Ano que vem, a comunidade acadêmica estará com todas as suas atenções voltadas para a escolha de um novo reitor que administrará a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelos próximos quatro anos, mas desde já os defensores da candidatura do professor Luiz Renato à sucessão de Rômulo Polari na UFPB estão mobilizados para este momento. Nesta terça-feira (06), por exemplo, o grupo de entusiastas da candidatura do professor realizou o ‘1º Colóquio Universidade do Futuro: convergências para o desenvolvimento sustentável’. O evento foi o primeiro de muitos que o grupo pretende fazer para avaliação da trajetória e do desempenho da instituição forma coletiva, diante do que se deseja para o futuro da educação paraibana. O objetivo é produzir de a partir dos colóquios, uma carta proposta de candidatura compatível com a realidade.
O professor Luiz Renato explica que este primeiro evento, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do campus I da UFPB, em João Pessoa, discutiu sobre a necessidade de integração da instituição e a sociedade, bem como o estabelecimento de um diálogo profícuo com a comunidade acadêmica e o mundo científico em geral para que estes se unam para o desenvolvimento sustentável do estado e região.
Na oportunidade, o doutor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jocildo F. Bezerra, convidado pelo grupo de apoio às idéias do professor Luiz Renato, fez uma palestra sobre o tema. “O doutor Jocildo é conhecido nacionalmente e pode contribuir na discussão sobre a importância da universidade no contexto do desenvolvimento sustentável, uma vez que possui ampla experiência em economia o que lhe possibilitou discorrer com segurança a respeito das expectativas e anseios dos diferentes segmentos da região nordestina.”, afirma o professor Luiz Renato.
Para Luiz Renato o momento foi de grande importância para a comunidade universitária que precisa conhecer melhor as questões postas pela sociedade para atender as demandas deste e fomentar a produtividade universitária. “Temos que remover os obstáculos estruturais que existem na UFPB para torná-la mais ágil e desta forma aproveitar todas as suas potencialidades. Só assim teremos sucesso e contribuiremos de fato com o desenvolvimento sustentável de nosso estado”, defende o candidato, que também é Ex-Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo da UFPB. “Minha campanha será baseada, principalmente, na reflexão e no fomento a idéias inovadoras para a mudança que a UFPB precisa e pede”, finaliza o candidato.
Rita Bizerra, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário