Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Assembleia aprova convocação de Secretário de Saúde para explicar transferir do Trauma


A Assembleia Legislativas da Paraíba, com base no Art. 190, aprovou a convocação do secretário de Saúde do Estado para esclarecer convênio com uma entidade denominada Cruz Vermelha para administrar o Hospital de Trauma e tratar de outros assuntos pertinentes.

Também o Plenário aprovou a realização de Sessão Especial para discutir a transferência do Hospital de Trauma e a possibilidade de mudanças de outras unidades para a Cruz Vermelha. Na ocasião se pretende tomar conhecimento em quais termos se firmou esse convênio.

Ela disse que “estamos propondo que a Assembleia Legislativa convoque o secretário de Saúde do Estado para discutir a iniciativa do Governo do Estado em transferir a administração do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, para a Cruz Vermelha”.

Acentuou que “é preciso que a sociedade debata o assunto e não simplesmente o Governo adote uma medida unilateral, enquanto que a Assembleia em recesso se promova uma mudança tão radical no processo administrativo da questão da saúde, sem se sequer discutir o tema com a população.

“Propomos que a Casa de Epitácio Pessoa, através dos representantes do povo, debata com a Secretaria de Saúde do Estado, com a Cruz Vermelha e com outros setores da sociedade o problema, e tudo venha a ser feito às claras, e as dúvidas esclarecidas. O problema da saúde é muito grave e não pode ser feito sem que a população tome conhecimento dos detalhes de uma iniciativa desse porte”, disse.

Outros pontos devem ser tratados, como o envolvimento de recursos financeiros, prazo de validade do convênio, pessoal envolvido e outros pontos que merecem uma discussão ampla. É necessário se tomar conhecimento se o Governo pretende também adotar essa medida no recém entregue Hospital de Traumas de Campina Grande, e nas demais unidades de saúde do Estado.

A deputada Daniella Ribeiro, líder do PP, se mostrou muito preocupada com as conseqüências das inundações em Campina Grande, no Compartimento da Borborema e no restante do Estado, e pede a maior integração entre todos os setores dos vários níveis de Governos, para que a população tenha atendidas as suas necessidades mais urgentes.

A parlamentar, inclusive, na tarde-noite de terça-feira ao saber dos riscos e dos alertas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil com o arrombamento de mais um açude na região de Campina Grande (Jenipapo) imediatamente se deslocou até o bairro de Bodocongó e ressaltou a sua preocupação e solidariedade para com a população campinense.

Ele disse que é necessário que o Governo do Estado e o Governo Federal se movimentem e apóiem de fato e de direito a população vítimas das inundações no Estado. Ela criticou o fato do Governo do Estado “não haver apresentado durante reunião com os prefeitos da Paraíba maior disposição para trabalhar em conjunto e dar uma resposta imediata aos reclamos populares”. Daniella lamentou que o Governo estadual não tenha apresentado um plano emergencial para atender a comunidade em momentos como esse e quase nada tenha oferecido aos prefeitos paraibanos preocupados com a situação de cada Município e com os reduzidos recursos das Prefeituras, na grande maioria somente advinda do FPM.

A parlamentar disse que “muito pouco foi oferecido à população que está sofrendo em razão das chuvas e será preciso maior empenho para apoiar a população.

A Paraíba tem hoje 29 municípios em situação de emergência por terem áreas afetadas por enchentes provocadas pelas chuvas, e ela espera que “todos se unam num só objetivo que é ajudar a população atingida.”

A deputada cobrou também do Governo Federal agilidade na liberação de recursos para o Estado da Paraíba, e que sejam desburocratizados os procedimentos a fim de que o povo seja atendido com maior rapidez possível, e que as Prefeituras Municipais disponham das verbas para ajudar a população.



Rita Bizerra, com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário