Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Prefeito Veneziano desapropria Mater-Dei


Prefeito Veneziano desapropria Mater-Dei
Quarenta anos depois do fechamento de um hospital municipal, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo anunciou o fim da espera e assinou, na manhã desta terça-feira, 10, a desapropriação do prédio da antiga Policlínica Mater-Dei, onde será implantado o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente. "A data de hoje é tão importante quanto será o dia da inauguração, que deve acontecer em março", complementou o prefeito. Veneziano falou da gratificação de mais um ato expressivo da sua gestão neste ano, depois de ter colocado em prática a regionalização do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e fechado o Lixão, uma iniciativa, segundo ele, de saúde pública, mas acima de tudo, de dignidade humana. A próxima etapa para a implantação do hospital será a compra de outros equipamentos e a realização de seleção para contratação de pessoal.

Além do novo Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, o prefeito falou da segunda unidade hospitalar que a população receberá também neste primeiro trimestre: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em um investimento total de R$ 10 milhões nos dois novos serviços. A aquisição do prédio e dos equipamentos da antiga Mater-Dei, no valor total de R$ 4 milhões, foi feita com os recursos da venda do prédio onde funcionou o DTOG (Departamento de Transportes, Oficinas e Garagem). O prefeito também falou de outros investimentos feitos na saúde, como a reforma e ampliação do ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), o PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) dos servidores da saúde, o CEREST, o CRANESP, a implantação do Centro de Referência em Saúde Auditiva, entre outros.

Na solenidade de assinatura da desapropriação, que aconteceu na frente da antiga Mater-Dei, o médico José Geraldo da Silva, um dos sócios do antigo hospital, falou em nome dele e do outro proprietário, o também médico Edmir Xavier, já falecido. Ele disse que a Mater-Dei tinha sido a realização de um sonho de dois sertanejos que queriam abrir um hospital e que a transformação do local em um Hospital Municipal dava continuidade ao sonho deles. "Esta atitude merece aplausos e o povo de Campina Grande merece", disse o médico, acrescentando que a obra será tocada com maestria pela secretária municipal de Saúde, que tão bem vem desempenhando as suas funções à frente da pasta.

DISCURSO DE TATIANA - Bastante emocionada, a secretária Tatiana Medeiros falou que aquele dia iria marcar a história da saúde em Campina Grande. "Vivemos um momento histórico", disse ela, referindo-se ao fato de que, nos últimos 40 anos, nenhum hospital tinha sido aberto no município. Depois de reestruturar a atenção básica, com a ampliação para 86% da cobertura do Saúde da Família, continuou a secretária de Saúde, o prefeito Veneziano está investindo na abertura de duas unidades hospitalares que serão utilizados não somente pelos campinenses, mas também por moradores de outros município. Tatiana também aproveitou a oportunidade para agradecer aos vereadores da bancada de oposição, dois deles - Nelson Gomes Filho e Inácio Falcão- que estavam presentes, por terem aprovado a venda do terreno.

O senador Vital Filho (Vitalzinho), que fez questão de comparecer à solenidade, falou sobre a importância daquele ato, como médico, cidadão campinense e parlamentar. O fato da estrutura da antiga Mater-Dei ter sido mantida vai agilizar o funcionamento do Hospital Municipal da Criança. "A missão da administração de Veneziano tem sido fazer um governo para todos e não para alguns", completou o senador.

Também compareceram à solenidade o vice-prefeito José Luiz Júnior, os vereadores Nelson Gomes Filho, Antônio Pimentel Filho, Laelson Patrício, Rodolfo Rodrigues, Inácio Falcão e Cassiano Pereira, secretários municipais, além de moradores da área que foram conhecer o mais novo investimento que irá beneficiar as crianças e adolescentes com atendimentos de casos clínicos eletivos e de urgência.

Edinho Trajano.


Codecom-CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário