Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Programa de ressocialização oferece cursos a internos do sistema prisional


Internas do Presídio Feminino Júlia Maranhão, de João Pessoa, aprenderam a preparar trufas. enquanto detentos das Penitenciárias Média e Máxima, também na Capital, receberam aulas sobre o preparo de pizzas. Os cursos na área de culinária integram o Programa Cidadania é Liberdade, do Governo do Estado, voltado para a reinserção social de pessoas que cumprem pena no sistema prisional.

As novas turmas foram formadas por sete internas do presídio feminino e 40 homens das outras duas unidades de segurança. O programa, coordenado pela Secretaria de Administração Penitenciária com a participação de entidades parceiras, prevê ainda uma série de cursos profissionalizantes em diversas áreas até o final do ano.

No Presídio Feminino, no bairro de Mangabeira, o curso para confeiteiras foi realizado na manhã da quinta-feira (10), ministrado pela culinarista Marlene Meira. Além de aprenderem a preparar as trufas, as internas receberam dicas para evitar o desperdício de ingredientes e noções de planejamento de vendas.

"Ministrar um curso no presídio foi uma experiência nova, espero ter contribuído com uma sementinha a mais no processo de ressocialização”, disse Marlene.

A interna Fabiana Barros, de 35 anos, já trabalhou como cozinheira e comentou sobre a importância de fazer um curso dentro do sistema prisional: "Dá uma sensação de estar fora da prisão, é uma oportunidade de aprendizado para se reintegrar na sociedade”. Ela também destacou que o curso vai lhe dar a possibilidade de "ser vista como a doceira, não mais como a ex-presidiária”.

**Mais chances de trabalho** – A diretora da penitenciária, Cinthya Almeida, explica que os cursos promovidos dentro do Programa Cidadania é Liberdade representam oportunidade importante para que os internos se profissionalizem e aumentem suas chances no mercado de trabalho.

O programa também visa sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil para oferecerem postos de trabalho e cursos de capacitação para presos e egressos do sistema carcerário. A ideia central é promover a cidadania e diminuir a reincidência de crimes.

Harrison Targino, secretário de Estado da Administração Penitenciária, lembrou que o aprendizado ofertado pelos cursos poderá refletir no crescimento de cada interno: "As aulas também são um momento de renovação e crescimento pessoal. O trabalho é o resultado do esforço da equipe e dedicação das pessoas”, acrescentou.

**As trufas** – Com sua aparência rústica e maciez interior, as trufas agradam aos paladares mais refinados. O chocolate e as inúmeras possibilidades de sabores e aplicações agregam valor à sua produção e convidam ao prazer do consumo. Abaixo os ingredientes e o modo de preparo das trufas.

DICAS DE PREPARO

Ingredientes:

1 - 500 g de chocolate meio amargo

2 - 1 caixa de creme de leite

3 - 2 colheres de sopa de achocolatado

4 - Forminhas para modelar as trufas

5 - Embalagem para trufa

Preparação:

1 - Pique o chocolate e derreta 400 g do chocolate no micro ondas por 1 min, ou se preferir em banho maria se o chocolate não ficar pastoso leve novamente ao fogo em banho maria ou caso esteja usando o micro ondas mexa com uma espátula e leve ao micro por mais 30 segundos.

2 - Passe o chocolate já derretido nas forminhas de molde, passe bem para não ficar nenhuma falha.

3 - Não use todo o chocolate derretido deixe sobrar chocolate suficiente para fechar as trufas

4 - Leve-as para o freezer por uns 5 minutos

5 - Enquanto isso derreta o restante do chocolate (100 g) no micro-ondas por 1 minuto, retire e acrescente a caixa de creme de leite e o achocolatado (serve para rechear as trufas)

6 - Retire as formas do freezer e coloque o recheio

7 - Logo após ter feito isso use o restante do chocolate para fechar as trufas

8 - Leve por mais 5 minutos no freezer

9 - Depois retire e embale-as como desejar



Edinho Trajano, Com informações da Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário