 10h30, no plenário José Mariz.

Já a deputada estadual Daniella Ribeiro, líder do PP, está propondo que a Assembléia Legislativa realize sessão especial para discutir a iniciativa do Governo do Estado em transferir a administração do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a Cruz Vermelha.

A Cruz Vermelha é uma organização presente em vários países, inclusive no Brasil.

Segundo a deputada é preciso que a sociedade debata o assunto e não simplesmente o Governo adote uma medida unilateral, enquanto que a Assembléia está em recesso e promova uma mudança tão radical no processo administrativo da questão da saúde, sem se sequer discutir o tema com a população, o que “é muito estranho” em sua opinião.

Rita Bizerra, com Assessoria