Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

domingo, 18 de dezembro de 2011

Livro de Poesia Interativa é lançado no Coriolano de Medeiros


Projeto Literário “Os Pequenos Grandes Poetas” lançara sua 4ª Edição na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, na última quinta-feira 15. A obra reúne produção poética de alunos voluntários da Escola através do incentivo dos professores de Língua Portuguesa, que desenvolvem temas espontâneos.

O Projeto foi lançado em 2004, quando fora publicada a sua 1ª edição, sendo a 2ª edição publicada em 2005 e por motivos diversos só em 2010 viera a ser publicada a 3ª edição. Neste ano de 2011, depois de uma reunião de avaliação do Projeto, a escola sentiu a necessidade de revitalizar a ação que fora reconhecida como um passo seguro para implantar nos participantes e observadores o hábito da leitura, haja vista, ser a leitura a base para se expressar bem, especificamente na escrita.

Ao deparar-se com a proposta de “Os Pequenos Grandes Poetas”, o leitor sofre uma provocação, por tratar-se de um livro interativo. A proposta revela o sentir e o pensar dos autores, constituindo através da linguagem poética uma oportunidade dialógica de convivência da humanidade.

Em suas poesias os pequenos autores demonstram de forma individual uma percepção de mundo ímpar, uma forma de valorizar as pessoas e seus gestos, mesmo com suas pequenas experiências e registram em cada página uma predisposição artística de progresso, que da situação de vida futura depende a evolução e o crescimento destes talentos.

Em cada poema fora transferida a inteligência viva de cada autor, que cautelosamente me nego a comentar poemas isolados, uma vez que reconheço este espaço curto, para a análise merecida. O que pode-se dizer é da importância para a vida de todos, desde o relacionamento pessoal ao desenvolvimento profissional.

No evento houveram discursos de incentivo da Diretora da Escola, a professora Lêda, da coordenadora administrativa, a professora Edinamá, que reforçara a importância da leitura para escreventes, parabenizou aos professores de Língua Portuguesa pela iniciativa estendendo aos demais professores da Escola Coriolano de Medeiros, fez menção aos integrantes do Projeto “Mais Educação” que receberiam no dia seguinte, prêmio de destaque na capital do estado e marcando a história educacional do Coriolano de Medeiros.

A apresentação do livro que foi proferida pela professora Salete Lopes coordenadora do Projeto encorajando os Pequenos Grandes Poetas, que recitaram suas poesias em público.

Para Patos esta ação é um presente cultural que demonstra uma tendência para a evolução de talentos, que enriquecerá a nossa literatura e dará maior brilho para a nossa história.

Edinho Trajano