Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PMN convida Major Fábio para ingressar na legenda e ser candidato a prefeito de João Pessoa

PMN de João Pessoa e a direção estadual realizaram na tarde de hoje, 20/07, em João Pessoa, uma reunião com o ex-deputado e suplente, Major Fábio. No encontro o presidente municipal, Alysson Campelo, oficializou convite para que o ex-deputado ingresse no PMN e venha disputar as eleições 2012 como candidato a prefeito. O convite foi confirmado pela presidente estadual da legenda, Lídia Moura, que enfatizou a importância da candidatura do Major Fábio.
“É muito importante uma candidatura popular na disputa pela prefeitura de João Pessoa. Major Fábio tem esse perfil. Ampliou sua votação obtendo a marca de quase 70 mil votos, porque tem um projeto para a segurança em nosso estado e defende, com veemência, uma categoria”, destaca Lídia Moura, que completa: “ Fábio não era parte dos esquemas políticos e ainda assim teve resposta da população”.
Participaram da reunião, O presidente municipal do PMN, Alysson Campelo, Major Fábio, a presidente estadual da legenda, Lídia Moura, o coordenador estadual da Juventude, Alcimar Martins e Moisés Gouveia.


Rita Bizerra, com assessoria

94% das cidades não têm casa de acolhimento

A falta de casas de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco é um problema presente em 94,2% dos municípios paraibanos. Do total de 223 cidades, apenas 13 possuem abrigos cadastrados nos conselhos municipais e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça, totalizando 29 casas em todo o Estado. Os números foram repassados pela coordenadoria da Infância e Juventude da capital e mostram a baixa cobertura na proteção aos menores de idade na Paraíba.

Ainda conforme os dados, o município com mais casas é João Pessoa (11), seguido por Campina Grande – no Agreste, que tem quatro. Nas outras cidades (ver quadrinho) o número não passa de dois abrigos. Conforme o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da capital, Fabiano Moura de Moura, o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária prevê que em cada cidade deve haver pelo menos uma ‘casa-lar’ para abrigar as crianças e adolescentes em situação de risco.

“Em última hipótese, caso a demanda seja pequena, deve existir uma regionalização, que consiste em concentrar a assistência de várias cidades em apenas uma – contudo o financiamento é feito por todos”, comentou. Em decorrência disso, quando acontecem casos de violação dos direitos infato-juvenis ou até abandono, as crianças são encaminhadas para a instituição mais próxima (que nem sempre tem vagas) ou para os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

A coordenadora da 1º Vara e assistente social Fátima Cananéa comentou que “o interior está pedindo muito o acolhimento. Vez por outra chegam crianças de outras cidades para serem abrigadas em João Pessoa e não podemos receber porque não há espaço”. Ela cita o exemplo da cidade de Bayeux, na região metropolitana, que ainda não possui abrigo e tem de recorrer à capital para assistir às crianças e adolescentes.

Há pouco mais de uma semana, um criança de 11 anos, que era espancada e obrigada pelo pai a pedir dinheiro nas ruas, precisou ser encaminhada para o Hospital Materno-Infantil, no bairro Jardim São Severino, em Bayeux, pois não havia vagas nos abrigos pessoenses. A única instituição que acolhia os menores de idade na cidade, o Educandário Eunice Weaver , foi fechado no ano passado por determinação da Justiça.

Entretanto, conforme o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Bayeux (CMDCA), David Coelho de Lemos, em breve o problema será solucionado. Já no próximo mês será publicado um edital de abertura de licitação para construção de uma casa de acolhimento no bairro da Imaculada. “Se tudo ocorrer como previsto, a obra deve ter início em setembro e término em dezembro. A capacidade da casa será de 24 leitos”, informou, acrescentando que serão investidos, somente com recursos municipais, R$ 124 mil. 

A instalação de uma casa de acolhimento em Bayeux já vinha sendo reivindicada pelos conselheiros tutelares da região, que, ao receber denúncias, não tinham para onde encaminhar as crianças e adolescentes. “Já passei uma semana com um bebê porque a família dele era de Campina Grande e, enquanto se acha a família, o conselheiro é que tem de ficar responsável pela criança, já que o conselho não tem estrutura para abrigar menores”, revelou a conselheira tutelar da Criança e do Adolescente, Benedita Tavares.

Conforme David Coelho, a gestão municipal também está elaborando um projeto para construção de uma casa de passagem, onde os menores de idade em risco social ficariam provisoriamente (20 dias). “Em 30 dias o projeto deverá estará pronto e o remeteremos à esfera federal para conseguir a provação e os recursos”, acrescentou.

CNJ | CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

Chuvas deixam 13.654 desalojados e 1.241 desabrigados na PB

Um total de 13.654 pessoas desalojadas, 1.241 desabrigadas e uma pessoa morta (em Puxinanã) e 27 prédios públicos ocupados. É este o saldo das fortes chuvas que vêm atingindo a Paraíba nos últimos dias, conforme dados do último relatório divulgado pela Gerência Estadual de Defesa Civil no final da tarde desta terça-feira (19).

Segundo o documento, 18.312 pessoas já foram afetadas, 801 casas foram destruídas, outras 125 foram danificadas, e as águas prejudicaram o tráfego em 2.331 estradas vicinais e ainda provocaram a interdição de seis rodovias (as PB’s 004, 034, 138, 054, 063 e 066), além de deixar em situação precária as PB’s 051, 073, 097 e 132.

A Defesa Civil também informou que já são 42 os municípios mais atingidos pelas chuvas, trinta deles com situação de emergência já decretada pelo Governo do Estado (Alagoa Nova, Alhandra, Araçagi, Arara, Areia, Barra de Santana, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mamanguape, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pilar, Pirpirituba, Queimadas, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, Sapé e Sobrado).

Os doze municípios restantes citados no relatório são Alagoa Grande, Barra de São Miguel, Caldas Brandão, Conde, Itatuba, Lucena, Massaranduba, Mataraca, Puxinanã, Riachão do Bacamarte, São Miguel de Taipú e São Sebastião de Lagoa de Roça.

As águas também destruíram obras relacionadas a 31 açudes, 72 bueiros, 13 passagens molhadas, 51.740 m² de pavimentação e três pontilhões. Outras obras não chegaram a ser destruídas mas foram danificadas, sendo oito açudes, 16 escolas, 44.230 m² de pavimentação em paralelepípedo, 720 muros de arrimo, 48 passagens molhadas e 19 pontilhões.

Vinte e nove açudes monitorados pela Aesa estão sangrando
Dos 122 reservatórios monitorados diariamente pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) em toda a Paraíba, 29 estão sangrando, com destaque para os açudes de Acauã (na cidade de Itatuba) e de Epitácio Pessoa (localizado no município de Boqueirão). “Acauã está com uma lamina de sangria de 58 centímetros, e o Epitácio Pessoa tem 28 centímetros acima do vertedouro”, informou o gerente de monitoramento e hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, o sangramento de alguns reservatórios na Região Metropolitana de João Pessoa aconteceu em função do aumento de 63,5% no volume esperado para o mês de julho. “Em janeiro nós avisamos as prefeituras que neste ano teríamos chuvas além da média histórica. Essa expectativa se confirmou, especificamente no final de semana passado, quando tivemos a influência das ondas atmosféricas de leste, o que não deve acontecer novamente esta semana”, comentou.

Previsão do tempo
Chuvas esparsas são esperadas esta semana nas regiões do Agreste, Brejo e principalmente do Litoral, segundo informou Marle Bandeira. Ela lembrou que a Aesa dispõe de meteorologistas que trabalham em regime de plantão 24 horas, inclusive nos finais de semana, e que as previsões são feitas com o auxílio de supercomputadores e satélites que enviam fotografias a cada 15 minutos. “Quando nosso sistema detecta a aproximação de um evento metrológico de destaque, nós avisamos aos principais órgãos públicos do Estado e às defesas civis dos municípios”, ressaltou.

Pontes começam a ser recuperadas em Ingá e Itabaiana
O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem, está tomando todas as providências para restaurar os estragos causados pelas fortes chuvas em vários municípios da Paraíba, especialmente em Itabaiana, Ingá e Areia, onde aconteceram queda de barreiras e estragos de cabeceiras de pontes.

O diretor superintendente do DER, engenheiro Carlos Pereira de Carvalho e Silva, acompanhado do diretor de Manutenção, Antônio Fleming, visitou ontem todas as áreas afetadas e tomou as providências necessárias para normalizar o tráfego de veículos nas rodovias PB-054, trecho da BR-230/Itabaiana, onde uma ponte caiu e outras duas tiveram cabeceiras danificadas. Na PB-066, trecho BR-230/Ingá, a ponte sobre o Rio Ingá, com 50 metros de extensão, cedeu e interrompeu o tráfego de veículos. Na saída da cidade de Ingá, em direção a Itatuba e Itabaiana, outra ponte, sobre o mesmo rio, sofreu danos em uma cabeceira, deixando a cidade ilhada.

Por determinação do governador Ricardo Coutinho, o dirigente do DER determinou a restauração, em caráter emergencial, de pontes e providenciou passagem molhada na que caiu, nas proximidades de Itabaiana, para permitir o tráfego de veículos de pequeno porte. Para isso, o dirigente do DER e a promotora de Justiça de Ingá, Gardênia Cirne de Almeida, definiram a assinatura de um termo de ajustamento de conduta para que até a próxima sexta-feira o tráfego volte a ser normalizado na BR-230/Itabaiana e na estrada de Ingá/Itatuba/Itabaiana.

Através de empresas contratadas em caráter emergencial, os trabalhos já foram iniciados em todas as áreas afetadas. Em relação à ponte que cedeu em Ingá, técnicos do DER já foram convocados para os estudos visando a sua recuperação.

Na serra de Areia ocorreram mais de doze deslizamentos de terras. Além disso, um trecho meia pista, com cerca de 30 metros de extensão, desabou, deixando o tráfego reduzido. Uma equipe do DER está na área isolando e orientando os motoristas que passam pelo local. Muitos pontos já foram desobstruídos, visando facilitar o tráfego.

As chuvas provocaram estragos também na PB-087, Areia/Pilões, com deslizamento de terra e cabeceiras de ponte danificada. Até o momento já foram contabilizadas seis pontes danificadas e 14 rodovias paraibanas precisando de manutenção urgente. É o caso da ponte da batalha, principal via de acesso das cidades de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo. A ponte teve o tráfego interditado e precisa de intervenção, por parte do DER/PB, para voltar a ter seu trânsito normalizado.

Rodovias e pontes que foram atingidas
PB-066 – Ponte da Cidade de Ingá – danificada/interditada
PB-004 – Ponte da Batalha – caiu o encontro da ponte/interditada
PB-063 – Ponte da cidade de Gurinhém – submersa/interditada
PB-073 – Ponte Rio Mamanguape – erosão
PB-074 – Ponte da Cidade de Itabaiana – danificada
PB-054 – BR-230/Itabaiana – Danificada/interditada
PB-079 – Alago Grande/areia – danificada
PB-138 – Ponte que liga Campina Grande/ Catolé de Boa Vista
PB-048 – Pilar/Juripiranga – Estrada alagada
PB-082 – Salgado São Félix/ Barragem Acauã – estrada danificada
PB-097 – Alagoa Nova/ Serra de Areia – estrada danificada
PB-090 – Itatuba/ Aroeiras – estrada danificada
PB-051 – BR-230/ Caldas Brandão – estrada danificada
PB-034 – Caaporã – estrada danificada
PB-008 – Proximidades de Acaú – deslizamento de barreira.

SUS oferecerá teste rápido para detecção de hepatite B e C

Mais de R$10 milhões serão investidos na rede

O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer, a partir de agosto, testes rápidos para a detecção das hepatites B e C. Os exames, cujos resultados ficarão prontos em 30 minutos, terão investimentos de R$ 10,6 milhões do Ministério da Saúde para a aquisição de 3,6 milhões de testes. 
Os testes serão oferecidos inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do País, para depois serem estendidos às Unidades Básicas de Saúde. 

A medida faz parte de uma série de mudanças em relação à ampliação do diagnóstico das hepatites adotada pelo ministério. Dentre elas, a aquisição de testes rápidos e exames de biologia molecular, como carga viral e genotipagem. Também está sendo expandida a rede de exames laboratoriais. 
Os testes rápidos são exames de triagem. Ou seja, o paciente que tiver o teste positivo para hepatite B ou C será encaminhado para a rede de saúde para ter seu diagnóstico concluído. Para a realização do teste é necessária apenas uma gota de sangue. 

Novo Protocolo - Na última segunda-feira (18), o ministério publicou portaria instituindo o novo protocolo de tratamento para a hepatite C. As novas regras preveem a ampliação do uso de interferon peguilado - mais confortável para o paciente que a apresentação convencional -, a dispensa de biópsia prévia para início do tratamento em alguns casos e a simplificação do processo para autorizar a prorrogação do tratamento. Na prática, a medida permite mais agilidade para indicar o prolongamento de tratamento. 


Liberados R$ 606,2 milhões a estados, DF e municípios

Recursos de R$ 606,2 milhões, referentes ao pagamento da sétima parcela do salário-educação, foram liberados nesta terça-feira, 19, a estados, Distrito Federal e municípios. As secretarias de educação poderão dispor do dinheiro a partir de quinta-feira, 21.

Os recursos do salário-educação destinam-se ao financiamento de programas da educação básica pública. Distribuídas com base no número de alunos do ensino básico, as cotas estaduais e municipais são liberadas mensalmente para as secretarias de educação. Há ainda a cota federal, destinada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e aplicada também no ensino básico para a redução dos desníveis socioeducacionais de municípios e estados.

Somadas, as transferências deste ano totalizam R$ 4,5 bilhões, aproximadamente,conforme a tabela. O valor específico destinado a cada estado e município pode ser consultado na página eletrônica do FNDE.

Também nesta terça-feira foram transferidos R$ 4,9 milhões relativos a diversos convênios e R$ 9,4 milhões para as escolas públicas cadastradas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A transferência de recursos é responsabilidade do FNDE. 

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Suplicy, de novo, defende prévias para escolha do PT

Como em 2002, senador quer disputa interna para eleição em SP e se coloca como postulante à indicação do partido
Para irritação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) decidiu pedir a realização de prévias no PT paulistano para a escolha do candidato do partido na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2012.
O pleito foi levado ao presidente do PT municipal, vereador Antonio Donato, na noite de segunda-feira, 18. Na conversa, Suplicy também afirmou sua intenção de colocar seu nome na disputa interna como pré-candidato.
"Queria trocar ideias sobre a importância de realizar prévias", afirmou o senador. "E acho que é legítimo que eu também possa ser considerado como candidato."
O tema das prévias é desconfortável no PT desde que o próprio Suplicy insistiu em uma eleição interna para a escolha do candidato a presidente em 2002. Na ocasião, enfrentou Lula e perdeu por 84,4% a 15,6%. Muitos petistas acreditavam, como creem agora, que o candidato deveria ser escolhido por consenso - a defesa nas prévias desgastou o senador dentro da sigla.
Mais de um ano antes da eleição, as correntes petistas trabalham por um acordo que evite a eleição interna. Apesar disso, aliados da senadora Marta Suplicy indicaram que, se o ministro da Educação, Fernando Haddad, entrasse na disputa, ela pediria prévias. Na semana passada, o ministro disse ao Estado que seu nome está na disputa.
Marta e Haddad são os dois nomes fortes que anunciaram a disposição de concorrer. O ministro tem Lula como cabo eleitoral. O presidente pretende impor sua vontade. Os aliados de Marta usam as prévias como forma de mostrar que a militância prefere a senadora a Haddad.

Rita Bizerra, com Estadão

No sertão não só sofre com lata de água na cabeça...

Há 04 (quatro) mese funcionários do SAMU de município do Sertão da Paraíba sofrem por não receber seus salários em dia.

Um dos serviços mais qualificados e vitais para o município de São João do Rio do Peixe e cidades vizinhas, o SAMU, está condenando seus servidores ao descaso pelo atraso de salários dos meses de fevereiro, março, abril e junho de 2011. A informação foi confirmada na manhã dessa terça-feira (19), pelo vereador Webster Dantas Muniz.

A equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência está desamparada pela prefeitura, que tem como gestor, Lavoisier Dantas(PP). Segundo Muniz, a situação em que se encontra a equipe, entre eles, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem preocupa a comunidade de São João do Rio do Peixe e outros municípios que vêem um serviço de qualidade enfrentando sérios problemas. Radar Sertanejo

Trócolli propõe visita a hospitais públicos sob gestão da Cruz Vermelha em outros Estados


O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) propôs, nesta quarta-feira (20.07), que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa constitua uma comissão parlamentar suprapartidária para visitar hospitais públicos de outros Estados que também optaram pela gestão pactuada com a Cruz Vermelha. Trócolli acredita que essa visita dos deputados estaduais possibilitará "um diagnóstico completo sobre a atuação da entidade nos hospitais públicos".

A proposta de Trócolli é que da comissão suprapartidária participem deputados estaduais que atuem na área da Medicina. "Espero contar com a participação de deputados médicos, como Aníbal Marcolino (PSL), Vituriano de Abreu (PSL) e José Aldemir Meireles (DEM) nessa comissão suprapartdiária, para que possamos trazer para o Estado uma radiografia da gestão pactuada em outros hospitais públicos sob a administração da Cruz Vermelha", afirmou.

O deputado estadual destacou que é preciso que o Legislativo estadual possa constatar, de uma vez por todas, se os hospitais administrados pela Cruz Vermelha estão sendo bem geridos. "Essa visita é para que até os deputados que se posicionam contra a gestão pactuada possam comprovar se ela está ou não funcionando dentro da normalidade. Eles poderão ver com os próprios olhos", disse.

Trócolli Júnior observou ainda que espera que possa encontrar esses hospitais públicos sob a gestão da Cruz Vermelha funcionando. "Vamos conversar com pacientes, médicos e administradores. Todos serão consultados e teremos essa radiografia completa", destacou.


Rita Bizerra, com assessoria

Deputados aprovam requerimentos em sessão ordinária


Os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (20.07), 57   requerimentos, entre os quais os que solicitam a realização de audiência pública para debater o projeto de lei do Poder Executivo que trata da permuta do terreno da Acadepol

Durante a votação, os deputados Raniery Paulino (PMDB) e João Gonçalves (PSDB) que apresentaram os requerimentos à respeito da temática da permuta dos terrenos, entraram em acordo e decidiram pela realização de uma audiência pública na próxima terça-feira (26.07) às 10h30 no plenário Deputado José Mariz.

O assunto da permuta dos terrenos voltou a ocupar os debates em plenário e diversos deputados estiveram na tribuna para tratar da questão. O líder do Governo na ALPB, deputado Hervázio Bezerra (PSDB) ressaltou na ocasião que a realização da audiência pública é produtiva na medida em que poderão ser esclarecidos diversos pontos. “Para que possamos de uma vez por todas definir o que é verdadeiro nesse debate. Não queremos esconder absolutamente nada e não há problema nos debates técnico e político. E essa Casa tem um papel de extrema importância nesse processo”, afirmou o deputado.

O deputado Guilherme Almeida (PSC) concordou que a audiência explicitará a matéria. “O Governo do Estado não teve a iniciativa correta de encaminhar junto à mensagem do projeto os anexos que orientariam nossos posicionamentos, como por exemplo o laudo de avaliação e na terça poderemos dirimir dúvidas”, disse Guilherme que questionou ainda se área destinada à Acadepol no bairro do Geisel é apropriada para a atividade.

O deputado João Gonçalves lembrou em seu pronunciamento da situação de emergência de diversos municípios paraibanos afetados pelas fortes chuvas nos últimos dias. O parlamentar criticou ainda o posicionamento focado na troca dos terrenos em detrimento à situação das vítimas das chuvas. “Ao vir para a tribuna vamos nos lembrar dos nossos irmãos desabrigados, que precisam de nosso apoio”, ressaltou.

O requerimento de autoria da deputada Daniella Ribeiro (PP), que solicita a realização de sessão especial para debater a transferência da administração do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa para a entidade Cruz Vermelha recebeu parecer favorável na sessão ordinária.

A administração do Trauma também foi objeto do requerimento do deputado Trócolli Júnior (PMDB) aprovado nesta quarta. O deputado solicita a criação de uma Comissão Suprapartidária de Deputados, “para que seja verificado in-loco e analisado os serviços de administração hospitalar prestados pela Cruz Vermelha em outros Estados, com a finalidade de se fazer um comparativo entre gestões para oferecer um melhor serviço de saúde à população paraibana”, declarou ele.


Edinho Trajano, com assessoria

Assembleia aprova convocação de Secretário de Saúde para explicar transferir do Trauma


A Assembleia Legislativas da Paraíba, com base no Art. 190, aprovou a convocação do secretário de Saúde do Estado para esclarecer convênio com uma entidade denominada Cruz Vermelha para administrar o Hospital de Trauma e tratar de outros assuntos pertinentes.

Também o Plenário aprovou a realização de Sessão Especial para discutir a transferência do Hospital de Trauma e a possibilidade de mudanças de outras unidades para a Cruz Vermelha. Na ocasião se pretende tomar conhecimento em quais termos se firmou esse convênio.

Ela disse que “estamos propondo que a Assembleia Legislativa convoque o secretário de Saúde do Estado para discutir a iniciativa do Governo do Estado em transferir a administração do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a Cruz Vermelha”.

Acentuou que “é preciso que a sociedade debata o assunto e não simplesmente o Governo adote uma medida unilateral, enquanto que a Assembleia em recesso se promova uma mudança tão radical no processo administrativo da questão da saúde, sem se sequer discutir o tema com a população.

“Propomos que a Casa de Epitácio Pessoa, através dos representantes do povo, debata com a Secretaria de Saúde do Estado, com a Cruz Vermelha e com outros setores da sociedade o problema, e tudo venha a ser feito às claras, e as dúvidas esclarecidas. O problema da saúde é muito grave e não pode ser feito sem que a população tome conhecimento dos detalhes de uma iniciativa desse porte”, disse.

Outros pontos devem ser tratados, como o envolvimento de recursos financeiros, prazo de validade do convênio, pessoal envolvido e outros pontos que merecem uma discussão ampla. É necessário se tomar conhecimento se o Governo pretende também adotar essa medida no recém entregue Hospital de Traumas de Campina Grande, e nas demais unidades de saúde do Estado.

A deputada Daniella Ribeiro, líder do PP, se mostrou muito preocupada com as conseqüências das inundações em Campina Grande, no Compartimento da Borborema e no restante do Estado, e pede a maior integração entre todos os setores dos vários níveis de Governos, para que a população tenha atendidas as suas necessidades mais urgentes.

A parlamentar, inclusive, na tarde-noite de terça-feira ao saber dos riscos e dos alertas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil com o arrombamento de mais um açude na região de Campina Grande (Jenipapo) imediatamente se deslocou até o bairro de Bodocongó e ressaltou a sua preocupação e solidariedade para com a população campinense.

Ele disse que é necessário que o Governo do Estado e o Governo Federal se movimentem e apóiem de fato e de direito a população vítimas das inundações no Estado. Ela criticou o fato do Governo do Estado “não haver apresentado durante reunião com os prefeitos da Paraíba maior disposição para trabalhar em conjunto e dar uma resposta imediata aos reclamos populares”. Daniella lamentou que o Governo estadual não tenha apresentado um plano emergencial para atender a comunidade em momentos como esse e quase nada tenha oferecido aos prefeitos paraibanos preocupados com a situação de cada Município e com os reduzidos recursos das Prefeituras, na grande maioria somente advinda do FPM.

A parlamentar disse que “muito pouco foi oferecido à população que está sofrendo em razão das chuvas e será preciso maior empenho para apoiar a população.

A Paraíba tem hoje 29 municípios em situação de emergência por terem áreas afetadas por enchentes provocadas pelas chuvas, e ela espera que “todos se unam num só objetivo que é ajudar a população atingida.”

A deputada cobrou também do Governo Federal agilidade na liberação de recursos para o Estado da Paraíba, e que sejam desburocratizados os procedimentos a fim de que o povo seja atendido com maior rapidez possível, e que as Prefeituras Municipais disponham das verbas para ajudar a população.



Rita Bizerra, com Assessoria

Nelson propõe Sessão em homenagem aos 70 anos do Sindicato do Comerciário

A Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar no próximo mês de agosto Sessão Especial para comemorar os 70 anos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Campina Grande e Região e o Dia do Comerciário.

A iniciativa é do vereador Nelson Gomes Filho, presidente do Poder Legislativo campinense, que apresentou requerimento de sua autoria propondo as homenagens ao Sindicato e aos comerciários de Campina Grande e da Paraíba

Ele destacou que o Sindicato desde a sua fundação vem alcançando várias conquistas para os trabalhadores, sendo as principais a instituição do Dia do Comerciário e a Convenção Coletiva de Trabalho que se refere às normas convencionadas entre patrões e representantes dos empregados.

Ao longo de sete décadas, sindicalistas como Ivam Freire, José Nascimento Coelho e tantos outros defendem bandeiras importantes de luta dos trabalhadores. Unidos participaram de movimentos grevistas, foram às ruas lutando pelas Diretas Já, em prol do voto direto, contra a aprovação da lei de abertura do comércio aos domingos e feriados e pela garantia dos direitos e melhores condições de trabalho, não só dos comerciários, mas de toda a classe operária de Campina Grande.



Edinho Trajano, com assessoria

Incra realiza levantamento de estragos causados pelas chuvas em assentamentos


Técnicos da Superintendência Regional do Incra na Paraíba estão realizando levantamento sobre os danos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias nos assentamentos Antônio Conselheiro, em São Miguel de Taipu, e Canudos, em Cruz do Espírito Santo, para que a autarquia possa tomar as providências necessárias em relação às casas e às plantações destruídas. Nos dois assentamentos residem mais de 200 famílias.
Nesta terça-feira (19), o superintendente do Incra-PB, Lenildo Morais, recebeu a visita do deputado federal Luiz Couto (PT) que está apoiando as ações da autarquia para socorrer os assentados atingidos pelas chuvas. A exemplo do deputado estadual Frei Anastácio, que já se colocou à disposição do Incra-PB, Luiz Couto disse que está disposto a ajudar a autarquia nesse momento de dificuldade. Ele também está contribuindo com a atual gestão, na solução de conflitos emblemáticos, como os que ocorrem nas Várzeas de Sousa e na fazenda Quirino, em Juarez Távora.
De acordo com Lenildo Morais, o levantamento dos prejuízos causados aos dois assentamentos deve ficar pronto ainda esta semana. “A partir desse levantamento nós tomaremos as providências que estiverem ao alcance da autarquia”, afirmou o superintendente do Incra-PB.
Parcerias
O superintendente do Incra-PB está buscando parcerias com o Banco do Nordeste e com a Caixa Econômica Federal no sentido de estabelecer convênios para socorrer os assentados de Canudos e de Antônio Conselheiro. O apoio das duas instituições bancárias está sendo discutido em audiências nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20).


Rita Bizerra, com assessoria

TV ALPB tem canal na Web e Ricardo Marcelo destaca “canal aberto com sociedade paraibana”



A partir de hoje, através da rede mundial de computadores, o cidadão vai puder acompanhar ao vivo toda a programação da TV ALPB. O presidente da Assembleia, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), informou nesta quarta-feira (20.07) que a emissora pode ser assistida pelo canal da Internet, disponibilizado na home-page do Legislativo Estadual (http://www.al.pb.gov.br).  “É mais um passo que o Legislativo dá em direção do processo de transparência que está sendo adotado pela atual Mesa Diretora. É um acanal aberto com a sociedade paraibana”, disse.

Ele destacou que, a partir de parceria com a TV Senado, a Assembleia Legislativa disporá de um canal aberto de televisão, com qualidade em HD. Os entendimentos com o Senado estão avançados e a Assembleia aguarda apenas a liberação da documentação do Ministério das Comunicações. “Estamos adotando algunas providências na sede do Legislativo  Estadual, para que essa parceria, já acertada, seja oficializada ainda este ano e o canal aberto da TVALPB possa estar no ar ainda este ano”, disse.

Ricardo Marcelo destacou que a implantação da TV ALPB na Web democratiza a informação. “Foi um trabalho conjunto da Coordenadoria de Comunicação Social e da Diretoria de Informática, a partir da determinação da Mesa Diretora,  “pela busca permanente de uma comunicação eficaz, que ajude a alavancar e facilitar os projetos de gestão pública e acompanhamento da atuação dos representantes dos paraibanos no Legislativo”.

Redes sociais e mídias digitais

No primeiro semestre, o Poder Legislativo do Estado aderiu às redes sociais para ampliar a interatividade com os cidadãos paraibanos e passou a utilizar as mídias digitas para mater em tempo real seus canais de comunicação, otimizando o relacionamento com os meios de comunicação e os profissionais de imprensa do Estado. A ALPB disponibiliza links nos perfis oficiais do Twitter (@legislativopb), do Facebook (Assembleia Legislativa Paraiba Brasil) e do Orkut (legislativopb). Além disso, tem canal no You Tube (LegislativoPB), onde são postados os vídeos sobre os trabalhos no Legislativo.

Todas essas ferramentas, segundo destaca o deputado Ricardo Marcelo, beneficiam a gestão pública transparente. “O cidadão pode acompanhar agora, em qualquer parte do planeta, o que acontece na Assembleia Legislativa da Paraíba pela TV. Através da Internet, em tempo real, ele pode acompanhar as sessões ordinárias e especiais, audiências públicas, reuniões das comissões permanentes e temporárias, além de todos os debates de temas de interesse da sociedade paraibana”, observou.

Transparência

Também no portal da Assembleia da Paraíba, do lado esquerdo da página principal, o cidadão pode acessar todas as informações referentes a todas as receitas e despesas realizadas pelo Poder Legislativo. O acesso se dá através do link direto ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado, órgão auxiliar do Legislativo.

