Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

STTrans avalia positivamente campanha ‘Na cidade sem meu carro’


Embora ainda não se tenha informações ou números precisos que expressem o sucesso da campanha ‘Na cidade sem meu carro’, o dirigente da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa, Nilton Pereira, garantiu, na tarde desta quinta-feira (22), que o balanço da ação ‘sem dúvida alguma será bastante positivo’. De acordo com ele, que também participou do movimento acompanhando de ônibus o prefeito de João Pessoa Luciano Agra até o centro da cidade, pela manhã, os resultados da campanha só serão divulgados nesta sexta-feira (23), quando os fiscais da STTrans, que passaram o dia inteiro monitorando pontos estratégicos da cidade realizando a contagem de veículos finalizam seu trabalho e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) contabiliza a quantidade de passageiros que utilizou o sistema de transporte público na cidade durante todo o dia da ação.
Nilton explicou que os fiscais da STTrans estão empenhados em fazer medições desde o dia anterior à campanha, de modo que, segundo o dirigente, equipes do órgão coletaram dados referentes também aos dias ‘normais’ de trânsito. “Vamos comparar o resultado da campanha com os números registrados nos dias anteriores para saber se houve queda e de quanto foi a adesão da população”, disse o dirigente, destacando, porém, que mesmo sem os números, a sua observação empírica já aponta para um efeito positivo. “Não temos dúvida quanto ao sucesso da campanha. Tivemos o apoio da população e até dos lojistas, que na rua Visconde de Pelotas, apoiaram, irrestritamente, a ação”, ressaltou.
A experiência na avenida Epitácio Pessoa, que teve a sua faixa direita destinada ao uso exclusivo dos ônibus, também agradou a STTrans. “A divisão de carros e ônibus também foi uma experiência muito boa, porque realmente conferiu agilidade ao trânsito. Ela já nos dá uma visão do projeto Caminho Livre que pretendemos instalar nas principais avenidas da cidade’, disse NIlton, lembrando que no balanço a ser divulgado nesta sexta-feira, a STTrans também demonstrará a redução do tempo de percurso das linhas de ônibus na cidade.
O diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, que também participou das atividades da campanha, elogiou a iniciativa da Prefeitura e da STTrans. “Foi evidente a redução de veículos na Epitácio Pessoa e a adesão da população à campanha. Sem dúvida alguma, a ação serviu para chamar a atenção da população para o problema da falta de fluidez do trânsito na nossa cidade. A STTrans, nesse sentido, poderia repetir a ação mais vezes ao ano, visto que ela é fruto da pura conscientização dos órgãos e da adesão direta da população”, disse, destacando que a campanha tem o intuito de fazer com as pessoas modifiquem seus hábitos de deslocamento espontaneamente.
“Acredito que depois da experiência conferida pela campanha, muitas pessoas passarão a andar de ônibus, lembrando, é claro que sabemos que algumas pessoas não têm condições de deixar seus veículos, pois se deslocam várias vezes ao dia na cidade em função de sua atividade de trabalho. Por outro lado, quem só se desloca para ir ao trabalho e depois voltar para casa, essas sim, sabemos que se quisessem, poderiam deixar seus carros em casa”, afirmou o dirigente, lembrando que as empresas de ônibus de João Pessoa participaram da campanha colocando em circulação além da frota operante, outros veículos de sua frota reserva para atender à demanda de usuários.
Ainda durante a campanha ‘Na cidade sem meu carro’, foram desenvolvidas diversas atividades sócio-educativas, lúdicas e recreativas, como oficinas de arte, apresentações de teatro, música e dança, jogos educativos e painéis ilustrativos, na Rua Visconde de Pelotas, no Centro. Interditada das 8h e às 17h para receber as atividades, a rua reuniu diversas pessoas que participaram do evento e elogiaram a iniciativa.

Edinho Trajano, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário