Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sousa sedia discussão de segurança pública interestadual



O chefe do Executivo da cidade de Souza recebera na manhã de ontem, terça-feira (09), autoridades da segurança pública dos estados do Ceará, Rio grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, que reunidos no centro de Treinamento de Professores “Dr. Antônio Mariz”, no centro da cidade fizeram uma análise da onda de violência que envolve os referidos estados e reconheceram a necessidade de uma tomada de decisão conjunta, sendo esta, resultado de um planejamento estratégico para minimizar a inquietude e insatisfação social, pelo quadro real da segurança dos quatro estados.
Embora envaidecido pela função de anfitrião de tão importante momento para a história desta região do nordeste, o gestor deixou clara a sua preocupação, haja vista, ser o seu município afetado visivelmente, pela atuação de meliantes provindos dos estados que se avizinham, e, para além de suas práticas violentas, esses ainda influenciam moradores do próprio município a seguir suas ações, trazendo pânico para seus munícipes.
“Esse encontro proporciona meio de inibir essa violência desmedida, que vem aterrorizando as nossas fronteiras, semeando intranqüilidade nos estados e merece a nossa preocupação em resolver o problema” afirmou Tyrone.
Segundo o gestor público, diante das últimas ocorrências no município de Sousa, que a cada dia vem surpreendendo e assustando toda a população, reivindicara providências do Estado, a quem compete ações urgentes para controlar a situação, e, confiando nas atitudes do governador, espera a diminuição de violência em um curto prazo.
Sabe-se da inteligência astuciosa dos meliantes e executores de assaltos, dos traficantes de drogas, dos articuladores de ações perigosas que ultrapassam os limites de atrocidades contra os cidadãos, razões para estudar cuidadosamente como agir dando um salto de qualidade na segurança de vida dos cidadãos que cumprem suas obrigações com o Estado.
Edinho Trajano e Rita Bizerra

Pesquisa revela que PT é o partido preferido dos brasileiros

.

O Partido dos Trabalhadores ampliou sua liderança na preferência do povo brasileiro. A pesquisa Vox Populi, encomendada pela direção nacional do PT, aponta que o partido tem 32% da simpatia da população, o que representa um acréscimo de 4% em comparação com levantamento realizado em 2009.

A pesquisa entrevistou 2.200 pessoas em todo o País e foi realizada na primeira quinzena do mês de junho. De acordo com a Vox Populi, 66% dos entrevistados acham que o PT atua de maneira positiva na política brasileira e 15% afirmam que o PT é o partido que tem os políticos mais honestos, o maior índice entre todos os demais.


A pesquisa apurou também que 72% consideram o PT um partido moderno e com novas ideias, enquanto que um total de 81% classificou a legenda como forte. Além disso, 48% dos entrevistados afirmam que o PT é a maior agremiação política do Brasil.


Confirmando esta grande aceitação popular o PT da Paraíba tem recebido a adesão de lideranças sociais e populares. Entre os filiados mais recentes estão o músico Bebé de Natércio, um dos fundadores do partido nos anos 1980, que retornou à legenda no mês de julho após período de dedicação à carreira, e o professor universitário David Fernandes, que aderiu ao partido também em julho. Já o chargista Régis Soares se tornou filiado, no último dia 02 de agosto, durante o Fórum em Defesa da Candidatura Própria do PT realizado no Clube das Voluntárias.


Entre estes novos filiados, notáveis nas cenas cultural e acadêmica da Paraíba, existe uma opinião unânime em relação ao Partido dos Trabalhadores. Para eles, uma das bandeiras mais importantes que a legenda precisa defender é a candidatura própria. Bebé de Natércio defende a bandeira do protagonismo e reafirma seu orgulho em ser petista: “O PT aflorou e por isso defendo que o partido deve ter candidatos próprios e a gente tem que estar na rua. Tenho orgulho de ser PT, pois tenho consciência que o partido tem acertado muito mais do que errado”.


Já David Fernandes explica a consolidação da legenda a partir do protagonismo do partido: “Apoio a candidatura própria do PT, pois isso consolidará a legenda. Além disso, a exposição da marca será favorável à legenda, que receberá mais atenção, do ponto de vista mercadológico”.


Régis Soares reafirma a importância de o PT ter candidatura própria e que isso ajudará o partido na discussão e na colocação de ideias em prática: “Eu acredito que todo partido deve ter candidatura própria, ainda mais o Partido dos Trabalhadores. É sendo protagonista que o PT poderá discutir e mostrar suas propostas para colocá-las em ação”.




Rita Bizerra, com maispb

A palavra é viva, quando são as obras que falam

Convivemos no nosso dia a dia, com muitas pessoas de diferentes opiniões, e, quase com certeza, já ouvimos dizer que “tanto faz o candidato, nenhum presta mesmo”. Essa máxima encontra fundamento na péssima conduta adotada por alguns “políticos” no decorrer da história, mormente, o Prefeito e o vereador, por estarem mais próximos do povo, convivendo diretamente com a sua realidade de vida, são mais visados e cobrados, por isso mesmo, são taxados de desonestos, corruptos, babões, lagartixas, etc.

Essa concepção e forma de tratamento, em muitas cidades, têm a sua origem na imprensa deformada, também denominada de marrom, que, por não ter como base a realidade/verdade, tão pouco está comprometida com a formação de opinião da comunidade, servindo a interesses exclusos, seguem tentando desvirtuar a verdade dos fatos e denegrir a imagem de homens públicos sérios, atuantes e idôneos.

Em Sousa não é diferente, contudo, o comportamento da maioria dos atuais políticos, a exemplo do Prefeito, Fábio Tyrone Braga de oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal, Adilmar de Sá (Cacá Gadelha), tem resgatado a auto-estima, a esperança e, sobretudo, o respeito dos cidadãos para com a classe política sousense.
O Prefeito Tyrone com atos que vão desde o pagamento rigorosamente em dia às ações sociais de suma relevância para melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial, dos mais carentes, tem se destacado no cenário político do Estado, como um gestor competente, atuante e de moral ilibada, tanto que, em quase todas as enquetes e pesquisas realizadas no município, tem tido uma aceitação que ultrapassa os 80% de aprovação popular da sua gestão. É considerado por muitos Paraibanos, um exemplo de rigor e aptidão administrativa a ser seguido tanto na vida Pública quanto na profissional.

O vereador, Cácá Gadelha, não fica atrás, apesar do pouco tempo frente ao Poder Legislativo, tem desde a sua atuação como parlamentar, demonstrado eficiência e zelo com a coisa pública, tanto que, foi pioneiro na Paraíba a adequar a Câmara Municipal para receber a próxima legislatura com o acréscimo de cinco vagas, somadas às dez já existentes, como também, a acolher com dignidade a população e os Jornalistas de um modo geral, com instalações modernas e condizentes com a profissão e a indigência social, inclusive, com sala de imprensa aparelhada com computadores de última geração e internet Wi-Fi e com acesso para cadeirantes e de outras necessidades especiais previstas na lei e na consciência do homem público.

Contra fatos, realmente, não há argumentos, não há como contestar. Em Sousa, para tristeza e revolta de uma minoria descomprometida com o progresso e o bem estar da sociedade, a palavra do executivo e do legislativo tem vida nas obras que falam…


Edinho Trajano de opbnews

BNB E IPEA FIRMAM PARCERIA PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS E ATIVIDADES DE PESQUISA


João Pessoa (PB), 11 de agosto de 2011 - Nesta quarta-feira, 10, o Banco do Nordeste e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) celebraram acordos de cooperação técnica visando a realização conjunta de eventos e atividades de pesquisa. Os documentos foram assinados pelos dirigentes de ambas as instituições, Jurandir Santiago (BNB) e Márcio Pochmann (Ipea). O evento aconteceu em Brasília, às 14h30, na sede do Ipea.

O primeiro Acordo tem o intuito de promover a realização dos eventos Conferências para o Desenvolvimento (CODE) nos estados da Região Nordeste. Essas Conferências têm como objetivo criar um espaço de debates sobre o desenvolvimento, com base nos estudos e pesquisas do Ipea e do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (BNB/Etene), de forma aberta a estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores, legisladores, entre outros.

Já o segundo Acordo tem como objetivo a realização conjunta de atividades de pesquisa e estudos de caráter multidisciplinar, voltadas para a articulação do conhecimento de caráter regional sob a perspectiva do desenvolvimento.

Jurandir Santiago afirmou que as conferências, estudos e pesquisas vão amparar as decisões do BNB, no que se refere ao tema do desenvolvimento regional. “Por meio destes instrumentos de discussão com a sociedade, vamos trazer mais informações relevantes para dentro do Banco do Nordeste, considerado cada vez mais como o principal agente do Governo Federal na Região, financiando seus projetos de investimentos e de desenvolvimento”, afirmou.

Para o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, o apoio do Banco do Nordeste permite a criação de uma agenda de desenvolvimento para o Brasil e para o Nordeste, construída em conjunto com a representação da sociedade civil. “O Brasil não será desenvolvido se não tiver o Nordeste desenvolvido. O papel do BNB é fundamental, aliado à possibilidade de gerarmos conhecimento técnico a partir do Ipea, em combinação com outras instituições de pesquisa da sociedade civil”, concluiu.


Edinho Trajano, com assessoria 

Sociedade brasileira discute segurança alimentar


encontro segurança alimentar_20110810_rodrigo de oliveira_02.jpgAcesso ao alimento adequado e saudável, questões ambientais no universo urbano, produção de alimentos nas áreas urbanas e integração de políticas públicas são temas estratégicos de encontro nacional

O Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Política de Desenvolvimento Urbano, que ocorreu ontem (10) até sexta-feira (12), em Brasília, aprofunda as questões do desenvolvimento urbano em conjunto com a soberania alimentar. Na abertura do evento, o presidente do Conselho Nacional de Segurança de Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, lembrou que houve avanços na área de segurança alimentar e nutricional, com atuação amadurecida dos parlamentares no Congresso Nacional, mas o assunto precisa ser mais debatido pela sociedade.

“Temos cidades que ainda não tratam a questão do abastecimento alimentar com a prioridade e a importância que o tema merece”. Maluf afirmou ainda que, para que o assunto segurança alimentar evolua, é necessário que os governos busquem maior entrosamento e que fiquem claras as atribuições de cada esfera governamental.

Em sua apresentação, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, elencou os avanços atingidos e fez um histórico dos marcos legais que fomentaram e enriqueceram o debate em torno das políticas públicas e a segurança alimentar, como a Lei 11.346, os decretos 6272, 6273, e a Emenda Constitucional 64, de fevereiro deste ano. Maya destacou ainda o Decreto 7272, que define as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).

Ressaltando que, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% da população em situação de extrema pobreza vive em áreas urbanas, ela lembrou que “segurança alimentar é um tema intersetorial e abrange várias áreas: passa por questões do uso racional da terra, dos modos de produção, da regulamentação dos preços dos alimentos e do consumo. Nosso desafio é como harmonizar e materializar essas questões com o desenvolvimento urbano”.

A reunião é uma das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, marcada para Salvador, de 7 a 10 de novembro.
Edson Quadros
Ascom/MDS
(61) 3433-1052

Estudantes de Pombal conhecem produção adquirida pelo Pnae



Alunos, professores e diretores da Escola Estadual Joana Ironildes Bandeira, em Pombal, no sertão paraibano, conheceram unidades em que agricultores produzem alimentos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), na comunidade Várzea Comprida dos Oliveiras.
 
A excursão foi organizada pelo escritório local da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e a Pesca (Sedap). Participaram 38 alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, além da diretora da escola, Renilda Bezerra de Medeiros Wanderley.
 
Recebidos por técnicos e pelo coordenador regional da Emater, Leonar de Souza, os alunos conheceram o sistema de cultivo das hortaliças sem agrotóxicos nem fertilizantes químicos, um trabalho assessorado pela Emater para a produção agroecológica, objetivando o fornecimento de alimentos de boa qualidade e sem riscos para a saúde humana.
 
A agricultora Maria Solange Nóbrega, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Várzea Comprida dos Oliveiras, agradeceu pela visita e destacou o trabalho de assistência técnica da Emater nas unidades de produção, o que garante acesso ao mercado consumidor, principalmente a comercialização por meio do Pnae. Os alunos mostraram interesse em conhecer como as hortaliças são produzidas.
 
A extensionista social Maria Gorette Bandeira de Souza explicou aos alunos a importância das hortaliças na dieta alimentar para suprir as carências nutricionais. A diretora e professores agradeceram a colaboração da Emater em proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer a produção do alimento consumido em sua refeição, além de ajudar a criar uma consciência ecológica.