Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Qual o significado de tanta alegria entre Vitalzinho, Cássio e Cícero ?



Desmistificando qualquer possibilidade de racha eterno com o senador Cícero Lucena (PSDB) e até com o senador Vitalzinho, do PMDB, o senador eleito, porém não diplomado Cássio Cunha Lima (PSDB) aproveitou um breve pronunciamento que fez na noite da última sexta-feira, durante a sessão solene da Câmara Municipal de Campina Grande em comemoração aos 40 anos do Jornal da Paraíba e 60 anos da Indústria São Braz, para registrar um momento que considerou histórico.

Ele aludiu ao fato de estar sentado na mesa que presidia os trabalhos ao lado dos senadores Cícero Lucena Filho (PSDB) e Vital do Rego (PMDB).

- É nesse belíssimo Teatro que foi registrada a primeira foto da legítima bancada paraibana no Senado – proclamou Cássio, arrancando prolongado aplauso das pessoas presentes ao evento.

Entre o trio, prevaleceu o clima de entrosamento, com boas risadas.


Basta saber de que ou de quem eles estavam rindo. Opine no espaço reservado aos comentários e dê o seu palpite!

Edinho Trajano, com PBagora

ALINHAMENTO: PB Agora revela bastidores do ‘polêmico’ abraço envolvendo deputado aliado de RC e desafeto do socialismo no Sertão da PB


Um flagra constatado pela imprensa sertaneja no último final de semana deu o que falar e envolveu o deputado José Aldemir Meireles (DEM) e o ex-governador José Maranhão (PMDB) na cidade de Bonito de Santa Fé, município que compõe a cidade polarizada por Cajazeiras.  

Ao PB Agora, Aldemir procurou justificar o mal entendido. 

 “Vejo tudo com muita naturalidade, onde eu e o governador José Maranhão temos várias divergências políticas partidárias extremamente respeitosas e nem por isso irão interferir no nosso relacionamento de amizade pessoal”, desabafou. 

José Aldemir revelou que Maranhão é seu amigo pessoal e isso não tem nada haver com a questão política.  “Sou parlamentar da base do Governo e continuo apoiando Ricardo Coutinho (PSB) e ali foi um encontro casual e uma coincidência”, enumerou.  

Segundo o deputado do DEM a prefeita de Bonita de Santa Fé Alderi Caju (PMDB) é sua aliada, onde é prioridade no seu grupo político reelegê-la.  “Sempre tenho ido a cidade para inaugurações e fui a convenção porque ela me convidou e para fortalecê-la, no instante que eu cheguei, o ex-governador José Maranhão também vinha chegando e nos abraçamos, o que é normal e não posso abrir mão da nossa amizade”, pontuou. 

ENVENENOU: Na opinião de Zé Aldemir o ‘abraço’ foi mal interpretado.  “Não dou a menor importância para os comentários e temos que conviver com estas questões. Estou tranquilo!”, concluiu.  É valido lembrar que na campanha política José Aldemir, teve como aliado diversos prefeitos sertanejos que declararam voto em José Maranhão, mesmo com tal conjuntura sempre se comportou como um dos maiores defensores do projeto socialista na Paraíba.Nesta quinta-feira, 

José Aldemir se posicionou sobre uma polêmica matéria na Casa de Epitácio Pessoa: a MP da Gestão Pactuada, ele negou que esteja definido contra a gestão pactuada, mas admitiu estar indeciso em relação ao novo modelo de administração já implantado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa."Estou estudando a matéria profundamente e fazendo pesquisas não apenas em João Pessoa, mas em São Paulo, no Rio de Janeiro, para ouvir opinião de profissionais da saúde responsáveis. No momento em que eu decidir sobre a MP, o primeiro a tomar conhecimento será o governador Ricardo Coutinho, cuja bancada eu integro", concluiu.




Edinho Trajano, com PBAgora

Para varrer a corrupção!


Deputados, senadores e funcionários do Congresso se surpreenderam ao chegar para o trabalho na manhã desta quarta-feira (28/09). No gramado em frente ao Congresso Nacional, 594 vassouras verde e amarelas foram fincadas para chamar a atenção de parlamentares e eleitores.

A ideia da “vassourada” partiu da ONG Rio da Paz, que queria protestar contra o voto secreto no parlamento brasileiro e a corrupção. Os organizadores queriam que cada parlamentar pegasse sua vassoura e começasse uma limpeza moral. 

O protesto silencioso pede uma faxina na corrupção e o fim do voto secreto no Congresso.

No Brasil, certas lógicas são mesmo incompreensíveis. Enquanto juízes ameaçados de morte não têm a prerrogativa de julgar no anonimato, deputados e senadores, que deveriam expor suas posições, votam secretamente, e, na surdina, inocentam até o mais sujo dos parlamentares.

A faxina que sugere o movimento deve começar por nós eleitores. Até por que sujeira não varre a si mesma...



Rita Bizerra, com Rachel Sheherazade

Governador Ricardo Coutinho fala sobre rompimento de Janduhy Carneiro


O governador Ricardo Coutinho disse hoje que o rompimento do deputado Janduhy Carneiro, que anunciou mais cedo seu desligamento da base aliada do governo na Assembléia Legislativa, “é página virada”.
Coutinho confirmou que o parlamentar não é mais integrante de sua bancada de sustentação e qualificou as atitudes do deputado como “estranhas e mesquinhas”.
“Não me sujeito a isso, é página virada, e bola pra frente porque atrás vem gente”, disse o governador, que participou nesta quinta-feira de solenidade de lançamento das obras do hospital público de Mamanguape.
Edinho Trajano, com Correio.

Ex-presidente será homenageado em reconhecimento ao seu trabalho pela paz entre as nações




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta quarta-feira (28) a Gdansk, na Polônia, onde será agraciado com o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional. A cerimônia de entrega ocorrerá na quinta-feira (29) às 11h30 (hora local).

Segundo nota divulgada pela instituição, o ex-presidente brasileiro foi escolhido “em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”.

Para Piotr Gulczyński, presidente do instituto Lech Walesa, o prêmio concedido “é uma expressão de solidariedade com aqueles que lutam por um melhor amanhã. Lula implementou reformas pacíficas em seu país, reduziu as desigualdades sociais, e também tem desempenhado um papel de destaque como um porta-voz para os países em desenvolvimento no exterior, bem como contribuiu para resolver os conflitos entre as nações”.






Fonte: Assessoria de Imprensa/Instituto Lula

Luiz Couto afirma que Governo não quer privatizar Correios

O deputado federal Luiz Couto disse que está indignado com a onda de deturpação que vem ocorrendo na Paraíba a respeito de uma possível privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e que ele tenha votado a favor, o que ele nega veemente os dois fatos.

“Não existe projeto algum tramitando na Câmara com a intenção de privatizar os Correios. O que ocorre é uma deturpação por parte de alguns setores mais sectários das direções sindicais contra aqueles e aquelas que têm uma história comprometida com a justiça social, distorcendo o mérito da votação da MP 532 que no Art. 11 estabelece nova redação para os artigos 1º, 2º e 3º do Decreto 509, de 20 de março de 1969”, disse o parlamentar.

Luiz Couto explicou que não é verdade que o Art. 11 da MP 532 leve à privatização da ECT. Basta ler o seu conteúdo: Art. 11. Os Arts 1°, 2° e 3° do Decreto Lei n° 509, de 20 de março de 1969, passam a vigorar com a seguinte redação:
  
“Art.1°...........................................................................................
  
§ 1° A ECT tem sede e foro na cidade de Brasília, no Distrito Federal.
§ 2° A ECT tem atuação no território nacional e no exterior.
§ 3° Para a execução de atividades compreendidas em seu objeto, a ECT poderá:
I – constituir subsidiárias; e
II – adquirir o controle ou participação acionária em sociedades empresárias já estabelecidas.
§ 4° É vedado às empresas constituídas ou adquiridas nos termos do § 3° atuar no serviço de entrega domiciliar de que trata o monopólio postal. 
§ 5° Os atos de constituição de subsidiárias e de aquisição do controle ou participação acionária em sociedades empresárias já estabelecidas deverão ser aprovados pelo Conselho de Administração.
§ 6° A constituição de subsidiárias e a aquisição do controle ou participação acionária em sociedades empresárias já estabelecidas deverão ser comunicadas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da concretização do ato correspondente. “(NR)
“Art.2°..........................................................................................
III – explorar os serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos.
Parágrafo único. A ECT poderá, obedecida a regulamentação do Ministério das Comunicações, firmar parcerias comerciais que agreguem valor à sua marca e proporcionem maior eficiência de sua infraestrutura, especialmente de sua rede de atendimento. “(NR)
“Art . 3° A ECT tem a seguinte estrutura:
I – Assembléia Geral;
II – Conselho de Administração;
III – Diretoria Executiva; e
IV – Conselho Fiscal.
Parágrafo único. (Revogado) “(NR)
Art. 12. O Decreto-Lei n° 509, de 20 de março de 1969, passa a vigorar a acrescido dos seguintes arts. 21-A e 21-B:
“Art. 21-A. Aplica-se subsidiariamente a este Decreto-Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976.”
“Art. 21-B. As funções gerenciais e técnicas da ECT, em âmbito regional, serão exercidas exclusivamente por empregados do quadro de pessoal permanente da empresa.”
  
O deputado disse que sempre apoiou as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras por condições dignas de trabalho, mas que esse “requentando de notícias” não corresponde exatamente a verdade.
  
“Os brasileiros e as brasileiras sabem que não é propósito do Governo Federal a privatização dos Correios. O Governo quer, ao criar ou adquirir subsidiárias, é dar eficiência à instituição, focando as atividades dos Correios na sua atribuição primordial que continua assegurada como monopólio estatal, conforme diz o Parágrafo 4º citado: É vedado às empresas constituídas ou adquiridas nos termos do § 3° atuar no serviço de entrega domiciliar de que trata o monopólio postal.”
  
Luiz Couto observa que o Artigo 21-B adicionado ao Decreto 509 afirma que “as funções gerenciais e técnicas da ECT em âmbito regional, serão exercidas exclusivamente por empregados do quadro pessoal permanente da empresa”.

O parlamentar disse, ainda, achar justas as reivindicações salariais da categoria, como são justas as lutas de professores, policiais, entre outras categorias, “A nossa expectativa é que a Empresa e o Governo encontrem as saídas para atender pelo menos boa parte destas demandas salariais e da jornada laboral”, afirmou Couto.


Rita Bizerra, com assessoria

MP denuncia 28 pessoas por fraudes em carteiras de habilitação na PB


O Ministério Público da Paraíba denunciou à Justiça, nesta sexta-feira (23), 28 pessoas suspeitas de participação em um esquema de venda irregular de Carteiras Nacionais de Habilitação. Eles teriam sido responsáveis pela emissão de cerca de 50 mil habilitações fraudulentas.
A denúncia pede a condenação delas pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção ativa.
O grupo, que vendia habilitações da Paraíba para vários estados, foi desarticulado em 2010 em uma operação policial que ficou conhecida como ‘ Espelho de Prata’.
As investigações foram feitas em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as polícias Rodoviária Federal e Civil. Na época foram cumpridos 41 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão em 10 cidades.
 No inquérito policial 40 pessoas foram indiciadas pelas fraudes, mas o MP preferiu não denunciar agora os servidores do Detran supostamente envolvidos. Eles vão continuar sendo investigados e responderão em um processo complementar.
Entre os denunciados pelo MP estão despachantes e pessoas ligadas a autoescolas da Paraíba. Segundo a denúncia, grande parte das CNHs fraudulentas era retirada por pessoas de outros Estados, que recebiam as encomendas pelos Correios.

 Edinho Trajano, com G1 PB.

Seis deputados e os três senadores da Paraíba não assinaram projeto para voto aberto no Congresso


Uma relação divulgada pela Frente em Defesa do Voto Aberto mostra os deputados e senadores que ainda não aderiram a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 349/2001 que torna aberto o voto dos parlamentares na Câmara Federal e no Senado. Na lista dos que ainda não aderiram a campanha estão seis deputados e os três senadores paraibanos.
Ainda não aderiram os deputados Damião Feliciano (PDT), Hugo Motta (PMDB), Nilda Gondin (PMDB), Romero Rodrigues (PSDB), Wellington Roberto (PR) e Wilson Filho (PMDB). Os senadores Cícero Lucena (PSDB), Vital do Rêgo Filho (PMDB) e Wilson Santiago também não aderiram a votação aberta.
Em outra relação aparece os deputados paraibanos que aderiram ao projeto a exemplo de Aguinaldo Ribeiro (PP), Benjamin Maranhão (PMDB), Efraim Filho (DEM), Luiz Couto (PT), Manoel Júnior (PMDB) e Ruy Carneiro (PSDB).
Edinho Trajano, com PolíticaPB  

Paraíba tem mais de mil vagas abertas em concursos; veja


A semana começa com 1.116 vagas de trabalho disponíveis em concursos públicos na Paraíba. As oportunidades são oferecidas por prefeituras e instituições de ensino, com cargos para todos os níveis de escolaridade e salários que variam de R$ 545 a R$ 7,3 mil.
Há vagas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Prefeitura de Conceição, Prefeitura de Joca Claudino, Prefeitura de Mataraca, Prefeitura de Piancó, Prefeitura de Santa Luzia, Prefeitura de São José do Sabugi, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Veja abaixo detalhes sobre os editais que oferecem mais vagas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

São 112 vagas para professores efetivos de ensino básico, técnico e tecnológico, distribuídas entre 71 formações nos 10 campi da instituição (João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Cabedelo e Guarabira). As inscrições custam R$ 60 podem ser feitas até o dia 17 de outubro. Consulte aqui o edital.
Há vagas para quem tem formação em Engenharia, Computação, Artes, Música, Sociologia, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Agronomia, Medicina Veterinária, Matemática, Letras, entre outras. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, um novo edital para o concurso de servidores técnico-administrativos deve ser publicado nos próximos dias.
Os salários variam de R$ 2.130,33 a R$ 3.678,74, em regime de trabalho de 40 horas semanais. Também são oferecidos auxílio-alimentação no valor de R$ 304, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade.
Edinho Trajano, com Prefeitura de Conceição.

Soluções inteligentes para a otimização dos resultados nos canaviais nordestinos são demonstradas na Asplan

Palestras foram proferidas por especialistas da UFAL, durante evento realizado no auditório da Asplan.



A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) promoveu, nesta quarta-feira (28), uma manhã de palestras técnicas voltadas para a nutrição e o manejo de novas variedades de cana de açúcar no clima nordestino. Bastante prestigiado pelos produtores paraibanos, o evento contou com a participação de inúmeros especialistas no tema, que na oportunidade apresentaram soluções inteligentes para a otimização dos resultados obtidos nos canaviais nordestinos. Na ocasião, o coordenador da Biofábrica do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Deivid Almeida da Costa, também ministrou palestra sobre a futura estufa para aclimatação de cana de meristema (cana de açúcar livre de doenças ou cana limpa) que será instalada na Paraíba através de um acordo de cooperação técnica entre a entidade e a Asplan.

A garantia de alta produtividade através da uniformização de nutrientes na lavoura foi destaque da primeira palestra do dia intitulada ‘Nutrição da cana de açúcar’. Ministrada pelo engenheiro agrônomo e mestre em manejo de solo e água pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ênio Freitas, a apresentação trouxe para o conhecimento do público três importantes produtos comercializados pela Heringer Fertilizantes para maximizar a produtividade da cana: o FH Micro Total, o Fosfato Natural Reativo e o FH Nitro Mais.

Segundo o professor e doutor em solos e nutrição de plantas da UFAL, Gilson Moura Filho, a tecnologia da Heringer afiança melhor a distribuição de micronutrientes (nitrogêniofósforo e potássio), baixavolatilização de seu nitrogênio e alto teor de fósforo na cultura da cana. “Estamos mudando a adubação com base na observação do comportamento de diversas variedades perante o manejo do fosfato reativo. Esse fosfato, que tem origem na região de Bayóvar, no Peru, é um produto que não passa por processo químico e, por isso, também reserva ao produtor um efeito residual bastante prolongado se comprado a outros produtos para correção do solo”, disse ele, apresentando gráficos que cruzavam necessidades nutricionais da cana com cada fase de crescimento da planta.

Já a segunda exposição, realizada pelo diretor técnico da associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), o engenheiro agrônomo Antonio José Rosário,  tratou do manejo de novas variedades no Nordeste. Em sua apresentação, Rosário destacou a dificuldade dos produtores da região em alcançar os bons níveis de Açúcar Total Recuperável (ATR) e recomendou a todos que invistam mais no manejo de novas variedades de cana. “Esse é o adubo mais barato que temos”, brincou, apresentando algumas variedades e suas principais características.

Segundo ele, a variedade RB 92579 ainda predomina nos campos nordestinos. Nos estados do Piauí e Maranhão, por exemplo, a variedade corresponde a 70% dos campos. Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, esse percentual chega a 63%. Mas, outras novidades também estão sendo testadas por produtores na região. É o caso da RB 98710 e a RB 95154, que tiveram boa aceitação das usinas no estado de Alagoas. A RB 98710, por exemplo, segundo o pesquisador Antônio Rosário, possui raro florescimento, maturação precoce e a brotação da soca muito boa.  “É uma variedade ótima para a produção de energia e a produção de açúcar”, destacou. Durante a palestra, Rosário também apresentou as variedades  RB 931003; a RB 931011; a RB 937570; a RB 962962; a RB 99395; a Rb 011518; a RB 07500 e a RB 07735.

Para o presidente da Asplan, Raimundo Nonato, a realização de eventos como esse são fundamentais para um melhor desenvolvimento da produção canavieira paraibana. “Hoje é um dia importante para o produtor da Paraíba, pois, a realização de um encontro técnico deste nível traz informações fundamentais e que contribuem para melhorar o nível da qualidade e produtividade da produção canavieira local”, finalizou o dirigente da Asplan.

Rita Bizerra, com assessoria

ALPB debate a qualidade da telefonia celular no Estado da Paraíba

A alta tarifa e a péssima qualidade do serviço no sistema de telefonia celular foram os pontos mais ressaltados durante o debate realizado na tarde desta quarta-feira (28.09) entre parlamentares, representantes de empresas do setor e a sociedade civil organizadas, durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba. O deputado Janduhy Carneiro (PPS) sugeriu ao Ministério Público a instauração de uma ação civil pública onde seja pedida a suspensão temporária da comercialização de chips pelas operadoras de telefonia móvel.

O deputado janduhy Carneiro, ao justificar o pleito dirigido ao Ministério Público, disse que o Brasil terminou o ano de 2010 com 202 milhões de telefones celulares em atividade, o que representa um crescimento de 16,66%, o que rompe a barreia de mais de um aparelho por habitante. E essa realidade também ocorre na Paraíba, segundo informou o deputado. “Além disso, o Brasil tem a quarta mais alta tarifa do mundo e o serviço é de péssima qualidade”, acrescentou.

O promotor do Direito do consumidor, Glauberto Bezerra, disse que a sessão foi oportuna porque propiciou, pela primeira vez, debater um assunto que é recorrente e que é, talvez, o alvo de maior número de denúncias junto a Promotoria dos Direitos do Consumidor. “O Ministério Público do Estado tem um compromisso de garantir os direitos dos cidadãos. E nesse campo, do direito do consumidor, não é diferente”.

Sobre a sugestão feita pelo deputado Janduhy Carneiro, o promotor Glauberto Bezerra explicou que Ministério Público poderá acatar a sugestiva desde que provocado oficialmente. “Caso essa demanda chegue a nossa promotoria, com certeza vamos agir com base na lei, como forma de garantir o direito do consumidor”, assegurou.

O jornalista e consumidor Thiago Moraes também foi à Tribuna da Casa de Epitácio Pessoa para denunciar um problema que está enfrentando. “Eu tinha um linha da Oi há mais de uma década e, recentemente, decidi fazer a portabilidade para a Tim. Resultado, retirei o chip da Oi do aparelho e coloquei o da TIM, conforme instrução desta última empresa, mas nada foi feito e estou há uma semana com o telefone mudo, sem fazer ou receber ligação. O pior é que procurei a TIM e me atenderam muito mal”, afirmou.

O gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na Paraíba, Jordan de Miranda Feitosa, informou que a competência da Anatel nesse campo diz respeito à fiscalização, realidade que está prevista no programa da empresa e, também, por demandas advindas de setores da sociedade. “Em média, o serviço é considerado de boa qualidade, vez que as empresas atingem os indicadores de qualidades”, comentou.

O gerente de Relações Institucionais da Tim, André Gustavo Rosa, informou que as empresas de telefonia enfrentam diariamente muitas demandas e, a exemplo do que ocorre em todas empresas, “as companhias de telefonia celular têm em seus quadros bons e maus funcionários”, ao responder as perguntas feitas pelos consumidores que usaram a Tribuna da Casa para reclamar de problemas enfrentados junto a TIM e ou a Oi.

André Gustavo Rosa disse que a presença de representantes de empresas operadoras de telefonia celular no Estado na Assembleia Legislativa demonstra o interesse das mesmas em discutir o assunto objeto da sessão especial. “Mais do que isso, as empresas buscam continuamente melhorar o serviço que presta ao público usuário”, acrescentou.

Os trabalhos da sessão foram dirigidos pelo deputado Tião Gomes (PSL), que também foi o propositor do evento, ao lado do colega Janduhy Carneiro. A sessão contou ainda com a presença do deputado Francisco Quintans (DEM), que, na ocasião, declarou que as empresas de telefonia móvel prestam “um desserviço” ao povo paraibano. “Está na hora de fazer uma reflexão, pois estas empresas prestam um serviço público. Chega de reclamações”, desabafou.




Rita Bizerra, com assessoria

Lançamento de Salão de Integração Universidade - Setor Produtivo assinala o início de um novo tempo de desenvolvimento na Paraíba

Com uma abertura marcada por diversos elogios à iniciativa de realização de um evento que atraísse o olhar do empresariado paraibano para os trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve início nesta quarta-feira (28), o I Salão de Integração entre Universidade e Setor Produtivo na Paraíba. A abertura do evento contou com a presença do secretário executivo do Empreender Paraíba, Tárcio Pessoa, do gerente de agronegócio do SEBRAE Paraíba, Edilson Batista, do Superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Isidro Moraes,  e da representante da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP),Denise Gadelha. Para o idealizador do evento e professor da UFPB, Luiz Renato de Araújo, o primeiro dia do Salão, que acontece tanto no auditório da Reitoria, quanto no Centro de Tecnologia até amanhã (30), não só comprovou a necessidade de realização de mais encontros dessa natureza na Paraíba, como também apontou para novos avanços de parcerias nesse sentido.

“Os elogios que recebemos por parte da FIEP, SEBRAE, Empreender e Banco do Nordeste na abertura do Salão evidenciaram a grande carência que a Paraíba tem de encontros como estes, que fortaleçam e estimulem a parceria entre setor produtivo e Universidade. A cerimônia de lançamento do evento já apontou para a continuidade de ações nessa linha, mesmo antes do evento chegar ao fim”, disse o professor Luiz Renato, destacando as oportunidades de negócios que serão apresentadas no evento nos demais dias. De acordo com ele, ainda hoje (29) e amanhã (30), os participantes do Salão de Integração contarão com a realização de mini cursos, rodadas de negócios, mesas redondas, seminários, apresentação de painéis e feira de inovações.

Hoje pela manhã, foram realizadas duas mesas redondas com foco na sustentabilidade de dois segmentos econômicos do Estado: indústria sucroalcooleira e hotelaria. Na parte da tarde, Luiz Renato destacou a realização de dois importantes debates com representantes da FIEP e da FECOMERCIO e, em um segundo momento, SEBRAE e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). “A ideia é discutir novos programas de incentivo à produtividade que tenham o apoio dessas organizações”, disse, lembrando que nesta sexta-feira (30), também ocorrerão debates, sendo que no âmbito do governo do Estado. Na oportunidade o evento contará com a presença dos Secretários de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Geraldo Julio, e da Paraíba, Renato Feliciano. A programação completa pode ser encontrada no site www.salaodeintegracao-ufpb.com.br


Rita Bizerra, com assessoria

Justiça da Paraíba manda demitir servidores também em Malta, Igaray


Mais nove cidades paraibanas entraram na lista das Prefeituras que deverão demitir, no prazo de 180 dias, funcionários contratados sem concurso público. A determinação foi dada pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba em sessão de julgamento na quarta-feira (28). Os desembargadores entenderam como inconstitucionais as leis municipais que permitem as contratações temporárias sem realização de concurso e sem justificar interesse público excepcional.
Em um dos casos em análise, o desembargador Fred Coutinho verificou que um dos artigos em análise contemplava a possibilidade de prorrogação infinita dos contratos, ferindo o princípio constitucional da temporariedade. “A previsão de tempo de contratação irrazoavelmente alongada atende, na verdade, ao nítido propósito de burlar a regra de concurso público, em vez de regulamentar-lhe legítima exceção”, considerou.


Em uma semana, já são 33 cidades na mesma situação. Elas são alvos de uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) ajuízadas pelo Ministério Público da Paraíba, que pede o desligamento de funcionários não concursados, com base em exigências da Constituição Federal.
Foram julgadas na quarta-feira as leis municipais de Puxinanã, Malta, Igaracy, Congo, Riachão, Cabaceiras, Caiçara, Bonito de Santa Fé e Sertãozinho. Além delas, estão na mesma situação Gado Bravo, Teixeira, Zabelê, Itapororoca, Marcação, Lucena, São José do Sabugi, Gurjão, Montadas, Riacho dos Cavalos, Sousa, Santa Cruz, Desterro, Alagoa Nova, Gurinhém, Marizópolis, Junco do Seridó, Pilar, Mari, Solânea, Itatuba, São Bentinho, Paulista e Cabedelo.
Edinho Trajano, com G1 PB.