Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vené dá versão sobre especulação de aproximação com Cunha Lima


Vené dá versão sobre especulação de aproximação com Cunha Lima e manda recado para ‘informante’ da oposição

Medidas adotadas pelo governador repercutem na imprensa nacional


Medidas adotadas pelo governador repercutem na imprensa nacional

O veto no reajuste do próprio salário anunciado nesta segunda-feira (3) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) foi destaque em veículos nacionais. As edições do jornal Estadão e Folha, ambos de São Paulo, publicaram matérias sobre os novos governadores que tomaram medidas para tentar equilibrar o orçamento dos seus estados.

A edição online do Estadão destacou que, com a medida, o governador da Paraíba corta o próprio salário, deixando de ganhar os R$ 23 mil que estavam previstos com o reajuste suspenso, passando a ganhar o salário que estava em vigor, no valor de R$ 16 mil.

"O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), resolveu "cortar na própria carne" e anunciou ontem, como um dos primeiros atos de sua administração, a edição de uma Medida Provisória (MP) que suspende o reajuste salarial de 27,92% concedido pelo ex-governador José Maranhão (PMDB) ao governador, vice-governador, deputados estaduais, secretários de Estado e adjuntos”.

O portal abordou ainda o cancelamento de convênios. “Ricardo Coutinho também cancelou todos os convênios assinados pelo seu antecessor com os municípios paraibanos que garantiam verbas para a realização de festejos, como forma de gerar economia aos cofres do Estado". O texto informa também as mudanças na gestão financeira impostas pelo atual governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).

O folha.com publicou matéria sobre os governadores recém-empossados que anunciaram redução de gastos, entre eles, Geraldo Alckmin (PSDB), São Paulo; Beto Richa (PSDB), Paraná; Rosalba Ciarlini (DEM), Rio Grande do Norte; Wilson Martins (PSB) e Ricardo Coutinho. “Na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) suspendeu o reajuste de 27,92% no próprio salário, do vice e de deputados estaduais. O reajuste havia sido dado pelo ex-governador José Maranhão (PMDB), derrotado por Coutinho. Foram exonerados 4.500 comissionados, ou 40% dos cargos, que não serão mais preenchidos”, destacou o portal.

As medidas de redução de gastos decretadas por Ricardo Coutinho também foram noticiadas pelos portais Bol notícias (São Paulo) e Novo Jornal (Minas Gerais).



Edinho Trajano com, Secom PB

Cícero revela teor do diálogo com Cássio e Vitalzinho


Cícero Lucena revela teor do diálogo com Cássio e Vitalzinho durante solenidade em CG e surpreende ao traçar planos para o trio no Senado 


Após declaração polêmica, ‘cacique’ coloca aliado em ‘saia’ justa

XEQUE MATE: após declaração polêmica, ‘cacique’ da política da Paraíba coloca integrante da bancada federal paraibana em ‘saia’ justa


Maranhão engrossa discurso, chama dissidentes de ’mutantes’ e ‘trânsfugas’ e dá aviso: “A lei cassa quem é traidor”


Maranhão engrossa discurso, chama dissidentes de ’mutantes’ e ‘trânsfugas’ e dá aviso: “A lei cassa quem é traidor”

O ex-governador José Maranhão (PMDB) engrossou o discurso e chamou os dissidentes do partido de ‘mutantes e ‘trânsfugas’ nesta segunda-feira. O cacique peemedebista disse ainda que população da Paraíba é esclarecida e está vendo toda a 'metamorfose'. Ele também lembrou que a lei é severa com os traídores que correm o risco de serem punidos com a cassação. O desabafo de Maranhão ocorreu em uma entrevista que foi concedida com exclusividade ao portal PB Agora,  na sede da legenda, em João Pessoa.


“Sabemos que começo de governo existe sempre uma mudança de posicionamento daqueles que não tem a mesma firmeza, comportamento e compromisso. Muitos mudam de partido”.


Maranhão explica que a mudança de oposição para situação ocorre por diversas razões e faz um alerta lembrando que o povo está acompanhando toda essa movimentação no cenário político paraibano.


“Uns mudam naquelas migrações que se tornaram mais frequentes em busca de uma legenda considerada mais suave para suas pretensas candidaturas. Outros mudam para ficar abrigados no governo. Mas o povo da Paraíba é muito esclarecido e está atento para esses mutantes que receberam o voto no PMDB, uma legenda generosa e que tem história”.


