Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Obama deixa o Havaí para se dedicar à campanha


O presidente americano Barack Obama voltou ontem a Washington depois de suas férias no Havaí para enfrentar os desafios de um complexo ano eleitoral, disposto a responder aos ataques da campanha republicana e centrado em sua reeleição. 

Obama deixou para trás as idílicas praias, os suntuosos restaurantes e os campos de golfe de seu estado natal - onde desfrutava suas férias desde o dia 23 de dezembro - pouco antes de a máquina eleitoral entrar em funcionamento em Iowa, local em que os eleitores republicanos fizeram ontem sua primeira avaliação sobre seu potencial rival para as eleições presidenciais do dia 6 de novembro.

Dedicado inteiramente à arena política, Obama argumentará que o sistema econômico sustentado pela cobiça e respaldado pelos republicanos prejudica a maioria dos americanos privando-os de uma “oportunidade justa”, segundo explicaram fontes próximas ao presidente.

Em seu empenho para permanecer na Casa Branca, também atacará um impopular Congresso, apresentando suas ideias diretamente aos eleitores com uma vigorosa agenda de viagens.

Obama fez sua incursão mais importante até agora na campanha dirigindo-se aos democratas de Iowa, por meio de um vídeo publicado na internet ao vivo e diretamente na noite de ontem, enquanto os republicanos elegem no “caucus” seu candidato presidencial. O presidente já está na mira dos ferozes ataques dos republicanos por sua gestão econômica, especialmente de Mitt Romney, o favorito para ganhar a nomeação dos conservadores.

“Esta foi uma presidência falida”, disse Romney em Iowa domingo (1º), buscando apresentar a eleição presidencial como um referendo sobre a gestão de Obama. Os republicanos querem arrastar Obama à lama do debate eleitoral e comparam sua mensagem de esperança de 2008 com o atual declínio econômico dos Estados Unidos.


Edinho Trajano, com Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário