Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O grupo de situação de Sousa demonstra equilíbrio e sustentabilidade, apesar dos bombardeios da oposição



No FM Alerta de hoje, o líder político do município de Sousa, João Estrela demonstrou equilíbrio e sustentabilidade do grupo de situação que mantém a aceitação popular do Prefeito Tyrone em ascensão e enfraquece a cada dia as oposições, de forma que, continua indefinido o nome a competir nas eleições municipais 2012.

Como se pronunciara João Estrela, as inverdades em torno da formação da chapa majoritária não afetam a consistência do grupo, que ainda irá discutir em mesa redonda a viabilidade de alterar ou mantê-la para o mandato seguinte.

Os comentários de Aparecida substituir Johanna Estrela é irreal, haja vista, segundo João “...a função de Aparecida já está bem definida e não corresponde a esse boato”.

De acordo com o líder, após uma breve reunião essa definição será divulgada, porém, a equipe continua somando trabalho, desempenho, articulações fazendo crescer a cada dia, a sua competitividade e a certeza de êxito no pleito seguinte.

A situação de Tyrone está confortável e viverá uma situação invejável nas eleições municipais deste ano, enquanto, o peemedebista e deputado André Gadelha, derrotado na eleição anterior, em 2008, vive um momento delicado a ponto de não manter a sua pré-candidatura em Sousa.

O deputado paga o preço de se achar representante da família Gadelha, sem antes manter um diálogo com líderes e articuladores políticos do seu grupo, e ainda hoje, se revelou desconectado com os gadelhas, uma vez afirmando que se reuniria amanhã com Renato e Laffayte, ao momento que em outro veículo de comunicação o próprio Lafa fora indagado sobre esse encontro, que se disse desconhecer.

André tem para as próximas eleições dois caminhos. Um é reconhecer murcha a euforia de liderar as oposições e baixar a bola indicando outro nome. O outro é cantar de galo e lançar-se pré-candidato com a consciência de dar com os burros n’água, o que jamais faria.   

Edinho Trajano e Rita Bizerra

Participante do Big Brother 12 desiste a cinco dias da estreia

O advogado José Brígido Gomes Neto, conhecido como Netinho, desistiu de participar da 12ª edição do Big Brother Brasil. Netinho abandonou o confinamento em um hotel do Rio de Janeiro.

A informação teria sido divulgada pelo diretor do programa, Boninho, através do Twitter. Mas segundo usuários do microblog, ele teria apagado a mensagem.

O mineiro de 28 anos é casado e não tem filhos. Ele teria desistido por que não teria aguentado o isolamento no hotel.

Netinho tem fama de "brigão". O apelido deles entres os amigos é Braddock, personagem do ator Chuck Norris.

Ainda não há informações sobre o substituto do advogado.

Edinho Trajano, com O POVO Online

Lula retorna a hospital para 2.a sessão de radioterapia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou na manhã de hoje ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para ser submetido à segunda sessão de radioterapia no combate a um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. Lula entrou no hospital às 10h30, pela garagem, sem a companhia da esposa, Marisa Letícia.

O ciclo de radioterapia, que se estenderá por seis a sete semanas, teve início na manhã de ontem (4), quando o ex-presidente permaneceu por cerca de seis horas no Sírio-Libanês. Cada sessão dura apenas 20 minutos, mas a equipe médica preferiu deixar o paciente em repouso ontem para observar os efeitos colaterais da radioterapia. A expectativa é de que o ex-presidente retorne ao seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP) no início da tarde.

A equipe responsável pelo tratamento é comandada por João Luís Fernandes, coordenador do Serviço de Radioterapia do Sírio-Libanês. Lula só deve sofrer efeitos colaterais da radiação a partir da terceira ou quarta semana de tratamento. As reações mais comuns são mucosite, vermelhidão, escamação e inchaço na região do tratamento. Com dificuldade para engolir, alguns pacientes emagrecem e passam a ser alimentados por meio de sonda. O ex-presidente tem sido acompanhado por dentistas e fonoaudiólogos para evitar o agravamento de possíveis efeitos colaterais do tratamento. No fim do ano passado, Lula passou por três etapas de quimioterapia.

No hospital, o ex-presidente recebeu ontem a visita do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e assistiu a trechos do jogo entre Corinthians e Santos da Paraíba pela Copa São Paulo. À noite, a assessoria de imprensa do Instituto Lula divulgou conteúdo de mensagem enviada à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, submetida ontem a uma operação para remover um tumor da tireoide. "Eu recebi com muita alegria a notícia de que tudo correu bem na sua cirurgia", escreveu Lula. "E tenho certeza de que estamos juntos e que, em breve, vamos nos reencontrar, ambos com saúde."

Edinho Trajano, com Agência Brasil

PF prepara rede de delegacias para combater desvio de verba pública


A Polícia Federal prepara uma rede de delegacias especializadas no combate ao desvio de recursos públicos. De acordo com a PF, a previsão é de que sejam criadas 17 delegacias do gênero, mas ainda não há definição sobre quais estados receberão as unidades nem sobre quando a nova estrutura começará a operar.
O Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos foi criado por meio de portaria assinada pelo ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e publicada no "Diário Oficial da União" da última segunda-feira (2). Será subordinada à Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado.
Mesmo com a criação do novo serviço, segundo a PF, não serão abertas novas vagas. A intenção é remanejar profissionais das superintendências que já atuam contra esse tipo de crime, mas não tinham essa atividade como função principal.
A intenção é que esses policiais recebam qualificação específica para investigar esse tipo de corrupção.
Déficit
O diretor da Federação Nacional dos Policiais Federais, Paulo Paes, afirma que o principal problema da criação de novas delegacias, atualmente, é o déficit de agentes para fazer o trabalho rotineiro da PF.

O representante da categoria reclama ainda que as entidades que representam os policiais não são ouvidas quando ocorrem mudanças na estrutura do órgão.
“Esse grupo [que passará a atuar no combate a desvios] já estava trabalhando dentro de uma delegacia que tem outras atividades. Vai se criar um novo grupo de trabalho e vai se tirar pessoas das delegacias e sem ter reposição. A gente cobre a cabeça e destapa os pés. Ficarão capengas as delegacias onde trabalhavam esses policiais”, afirmou o diretor.
As mudanças feitas pelo ministro interino também incluem a criação do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, subornado à Coordenação de Polícia Fazendária. Esse tipo de investigação já vinha sendo feito por agentes especializados da PF, mas o departamento que cuida do assunto ainda não tinha sido formalizado.
A assessoria da PF informou que está previsto para este ano um concurso que deverá abrir 1,2 novas vagas para policiais federais. Mas não há informação sobre o aproveitamento desses profissionais para as novas frentes de trabalho.

Rita Bizerra, com G1 em Brasília

Mercadante afirma que 'é possível' assumir o Ministério da Educação


O ministro Aloizio Mercadante durante o programa 'Bom Dia, Ministro' (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)O ministro Aloizio Mercadante durante o programa
'Bom Dia, Ministro' (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (5) que "é possível" que venha a se tornar o novo ministro da Educação, em substituição a Fernando Haddad.
Haddad deverá deixar o governo no início deste ano para disputar a eleição para prefeito de São Paulo pelo PT.
“Eu tenho visto todas essas informações na imprensa, mas vamos aguardar a reforma ministerial. Eu prometo a você que, se isso acontecer - e é possível que aconteça -, eu estarei aqui à disposição e nós poderemos discutir a pasta da Educação”, afirmou Mercadante no programa "Bom Dia Ministro", produzido em parceria entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Mercadante disse que só pretende abordar o assunto depois que estiver oficializado. “Essa coisa [nomeação para o Ministério da Educação] só vale depois que estiver no 'Diário Oficial'. Quem indica ministro é a presidenta da República”, afirmou.
Durante a entrevista, Mercadante elogiou o trabalho de Haddad, especialmente na gestão do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ele disse que há “muita sinergia" entre educação e ciência e tecnologia e que para avançar neste dois setores é preciso “investir na educação básica, desde a educação infantil, dar qualidade ao ensino, formar os professores e motivar os alunos”.

Edinho Trajano, com G1

Sine-PB oferece 115 vagas de empregos em Campina Grande


Lista tem 100 vagas apenas para gesseiro, com salário de R$ 1.500.
Outras 15 vagas estão distribuídas em 14 especialidades.

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) da Paraíba está oferecendo 115 novas vagas de emprego em Campina Grande, cidade do Agreste paraibano. A lista tem oportunidades de trabalho para 100 gesseiros com salários de R$ 1.500. Também há empregos para chapeiro, operador de circuito interno de TV, vendedor, cozinheiro (geral e de comida chinesa), motociclista e camareira de hotel.

Quem se interessar pelas vagas pode comparecer à unidade do Sine-PB, na Rua Dr. Severino Cruz, no Centro de Campina Grande, das 7h30 às 17h30. Currículos podem ser enviados para sinecg@gmail.com. Mais informações pelos telefones (83) 3310-9411 e (83) 3310-9412.

Veja a lista de vagas por profissão:
Gesseiro (100)
Mecânico de Auto em Geral (2)
Representante Comercial Autônomo (1)
Chapeiro (1)
Vendendor Interno (1)
Vendedor Externo (1)
Cozinheiro Geral (1)
Auxiliar de Padeiro (1)
Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática (1)
Motociclista no Transporte de Documentos e pequenos Volumes (1)
Chefe de Serviço de Limpeza (1)
Cozinheiro - Especialista em comida Chinesa (1)
Camareira de Hotel (1)
Operador de Circuito Interno de TV (1)
Motorista entregador (1)


Edinho Trajano, com G1 PB

Concurso do magistério da PB será realizado neste domingo (8), localize a sua sala


Locais de provas já estão disponíveis na internet.
As 1.040 vagas serão disputadas por 11.373 inscritos.

As provas do concurso público do magistério da Paraíba serão realizadas neste domingo (8). As 1.040 vagas disponibilizadas para o cargo de professor de Educação Básica 3 serão disputadas por 11.373 inscritos. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) alerta que os portões dos 15 locais de prova distribuídos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa, serão abertos às 8h30 e fechados às 9h30 (horário local).
"Os candidatos terão uma hora para entrar, então pedimos que cheguem com antecedência ao local de provas para evitar transtornos e mais nervosismo”, orienta Auxiliadora Nóbrega, da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp), instituição realizadora do concurso.
Os candidatos que ainda não sabem onde farão suas provas devem acessar o endereçowww.faperp.org.br/seepb e imprimir o cartão de convocação com a indicação do seu local de prova, sala e carteira. A Faperp disponibiliza um plantão de atendimento para os candidatos através do telefone (17) 3211-1080 ou pelo endereço eletrônico www.faperp.org.br/chat, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 18h (horário de Brasília) e excepcionalmente no dia 07 de janeiro, das 9h às 14h (horário de Brasília).
No dia da prova os candidatos não podem esquecer de levar o documento original de identidade e uma caneta esferográfica azul ou preta. Auxiliadora Nóbrega orienta também que os candidatos não levem aparelhos celulares para os locais de prova. "Está previsto em edital que se o celular tocar o candidato será desclassificado”, lembra. Também é importante levar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
O concurso terá duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. As provas, com duração de três horas, terão como conteúdo a legislação básica, as orientações curriculares, os conhecimentos pedagógicos, a língua portuguesa e os fundamentos da educação/prática docente.
As vagas estão sendo oferecidas em 178 municípios e concorrência para cada uma é de 10,9 candidatos para cada uma. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e, portanto, não elimina do concurso os candidatos que não apresentarem títulos. O concurso público terá validade de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério da administração pública estadual.
A remuneração inicial para o cargo de professor é de R$ 1.111,40, com carga horária de 30 horas semanais. As 1.040 vagas estão distribuídas nas disciplinas de matemática (303), língua portuguesa (282), língua inglesa (96), artes (27), história (52), geografia (52), biologia (57), química (43), física (59) e educação física (69). O pré-requisito é comprovar licenciatura plena nessas disciplinas.
O edital do concurso público circulou na edição de 28 de outubro passado do Diário Oficial do Estado. O texto está disponível nos endereços eletrônicos http://www.paraiba.pb.gov.br ehttp://www.paraiba.gov.br/educacao. O regime jurídico para os candidatos classificados no concurso será o estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba.

Rita Bizerra, com G1 PB

Frei Anastácio diz que PT tem pré-candidatura e não deve se humilhar pedindo vice ao PSB


O deputado estadual Frei Anastácio, que também é vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), disse hoje que a ala da legenda que se joga aos pés do PSB, oferecendo um pré-candidato a vice de Luciano Agra, está diminuindo o valor que o partido tem. “Falar de vice como unificação do partido, sem, sequer, ter sido sondado, e havido uma discussão interna, é até humilhante para um partido que tem a Presidência da República e a história que construiu em mais de três décadas de existência”, disse Frei Anastácio, acrescentando que a legenda já tem uma pré-candidatura a prefeito de João Pessoa.

O parlamentar argumentou que o PT tem plenas condições de ter candidatura própria, em João Pessoa e outras cidades do estado. “Nós temos nomes fortes para disputar a prefeitura de João Pessoa, a exemplo do próprio deputado federal Luiz Couto, o deputado Luciano Cartaxo, Rodrigo Soares e outros companheiros”, disse Frei Anastácio, destacando que o cenário político porque passa a capital clama pelo novo e o PT preenche esse requisito.

O deputado afirma que o fortalecimento do PT, como partido, passa por uma candidatura própria e não se oferecer de “bandeja” como vice de um pré-candidato que poderá nem ser o que vai disputar a prefeitura da capital pelo PSB. 

“Nós já contamos com um nome como pré-candidato, que é Luciano Cartaxo, e temos que lutar para unificar o partido em torno dele, além de buscarmos apoio de outras legendas de oposição ao atual governo”, disse o parlamentar.

Frei Anastácio defende a formação de uma frente de oposição forte, com o PT na cabeça, para conquistar a prefeitura de João Pessoa. “Vamos elaborar um projeto de mudanças para essa cidade, assim como o PT fez com o Brasil. A união do nosso partido deve girar em torno de um projeto de mudança para nossa cidade, e não oferecendo um vice, como estão fazendo”, destacou Frei Anastácio.

Rita Bizerra, com assessoria

Paraíba pode ganhar uma misturadora de fertilizantes



Representantes da Yara Brasil Fertilizantes S.A. se reuniram nesta quarta-feira pela manhã, na Secretaria de Planejamento, com representantes do Governo e  de entidades produtivas

Atualmente, a Paraíba deixa de recolher cerca de R$ 5 milhões referente a ICMS por não ter uma misturadora de fertilizantes no Estado. Os impostos oriundos da comercialização do produto ficam em Pernambuco, Rio Grande do Norte ou outros estados do Nordeste, porque ainda não existe na Paraíba uma indústria de fertilizantes. Além do recolhimento do imposto, os produtores paraibanos também compram insumos com valores 12% maiores nos estados vizinhos. Mas, essa realidade pode estar próxima de ser mudada graças ao esforço do Governo do Estado e de parceiros da iniciativa privada, a exemplo da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), que lutam para trazer uma empresa misturadora. Nesta quarta-feira (04), durante uma reunião na Secretaria de Planejamento estadual, foi dado mais um passo com esse objetivo.

Segundo o secretário de Planejamento da Paraíba, Gustavo Nogueira, o Governo está aberto para novos investimentos que contribuam para o desenvolvimento do Estado. “Nós estamos, inclusive investindo em infra-estrutura, com projetos a médio e longo prazo, e daremos apoio e incentivos a empresas que queiram investir no Estado e contribuir com o progresso da Paraíba”, afirmou o secretário, que estava acompanhado do secretário executivo de Agricultura, Rômulo Montenegro.
 
O supervisor de Mercado em PE, PB, RN e CE, Renato Oliveira, e o Gerente de Mercado Cana Nordeste, Rodrigo Grabalos, da Yara Brasil Fertilizantes, participaram da reunião e confirmaram  que a empresa tem um projeto de crescimento no Brasil, para os próximos cinco anos que prevê, entre outros investimentos, a construção de uma nova fábrica no Nordeste. “O projeto da fábrica no Nordeste já está aprovado, nós precisamos apenas decidir onde ela será instalada. Para tanto, estamos fazendo um estudo de viabilidade para escolher o melhor local”, afirmou Rodrigo Grabalos. Ainda segundo ele, esse estudo tem basicamente três fases que passam pela definição do local da nova  planta, a compra do terreno e, por fim, a construção da fábrica.

Segundo o secretário de Planejamento, a Paraíba está disposta a dar os diferenciais para que a fábrica seja instalada aqui. “Sugiro que façamos um protocolo de intenções para que a empresa exponha neste documento suas necessidades. No que depender do Governo do Estado, vamos fazer o possível para que esse projeto seja instalado aqui”, reafirmou Gustavo Nogueira.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, e o diretor da Associação, Oscar Gouvêa, reforçaram a importância do Estado ter uma fábrica de fertilizantes. “Para quem faz agricultura na Paraíba a vinda de uma misturadora é fundamental, muito importante, pois além de trazer desenvolvimento e investimentos para o Estado, vai reduzir, sensivelmente, os custos na aquisição dos produtos”, reforçaram os dirigentes canavieiros, lembrando que com uma misturadora local, os produtores paraibanos podem adquirir adubos a preços mais acessíveis com um custo, pelo menos, 12% menor do que hoje é adquirido em outros estados da região. O vice-presidente da Asplan, Pedro Jorge, também participou da reunião que contou ainda com a participação de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), do Porto de Cabedelo e do Sindálcool.

De acordo com Rodrigo Grabalos, a Yara precisa de uma área de 5 a 7 hectares para instalar a nova fábrica do Nordeste,  que tem uma projeção de produção de cerca de 200 mil toneladas/ano.

Edinho Trajano, com assessoria

Daniella Ribeiro quer a Paraíba incluída na Rodovia Transnordestina


A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) está defendendo a inclusão do Estado da Paraíba no Projeto da Nova Transnordestina, do Governo do Federal.

Para tanto, a parlamentar apresentou requerimento de número 2595/2011, no Poder Legislativo, aprovado por unanimidade, solicitando ao governador do Estado, aos deputados estaduais, aos deputados federais, aos senadores da bancada da Paraíba no Congresso Nacional, às entidades de classe, à Imprensa, uma ampla mobilização junto ao Governo Federal e à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), visando a inclusão do Estado da Paraíba no Projeto da Nova Transnordestina.

A parlamentar disse que é imperativo que o Estado da Paraíba seja contemplado com esse benefício, já que apenas os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco estão beneficiados com a Nova Transnordestina. O investimento total, incluindo linha férrea, pátios de carregamento e terminais marítimos, é de R$ 4,5 bilhões - dos quais R$ 1 bilhão serão recursos próprios da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), R$ 823 milhões do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), R$ 2,27 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e R$ 400 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Daniella ressalta que o faturamento da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), conforme matéria publicada na Imprensa, aumentou 44 por cento na região em 2007, enquanto que na Paraíba o percentual atingiu 148 por cento apenas com o transporte de carga, quando comparado ao ano anterior. Porém não há perspectiva de se ampliar o investimento no ramal paraibano.

Acentuou que a malha ferroviária sofre com a ação do tempo, sem os investimentos para a manutenção e inserir o Estado na rota de escoamento dos minérios, exportação da produção e da futura exploração de petróleo. A malha sem investimentos está se sucateando e aguardando investimentos. A Nova Transnordestina terá trens transportando 11 vezes mais do que as máquinas atuais, o que elevará a capacidade de escoamento, consumindo 80% menos combustível e reduzindo em quatro vezes o custo operacional.

Daniella Ribeiro disse que as obras da Ferrovia Transnordestina vão empregar 11.300 trabalhadores pernambucanos. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado. Os trabalhos serão divididos em três turnos e os trechos que cortam Pernambuco têm um custo estimado em mais de R$ 2 bilhões.


Rita Bizerra, com assessoria

Clube do Gourmethomenageia Daniel Batista com a medalha de São Bento de incentivo à Gastronomia


O primeiro jantar temático de 2012 promovido pelo Clube do Gourmet do renomado maitre Heleno Araújo acontecerá nesta quarta (04), mais uma vez em um dos hotéis darede Nord, desta vez o Blue Sunset, no final da praia do Cabo Branco. O evento previsto para começar às 21h também será palco para a entrega do Troféu São Benedito, concedido aos empresários que incentivam a gastronomia em João Pessoa e da medalha de São Bento, que desta vez homenageará Daniel Rodrigues, diretor executivo do Grupo Nord de hotéis.
Daniel Rodrigues será laureado com a medalha na categoria Grande Empreendedor Hoteleiro, por promover jantares temáticos nas dependências de seus hotéis, facilitando e disseminando a alta gastronomia na capital paraibana. “Acho importante para a cultura de qualquer localidade que valorizem a culinária regional e a internacional também, porisso faço o possível para apoiar iniciativas como a do Clube do Gourmet”, disse Daniel.
A cozinha francesa será a base do cardápio da noite. Os pratos serão acompanhados por vinhos italianos harmonizados com a siguarias desenvolvidas pelo maitre epromotor do evento, Heleno Araújo. Como prato principal será servido strogonoff de peru guarnecido com arroz de cogumelos. Como sobremesa, o maitre planejou servir Creppe Suzzette, que são panquecas banhadas ao molho de laranjas primaveris flambadas ao licor e caramelados de moranguinhos. Informações pelo telefone 8828-3869.
Rita Bizerra, com assessoria

Brasil tem ingresso de dólares recorde


A entrada de dólares no Brasil foi superior à saída e o resultado do fluxo cambial brasileiro ficou positivo em US$ 65,27 bilhões no ano passado, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Em relação a 2010, houve um crescimento de 168,3%, quando a entrada de dólares no país somou US$ 24,35 bilhões. O montante representa o segundo maior ingresso anual de dólares da história, perdendo apenas para 2007, quando entraram US$ 87,45 bilhões no país.

O principal responsável pela entrada de dólares voltou a ser o comércio exterior. No ano passado, o ingresso de recursos via exportações superou em US$ 43,950 bilhões a saída para pagar a compra de importados. Ao total, o Brasil recebeu US$ 251,185 bilhões por vender mercadorias e serviços ao exterior e pagou US$ 207,236 bilhões por comprar em outros países. É a primeira vez desde 2008 que a entrada de dólares pelo comércio exterior supera a participação das operações financeiras.

Na conta financeira, 2011 terminou com entrada de US$ 21,329 bilhões, cifra 18% menor que a verificada em 2010. Nesse valor estão incluídas transações como compra e venda de ações e títulos de renda fixa, empréstimos, remessas de lucros e investimentos produtivos, entre outros. Nessas operações, foram registradas entradas totais de US$ 393,997 bilhões e saídas de US$ 372,669 bilhões.

Saída de moeda
Dezembro terminou com saída de dólares pelo terceiro mês consecutivo em 2011. Segundo dados do Banco Central, o Brasil perdeu US$ 1,943 bilhão no último mês do ano passado. O valor é 106,3% maior que o fluxo cambial também negativo observado em novembro, quando US$ 942 milhões deixaram o País.

Segundo o BC, houve saída de recursos do Brasil graças às operações financeiras, responsáveis por US$ 3,625 bilhões terem deixado o País. Nesse valor estão incluídas transações como compra e venda de ações e títulos de renda fixa, empréstimos, remessas de lucros e investimentos produtivos, entre outros. Houve entrada de US$ 40,492 bilhões no mês passado, valor superado pelas saídas de US$ 44,117 bilhões.

Edinho Trajano, com Agência Brasil

Seleção Brasileira fecha 2011 valendo mais do que R$ 1 bilhão


Segundo estudo da Pluri Consultoria, a Seleção Brasileira fechou o ano de 2011 valendo mais de R$ 1 bilhão. A quantia refere-se ao valor de mercado dos 23 jogadores mais convocados.
Se fosse um clube, a Seleção valeria menos do que Barcelona, Real Madrid e Manchester City, os três mais caros do mundo da bola.

Edinho Trajano, com opovo

Sindicalista fala de desperdício na Câmara de Patos. O prejuizo chega ao Trinta mil reais


Sindicalista fala de desperdício na Câmara de Patos. O prejuizo chega ao Trinta mil reais
A convocação extraordinária da Câmara Municipal de Patos/PB no mês de janeiro de 2011 custou, segundo depoimento dos vereadores, a bagatela de R$ 30 mil, que tinham sido depositados antecipadamente pela Prefeitura Municipal de Patos.

Com esse valor, cada vereador deve ter ficado com R$ 2.727,27 para participar apenas de três sessões, no sentido de apreciar o Projeto de Lei 036/2011, enviado pelo executivo municipal e depois retirado de pauta pelo líder do governo.

A Câmara Municipal de Patos tem uma receita mensal (duodécimo), que gira em torno de R$ 230 mil, e destes, cada vereador ganha praticamente R$ 6 mil para trabalhar 8 horas semanais e 32 durante o mês, e nessas convocações extraordinárias, ainda têm que receber o jetom.

Interessante é que cada vereador ganha em média por ano R$ 72 mil e com mais esse extra chega praticamente a R$ 75. Isso sem falar nas outras ajudas que dizem que tem. Enquanto isso, o trabalhador para ganhar esse valor, com um salário mínimo de R$ 622,00, teria que trabalhar 121 meses, ou seja, 10 anos, com até 44 horas semanais e férias de apenas 30 dias, quando o recesso legal da Câmara de Patos é de 90 dias.

Por isso, continuo defendendo que o recesso da Câmara seja reduzido para 30 dias e que os salários dos vereadores sejam também reduzidos para um salário mínimo, pois é uma grande contradição, um trabalhador normal para um vereador em nossa cidade, no tocante a jornada de trabalho e ainda mais no salário.

Trinta mil reais perdidos, que dariam para pagar uma parte dos precatórios, pelo menos dos 65 servidores que já morreram sem ver esse dinheiro nas suas contas.

Marcos Nascimento