Depois de ter conseguido aprovar o Substitutivo do projeto que estabelece novos critérios para a divisão dos recursos gerados pela exploração do petróleo, inclusive a camada do pré-sal, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), agora centraliza suas energias na conclusão do relatório do Orçamento da União 2012.
Presidente da Comissão Mista do Orçamento, Vital está articulando com as lideranças políticas do Senado, um acordo que favoreça a aprovação do relatório preliminar de autoria do, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP.
Somente esta semana, Vital comandou duas reuniões na CMO sempre procurado garantir um político que permitisse apreciação de alguns projetos que tramitam na comissão, entre eles os que abrem créditos extraordinários em favor de diversos ministérios. O parlamentar paraibano quer votar os relatórios preliminares da proposta orçamentária para 2012 (PLN 28/11) e do Plano Plurianual 2012-2015 (PLN 29/11) antes do feriado do dia 2 de Novembro.
No começo da tarde desta quarta-feira (26) Vital comandou mais uma reunião na CMO com intuito de avançar no acordo que permitirá a aprovação do relatório de autoria do deputado federal Arlindo Chinaglia
Após a reunião ficou acertado que o texto só deverá ser votado na próxima terça-feira (1º), às 10h, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Segundo Vital durante a reunião, as lideranças políticas decidiram de comum acordo cancelar as três reuniões extraordinárias agendadas para esta quinta-feira (27) e adiar para o dia 1º a votação do relatório elaborado por Arlindo Chinaglia. O relatório preliminar do Plano Plurianual 2012-2015, do senador Walter Pinheiro (PT-BA), também só será votado na próxima semana.
Os relatórios do deputado Arlindo Chinaglia e do senador Walter Pinheiro, foram elaborados com base em uma série de seminários regionais que a Comissão Mista do Orçamento presidida por Vital, realizou em todo o Brasil. No total, a CMO realizou 10 audiências públicas em João Pessoa (PB), Salvador (BA), Curitiba (PR), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), Rondônia e Acre. O Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, que prevê recursos da ordem de R$ 5,4 trilhões. A Paraíba deverá ser contemplada com cerca de R$ 2,5 bilhões no Orçamento Geral da União em 2012.
Edinho Trajano, com Assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário