Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Câmara Municipal de Sousa homenageia os 30 anos de existência do Hospital Santa Terezinha.


A Câmara Municipal de Sousa realizara sessão especial, às 17h30 da tarde de hoje, sexta-feira (21/10), no seu Plenário, para homenagear o Hospital Santa Terezinha, que em 30 anos de existência presta relevantes serviços e restaura vidas, dos sousenses e de toda a população circunvizinha. A ideia foi propositura do Vereador e Presidente da Casa de Otacílio Gomes de Sá, Adilmar (Cacá) de Sá Gadelha (PSD) e aprovada por unanimidade pelos seus pares.

O Hospital Santa Terezinha foi idealizado pelos jovens irmãos e recèm-formados em medicina Dr. Chico Coréia e Dr. João Bosco Gadelha, que inauguraram seu empreendimento, em 13 de junho de 1981, que veio suprir a necessidade de socorro à região polarizada por Sousa, quando era na época a saúde muito carente e os filhos dessa localidade teriam que vencer percursos alongados em busca de salvar vidas. “O Hospital Santa Terezinha já nascera fazendo a diferença e marcando referência na Paraíba, e por que não dizer, no Nordeste, como Complexo Hospitalar e pela qualidade dos seus serviços, pelo amor do seu corpo funcional que desde então tiveram o compromisso de atender bem e tratar seus pacientes com dignidade” disse o Presidente.

Esse momento histórico do município de Sousa fora marcado pelo chamamento dos presentes à cidadania com os Hinos Nacional e do Município, e, como dizia o Vereador Aldeone Abrantes, "reuniram aqui, o maior número de Homens de Bem de Sousa, que reconhecem tão merecida a referida homenagem", onde apenas foram registradas ausências justificadas dos Parlamentares, Odair José e Ananias Vieira.

“Atuando há 30 anos, desde 1981, quando aquele Complexo Hospitalar abriu suas portas vem gerando emprego e renda para o nosso município, e melhor, vem com profissionalismo qualificado buscado prestar melhor serviço e salvando tantas vidas de Sousa e região, razão de oferecermos moção de aplausos aos que fizeram e aos que fazem parte do corpo de funcionarios e médicos do Hospital Danta Terezinha” justifica o autor da proposta.   

Essa Unidade de Saúde marcou a história de saúde do sertão paraibano, instalando sua UTI em 1983, Tomografia em 2001, e trouxe esperança para os pacientes de Hemodiálise em 1997 inaugurando esse serviço e oferecendo maior conforto aos que precisavam ser removidos para maiores centros.

Após parabenizar e fazer a entrega da comenda aos familiares responsáveis pelo funcionaqmento do Hospital, o Presidente da Casa (Cacá Gadelha) falou do espírito empreendedor dos empresários (in memorian) Dr. Chico Coréia e Dr João Bosco comparando à audácia do Prefeito Constitucional Tyrone e finalizou as suas palavras com a confissão: “Somos felizes por termos um Hospital desse porte, pela sua administração e pelo compromisso que tem seus funcionários e médicos com o nosso bem maior, que é a nossa vida”.

Além dos agradecimentos do médico-proprietário que representara o Hospital Santa Terezinha, Dr. João Bosco Gadelha Filho fizeram uso da palavra Parlamentares e autoridades presentes.

“Sousa antes formava médicos para morar fora, depois do Santa Terezinha Sousa formava médicos para retornar à sua Terra, com a certeza de ter trabalho para a sustentabilidade da sua família” disse o deputado e Chefe da Casa Civil, Lindolfo Pires.

Na sua fala o Prefeito Fábio Tyrone mostrou a relevância dos serviços prestados “Além de salvar vidas, além de prestar serviços relevantes, o Hodpital Santa Terezinha tem como missão servir e tratar bem as pessoas, o grupo de funcionários e médicos tem sido parceiro e porto seguro das pessoas que procuram seus serviços, em momentos de dificuldades e caminha com o progresso, sua equipe está em permanente sintonia”.

“Parabéns aos servidores e aos pioneiros dessa ideia, que acreditaram em poder mudar a realidade de Sousa e da região, com um empreendimento de tão grande importância para as nossas vidas”, finalizou o Prefeito.   


Rita Bizerra e Edinho Trajano

O PM, o Ministro e lençóis ensanguentados????

