Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mudanças de hábitos para o futuro

As crianças estão se tornando compradores cada vez mais cedo. A juventude vive a era do consumismo. O ato de adquirir produtos ou serviços de forma desnecessária, movidos pela cultura industrial do cinema e da TV, é um fenômeno da sociedade contemporânea, que tem a permissão diária do cidadão, ao ligar a TV, o rádio ou acessar à internet.

E para conviver com este cenário de forma positiva é preciso aprender, vivenciar e praticar noções de finanças. Ou seja, devem-se mudar hábitos comportamentais e financeiros. Mudar o hábito financeiro e auxiliar a programar melhor os gastos e ou dívidas são alguns dos desafios da educação financeira.

Ensinar nas escolas a prática de como gira a economia e o impacto que essas mudanças pode trazer para a sua vida e para a vida de seus familiares. Proporcionará uma profunda reflexão na formação de uma nova concepção sobre a relevância da educação na sustentabilidade do lar.

Promover a sustentabilidade pessoal é aprender a pensar no futuro. Todos os indivíduos têm necessidades e procuram atendê-las. Antes às necessidades limitavam-se a comida, roupa e abrigo. Com o passar do tempo, outras prioridades 


foram juntando-se à lista como educação, lazer, transporte, tecnologia, comunicação e muitas outras. Manter todas as necessidades que são acrescentadas com o passar do tempo requer um pensar estratégico e uma análise mais eficaz da linha do tempo, afinal, é preciso atender às necessidades pessoais de hoje, lembrando das outras no futuro, próximo ou mais distante.


Edinho Trajano, com JH.

Educação fiscal exige uma postura diferenciada dos pais

Em entrevista ao O POVO, o administrador e consultor Gustavo Cerbasi fala sobre o comportamento financeiro dos brasileiros. Para ele, a geração atual de pais e professores tem dificuldade para falar sobre finanças

Brasil pode ter juro de um dígito

Economistas preveem Selic abaixo de 10% no início de 2012. As estimativas do mercado foram refeitas após a decisão do Copom de reduzir a taxa de juros, mostrando um novo comportamento do BC

Termina quinta prazo para tentar conciliação no caso Battisti

Caso o governo brasileiro não indique representantes na comissão que tentará acordo com a Itália, o caso Cesare Battisti será levado à Corte Penal Internacional, em Haia, na Holanda

Cagepa convoca novos concursados para assinatura de contrato de trabalho



A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está convocando, para assinatura de contrato de trabalho, mais 14 aprovados no último concurso público realizado pela empresa. A relação contendo os nomes dos convocados, que já realizaram exames médicos, está publicada na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado.
De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, dessa vez, a convocação é para os cargos de motorista, agente operacional e agente de manutenção. “Os convocados vão atuar nas cidades de Alagoa Grande, Guarabira, Juarez Távora, Mari, Capim, Patos, São José de Caiana, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa”, informou.
Segundo o diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa, Jorge Gurgel, os convocados deverão comparecer à sede da Companhia, localizada na Rua Feliciano Cirne, no bairro de Jaguaribe, na Capital, nesta quarta-feira (14), às 8h, para instrumentalizar seus contratos de trabalho.
Confira a relação e data de apresentação dos convocados:
DIA: 14/09/2011 (quarta-feira) às 8h

CARGO: AGENTE OPERACIONAL
INSCR.NOMECLASSLOTAÇÃO
1403720PAULO HENRIQUE GOMES CAVALCANTE2ALAGOA GRANDE
1385563JOSE SANDRO DE LUNA LAURENTINO9CAPIM/ JOÃO PESSOA
1427768FLAVIANO DE LIMA GOMES2PATOS
1411487JAVAN GUEDES NETO5PATOS
1407247MANUEL LEMOS DA SILVA2SÃO JOSÉ DE CAIANA

CARGO: MOTORISTA
1306543NAILSON  ARAUJO DE OLIVEIRA1JOÃO PESSOA

CARGO: AGENTE DE MANUTENÇÃO
1392529CICERO ROLIM DE ALBUQUERQUE8CAJAZEIRAS
1353497EDEVALDO DE ALMEIDA RIBEIRO14CAJAZEIRAS
1379154TARCISIO WELLIO GRANGEIRO DA SILVA31CAMPINA GRANDE
1401675ADAILTON ANACLETO GOMES11GUARABIRA
1343715ALEXANDRO PIERRE DOS SANTOS PONTES16GUARABIRA
1414997LEONARDO DOS SANTOS SOUZA18GUARABIRA
1338451MAGNO HENRIQUE DA SILVA1JUAREZ TAVORA
1376193SANDRO DA SILVA ELOY2MARI

Edinho Trajano,
com Governo Da Paraíba
.













Governo instala Conselho Estadual do Orçamento Democrático na quarta


O Conselho Estadual do Orçamento Democrático (ODE) será instalado pelo governador Ricardo Coutinho nesta quarta-feira (14), às 10h, em solenidade no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa. Serão empossados os 28 conselheiros estaduais que foram eleitos em 48 assembleias microrregionais realizadas no mês de agosto, durante a 2ª etapa do Ciclo de Atividades do ODE.
Segundo a subsecretária do Orçamento, Ana Paula Almeida, os membros do Conselho Estadual foram eleitos em votação aberta, por representações municipais. Haverá dois representantes do Conselho Estadual para cada uma das 14 Regiões Geoadministrativas da Paraíba.
Ana Paula informou ainda que a cerimônia de instalação do conselho marcará o início da 3ª etapa do Ciclo de Atividades do ODE, que consistirá na realização de audiências setoriais com os secretários de Estado cujas pastas receberam maior demanda nas audiências regionais de consulta popular durante a 1ª etapa, realizada entre os meses de abril e junho.
As reuniões acontecerão nestas quinta e sexta-feira (15 e 16), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). “Os secretários vão dialogar com os membros do Conselho Estadual, apresentando as demandas e anunciando o encaminhamento das prioridades apontadas pela população, justificando as que por ventura não possam ser atendidas de imediato”, explicou.
Após serem empossados, os conselheiros estaduais participarão de um curso de capacitação, na própria Espep. Eles conhecerão a metodologia e as principais demandas do ODE. O processo de formação ocorrerá na quarta-feira (14) à tarde, bem como na quinta (15) e na sexta-feira (16), no turno da manhã.
Papel dos conselheiros – Aos conselheiros regionais e estaduais cabe assegurar a representatividade dos interesses comuns dos municípios agrupados, em obras e serviços do Governo do Estado, atendendo às demandas sugeridas pela população.
A relação de conselheiros e de suplentes eleitos, bem como o calendário completo da terceira etapa do Ciclo de Atividades do OD Estadual, estão disponíveis no portal do Governo do Estado na internet. As informações podem ser acessadas pelo endereço:www.paraiba.pb.gov.br/odestadual.
Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba, o ODE está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que por sua vez está vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Edinho Trajano, com Governo do Estado.

Receita prorroga prazo para recadastramento do Emissor do Cupom Fiscal


A Secretaria de Estado da Receita prorrogou até 30 de setembro o recadastramento do Emissor do Cupom Fiscal (ECF) dos estabelecimentos. O prazo para a regularização do equipamento, que registra o ato da compra ao consumidor final, foi adiado atendendo à solicitação das entidades do varejo paraibano, pela segunda vez. As empresas que exercem atividade de venda ou revenda de bens a varejo e algumas empresas prestadoras de serviços são obrigadas ao uso de equipamento ECF.
Dados da Gerência Executiva de Fiscalização da Receita Estadual mostram que cerca de 80% dos 11,7 mil equipamentos cadastrados na secretaria já efetuaram o recadastramento até a última semana, via internet, por meio do sistema corporativo (ATF), na página virtual do Fisco Estadual (www.receita.pb.gov.br). Desde junho, todos os serviços relacionados ao ECF, como compra de novos equipamentos, alterações, consertos ou cessações, estão sendo realizados exclusivamente pela internet.
O gerente executivo de fiscalização da Secretaria da Receita, Newton Arnaud, diz que o serviço de comunicação pela internet é mais rápido e evita o deslocamento do contribuinte até a repartição fiscal. Para ele, o novo prazo será suficiente para que as demais empresas concluam o recadastramento do ECF. “Acreditamos que, dentro deste período de tempo, recadastraremos os equipamentos que faltam, que é cerca de 20% do total”, frisou.
O gerente lembrou ainda que o recadastramento também é obrigatório aos ECF desativados. “Todos deverão ser recadastrados, inclusive aqueles que estão ociosos na loja mas se encontram ativos no cadastro da Secretaria. Já as empresas paraibanas com faturamento até R$ 120 mil não precisam implantar o equipamento do ECF. Contudo, caso esses estabelecimentos efetuem vendas por meio de cartão de crédito, elas passam a ser obrigadas, independentemente do faturamento, inclusive os empreendedores individuais”, informou.
Já as empresas que realizaram o recadastramento de forma incompleta ou preencheram o ECF com equívocos, o chefe do Núcleo de Fiscalização de Transações Automatizadas da Receita Estadual, Pedro Henrique Silva Barros, informa que a secretaria já disponibilizou, no site, a orientação para a retificação (http://www.receita.pb.gov.br/Servicos/ecf/arquivos/Solicitacao_Correcao.doc). “A lista com todos os documentos para realizar a correção está nesse link. É preciso apenas que o contador ou empresário tenha atenção no ato do preenchimento e no envio”, orienta Barros.
O emissor de cupom fiscal é um equipamento de automação comercial, utilizado para vendas ao consumidor final, com capacidade para emitir, armazenar, disponibilizar documentos e realizar controles de natureza fiscal referentes às operações de circulação de mercadorias ou prestações de serviços. O ECF recebe o comando do Programa Aplicativo Fiscal (PAF), destinado a enviar os comandos de funcionamento ao equipamento.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Dilma deve indicar membros de Comissão da Verdade


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou hoje que o projeto que cria a Comissão Nacional da Verdade, em discussão no Congresso, tem grande chance de ser aprovado respeitando-se o texto original apresentado pelo governo, ou seja, com a previsão de nomeação de sete membros pela Presidência da República, e não de nove, com a indicação de dois deles pelo Congresso. "Sinto hoje que há uma acomodação nos termos do projeto original. Se isso acontecer, a indicação será da presidente da República", disse o ministro, após participar da abertura de congresso sobre segurança pública para a Copa e a Olimpíada, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O ministro acredita que as discussões sobre a instalação da Comissão da Verdade já estão amadurecidas o suficiente para serem chanceladas pelos parlamentares. "A meu ver, o projeto está bem maduro para ser aprovado", afirmou.

Cardozo ressaltou que o governo tem pressa na aprovação do projeto - a comissão vai tentar esclarecer denúncias de torturas, mortes e desaparecimentos no período da ditadura militar, mas não terá caráter judicial ou punitivo. "O País espera a aprovação do projeto e isso viria em boa hora. Se puder aprovar até o dia 21, ótimo", disse o ministro, em referência à data em que a presidente Dilma Rousseff vai discursar na abertura da assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA)

Cardozo participará amanhã, em Brasília, de reunião com líderes do Congresso e com ex-titulares da pasta de Direitos Humanos para discutir a aprovação do projeto. "Gostaríamos que fosse aprovado o mais rápido possível, mas aí vai uma dimensão de respeito ao Congresso Nacional e ao seu ritmo", afirmou.

Edinho Trajano, com Agência Estado.

Inscrições para 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança da Funesc terminam sexta


Os interessados em participar da 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança têm até sexta-feira (16) para se inscrever. Promovido pelo governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o evento é patrocinado pela Empresa de Correios e Telégrafos e será realizado no período de 12 a 19 de novembro, no Teatro Santa Roza.
De caráter competitivo, a mostra premiará os três melhores espetáculos nas categorias de dança e de teatro, com valores de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. A edição deste ano vai homenagear Valdemar Dornelas (teatro) e Neide Mendonça (dança).
Os competidores serão avaliados por uma comissão julgadora formada por três profissionais de cada linguagem artística, cujas avaliações corresponderão a 70% do total da pontuação. Os outros 30% corresponderão ao júri popular formado por 100 pessoas da plateia (serão levados em consideração os 100 primeiros espectadores que chegarem para assistir aos espetáculos).
Cada um dos espetáculos premiados receberá um troféu com o nome do homenageado, de acordo com a linguagem artística (dança ou teatro). Também será concedido o Prêmio de Revelação a um dos espetáculos de cada categoria.
Fenart – Os espetáculos premiados em primeiro lugar estarão automaticamente selecionados para a edição de 2012 do Festival Nacional de Arte (Fenart), promovido pela Funesc. A Comissão Organizadora definirá, entre os espetáculos não selecionados para a mostra oficial, aqueles que integrarão a 5ª Mostra Paralela de Teatro e Dança, que acontecerá no mesmo período, em espaço alternativo.
Podem se inscrever quaisquer grupos de teatro e dança adultos da Paraíba. No caso de participação de menores de 18 anos, será obrigatória a autorização dos pais ou responsáveis. Não serão aceitas inscrições de espetáculos classificados como infantil ou infanto-juvenil, nem grupos folclóricos.
As inscrições para a 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança deverão ser entregues pessoalmente na Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural, de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h, ou das 14h às 18h. Os interessados também podem enviar o material via Correios para a Coordenação de Artes Cênicas da Funesc até a próxima sexta-feira (16). Neste caso, será considerada a data de postagem.
A ficha de inscrição deverá ser acompanhada de cópia do texto ou roteiro coreográfico, liberação do autor, release do espetáculo (sinopse, ficha técnica, histórico do espetáculo), quatro fotos de cenas (digitalizadas em resolução mínima de 300dpi), currículo do grupo, plano de luz, planta baixa do cenário, cartazes e programas do espetáculo (opcional).
Os grupos deverão informar na ficha de inscrição a duração de seus espetáculos. Caso a apresentação não corresponda à duração informada, o grupo será penalizado com a perda de 20% da pontuação. Os espetáculos de teatro deverão ter, no mínimo, 30 minutos de duração e os de dança, no mínimo 20 minutos. Não poderão se inscrever espetáculos que já tenham participado em edições anteriores da mostra oficial. A relação dos selecionados para a 16ª Mostra deverá ser divulgada no próximo dia 26.
Serviço:
Período de inscrição: 5 a 16 de setembro
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e cultural (DDAC)
Endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa, PB
Site: www.funesc.com.br
Telefones: (083)3211-6225 / 3211-6224
 Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Twitter rejeita oferta de Facebook e Google, segundo revista


O Twitter rejeitou oferta de 10 bilhões feita pelo Google em setembro de 2010, divulgou a revista Fortune nesta quinta-feira, 14. Segundo as informações, o Facebook também teria oferecido 2 bilhões de dólares no mesmo período. Já a Microsoft mostrou interesse, mas não apresentou propostas.

A revista também sinalizou problemas na administração do Twitter. Em menos de três anos, três presidentes ocuparam o cargo. As informações são do Estado de São Paulo.
 
No ano passado, O Twitter faturou US$ 45 milhões com publicidade. A troca do  presidente pode ter interferido na escolha dos anunciantes, indicou a revista. Em março deste ano, a rede completou cinco anos.
 

Edinho Trajano, com Assessoria.

Twitter possui 100 milhões de usuários ativos


Nesta quinta-feira, 8, o Twitter divulgou que atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos. A empresa divulgou ainda em seu blog dados do seu público.

Segundo a rede social, 35 líderes globais usam o microblog, e 99% das organizações sem fins lucrativos americanas possuem perfis na rede. O Twitter ainda enfantizou que 87 dos 100 músicos top 2010 da Billboard estão ativos.

A empresa ainda aproveitou a ocasião para anunciar que na próxima semana vai ampliar para 17 o número de idiomas.

Edinho Trajano, com assessoria.

PB supera pela 2ª vez índice da frequência escolar do Bolsa Família


O Estado da Paraíba superou pela segunda vez neste ano o índice da frequência escolar do acompanhamento ao Programa Bolsa Família (PBF), exigido pelos ministérios da Educação (ME) e do Desenvolvimento Social (MDS). No bimestre abril/maio o Estado alcançou 83,32%, e em junho/julho o índice chegou a 83,07%, superando em mais de 8% o número determinado pelo ME/MDS, que é de 75%.
Para a gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Andrade, o resultado se deve às ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no sentido de garantir a permanência dos alunos na escola e, consequentemente, a redução da evasão escolar.
Dentre as iniciativas da administração pública estadual estão a assinatura dos convênios do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate), para o qual foram convocados os 223 municípios, e a realização do Seminário Regional de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família, com a participação de 190 operadores másteres.
Outra ação para combater a evasão escolar é a implantação, pelo Governo do Estado, da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai), nesta sexta sexta-feira (16). O objetivo é identificar o aluno infreqüente e resgatá-lo para a sala de aula.
Na Paraíba, são acompanhados atualmente pela SEE 525.300 alunos beneficiados com o PBF nas redes estadual e municipais de ensino. Iara Andrade disse que o controle é feito no município por meio do operador municipal máster, cadastrado no sistema de acompanhamento do Projeto Presença do ME.
“As informações são coletadas a partir de questionários enviados às escolas estaduais e municipais, posteriormente devolvidos às secretarias municipais de Educação, que, por sua vez, os repassam para a Secretaria da Educação do Estado. O acompanhamento da freqüência escolar é feito bimestralmente”, explicou.

Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.

Partidos reunidos unificam luta pelas 17 vagas para Câmara de Patos



Os partidos PSB, PT e PCdoB se reuniram na tarde deste sábado 10, onde na oportunidade foi discutida a luta pelas 17 vagas na Câmara de Patos, como também a realização de um ato público.

Uma decisão tomada foi entrar imediatamente com ação na justiça, garantindo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, onde foi definido o número de vagas, e ao mesmo tempo fazer a denúncia dos vereadores que estão contra a ampliação de 11 para 17.

No próximo dia 16, sexta-feira, haverá mais uma manifestação pelas 17 vagas, que acontecerá às 17h ao lado da Telemar, articulada pelos partidos acima mencionados, sindicalistas, associações comunitárias, dentre outras entidades.

 O sindicalista José Gonçalves reafirmou a necessidade das 17 vagas. Segundo ele, municípios menores, a exemplo de Pombal possui 13 vagas, Sousa e Cajazeiras 15 vagas e “Patos, mais uma vez na contramão da história da Paraíba, com a maioria dos vereadores defendendo 11 ou 13 vagas, olhando apenas para seus projetos pessoais, em permanecer com altos salários em detrimento das necessidades da cidade”, desabafou.

 Sucessão Municipal

Foi feita uma avaliação do quadro político estadual, como também no município de Patos. No entendimento dos presentes, se faz necessária a reaglutinação das forças de esquerda, não apenas na Paraíba, mas também neste município.

 O pré-candidato a prefeito de Patos pelo PT- Partido dos Trabalhadores, Elenildo Morais, falou que seu partido quer construir uma proposta alternativa para o município e para isto está buscando o apoio de outras forças políticas, especialmente das siglas de esquerda.

 Um dos pré-candidatos a prefeito de Patos, pelo PSB, Bonifácio Rocha, atual secretário adjunto de finanças do Estado,  fez uma avaliação da situação política atual e defendeu que fosse mantida as conversações entre os partidos, até porque as definições políticas ainda estão acontecendo em cada um e que o PSB também defende essa reaglutinação dos partidos em Patos.

O presidente do PCdoB, José Roberto de Lima, acrescentou que o Partido foi o primeiro a levantar a luta pela reaglutinação dos partidos da base do governo Dilma na Paraíba, tentando construir o núcleo de esquerda, visando as eleições municipais de 2012. “O PCdoB hoje é da base aliada do prefeito Nabor, mas em nossa conferência municipal foi deliberado que conversaríamos com os partidos da base aliada do governo Dilma, no caso o PMDB, PSB e PT”, afirmou.




Edinho Trajano, com Ascom 

MPF denuncia bispo Edir Macedo por formação de quadrilha e evasão de divisas


O líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), bispo Edir Macedo, e outras três pessoas foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato contra fiéis para a obtenção de recursos para a instituição religiosa.

De acordo com a denúncia, do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".

Os três dirigentes da Iurd denunciados são o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Eles são acusados de remeter ilegalmente dinheiro do Brasil para os Estados Unidos, entre 1999 e 2005.

O procurador do caso também encaminhou cópia da denúncia à área Cível da Procuradoria da República em São Paulo, solicitando que seja analisada a possibilidade de cassação da imunidade tributária da Iurd.


Edinho Trajano, com Assessoria.

Serviço Secreto investiga ameaças pelo Facebook

CASA BRANCA

O Serviço Secreto norte-americano, encarregado de proteger o presidente Barack Obama, investiga ameaças postadas na página da Casa Branca no Facebook, nas quais a data de 11 de setembro foi mencionada. Um internauta com o nome escrito em árabe, Abur al-Muthanna al-Maqdissi, colocou vários comentários em inglês.

APURAÇÃO



Presos na Suécia quatro suspeitos de atentado terrorista

A Polícia sueca deteve quatro pessoas suspeitas de preparar um atentado terrorista. As quatro foram detidas em de Gotemburgo, a segunda maior do país depois de Estocolmo. A porta-voz da Polícia, Sara Kvarnstrom, porta-voz da polícia sueca, não quis confirmar se o plano extremista tinha qualquer vínculo com o 11 de setembro.





Edinho Trajano, com JH.