A maior liderança estadual do PMDB ressalta que a justiça estabelece punições para os dissidentes que podem chegar até a perda de mandato, através da cassação.  


No final ele manda um recado para os dissidentes. “O povo é juiz e senhor dessa situação. Chamo atenção desses trânsfugas que o povo da Paraíba está atento para os que não tem compromisso com os partidos nos quais se elegeram”.  

Edinho Trajano, Com informações de Henrique Lima 

Aécio reafirma disposição de concorrer à Presidência


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) reafirmou que está disposto a concorrer às eleições presidenciais de 2014. Em entrevista ao programa "É Notícia" da Rede TV, Aécio foi questionado pelo âncora Kennedy Alencar se é ou não candidato às eleições presidenciais de 2014 e respondeu: "Seria muito fácil dizer sim ou não, ninguém é candidato de si próprio. Eu tenho que estar preparado para isso. Se lá adiante, no momento certo, após as eleições municipais, se o partido considerar que sou eu que tenho condições de levar essas bandeiras, eu estou absolutamente preparado e pronto para fazê-lo."

Ao falar deste tema, Aécio considerou que se o partido optar por um companheiro em melhores condições, ele saberá dar apoio, apesar da disposição que tem em disputar a presidência da República. "Porque a vontade de ver o partido (PSDB) vencer as eleições é maior do que a de impor o meu nome a qualquer custo para essa disputa", argumentou. E continuou: "Eu sinto que há no partido hoje, e isso não havia nas eleições anteriores, um sentimento majoritário, com alguma naturalidade, em torno do meu nome. Isso me faz ter responsabilidade e dizer aos meus companheiros o seguinte: Estarei pronto, na hora certa, mas acreditem também no meu timing. A nossa prioridade é a refundação do PSDB."

Segundo Aécio Neves, dentro de um mês, o PSDB fará no Rio de Janeiro um grande seminário para discutir os seus rumos e mostrar sua plataforma à sociedade. "Teremos uma agenda para o Brasil e lá na frente teremos um belo embate de ideias e projetos", destacou.

Serra - Aécio disse que é absolutamente legítimo o ex-governador José Serra pleitear a disputa à sucessão da presidente Dilma Rousseff em 2014. E citou outros presidenciáveis de sua legenda, como os governadores Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO) e Beto Richa (PR). "É muito bom que o PSDB tenha alternativas, é um partido de quadros", disse, afirmando que sempre defendeu prévias como instrumento legítimo de escolha de um candidato e de mobilização do partido. "Teria enorme disposição (em disputar prévias) e isso criaria uma vitalidade no partido que não tem demonstrado em algumas regiões."


Edinho Trajano, com Agência Estado

Programa “Espaço Mulher”, a grande novidade na radiodifusão de Patos



Estreamos na manhã de ontem, domingo (02), a mais nova modalidade na radiodifusão da região de Patos, com o Programa Piloto “Espaço Mulher”, que está voltado a um público definido, o Universo Feminino.

As mulheres de Patos foram contempladas com esse projeto, que fora sonhado por nós por alongado tempo e só foi possível tornar-se realidade com o apoio das mulheres que estão próximas de nós.

O Programa “Espaço Mulher” vem fomentar a necessidade de se ouvir a voz da Mulher soar de todos os lados, desde o ápice do sucesso empresarial à necessidade de ter a cada manhã o alimento suficiente para saciar a fome dos seus filhos.

Desde muito, há necessidade de mostrar, as dificuldades, os obstáculos enfrentados por algumas mulheres e, também, o sucesso alcançado por mulheres vultosas, para responder as mais variadas perguntas feitas pela sociedade e lutar para que a própria mulher tenha qualidade de vida social, profissional e psicológica, para resistir o dia a dia condignamente.

A mulher, que sempre ocupou segundo plano na escala de valores sociais, tem conquistado espaços desejados e precisa ser mostrado. Embora, ainda não tenha se livrado da discriminação nas diversas áreas profissionais, mesmo demonstrando competência e desenvoltura. Constata-se esse fato, a partir do diferencial no seu salário, até mesmo ocupando a função do homem.

O nosso propósito neste programa de rádio é desenvolver um trabalho de formação e informação, com uma postura sustentável e de responsabilidade, dando a nossa contribuição como aprendente/ensinante da arte de viver.

Na edição de ontem, apresentamos o tema “AMOR ÁGAPE” e enfatizamos o amor materno como resultado positivo na vida dos envolvidos nesse processo, no qual exemplificamos como referência a vida de uma nordestina pobre, que dedicou a sua vida às pessoas que cruzaram o seu caminho e tiveram necessidade da sua ajuda, como benzedeira e parteira.

Dona Carmelita, a mãe de um único filho a quem depositou todo o seu amor e o fez seguir a sua prática de vida, o Jornalista e expoente máximo da mídia nas suas mais variadas formas, Francisco Sampa, que exerce sua desenvoltura profissional em New Jessey, nos EUA.

Na oportunidade, recebemos um telefonema do próprio jornalista que estava ligado conosco através de Rádio Web e felicitou a nós e a todas as mulheres paraibanas, nordestinas e brasileiras que estavam na escuta do nosso Programa dizendo da contribuição e a soma de valores que rende um trabalho nessa linha, quando se é investido desenvolvido com responsabilidade.

Como agradecimento, queremos aqui registrar o carinho que nos foi dispensado pela direção da rádio Morada do Sol FM, assim como de todo o seu corpo funcional, o que nos deu seguridade e aumentou a nossa responsabilidade de manter qualidade em todas as edições vindouras do nosso Programa.

“Espaço Mulher” é o nosso filho caçula, a quem dedicaremos um amor incondicional e contagiante, para que seja efetivado nele o processo eficaz de atrair a todas as pessoas que possa conhecê-lo tornando-se a garantia do nosso sucesso. 

Rita Bizerra e Edinho Trajano

Simon: atos contra corrupção não podem ser 'genéricos'


Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), os atos realizados recentemente contra a corrupção em Brasília, no Rio e em outras capitais precisam ter um objetivo específico para surtir efeito. "Os atos de combate à corrupção são fundamentais, mas não podem ter um objetivo genérico. Para mobilizar (a sociedade) é preciso ter uma bandeira mais definida", disse, sem sugerir qual poderia ser esse objetivo. "Vamos debater."  

Simon discutiu o tema hoje, durante palestra na sede carioca do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil). "Durante a ditadura militar havia muita gente na oposição, mas cada um defendia uma coisa. Uma corrente defendia a luta armada, outra era contra. Quando decidimos que o primeiro objetivo seria lutar por eleições diretas, conseguimos unir grupos heterogêneos e a coisa fluiu. No impeachment do Collor foi a mesma coisa, havia um objetivo comum."

"Hoje vivemos um momento importante, porque a (presidente) Dilma (Rousseff) demitiu ministros e demonstrou disposição para combater a corrupção. Enquanto o (ex-presidente) Lula não quis demitir por corrupção nem o Waldomiro (Diniz), que era subchefe da Casa Civil, a Dilma demitiu o chefe (da Casa Civil, Antonio Palocci), que é amigo dela. Mas o presidente do Brasil é escravo da governabilidade, e já falaram que ela vai ficar sem apoio se continuar (a combater a corrupção). É importante mobilizar (a sociedade) contra a corrupção, mas com objetivos específicos", disse.

Edinho Trajano, comAgência Estado

Dilma fala em Bruxelas de economia, clima e Palestina


A presidente Dilma Rousseff começa amanhã, por Bruxelas, um esforço de aproximação com a União Europeia no momento em que a zona do euro atravessa a pior crise de sua história. Com o objetivo de aumentar a parceria comercial, que no primeiro semestre atingiu um nível recorde, a presidente vai tentar avançar nas negociações por um acordo de livre comércio entre a União europeia e o Mercosul, cujas discussões foram retomadas em 2010, mas ainda não resultaram em efeitos práticos.
A quinta reunião de cúpula do bloco com o Brasil, seu "parceiro estratégico", acontece sob o signo da crise das dívidas soberanas da Europa. Há 10 dias, as declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que os países Bric estavam dispostos a auxiliar os europeus a enfrentar a turbulência causaram grande repercussão nas maiores capitais, como Berlim e Paris. A proposta não foi levada adiante, mas Dilma foi a Bruxelas com uma mensagem: a parceria com o Brasil pode ser um dos caminhos para a retomada do crescimento na Europa.

E o Brasil é de fato visto como um dos eldorados das empresas do bloco no mundo emergente. Isso porque, apesar da relação histórica, o país representa apenas 2% do comércio exterior da UE, o que o torna o nono parceiro mais importante no mundo. Interessadas em ganhar terreno, as empresas europeias apostam forte no mercado brasileiro. E os primeiros resultados começam a aparecer: no primeiro semestre de 2011, o comércio exterior entre os dois lados atingiu um pico histórico. As exportações para o Brasil passaram de 14,8 bilhões de euros a 16,9 bilhões de euros, mas o déficit comercial da UE aumentou de 100 milhões de euros para 1,6 bilhão de euros no período.

Além de comércio, Dilma vai tratar de temas políticos, como o reconhecimento do Estado Palestino, e ambientais, como a reunião Rio+20, prevista para junho de 2012. A Europa afirma que pretende levar uma posição agressiva à cúpula. Para discutir esses temas, ela terá reuniões com o rei da Bélgica, Albert II, e com líderes políticos como o primeiro-ministro, Yves Leterme, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Seu primeiro compromisso oficial, porém, será com o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, para discutir os preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

Ontem, Dilma chegou a Bruxelas por volta de 14 horas acompanhada dos ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Fernando Pimental, do Desenvolvimento, Aloisio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, Helena Chagas, da Comunicação Social, Ana de Hollanda, da Cultura, e Paulo Bernardo, das Comunicações. Sem programação oficial, Dilma visitou o Museu Magritte, dedicado ao pintor surrealista belga René Magritte.

Edinho Trajano, com Agência Estado

Para Ricardo, contrato de gestão do Trauma foi um acerto



O governador Ricardo Coutinho disse que o Estado tomou a decisão certa ao contratar a Cruz Vermelha brasileira para realizar uma gestão compartilhada do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo ele, os avanços já se expressam nas metas e na qualificação do serviço oferecido à população.
“O atendimento do Trauma melhorou e vai melhorar cada vez mais. O Estado não abriu mão da sua direção, mas criou um sistema de gestão onde pode acompanhar e cobrar pelas metas traçadas visando oferecer um serviço público e de qualidade para o povo”, afirmou nesta segunda-feira (3), durante entrevista no programa semanal Fala Governador, transmitido em rede pela rádio Tabajara.
O governador garantiu que desde o início da gestão compartilhada com a Organização Social da Cruz Vermelha o Hospital de Trauma vem a cada dia superando um processo de crise bastante antigo. “A população se lembra que o hospital vivia um longo processo de crise em que não se atendia o paciente por falta de leitos, ou não se atendia dentro da necessidade de tempo necessário para o atendimento de urgência”, lembrou.
Ricardo Coutinho informou que em menos de três meses da gestão pactuada, o hospital alcançou 80% do total de 36 metas estratégi­cas traçadas em contrato.  Ele destacou algumas metas como a diminuição da taxa de reinternação da UTI, diminuição de 60 minutos para 36 minutos do tempo da entrada do paciente no hospital até a realização de uma cirurgia de emergência, ampliação de procedimentos médicos e realização de cirurgias.
Sobre a votação da Medida Provisória pela Assembleia Legislativa da Paraíba nesta semana, Ricardo disse que espera que o bom senso prevaleça e os deputados aprovem a matéria como forma de garantir a melhoria do atendimento no Hospital de Trauma. “Espero que o plenário da Assembleia Legislativa corrija o erro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que votou pela inconstitucionalidade da matéria. Acredito no bom senso dos parlamentares, pois a saúde pública não pode ser tratada com partidarismo”, ressaltou.
Durante a entrevista, o governador informou que 19 estados do país tiveram leis aprovadas que permitem a contratação de Organização Social na saúde e não entende o porquê de só na Paraíba alguns parlamentares de oposição considerarem inconstitucional. Ele informou que em Tocantins as organizações sociais administram 17 hospitais estaduais; em São Paulo, 37 hospitais, 38 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), um centro de referência, duas farmácias e três laboratórios de análises; na Bahia seis hospitais e um centro geriátrico e no Pará cinco hospitais.
Ricardo destacou, ainda, que conversou com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aluísio Mercadante, o governador de Sergipe, Marcelo Deda, o governador da Bahia, Jacques Wagner, ambos do PT, e todos são a favor e sabem que existem circunstância onde são necessárias as organizações sociais. “O próprio ex-governador José Serra (PSDB) e o ex- secretário de Saúde do Estado, José Maria de França, também se mostraram favoráveis as OS na saúde. O que demonstra que gestores de vários partidos vêm as OS como importantes para auxiliar o poder público numa área tão complexa como a saúde”, finalizou.
 Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Presidente Dilma Rousseff visitará amanhã a Bulgária


A presidente Dilma Rousseff fará a sua primeira visita amanhã a Bulgária, país onde nasceu seu pai, Petar Roussev. Além da presidente, o país receberá a missão empresarial mais importante dos últimos anos, com representantes da Petrobras, da Embrapa, da Eletrobras, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da TAM e da Andrade Gutierrez.

Sem poder contar com os países vizinhos, mergulhados na crise do euro, a Bulgária sonha com a conquista de investimentos brasileiros nos setores de mineração, infraestrutura e alimentos. Um seminário entre empresas dos dois lados será realizado paralelamente à visita da presidente. Lideranças da cidade de Sófia, por exemplo, já debateram com Dilma em janeiro a possibilidade de que a Embraer abra no país uma fábrica de algumas de suas peças.

A classe política também está preparada para se lançar em um pedido de resgate por parte da presidente brasileira. Uma delas deve ser Meglena Kuneva, candidata a presidente nas eleições em 2012. Seu nome tem dividido o Partido Socialista local.

Família - Nos últimos dias, amigos do falecido meio-irmão de Dilma, Luben Roussev, foram até o seu túmulo, em Sófia, para limpá-lo. No local onde está enterrado, o cenário era de abandono, com o mato ganhando terreno.
Petar Roussev, pai de Dilma, fugiu da Bulgária nos anos 30. Anos mais tarde, se estabeleceria no Brasil e formaria uma nova família. Deixou para trás uma esposa grávida de Luben, que nasceria em 1930. Nunca mais o viu e deixou mágoa na família na Bulgária ao evitar levar Luben ao Brasil para conhecê-lo, apesar dos repetidos pedidos do filho.

O contato entre Dilma e Luben foi retomado há menos de dez anos, com a presidente chegando a enviar dinheiro ao meio-irmão. Luben morreu em 2007, sem conhecer a irmã brasileira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Edinho Trajano, com Agência Estado

Associação de juízes critica presidente do STF


Após ter entrado em choque com a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, por causa de investigações contra juízes suspeitos de irregularidades, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, enfrenta agora críticas de uma associação que representa os interesses dos magistrados.

Uma das entidades que pressionam pelo reajuste no salário dos magistrados, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), reagiu hoje à afirmação de Peluso de que é mais importante aumentar a remuneração dos servidores. A Ajufe também criticou Peluso por ter apoiado o fim das férias de 60 dias dos magistrados.

A associação divulgou uma nota na qual afirma que discorda veementemente das declarações de Peluso e diz que os magistrados estão "absolutamente insatisfeitos com o tratamento que vem sendo dado aos seus direitos e prerrogativas". "Referidas declarações são infelizes e carecem de legitimidade político-institucional, uma vez que não recebem apoio ou respaldo de nenhum setor da magistratura brasileira", diz a entidade.

A Ajufe defende a aprovação pelo Congresso de dois projetos de lei que reajustariam os salários do STF dos atuais R$ 26,7 mil para R$ 32 mil. Um reajuste na remuneração do Supremo implicaria em aumentos em cascata para toda a magistratura.

De acordo com a associação, um artigo da Constituição Federal que determina a revisão anual dos vencimentos estaria sendo descumprido. A entidade calcula que as perdas inflacionárias são de 25% nos últimos seis anos.
"Isso faz com que boa parte dos juízes, absurdamente, receba remuneração mais baixa do que os servidores do Poder Judiciário - seus subordinados hierárquicos - e que agora pleiteiam, com o apoio do presidente do STF, reposição inflacionária de 56%, o que vai aumentar essa inaceitável e incongruente distorção e fortalecer a evidente quebra, inclusive, da hierarquia em um dos Poderes do Estado", afirma a entidade.