No ano passado, a Assembleia Legislativa também deu início ao processo de digitalização de todos os atos administrativos. Além de representar o fim do papel, dentro do processo burocrático de movimentação documental, permitirá a publicação em endereço eletrônico de todo esse material, para controle social e acompanhamento da população.



Rita Bizerra, com Assessoria

Daniella cobra mais ação dos governantes em prol dos desabrigados


A deputada Daniella Ribeiro, líder do PP, se mostrou muito preocupada com as conseqüências das inundações em Campina Grande, no Compartimento da Borborema e no restante do Estado, e pede a maior integração entre os vários níveis de Governos, para que a população tenha atendidas as suas necessidades mais urgentes, com rapidez e sem tanta burocracia.
A parlamentar, inclusive, na tarde noite desta terça-feira ao saber dos riscos e dos alertas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil com o arrombamento de mais um açude na região de Campina Grande (Jenipapo) imediatamente se deslocou até o bairro de Bodocongó e outros e ressaltou a sua preocupação e solidariedade para com a população campinense, “rogando a Deus para que não aconteça o pior”. Ela participou do Programa Mandato Popular, na Rádio Cariri, falando sobre o drama vivido por Campina Grande e região.
Disse que é necessário que “o Governo do Estado e o Governo Federal se movimentem e apóiem de fato e de direito a população vítima das inundações no Estado com agilidade”. Ela criticou o Governo do Estado por “não haver apresentado durante reunião com os prefeitos da Paraíba medidas imediatas e maior disposição para trabalhar em conjunto e dar uma resposta aos reclamos populares”.
A parlamentar disse que “pouco foi oferecido à população que está sofrendo em razão das chuvas intensas e será preciso maior empenho para apoiar a população.”
A Paraíba tem hoje 29 municípios em situação de emergência por terem áreas afetadas por enchentes provocadas pelas chuvas, e ela espera que “todos se unam num só objetivo que é ajudar a população atingida.”
A deputada cobrou também do Governo Federal agilidade na liberação de recursos para o Estado da Paraíba, e que sejam desburocratizados os procedimentos a fim de que o povo seja atendido com maior rapidez possível, e que as Prefeituras Municipais disponham das verbas para ajudar a população.


Edinho Trajano, com Assessoria

Frei Anastácio denuncia que chuvas deixaram moradores da zona rural de Lagoa Seca isolados desde sábado

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) registrou no plenário da Assembléia a dramática situação das pessoas que moram na zona rural de Lagoa Seca, que estão isoladas, desde sábado. “Pelo menos 30 pequenos açudes e barragens estouraram na região de Lagoa Seca e deixaram várias comunidades isoladas, além de impedir o trânsito pela BR-104, dificultando o acesso para a cidade de Esperança e outros municípios”, disse Frei Anastácio sugerindo que a Assembléia Legislativa também passe a se preocupar com a situação dramática das famílias desabrigadas pelas chuvas em todo estado.

Um município conhecido pela produção de hortaliças, frutas e legumes, onde centenas de agricultores vivem desses cultivos produtivos, teve um grande prejuízo. Segundo o parlamentar, centenas de famílias no município estão em verdadeira situação de desespero. Alguns barreiros já haviam estourado anteriormente, porém, na madrugada de sábado e manhã de domingo, a situação se agravou completamente.

O petista disse que isso causou um grande prejuízo a essas famílias, que de uma hora pra outra perderam seu ganha pão, o seu sustento que era retirado da produção de hortaliças irrigadas. A situação é muito mais grave porque além das famílias que praticamente estão sem sua fonte de renda, muitos trabalhadores também trabalhavam nas verduras e também perderam seu trabalho.

Moradores ilhados

O parlamentar relatou que as águas levaram bueiros e pontes, além de acabar com as estradas vicinais de acesso a essas comunidades. As localidades mais prejudicadas, que se encontram praticamente isoladas são: Retiro, lagoa do Gravatá, Lagoa do Barro, parte de Campinote, alvinho, e outras adjacentes. O acesso da BR 104, que liga Lagoa Seca a São Sebastião de Lagoa de Roça e todo brejo e Curimataú está interditado.

O grande volume de água das barragens que estouraram, arruinou a estrutura da ponte localizada na comunidade Quiçé, na BR 104. Com isso, ônibus e carros de passeio estão tendo que sair de Campina Grande por São José da mata, Puxinanã, Montadas Areial para chegar a cidade de Esperança. Os carros pequenos, por enquanto, vão por Geraldo de Alagoa Nova, saindo no Riachão em Esperança.

O abastecimento de água está suspenso desde o último Sábado 16, aumentando ainda mais os transtornos para população. “Eu vou encaminhar ofícios a Aesa para saber o que vai ser feito em relação aos açudes que foram levados pela água.” Vou pedir providências ao DNIT, para que agilize a recuperação da BR- 104, e a construção de desvios para facilitar o acesso à Lagoa Seca e Esperança. “Esse é um momento para nos unirmos em torno dessa situação”, disse o deputado. Acho que a Assembléia Legislativa também está inserida nessa responsabilidade e tem a obrigação de entrar nessa luta para ajudar a essas famílias.

Participação da Assembléia

“Eu sugiro que a presidência da Assembléia nomeia uma comissão de deputados para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil do Estado. Também sugiro que esta casa entre na campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas pelas chuvas no estado. Afinal, já se fala em 15 mil pessoas desabrigadas que precisam de toda ajuda possível”, sugeriu. Nos assentamentos Canudos, em Cruz do Espírito Santo e Antônio Conselheiro, em São Miguel de Taipu, as mais de duzentas famílias perderem plantações, pertences e até as casas. O superintendente do Incra, Lenildo Morais, está buscando parcerias para tentar minimizar o sofrimento daqueles trabalhadores.


Rita Bizerra, com Assessoria



Frei Anastácio apresenta voto de aplauso ao primeiro ano de aniversário do Município de Joca Claudino


O deputado estadual Frei Anastácio (PT)  apresentou voto de aplauso a prefeita do município de Joca Claudino, Lucrécia Adriana de Andrade Barbosa, pelas diversas obras que serão inauguradas por ocasião do 17º aniversário de emancipação política do município. A festa e as solenidades de inaugurações serão realizadas sexta e sábado próximos.

Segundo o deputado esse será o primeiro aniversário da nova denominação da cidade, que era chama Santarém. O município de Joca Claudino, antes Santarém, completa seu primeiro ano com o novo nome recebendo uma série de obras, que serão inauguradas pela prefeita Lucrécia Adriana de Andrade Barbosa.

“Serão inauguradas obras de infra-estrutura, a exemplo da pavimentação da Praça Francisco Batista da Costa, no Distrito de Santa Rita, além de iniciativas que vão beneficiar crianças como a entrega da creche municipal Antônia Maria da Silva (Mãe Nega)”, disse o deputado.

Frei Anastácio relata ainda que a prefeita também, irá inaugurar a garagem municipal José Francisco Duarte (Zé de Genézia); Entregará 30 casas do programa Minha Casa Minha Vida; Assinará a ordem de serviço da reforma do prédio do centro administrativo municipal; Entregará a Unidade de Saúde da Família – PSF; Irá fazer a inauguração do açude dos Pedocas.

A prefeita também entregará a reforma da escola José Gualberto de Andrade; Autorizará a denominação do portal Cosmo Gualberto de Andrade e irá inaugurar o açude de montanhas.

“Vale destacar, que as obras de iniciativa do poder municipal são de grande importância para a valorização das crianças, dos estudantes e de todos os moradores do município, além de trazer melhor estrutura para o desempenho da administração municipal. A qualidade das obras é outro ponto que merece destaque. Eu estive lá e constatei. É tudo feito com material de primeira. As praças, são todas com equipamentos de lazer para as crianças e para o público”, afirmou o deputado.

O petista argumenta que as creches são de primeira linha. “Eu tenho andado muito pela Paraíba, mas posso afirmar que são poucos os prefeitos desse estado com tanta capacidade de administrar, como a prefeita de Joca Claudino”, concluiu o petista.


Edinho Trajano, com Assessoria

Paraíba se consolida como destino em Salão Nacional de Turismo, em São Paulo



A sexta edição do Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil que terminou no último domingo (17) e atraiu cerca de 87 mil visitantes em quatro dias, revelou um panorama positivo para o cenário turístico da Paraíba. De acordo com o Isaac Batista, diretor da agência Mais Brasil Turismo que participou das seis edições do Salão, o Estado tem se consolidado como destino turístico graças a iniciativas públicas e privadas.
Tendo participado das seis edições do Salão, a agência Mais Brasil tem acompanhado a evolução do Estado na preferência do público e de empresários quando a questão é investimento. “Ficou claro, nas seis edições do evento, que a Paraíba tem se consolidado como destino turístico. Isso é fruto de investimentos de empresas privadas e de políticas públicas voltadas para o turismo. O volume de investimentos tanto do setor público como o privado cresceu nos últimos anos gerando desenvolvimento para setor e consequentemente para a Paraíba”, avalia o empresário.
Durante os quatro dias de realização do evento, o stand da Paraíba esteve repleto de pessoas interessadas nos destinos e produtos turísticos oferecidos pela cidade. “O evento foi produtivo para o Estado já que obtivemos um número expressivo de pessoas à procura de destino que convergiam para a Paraíba. Fizemos bons contatos que em breve se tornarão contratos, renovamos outros que foram importantes em edições passadas do Salão. Percebemos que mais operadoras estão trabalhando com o destino e outras tantas estão muito interessadas”, avalia Isaac.
Entre os produtos turísticos apresentados pela agência Mais Brasil, a exemplo do Mais Brasil Vivências Serra e Golf e os Mergulhos Submarinos, o que mais foi destaque entre os visitante foi o Arraiá do Cumpade, espaço criado para ser atração em Campina Grande durante a realização do Maior São João do Mundo. “Foi um produto bastante elogiado e alvo de interesse de operadoras. Recebemos inclusive elogios de consultores do Ministério do Turismo, no quesito regionalização”, termina Isaac.


Rita Bizerra, com Assessoria