Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

domingo, 11 de dezembro de 2011

A ordem é ser prudente - Especialistas e investidores dão dicas e conselhos para garantir o melhor rendimento no próximo ano


O novo ano nem começou, mas as incertezas sim, e não há tempo a perder. Entre as resoluções de começar uma atividade física, fazer uma pós-graduação ou passar mais tempo com a família, está o sonho de todo brasileiro: aumentar a renda. Existem algumas maneiras de engordar os rendimentos, seja economizando ou investindo. O POVO conversou com especialistas e investidores e traz dicas de como começar o ano bem, e se manter no ritmo.

As informações são muitas e a conjuntura de redução da Selic (taxa básica de juros) para 11% ajuda na mudança da atratividade de algumas aplicações. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para investir.

Antes de fazer qualquer aplicação leve em conta o valor que será investido, o tempo disponibilizado e o objetivo. “O ano de 2012 ainda será um ano de incertezas, tanto no desempenho da economia mundial, que atravessa uma das maiores crises econômicas do século, como para o Brasil, que deverá iniciar 2012 em desaceleração de sua economia”, diz o economista e professor Henrique Marinho. Para ele, o que deverá ser levado em consideração na hora de investir será basicamente esse cenário. “Portanto, a primeira iniciativa do investidor será procurar ativos de menor risco, como aplicações de renda fixa e procurar prazos menores para possibilitar ajustes no meio do caminho, caso necessite mudar de aplicação”, aconselha.

Para o economista e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-CE), Luis Eduardo Fontenele, 2012 é uma incógnita. “Agora, é preciso pensar mais em não perder do que em ganhar. E pensar em segurança”, diz. Com a crise, todos são afetados. “Não podemos esperar muito otimismo nessa conjuntura mundial”, reforçou Fontenele, que acredita que o Brasil deverá sobreviver bem, mas “sem fazer festa”.
Edinho Trajano, com Ingrid Baquit

Nenhum comentário:

Postar um comentário