Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nuit de Noël antecipa Natal em noite de glamour e requinte


Os convidados de Thereza Madalena, anfitriã da Nuit de Noël, se encantaram, mais uma vez, com as surpresas preparadas por ela na noite da última sexta-feira (02). Logo ao chegarem no Versailles Recepções, que estava lindamente decorado com rosas vermelhas colombianas, numa produção André Luiz, eram recepcionados pela bela e encantadora apresentação da violinista Belle Soares. Ao adentrarem no salão, eles logo se depararam com o belíssimo e bem trabalhado bolo de Maria Helena Moura, parceira de Thereza desde as primeiras edições do evento.  Presenças ilustres de diversos Estados, principalmente de Pernambuco, atual residência do casal patrono desta edição, Carla e Jackson Barreto,  além do Rio Grande do Norte, pessoas bonitas e elegantemente vestidas, as mulheres de longo vermelho e os homens de passeio formal completo, abrilhantaram o evento que antecipou as comemorações natalinas da sociedade paraibana.
Numa produção da Glamour, Thereza recepcionou seus convidados, um  a um, tirando fotos com todos eles e agradecendo a presença em local já ornamentado, especialmente, para os flashes. Ao som da orquestra Universal do Recife, as pessoas foram se acomodando no salão de festas em mesas também decoradas com arranjos de rosas colombianas. Por volta das 23h, a dupla Paulo Sérgio e Daniel brindou os convidados de Thereza com uma apresentação especial, com direito a performance da anfitriã junto com os cantores. Em seguida, o apresentador Aldo Schueller conduziu a solenidade de homenagens que outorgou as personalidades que se destacaram ao longo deste ano troféus. Antes da entrega dos troféus, houve a apresentação da madrinha deste ano, a advogada Maria Diniz, e do casal patrono 2011, Carla e Jackson Barreto, empresários da Racco, que desceram as escadarias do Versailes, antecedendo a anfitriã,  numa verdadeira apoteose, recepcionados pelo casal patrono 2010, Alberto e Patrícia Sales. Maria Diniz foi recepcionada pela madrinha 2010, Adriane Holanda, e o casal patrono 2011, pelo casal patrono 2010, Alberto Jorge e Patrícia Sales. Ambos receberam buquês de flores no final da descida, e a atual madrinha recebeu a faixa de sua antecessora.
Numa produção de Edna Martins e ao som da belíssima voz da soprano Ana Gouveia, Thereza desceu as escadas saudando seus convidados, explicando qual o sentido do Natal e do evento em francês. A anfitriã foi recebida por seu filho, Wladimir César e pela sua neta, Luiza. Thereza foi precedida das crianças,  Alberto Júnior, filho de Alberto Jorge e Patrícia Sales, e Alex Neto e Júlia Costa, filhos de Alex e Karina Costa. Após este momento também foi chamado o tradicional Papai Noel, reconhecido nacionalmente como o mais bem caracterizado do Brasil. J. Sérgio, que todos os anos participa da festa.
Em seguida, Thereza se dirigiu a um espaço, especialmente, decorado e montado, para fazer as homenagens e entrega dos troféus onde já estavam o casal de honra da festa, Alex Filho, diretor da TV Master e sua esposa, Karina Costa, o casal patrono 2010, Patrícia e Alberto Sales, além da madrinha, Maria Diniz e o casal patrono 2011, Carla e Jackson Barreto.  “Quero saudar às famílias que todos os anos prestigiam este momento de fé e confraternização. A Nuit de Noel é uma das poucas, senão a única festa que traz a família Paraibana para celebrar o amor e a vida” disse Thereza, antes de iniciar a solenidade de homenagens da noite com a entrega do troféu Nuit de Noël 2011.
Thereza homenageou empresários e personalidades que se destacaram durante o ano de 2011 em suas áreas de atuação, a exemplo do empresário Leonel Freire, que representou a São Braz, pelos 60 anos de atividades da empresa, a colunista social, Goretti Zenaide, pelos 15 anos de atividades, o colunista  do Jornal da Paraíba, Celino Neto, que estava acompanhado da mãe, Tamar Celino, a empresária Luciana Vilhena, pelos 15 anos da Glamour, o diretor da Fibra Construtora, Filipi Jardim Leandro, o presidente do Creci, Rômulo Soares, além do executivo  Fernando Souza, pelos 40 aos do hotel Tambaú, o empresário Alberto Pereira, pelos 25 anos da Transnacional, entre outras personalidades que eram saudadas e recebidas com chuvas de papel picado..
Depois das homenagens, Thereza chamou seus convidados para ao lado do belo bolo de Maria Helena, brindar o dom da vida e saudar os aniversariantes mais recentes.  Após os parabéns, a anfitriã passou em cada mesa para brindar com os seus convidados. Dos sorteios da noite, destacaram-se a tela do artista Clovis Jr, lançamentos da Racco, a jóia  da Ouro Design, que saiu para Jackson Barreto que presenteou sua mulher, Carla. A sortuda da noite, que ganhou uma passagem da Internacional Turismo para Buenos Aires, foi a Sra. Maria José Caldas Guimarães. Todos os convidados de Thereza, este ano, saíram da festa com belos mimos: os homens receberam de presente um cheiroso sabonete lançamento da Racco e as mulheres uma sobra da marca, recentemente lançada no mercado. Os brindes foram um gentileza do casal patrono 2011, representantes da Racco nos mercados da Paraíba e Pernambuco, que também disponibilizaram outros produtos da marca para realização de sorteios.
Durante o evento, os convidados de Thereza também puderam conhecer os patrocinadores, colaboradores e todos os amigos da anfitriã que se esmeraram para que a festa fosse um sucesso. Através de uma projeção de vídeo produzido pela News Comunicação e projetado no telão da Tela Sat eram exibidos os parceiros, patrocinadores e todos os envolvidos com a realização do evento. A TV Master fez a cobertura completa da festa, com a participação especial da DVD estúdio, que será exibida no programa de Thereza, durante várias edições. A fotografa Dalva Rocha e as equipes das Revistas Acropólis e Fashion News fizeram a cobertura da festa, além do fotográfo Osmar Santos.
 “Quem não foi a festa deste ano, resta o consolo de saber que em 2012 o evento completará 15 anos e vou fazer ainda mais bonito”, finaliza Thereza Madalena que tem conseguido sempre se superar a cada ano.

Rita Bizerra, com assessoria

Em 'AGENDA PRIVADA', Dilma tem reunião com Lula em SP



A presidente Dilma Rousseff reuniu-se nesta terça-feira com o seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva em um hotel na zona sul de São Paulo.

Dilma viajou à cidade para participar de um evento na noite de hoje. No entanto, ela chegou a São Paulo seis horas antes da cerimônia.

De acordo com a assessoria da Presidência, Dilma tinha uma "agenda privada" no período da tarde e, por isso, não teria divulgado onde estaria.

Antes de encontrar Dilma no hotel, Lula, que está em tratamento contra um câncer na laringe, esteve em seu escritório no Instituto Lula, no bairro do Ipiranga (zona sul). Ele saiu do escritório por volta das 15h.

Após a chegada de um grupo de jornalistas no hotel, foi divulgada uma foto do encontro.


Edinho Trajano.

Aprovado projeto que cria Conselho para prestar consultoria e assessoria ao Governador


O projeto de lei de autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo regulamentando o Conselho Consultivo do Estado da Paraíba, órgão que prestará consultoria e assessoria ao Governador, foi aprovado por unanimidade, hoje (06), no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar comemorou a aprovação, ressaltando que o Conselho “será um instrumento valioso para que seja estabelecido o diálogo entre o Governo, os demais poderes e a sociedade. Espero que o Conselho seja instalado logo”, destacou.
O presidente do Conselho Consultivo será o governador do Estado e o órgão será composto também pelo vice-governador, pelos presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça e pelos líderes da oposição e situação da Assembleia Legislativa, além de um Secretário de Estado, ex-governadores (sendo estes todos membros natos). Comporão ainda o colegiado, seis eleitores da Paraíba maiores de 35 anos – dois escolhidos pelo Governador, dois eleitos pela Assembleia (por indicação de entidades da sociedade civil), um eleito pelo Conselho Superior do Ministério Público (também por indicação de entidade da sociedade civil) e um pela OAB-PB – que terão mandato de três anos, não podendo ser reconduzidos.
Os integrantes do Conselho vão colaborar na elaboração de programas e planos plurianuais e na mediação de reivindicações das entidades representativas das categorias de servidores civis e militares, assim como opinar sobre matérias que tratem da reorganização ou reestruturação da estrutura da administração direta do Executivo e sobre assuntos de defesa civil e que envolvam ameaça à segurança pública.
O Conselho vai, também, mediar a efetivação de ações que promovam a igualdade entre os Poderes e a estabilidade das instituições democráticas, além de contribuir para a efetivação de medidas que visem a preservação do meio ambiente e dos direitos difusos da sociedade. Poderá, ainda, sugerir ações que envolvam mais de um município (garantindo a efetivação do interesse comum e a execução das funções públicas nas regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões) e opinar sobre a outorga de comendas.
Rita Bizerra, com assessoria

Motorista morre preso às ferragens após caminhão tombar na Paraíba



acidenteUm motorista morreu preso às ferragens, na tarde desta terça-feira (6), depois que o caminhão  que ele dirigia tombou em uma curva da praia da Penha, em João Pessoa. Algumas equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para tentar resgatar a vítima.

O caminhão transportava alimentos e vários pacotes de macarrão, arroz e açúcar ficaram espalhados na pista.A tenente Alecsandra Santiago, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), informou que provavelmente o motorista teria tentado sair abruptamente da PB-008 e entrar na avenida Hilton Souto Maior.

“É provável que no momento em que o motorista tentou mudar a trajetória, fazendo a curva com a carga pesada, o caminhão acabou não aguentando e tombando”, explicou.

Por volta das 15h20 (horário local) as equipes dos bombeiros conseguiram retirar o motorista das ferragens, mas ele já estava morto. O corpo do caminhoneiro foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) na capital.


Edinho Trajano.




G1PB

Aprovado projeto que cria Conselho para prestar consultoria e assessoria ao Governador


O projeto de lei de autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo regulamentando o Conselho Consultivo do Estado da Paraíba, órgão que prestará consultoria e assessoria ao Governador, foi aprovado por unanimidade, hoje (06), no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar comemorou a aprovação, ressaltando que o Conselho “será um instrumento valioso para que seja estabelecido o diálogo entre o Governo, os demais poderes e a sociedade. Espero que o Conselho seja instalado logo”, destacou.
O presidente do Conselho Consultivo será o governador do Estado e o órgão será composto também pelo vice-governador, pelos presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça e pelos líderes da oposição e situação da Assembleia Legislativa, além de um Secretário de Estado, ex-governadores (sendo estes todos membros natos). Comporão ainda o colegiado, seis eleitores da Paraíba maiores de 35 anos – dois escolhidos pelo Governador, dois eleitos pela Assembleia (por indicação de entidades da sociedade civil), um eleito pelo Conselho Superior do Ministério Público (também por indicação de entidade da sociedade civil) e um pela OAB-PB – que terão mandato de três anos, não podendo ser reconduzidos.
Os integrantes do Conselho vão colaborar na elaboração de programas e planos plurianuais e na mediação de reivindicações das entidades representativas das categorias de servidores civis e militares, assim como opinar sobre matérias que tratem da reorganização ou reestruturação da estrutura da administração direta do Executivo e sobre assuntos de defesa civil e que envolvam ameaça à segurança pública.
O Conselho vai, também, mediar a efetivação de ações que promovam a igualdade entre os Poderes e a estabilidade das instituições democráticas, além de contribuir para a efetivação de medidas que visem a preservação do meio ambiente e dos direitos difusos da sociedade. Poderá, ainda, sugerir ações que envolvam mais de um município (garantindo a efetivação do interesse comum e a execução das funções públicas nas regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões) e opinar sobre a outorga de comendas.

Rita Bizerra, com assessoria

Deputados aprovam 57 matérias nesta terça


Na sessão ordinária desta terça-feira (06.12) na Assembleia Legislativa da Paraíba, os deputados estaduais aprovaram 57 matérias, entre projetos de lei, projeto de lei complementar, projeto de resolução e requerimentos.
O projeto de lei complementar n11/2011, de autoria da deputada Francisca Motta (PMDB), que institui a Região Metropolitana de Patos foi aprovado em segundo turno, já que havia sido aprovado em primeiro turno na Ordem do Dia do dia 29 de novembro.
De autoria do Executivo Estadual foi aprovado o projeto de lei n664/2011, que autoriza a doação de área no município de Itaporanga.
Recebeu aprovação em plenário o projeto de lei n619/2011 do deputado Janduhy Carneiro (PPS), que determina a divulgação atualizada da relação de inscritos na Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).
Também foi aprovado o projeto n⁰612/2011 de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de agentes públicos que exercem função administrativa no Poder Executivo Estadual em fornecer à Assembleia Legislativa relatório de missão oficial ao exterior.
O deputado Assis Quintans (DEM) teve aprovado o projeto n615/2011 que torna obrigatório o encaminhamento por escrito, dos contratos firmados por meio de Call Center e formas similares.
A instituição do programa de atendimento multidisciplinar mediante ações coordenadas nas áreas de Segurança Pública, Saúde e de Assistência Social do Estado a crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais é objeto do projeto de lei n⁰ 564/2011 da deputada Gilma Germano (PPS) aprovado na sessão desta terça-feira.

Rita Bizerra, com assessoria

Deputados podem a partir desta terça apresentar emendas ao Orçamento 2012 e ao PPA



O prazo para que os deputados estaduais apresentem emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro do Estado para 2012 e para o Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015 começa nesta terça-feira (06.12) e se encerra no próximo dia 13 de dezembro.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), que presidiu os trabalhos da sessão ordinária desta terça, determinou que após a votação de matérias, a sessão fosse encerrada para que os líderes das bancadas se reunissem com os respectivos membros para estabelecerem como será encaminhada a apresentação de emendas.
Na semana passada, a secretária da Fazenda Estadual, Aracilba Rocha esteve reunida com um grupo de deputados estaduais para tratar da devolução do projeto de lei que estima a Receita e fixa a Despesa para o exercício 2012 do Estado, a Lei Orçamentária Anual (LOA)
A matéria havia sido devolvida ao Governo do Estado, por decisão do Colegiado de Líderes da Assembleia,  com recomendações para ajustes e adequações à LDO 2012, que foi aprovada pelos deputados no primeiro semestre, com emendas parlamentares e promulgada pelo presidente Ricardo Marcelo.

Rita Bizerra, com assessoria

Revista destaca aprovação da gestão do presidente Ricardo Marcelo


A aprovação da gestão do presidente Ricardo Marcelo (PSDB) à frente do Poder Legislativo Estadual foi tema da reportagem de capa da última edição da revista Tribuna.
            Na matéria assinada pelo jornalista Nonato Guedes é ressaltada a conduta equilibrada e consensual de Ricardo Marcelo na direção dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba. A competência e a habilidade em lidar com questões diversas também foi elencada como qualidades do presidente.
            Outro ponto destacado no texto é o que foi considerado o segredo do sucesso para a gestão. A capacidade de Ricardo Marcelo em manter a autoridade nos momentos essenciais e ao mesmo tempo ter o respeito e a admiração dos demais parlamentares.
“O comportamento do presidente é a garantia da pluralidade, do contraditório, num território talhado para isto”, disse o deputado Luciano Cartaxo (PT). Outros deputados, à exemplo do líder do Governo na Casa, Hervázio Bezerra (PSDB) também comprovaram a forma de atuar do presidente. “O presidente tem diplomacia para conciliar os contrários”, observou ele.
A pesquisa realizada pela Tribuna junto aos jornalistas que fazem a cobertura das atividades da Casa atestou a aprovação da gestão por 95,6% dos entrevistados.
“Fico lisonjeado com essa manifestação, que na verdade redobra minha responsabilidade. O que posso prometer é que continuarei trabalhando para que a Assembleia ofereça resultados produtivos em favor da sociedade paraibana”, declarou o presidente na matéria.
A luta de Ricardo Marcelo pelas prerrogativas da Assembleia, entre os quais o repasse do duodécimo para o pagamento dos subsídios parlamentares e de salários de servidores foi ressaltada na matéria. “Ele age de forma serena e defende a instituição com unhas e dentes”, afirmou a deputada Daniella Ribeiro (PP).
A valorização do Poder Legislativo, que completou recentemente 185 anos com amplas comemorações, foi lembrada pela iniciativa do presidente na inauguração do Memorial Parlamentar, resgatando através um rico acervo a história da Assembleia. “Graças a Deus, avançamos na preservação da nossa memória, fonte de nossas tradições”, destacou o presidente Ricardo Marcelo.
A visão do futuro do presidente da Assembleia, recebeu registro pela construção em sua gestão da nova sede da Casa de Epitácio Pessoa, que será localizada no bairro de Altiplano, em João Pessoa. O prédio atual da década de 70 não oferece mais a estrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos e não tem condições de expansão.
A obtenção dos canais abertos da TV Assembleia e o de uma emissora de rádio FM em 2011 foram conquistas da gestão da atual Mesa Diretora lembradas pelo jornalista Nonato Guedes na matéria.
A discussão de temas de relevância tanto no cenário estadual quanto no nacional no plenário da Casa, como a reforma política, o Orçamento Geral da União (OGU), a partir da gestão de Ricardo Marcelo. foi um dos aspectos que ganharam ênfase na publicação.
“O presidente se mostra gratificado por ter introduzido inovações, sem perder de vista a produtividade em plenário e o oferecimento de condições condignas de trabalho aos servidores e parlamentares”, concluiu o jornalista Nonato Guedes na matéria.

Rita Bizerra, com assessoria

Familiares e amigos sepultam mais três vítimas do acidente de domingo. Veja o vídeo



Muita comoção e dor marcaram os cortejos fúnebres de 03 (três) das 13 (treze) vítimas da tragédia que aconteceu no último domingo 4 de dezembro na BR 230, aproximadamente 05 (cinco) km após o Posto da Polícia Rodoviária Federal de São Mamede.

RELEMBRE

O acidente aconteceu quando uma Van, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, teria tentado uma susposta ultrapassagem perigosa em local de difícil visibilidade e provocado a tragédia com a colisão entre ela e mais três veiculos. Apenas um passageiro da Van sobreviu a tragédia e encontra-se em Campina Grande. Não há ainda um boletim informativo sobre seu estado de saúde. O que todos comentam é que, Denis Araújo Fernandes continua com vida.

Na manhã desta terça-feira (06) foram sepultados os corpos de, Janete de Sousa Emiliano, 50 anos; José de Arimateria Simões de Melo (idade não informada, que inclusive era cunhado de Janete) e, Terba Monteiro do Nascimento.

Muita gente compareceu aos velórios e posteriormente aos cortejos fúnebres. Janete e José Simões foram sepultados nos Jazigos de familiares no Cemitério Santo Antônio, enquanto que, Terba Monteiro, enterrada no cemitério São Miguel. Muita gente está solicitando dos Sites de notícias a divulgação de fotos, pelo menos das vítimas da cidade de Patos, porém os profissionais encontram dificuldades, visto que, tanto a família quanto as autoridades precisam com urgência da documentação para o reconhecimento e confirmação dos parentes.

É bom lembrar que, por conta da tragédia, o prefeito de Patos Nabor Wanderley (PMDB) decretou Luto Oficial por três dias e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Eduardo (do mesmo partido) suspendeu a sessão desta terça-feira.

ESPOSA DE 'TOURO DO HOSPITAL' FOI SEPULTADA NESSA SEGUNDA E DELMA NESTA TERÇA


vitimas
Maria do Socorro Lucena, 50 anos, enfermeira do Hemocentro de Patos, esposa do gerente do HRP mais conhecido por Touro do Hospital, e Josefa Carício, conhecida por (Delma da UNOPAR), 48 anos, diretora da faculdade, foram sepultadas na segunda e terça-feira respectivamente.

Familiares e amigos compareceram aos velórios para prestar às últimas homenagens as duas vítimas. Socorro Lucena foi velada na igreja batista, na Rua Felizardo Leite, durante toda à tarde de segunda-feira. Delma da UNOPAR teve o corpo velado na Faculdade a qual ela dirigiu por muitos anos e em seguida sepultada no Jazigo da família no cemitério São Miguel.

Vinícius Serrano Gurgel, 16 anos, estudante, neto de Gurgel do PatosPrev foi sepultado nesta segunda no cemitério São Miguel. Ele era aluno do Colégio Cristo Rei e recebeu homenagens dos colegas e professores. O clima foi de muita comoção.

Aos poucos a cidade vem tentando apagar da memória uma tragédia que marcará a todos os patoenses e principalmente familiares de cada ente querido.




 Texto e foto - Mário Frade - portalpatos 
vídeos - TV Paraíba e Mais Patos

Edinho Trajano.

Candidato a reitor promove debate sobre a convergência entre UFPB e sociedade para o desenvolvimento da Paraíba


Ano que vem, a comunidade acadêmica estará com todas as suas atenções voltadas para a escolha de um novo reitor que administrará a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelos próximos quatro anos, mas desde já os defensores da candidatura do professor Luiz Renato à sucessão de Rômulo Polari na UFPB estão mobilizados para este momento. Nesta terça-feira (06), por exemplo, o grupo de entusiastas da candidatura do professor realizou o ‘1º Colóquio Universidade do Futuro: convergências para o desenvolvimento sustentável’. O evento foi o primeiro de muitos que o grupo pretende fazer para avaliação da trajetória e do desempenho da instituição forma coletiva, diante do que se deseja para o futuro da educação paraibana. O objetivo é produzir de a partir dos colóquios, uma carta proposta de candidatura compatível com a realidade.
O professor Luiz Renato explica que este primeiro evento, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do campus I da UFPB, em João Pessoa, discutiu sobre a necessidade de integração da instituição e a sociedade, bem como o estabelecimento de um diálogo profícuo com a comunidade acadêmica e o mundo científico em geral para que estes se unam para o desenvolvimento sustentável do estado e região.
Na oportunidade, o doutor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jocildo F. Bezerra, convidado pelo grupo de apoio às idéias do professor Luiz Renato, fez uma palestra sobre o tema. “O doutor Jocildo é conhecido nacionalmente e pode contribuir na discussão sobre a importância da universidade no contexto do desenvolvimento sustentável, uma vez que possui ampla experiência em economia o que lhe possibilitou discorrer com segurança a respeito das expectativas e anseios dos diferentes segmentos da região nordestina.”, afirma o professor Luiz Renato.
Para Luiz Renato o momento foi de grande importância para a comunidade universitária que precisa conhecer melhor as questões postas pela sociedade para atender as demandas deste e fomentar a produtividade universitária. “Temos que remover os obstáculos estruturais que existem na UFPB para torná-la mais ágil e desta forma aproveitar todas as suas potencialidades. Só assim teremos sucesso e contribuiremos de fato com o desenvolvimento sustentável de nosso estado”, defende o candidato, que também é Ex-Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo da UFPB. “Minha campanha será baseada, principalmente, na reflexão e no fomento a idéias inovadoras para a mudança que a UFPB precisa e pede”, finaliza o candidato.


Rita Bizerra, com assessoria

Árvore de Luz da Energisa será inaugurada dia 10, no Altiplano


Luzes, encanto, alegria. Esses são os “ingredientes” do fim de ano em João Pessoa, quando os paraibanos presenciam o espetáculo da Árvore de Luz proporcionado pela Energisa. A estrutura de 103 metros de altura, montada nas proximidades da Estação Ciência, utiliza cerca de 30 mil lâmpadas que serão acesas no dia 10 de dezembro, às 18 horas.
Durante um mês, uma equipe de 50 homens se revezou na montagem da estrutura que tem uma base com 60 metros de circunferência. Foram utilizados cerca de 60 mil metros de cabos. A iluminação será acesa todos os dias às 18 horas e desligada às 5 da manhã, até o dia 8 de janeiro de 2012. 
Em seu oitavo ano, a árvore - uma das maiores estruturas de luz do mundo - já é uma tradição na capital paraibana. De crianças a adultos, todos ficam impressionados com sua beleza e grandiosidade. Todos os anos, moradores e turistas reservam uma noite para visitá-la e admirar a vista. Para quem vem de fora é fácil encontrá-la já que a árvore fica localizada na barreira do Cabo Branco, um dos pontos mais altos da cidade.

Rita Bizerra, com assessoria

Asplan aponta os principais problemas da produção de Cana na PB durante Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural


Diretor da Asplan, José Inácio de Morais, falou em nome dos produtores canavieiros
O Governo do Estado agora possui um rico material para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio paraibano a partir de 2012. Foi com esse entendimento que o Grupo de Trabalho da Cana de Açúcar deixou, nesta terça-feira (06), o auditório do Espaço Cultural, em João Pessoa, após apresentar todas as demandas do setor produtivo canavieiro na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Expostos pelo diretor e ex-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, as sugestões dos produtores para o desenvolvimento da produção incluem o melhoramento da infraestrutura rodoviária, implantação de sementeira no estado, convênios para melhoramento varietal e o estudo detalhado dos solos paraibanos, principalmente nas regiões produtoras de Cana.
Mas, antes de iniciar sua fala a respeito das demandas do setor, José Inácio introduziu sua exposição com uma breve apresentação da produção de cana na Paraíba, contextualizando e o que ela significa para a economia do estado. Segundo ele, a Paraíba hoje possui 123.691 hectares de área plantada e uma produção de 5.646.151 toneladas. Esses dados, no entanto, não são estáticos, mas, eles significam emprego direto para28.230 pessoas e emprego indireto para outras 84.690 pessoas que sobrevivem da cultura da cana de açúcar.
Além disso, José Inácio também mostrou aos conferencistas que de um total de 1598 plantadores de cana em todo o estado, 1324 produtores (82,96%) são considerados pequenos produtores, o que projeta a necessidade de planejamento e criação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico da classe, responsável por um dos mercados que mais se expandem no país. “Temos uma realidade em que vemos o número de carros aumentar, assim como a necessidades por etanol e a produção de cana não acompanha esse crescimento. Isso porque temos grandes dificuldades para produzir”, disse citando as demandas do setor.
A primeira delas foi a necessidade de melhoramento da malha rodoviária do estado para o escoamento da produção. Segundo o diretor da Asplan, as melhorias têm sido muitas vezes, realizadas pelos donos das unidades industriais que processam a cana no estado, quando essa é uma atribuição do Governo. Outras demandas apresentadas foram a necessidade de convênio entre Emepa, Embrapa e Asplan, para viabilizar o melhoramento varietal e oferta de cana semente para os pequenos e médios produtores, bem como aos engenhos do brejo e sertão paraibano; a implantação de sementeira de cana de açúcar na estação estadual de Alagoinha para atender aos produtores do brejo; a melhoria da infraestrutura da Sudema para agilizar o atendimento aos produtores e a realização de estudo dos solos das regiões  produtoras em geral.
Além disso, os produtores de Cana também solicitaram mais investimentos para ampliação da produção de controladores biológicos de pragas e para a formulação de parcerias público-privadas para engrossar a presença de técnicos a disposição dos produtores. No que se refere à questão financeira, os produtores de Cana demandaram que o executivo estadual interfira junto ao governo federal no sentido de negociar o passivo do setor. Por fim, também foi requerida a implantação de uma misturadora de adubo no estado da Paraíba visando à redução de custos na atividade canavieira.
Os apontamentos serão incluídos em um documento final que será divulgado em cerca de oito dias e abrangerá 16 setores produtivos da Paraíba, dentre eles, irrigação, bovinocultura, caprionovinocultura, piscicultura e aqüicultura, atividades não agrícolas, algodão, horticultura, orgânicos/agroecológicos, fruticultura, apicultura/meliponicultura e desenvolvimento territorial. Todos esses setores estiveram reunidos em Câmaras Temáticas na tarde anterior à apresentação de suas demandas. Integraram a Câmara temática da Cana, Rômulo Araújo Montenegro – Secretário Adjunto – SEDAP; José Inácio de Morais Andrade – ASPLAN; Vamberto de Freitas Rocha – ASPLAN; Thybério Luna Freire – ASPLAN; Henrique Paz de Oliveira – EMATER e Francisco de Assis Vilar – EMATER.

Rita Bizerra, com assessoria

Romero se solidariza com os servidores da Saúde prejudicados pelo PCCV


O deputado federal Romero Rodrigues, do PSDB, manifestou no Congresso Nacional “a minha inteira solidariedade aos servidores públicos municipais de Campina Grande, prejudicados pelas manobras da Prefeitura Municipal para aprovar sem maiores discussões e sem atender aos pleitos dos funcionários o PCCV da Saúde. É lamentável que o Poder Executivo não tenha o mínimo de sensibilidade em atender aos pleitos dos servidores que, inclusive, protestaram contra a aprovação da matéria”.
O parlamentar concorda com a manifestação do presidente do SINTAB, Napoleão Maracajá, a respeito do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimento da Saúde – PCCV.
Segundo Napoleão, os trabalhadores não foram atendidos pelo PCCV, incluindo técnicos de enfermagem que vão ter os salários reduzidos, passando agora a receber como nível fundamental. Conforme o dirigente sindical o que o governo apresentou foram iniciativas que não acrescentam nada aos servidores.
Disse que os funcionários poderão realizar ainda este mês uma assembleia, e que o Sintab já entrou com uma liminar na Justiça para anular, inclusive, a votação.
Por fim Romero afirmou que “é inadmissível que o Poder Executivo de Campina Grande seja tão insensível à realidade que deixou os psicólogos da Prefeitura Municipal de fora do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimento da Saúde – PCCV”.
- Onde já se viu tanta falta de conhecimento da realidade. Onde está o prefeito, a secretária de Saúde do Município, o procurador do Município que não sabem que um psicólogo é da área de Saúde? Se não for da Saúde de onde é então? Esse profissional pertence a qual setor da Prefeitura? indagou.

Rita Bizerra, com assessoria

Van envolvida em acidente na PB circulava em Patos sem autorização




vanSegundo a STTrans, veículo não tinha registro para circular com passageiros.
PRF acredita que motorista tenha feito ultrapassagem irregular na BR-230.

A van envolvida em um acidente com 13 mortes em São Mamede, no Sertão paraibano, circulava sem autorização na cidade de Patos, que seria seu destino final. A confirmação foi dada pelo coordenador da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) da Prefeitura de Patos, Abraão dos Santos Diniz. Segundo ele, o proprietário do veículo é cadastrado no orgão e tem duas vans, mas apenas uma delas é autorizada a estacionar na cidade para embarcar ou desembarcar passageiros. A segunda, porém, justamente a que colidiu na BR-230, não tinha o registro para o transporte alternativo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mesmo que o veículo envolvido na tragédia fosse registrado, ainda assim estaria prestando um serviço irregular ao viajar entre municípios com passageiros.

“As prefeituras têm poder de autorizar que os veículos façam o transporte e façam frete no município de origem, como os táxis. O que acontece é que eles aproveitam que têm a placa de aluguel para fazer lotação em transporte intermunicipal e esse tipo de serviço é clandestino”, explicou o inspetor Lucas Lucena, no Núcleo de Comunicação da PRF.

Com relação às suspeitas de que o veículo estava lotado, a PRF descartou esta possibilidade, pois havia 14 pessoas na van, incluindo o motorista, quando a capacidade máxima é de 16. Todas as 13 vítimas estavam no mesmo veículo.

Fábio Medeiros, gerente da STTrans, explicou que não sabe os motivos da van não ser registrada no órgão, mas afirmou que são poucos os transportes clandestinos atuando em Patos devido às fiscalizações frequentes.


Edinho Trajano.

DO G1 PARAÍBA

Relatório do novo Código de Processo Civil deverá ser entregue em março


O relator do projeto do novo Código de Processo Civil(PL 8046/10), deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), anunciou que deve apresentar seu relatório final só em março do próximo ano. A comissão especial que analisa o projeto do Senado vai receber emendas à proposta até 22 de dezembro - o prazo inicial se encerrava em 5 de dezembro, mas foi prorrogado. Em fevereiro, Barradas espera que sejam apresentados os relatórios setoriais.
A comissão tem realizado audiências públicas das quais têm surgido sugestões e algumas polêmicas, como a proposta de retirar o efeito suspensivo do recurso de apelação e do incidente de demandas repetitivas.
Na quarta-feira, a comissão ouviu as sugestões de profissionais de Direito em audiência que foi aberta pelo professor Arruda Alvim, coordenador da comissão de juristas que colabora com o relator.
Alvim afirmou que o novo código estará muito mais simplificado, permitindo que o juiz não gaste tempo decidindo incidentes e se dedique ao mérito do que está sendo questionado.
Jurisprudência - O professor explicou que se busca a valorização da segurança jurídica. Nesse sentido, está sendo construído um sistema em que a jurisprudência dos tribunais superiores deve ser seguida pelos juízes de primeiro grau e tribunais de segundo grau. Ele disse que também se pensou na necessidade de evolução do Direito. Nesse sentido, a proposta garante a participação da sociedade no debate jurídico, seja em audiências públicas, seja na admissão de amicus curiae - ou "amigo da Corte", que são entidades que tenham representatividade adequada para se manifestar nos autos sobre questão de direito pertinente à causa. Os amici curiae não são parte dos processos, pois atuam apenas como interessados.
No entanto, o promotor de Justiça e professor da UnB Guilherme Fernandes Neto, representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), questionou a possibilidade de se permitir a admissão de amicus curiae em qualquer tipo de ação em que haja repercussão social.
Ele lembrou que, apesar da importância da participação da sociedade por meio desse mecanismo, isso exige um tempo diferenciado. Fernandes Neto sugeriu que seria ideal limitar essa participação às ações coletivas.
Na avaliação de Alvim, as mudanças de jurisprudência devem ser feitas sem traumas sociais. Por isso, está prevista a exigência de que as mudanças sejam justificadas e também que sua aplicação seja modulada de forma a não violar direitos já estabelecidos.
Alvim também destacou a possibilidade de o juiz corrigir os defeitos nos casos em que isso seja possível, para evitar a extinção do processo. O juiz também deverá ouvir as partes antes de se pronunciar sobre qualquer questão, mesmo aquelas em que pode tomar a iniciativa de decidir.
Durante a audiência, o diretor-geral da União dos Advogados Públicos Federais (Unafe), Luis Carlos Costa, lembrou que o Estado brasileiro é responsável por mais da metade das demandas judiciais e que isso precisa mudar para tornar a Justiça seja mais eficiente. Por isso, ele considera que os advogados públicos devem ter mais autonomia para fazer acordos e acabar com as ações.
Costa ressaltou que foram apresentadas emendas que preveem que o advogado federal não pode ser multado pelo descumprimento de ordem judicial por parte do gestor porque isso, que ocorre hoje, é misturar cliente com advogado. Ele também é favorável a que os advogados públicos tenham direito a receber honorários, como os advogados particulares.
Custos - O defensor público do Distrito Federal Alexandre Gianni, da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), questionou a exigência de que, se houver uma demanda judicial sobre um bem imóvel, seja feita a averbação no cartório de registro, de forma a prevenir terceiros interessados em adquirir o imóvel. Gianni afirmou que, no caso de seu público, formado por pessoas carentes, geralmente usuárias da Justiça gratuita, isso pode ser muito oneroso. Em Brasília, uma averbação gira em torno de R$ 700. (VA)
Autor: Jornal da Câmara

Pacote de Dilma mexe no BPC para beneficiar deficientes mas mantém entraves que ameaçam avanços




O Decreto 7.617 , que altera o regulamento do Benefício da Prestação Continuada (BPC), que veio ao mundo no bojo do Plano Nacional dos Direitos dos Deficientes, lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro último, confunde mais do que facilita a vida de milhões de pessoas com deficiência que recebem este benefício ou possam vir a receber e ameaça condenar o pacote do governo a letra morta.
O governo atendeu, nas alterações do BPC, uma das principais reivindicações do movimento de luta das pessoas com deficiência. A mudança diz respeito às pessoas que já recebem o Benefício e firmam um contrato de trabalho ou se tornam empreendedoras. Em tais situações, não terão os benefícios cassados, mas simplesmente suspensos até que se encontrem novamente sem qualquer renda, retomando o benefício.
O problema é que, para isso, o decreto mantém as avaliações bienais para todos os beneficiários, feitas pelo INSS. E para o advogado Alexandre Magnavita, do setor jurídico do IBDD, com larga experiência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, essas avaliações são um risco para o avanço da legislação.
“O INSS, em todos esses anos, vem indeferindo todo e qualquer pedido com justificativas pífias e inacreditáveis, impedindo as pessoas até de preencherem os formulários com os pedidos”. E completa: “podemos nos deparar com sérios problemas com avaliações descabidas”.
O decreto do pacote da presidente Dilma também permitiu o acesso do menor com deficiência ao BPC, mas, novamente, mantém critérios de avaliação genéricos. O decreto prevê que a avaliação do menor deverá levar em consideração o “impacto na limitação do desempenho de atividade e restrição da participação social compatível com a idade”. “Estes conceitos são extremamente genéricos o que nos faz supor que o INSS crie entraves no momento das avaliações, relativamente à sua interpretação e o conseqüente deferimento ou não do benefício ao menor com deficiência”, avalia Alexandre Magnavita.


Rita Bizerra, com IDB