Os dados populacionais e as estatísticas divulgadas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Gerenciamento e Estatística, no início do mês têm causado impacto no mercado imobiliário. Os resultados evidenciaram o nível de desenvolvimento das regiões do país e de municípios de cada Estado. No caso da Paraíba, os números puderam confirmar algumas projeções de mercado em relação a setores do município de João Pessoa, a exemplo da região sul. De acordo com as estatísticas divulgadas, a região, além de ser uma das mais populosas da Capital, apresenta um déficit entre população e moradias disponíveis, o que reforça a necessidade de investimento na área.
A região sul, que compreende cerca de 23 bairros, entre eles o Castelo Branco, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Valentina Figueiredo, Água Fria e o mais populoso de João Pessoa, o bairro de Mangabeira, possui todos os indícios de forte crescimento econômico para os próximos anos, como o desenvolvimento do comércio e a construção de grandes empreendimentos logísticos, somados a investimentos públicos.
De acordo com o IBGE, apenas o bairro de Mangabeira reúne 10,5% de toda a população de João Pessoa, chegando a 75.988 pessoas. Frente a este contingente populacional, existem cerca de 23.556 domicílios particulares, indicando uma certa deficiência na oferta de moradias. Mas já existem grandes investimentos por parte de imobiliárias e construtoras para sanar esta deficiência.
É só observar a paisagem dos principais bairros da região para notar o número de apartamentos e obras em andamento para serem entregues nos próximos meses. O interesse de pessoas em fixar residência na região também pode sofrer aumento no decorrer dos anos, assim como a valorização de imóveis devido aos investimentos anunciados tanto pelo poder público como por grandes empresários.
“Para os próximos anos, esperamos um aumento da verticalização na região sul, que já está acontecendo. A região é um dos vetores do crescimento imobiliário de João Pessoa e merece investimentos do ramo tanto no setor de construção como de locação”, afirma Irenaldo Quintans, presidente do SINDUSCON - Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa.
Se preparando para este boom de desenvolvimento da região, imobiliárias investem em conforto e praticidade para quem deseja alugar um imóvel na região ou mesmo disponibilizar sua propriedade para locação. São os chamados gerenciamentos imobiliários que facilitam desde a divulgação até a vistoria completa do imóvel.
Uma das empresas que está investindo na área é a Teixeira de Carvalho Imóveis, que recentemente abriu uma segunda unidade nos bancários para atender a demanda latente desta região. “Os nossos clientes desta região não precisarão mais se deslocar para Manaíra e terão os serviços da Teixeira de Carvalho mais perto de casa. Além disso, projetamos um crescimento considerável do número de imóveis para alugar na região sul, para isso, disponibilizamos um setor de locação exclusivo e distinto do setor de vendas de imóveis, dando maior agilidade nas locações”, explica Giovanna Teixeira de Carvalho, sócia-cotista da imobiliária.
Entre outras vantagens disponibilizadas para o cliente da imobiliária estão o oferecimento de um cadastro aprovado de clientes para alugar, facilidades de pagamento do aluguel para o locatário e repasse automático do aluguel para o proprietário em até 48 horas, além de assessoria jurídica especializada, que possibilita maior segurança na elaboração de contratos e rescisões. “O cliente que procura nossos serviços quer tranqüilidade no decorrer da locação e, principalmente, procura uma imobiliária com credibilidade no mercado para deixar seu imóvel sem que precise se preocupar com problemas que possam surgir”, afirma Pablo Mendes, gerente de locação da empresa.
Problemas jurídicos entre locador e locatário são bem comuns nestas transações imobiliárias. Com 10 anos de experiência no mercado, o advogado, Paulo Roberto Rebello Filho, que atua no setor jurídico da Teixeira de Carvalho Imóveis, afirma que os casos mais comuns de processos movidos na justiça são de inadimplência, danos em imóveis e a negativa do inquilino para devolver a moradia, ao término do contrato. O profissional dá dicas de como superar estes problemas e se prevenir de uma possível ação na justiça.
“A Teixeira de Carvalho faz um levantamento sobre a idoneidade das pessoas que irão alugar o imóvel, confere a documentação que comprova renda e se o cliente tem ficha limpa no mercado para evitar problemas como inadimplência e a má fé ao entregar um imóvel no término de contrato. Por isso, devido a este cadastro criterioso o percentual de inadimplência é muito baixo”, explica o advogado.
Em João Pessoa, a Teixeira de Carvalho é a única imobiliária filiada a ABMI - Associação Brasileira de Mercado Imobiliário o que possibilita o acesso, com segurança, de fiadores de cidades onde existirem imobiliárias filiadas à Associação.
Edinho Trajano