Os  recentes acontecimentos  na Terra  Brasilis   me fez dar uma parada  e voltar no tempo. Ao Bairro   de Beberibe, às  margens  do rio do mesmo  nome,    na minha saudosa Recife, quando criança sempre  comprava leite naqueles  litros de vidro, grossos, redondos. Não vivíamos a época   do  Ipods,  dos não podes  e  dos descartáveis,  isso  lá pelos anos 1964/65/66. O lugar    onde   comprava o leite, tirado na hora, era  uma vacaria, é assim que chamávamos   os lugares  onde se criava bois e vacas, eu  questionava a Dona Carmelita, minha mãe,   porque não era boiadaria, e como resposta,  bem  ao estilo  dela, logo depois de  um “Cala a boca  José,  isso não é da tua conta”,   vinha  um  suave  peteleco ao  pé  do ouvido esquerdo.  Ai como doía!

Bem, foi   cutucando  na memória  destes  54 anos de vida que me veio à lembrança o  Seu Severino, que em Pernambuco chamávamos de  Biu, com aqueles tambores enormes de leite tirado na hora, misturando-os com água. Qual  de vocês  não  viu  algo parecido durante  a infância e a  juventude lá pras  bandas  de  Goiás e do leste de Minas, no interior de São Paulo e do Paraná, a tal mistura de  leite com água ou água no leite? Pois  é  amigos, a coisa  do levar vantagem em tudo vem antes  do Gerson  “Canhotinha de Ouro” do Tri de  70 no México. Vem antes do Lula do PT  e de  toda  essa  cambada que  hoje   contamina o Planalto Central com o vírus “Corruptus Brasilis”.
A bem da verdade,  o povo de Brasília  devia ser indenizado por  receber  os ladrões  de  todas as partes do Brasil, que para lá são enviados com o título de Vossa  Excelência. Em casa  que falta  pão  todo mundo grita e  ninguém tem razão e com a corrupção  no Brasil não é diferente não… ih,  rimou, parece  cordel, mas é a  nossa  triste realidade. Professores   marcam o ponto e não dão aula. Alunos não estudam, querem  nota e serem aprovados. Gente comprando diploma para passar  em concurso  vestibular. Empregado rouba porque ganha pouco. Patrões  pagam pouco porque são roubados pelos empregados e explorados  pelo governo. Politícos roubam porque  os empresários  sonegam, é  um salve-se quem puder dos diabos, mas  se o diabo fosse brasileiro  também seria corrompido ou corruptor.
Na lei  do tomá lá,  dá cá, cada  dia tem mais  gente  tomando  lá de tudo e de todos, dizem que uma mão lava a outra e quando isso acontece  é porque ambas estão sujas. Vejamos o seguinte: um povo que escraviza seus filhos na prostituição  infantil através do turismo  sexual, um povo que humilha seus irmãos vendendo lixo  hospitalar impróprio  para o uso, visando lucro altíssimo e posando  de grande empresário, eleitores  que se vendem à troco  de uma lata de óleo, camisetas e  alguns goles de cachaça, políticos que compram estes eleitores com falsas promessas, que jamais serão cumpridas,  estes políticos uma vez  no  poder, usurpam do poder e do erário público, criaturas acima do bem a serviço do mal. De quem será a culpa  dessa   gente  bronzeada agir dessa  forma,  movidos pela ganância imensurável de cada dia ter  mais,  muito  mais, esquecendo-se do ser,  é bom  lembrar  que o ter  é  efêmero, volátil e comburente. Como  essa  gente  quer  ser respeitada, construir  uma nação forte, pois grande  já somos?  Com  todas  essas  falcatruas, como escândalos da mandioca, dos sanguessugas, dos cartões corporativos, mensalão, roubos do  INSS, o caso do juiz Lalau, Cesare Battisti e tantos outros… meu Padim Cícero Romão, me empresta  esse  teu  cajado para combater  os corruptos e a corrupção?  Até  essa  hora chegar , deixo a pergunta no   ar, afinal de  quem é a culpa?  Dos políticos safados ou de uma parcela do  povo que sobre o manto de pacato, leva uma vida de   gado marcados e felizes? O escândalo  da vez é o caso do  PM e do ministro lá no meu Pernambuco, os lençóis ensanguentados… Qual será o próximo capítulo  nesta saga “escandalus brasilis”? Um sampraço arrochado e boa semana.



Francisco Sampa