Edinho Trajano, com Agência Estado

Após inaugurar estrada, governador recebe título de cidadão de Lastro


O governador Ricardo Coutinho se tornou o mais novo cidadão de Lastro, no Sertão. Ele recebeu o título de cidadania na noite deste domingo (2), na praça central da cidade, durante inauguração da rodovia PB-383, ligando essa cidade a Sousa. A estrada recebeu o nome de Mauro Abrantes Sobrinho, ex-prefeito de Sousa na década de 90.
O título de cidadania foi proposto pelos vereadores Gilberto Nonato e Célio dos Correios pelos relevantes serviços prestados pelo governador Ricardo Coutinho ao município. O vereador Gilberto Nonato ressaltou a construção da PB-383, os investimentos de R$ 100 mil para melhoria do hospital dentro do Pacto pelo Desenvolvimento Social e a assinatura do convênio para construção do açude Jardim, na comunidade São Bento, que resolverá o problema do abastecimento de água na zona rural do município.
O prefeito do Lastro Vivaldo Diniz disse que com a construção da estrada em tempo recorde o governador Ricardo Coutinho atendeu sonho de mais de 30 anos do município que era ter uma ligação com uma das cidades mais importantes da região: “Ele mostrou que é um homem de palavra, pois se comprometeu e fez a estrada em menos de seis meses com uma qualidade e sinalização irreparável. Esse é um dos inúmeros motivos para ele receber o título e se tornar cidadão lastrense”, completou o parlamentar.
O governador Ricardo Coutinho agradeceu aos vereadores Gilberto Nonato e Célio pela homenagem: “Isso para mim não é só um papel para pendurar na parede, mas o reconhecimento ao nosso trabalho e o compromisso de continuar olhando para frente”, disse.
A inauguração da rodovia PB-383 contou com as presenças da primeira dama do Estado, Pâmela Bório, do secretário chefe do governo, deputado Lindolfo Pires, do secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Morais, do superintendente do DER, Carlos Pereira, do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, do prefeito Vivaldo Diniz, do advogado Jonhson Abrantes, do ex-prefeito de Sousa João Estrela e vereadores de Sousa e de Lastro.
 Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Inaugurada a nova rodovia Sousa-Lastro no valor de R$ 7,4 milhões



O governador Ricardo Coutinho anunciou que até março de 2012 pretende inaugurar 25 rodovias estaduais, entre novas pavimentações e restaurações. Na tarde deste domingo (2) ele inaugurou a pavimentação da rodovia PB-383, trecho Sousa-Lastro, com 27,5 km. O Governo investiu na obra R$ 7.448.097,34, somando recursos próprios e da Corporação Andina de Fomento. A pavimentação da estrada beneficia diretamente uma população de 68.700 habitantes dos dois municípios do Sertão.
Ricardo Coutinho comemorou em praça pública no centro da cidade de Lastro, com centenas de moradores, a inauguração da primeira obra rodoviária iniciada e concluída no seu governo, em apenas cinco meses e meio. Agradeceu a confiança da população em sua palavra e expressou sua satisfação em contribuir com a concretização de um sonho de décadas de Lastro, Sousa e da região.
Na solenidade o governador assinou a ordem de serviço para a recuperação do açude Laranjeira, na comunidade São Bento, e lembrou que Lastro foi contemplado com R$ 100 mil no Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba. Ricardo afirmou que tem uma postura de honrar com seus compromissos e a estrada pavimentada foi uma questão de honra.
O governador anunciou que no dia 12 próximo vai inaugurar a rodovia que liga Poço de José de Moura a Brejo das Freiras, e dia 15 a estrada Sumé-Congo.
O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, revelou que a pavimentação da PB-383 é uma prova de que o governador tem um olhar especial sobre o interior do Estado e agora a população desfruta de mais um benefício.
O advogado Johson Abrantes, natural de Lastro, e o secretário de Governo Lindolfo Pires, também comemoram a obra. O prefeito de Lastro, Vivaldo Diniz, agradeceu pela maior obra do município.
A rodovia tem um tráfego médio diário de 329 veículos, entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos. Catolé do Rocha e Brejo dos Santos são outros municípios diretamente beneficiados.
Os principais serviços executados na obra foram terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas delimitadoras da faixa de domínio, gramagem e paisagismo em taludes e sinalização vertical e horizontal.
A pavimentação da rodovia incrementa o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, além de fortalecer a integração entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Também vai facilitar o escoamento da produção econômica regional e modernizar a infraestrutura da rodovia estadual, melhorando a qualidade de vida da população local e oferecendo conforto e segurança aos usuários.
A construção foi iniciada em março de 2011 e concluída no mês de setembro, tendo como órgãos envolvidos a Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O agricultor José Ferreira de Sousa, morador do Lastro, lembrou que há mais de 30 anos se falava sobre a construção dessa estrada que se torna realidade. “A estrada é muito boa, bem sinalizada e dará mais segurança para a população ir às cidades vizinhas. Na estrada de terra sair depois das 20h da cidade representava um grande risco de assaltos”, lembra.

Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.