Cerca de 400 mil contribuintes, no Ceará, poderão ser beneficiados pela simplificação do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), segundo a Superintendência da Receita Federal, no Estado. Esse montante corresponde a 70% dos 570 mil que fizeram a declaração simplificada este ano. A porcentagem é uma estimativa da Receita Federal em relação à quantidade de contribuintes que recebem pagamento de uma só fonte.
A novidade, que isenta do preenchimento da declaração de Imposto de Renda, está prevista para 2014 e foi confirmada ontem pela Receita Federal, em Brasília. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a mudança poderá ser implantada até no próximo ano. Ele afirma, no entanto, que o mais provável é que a reformulação aconteça daqui a dois anos.
A intenção do governo é a de que, a partir de 2014, a Receita apresente para o contribuinte a declaração já pronta. Caberá ao cidadão apenas conferir e confirmar ou não as informações contidas no documento. Em todo o Brasil, a Receita estima cerca de 17,5 milhões de contribuintes beneficiados com a nova medida.
Para a jornalista Rute de Alencar, de 26 anos, funcionária da Universidade Federal do Ceará (UFC), a mudança elimina a preocupação em não esquecer de fazer a declaração todos os anos. “Só em não ter esse estresse, nem gastar tempo em baixar o programa, já é de grande ajuda. A minha declaração era sempre eu que fazia”.
A Receita diz que o prazo para a entrega (ou confirmação) da declaração continua a ser 30 de abril e não há intenção de alterar o cronograma do pagamento da restituição do IR.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A intenção da Receita Federal é que a mudança alcance também um universo mais amplo de contribuintes, como aqueles que recebem de mais de uma fonte de renda ou os que fazem a declaração completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário