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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Venda deve ser acelerada por eletroeletrônicos


Grandes redes varejistas apostam em produtos mais caros, como os eletroeletrônicos para impulsionar as vendas de Natal deste ano. Televisores e tablets estão entre os destaques



Apesar de estarem adiando as encomendas e admitirem que as vendas esfriaram, as grandes redes varejistas oficialmente ainda apostam em perspectivas favoráveis para o fim de ano. O principal motor deve ser a venda de eletroeletrônicos, impulsionada pelo emprego em níveis elevados e pelos reajustes salariais acima da inflação neste semestre.

As redes varejistas estão dispostas a atingir as metas de vendas mesmo que o mercado não tenha crescimento significativo. “Aposto em um fim de ano forte”, diz Roberto Fulcherberguer, vice-presidente comercial da Globex, que reúne a Casas Bahia e o Ponto Frio.

“Ainda não fiz as encomendas”, diz o supervisor-geral da Lojas Cem, José Domingos Alves. Ele projeta crescimento de 20% nas vendas de Natal em relação à mesma data de 2010. Segundo o executivo, o cenário de vendas só vai mudar se houver desemprego no País. “Os reajustes salariais vão sustentar o consumo”, acredita o executivo. Outro fator apontado por ele para que as vendas aumentem neste Natal é a estabilidade de preços dos bens duráveis.

Thiago Baisch, diretor de vendas da Lojas Colombo, projeta alta de 10% nas vendas de Natal. “Esse é o ritmo que temos observado até agosto”, conta o executivo. Entre os destaques de produtos para o Natal, ele aponta os televisores de LED e 3D, de todas as polegadas, e também as TVs de LCD acima de 42 polegadas, tablets e os smartphones. Como esses produtos são de maior valor unitário, ele prevê um acréscimo na receita média de vendas.

Indústria
“Houve desaceleração, mas o cenário é favorável para o Natal por causa do aumento do emprego, da renda, dos dissídios salariais e, agora, o juro menor”, diz o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula. Nas contas do executivo, a linha de áudio e vídeo deve ter a maior taxa de crescimento de vendas entre as demais linhas, isto é, os eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar) e os eletroportáteis. O faturamento dos eletrônicos será impulsionado por produtos mais caros.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Com o real valorizado e a sinalização de forte crescimento do consumo no primeiro trimestre, as indústrias e varejo que trabalham com itens importados ampliaram significativamente as compras.

Edinho Trajano com Assessoria.

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