O governador Ricardo Coutinho está confiante no fechamento de bons negócios comerciais entre a Paraíba e a República de Cuba durante missão à ilha socialista, entre os dias 19 e 23 deste mês. Acompanhado de empresários paraibanos e secretários de Estado, Ricardo viaja com o objetivo de abrir um novo mercado para os produtos fabricados na Paraíba.

Referindo-se à reunião preparatória realizada nesta segunda-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com o ministro do Comércio Exterior e de Investimentos Estrangeiros de Cuba, Rodrigo Malmierca Díaz, e um grupo de empresários brasileiros liderados pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o governador observou que o encontro reforça a dimensão da importância da missão paraibana a Cuba. “Não é à toa que a própria Fiesp organizará uma missão de empresários paulistas a Cuba, nos moldes da missão que faremos para entrar no mercado cubano”, enfatizou.
A reunião na Fiesp teve por objetivo o diálogo entre representantes brasileiros e cubanos em torno da promoção de estratégias de aproximação e ampliação dos laços de cooperação bilateral Brasil-Cuba.
Além do presidente da entidade paulista, Paulo Skaf, e do governador paraibano Ricardo Coutinho, o encontro teve a participação do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Alexandro Teixeira; dos representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Maurício Borges , e da Apex Brasil em Cuba, Hipólito Gaspar; do vice-ministro de Açúcar de Cuba, Nelson Labrada; da vice-ministra cubana da Indústria Básica, Deisy Pineda; do embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora; e de representantes da Câmara de Comércio e do Banco Nacional de Cuba.
Missão paraibana – Dentre as finalidades da missão paraibana a Cuba, que pretende formalizar parcerias comerciais importantes, está o objetivo de iniciar um processo de ampliação das exportações de produtos paraibanos para a ilha socialista a partir do Porto de Cabedelo, segundo informação do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome.
Na programação, estão agendadas visitas institucionais aos Ministérios do Comércio Exterior, dos Transportes e da Agricultura; à empresa brasileira Brás-Cuba; a uma refinaria e a outras empresas cubanas, além de visitas à Universidade de Havana, à Escola de Medicina e a hospitais.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário