A abertura da III Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos, na noite de 30 de agosto, segunda-feira próxima passada, sendo ofertada com uma palestra de informações sobre a vida participativa da mulher brasileira, proferida pela secretária da Mulher e das Diversidades Humanas, a ex-Deputada Iraê Lucena.
A referida Conferência contou com a participação dos municípios de Mãe D’Água, Emas, Santa Terezinha, Olho D’Água, São José de Espinharas, Matureia, Imaculada, Juru, Tavares, Princesa Isabel, Água Branca e Manaira.
O início dos trabalhos fora abrilhantado com a voz musicalizada da mulher patoense, com o coral da Fundação Ernane Sátyro (Funes) entregando a palavra para as formalidades da noite, com a deixa do samba: Mulher Brasileira, de Benito de Paula.
Iraê Lucena, desde a sua fala de abertura da discussão ao longo da sua palestra, ressaltou a necessidade do fortalecimento de órgão voltados para as mulheres em todo o Estado e a necessidade da mulher tomar a decisão de confiar nela própria, principalmente, na área política votando nas mulheres, Mostrou a estatística política das mulheres em situações e momentos variados no Brasil e de forma sucinta revelou o drama da mulher política vivido por ela própria nas últimas eleições, como já era sabido por nós.
Afora outras colocações oportunas, a Secretária fez uma mostragem dos organismos femininos no Estado e lamentou o fato de ter visibilidade em apenas 46 Conselhos, em um universo dos 223 municípios que formam o território paraibano, estando hoje, da III Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres.
Na ordem formal da Mesa o Secretário de Patos Taunay Dantas representando o Prefeito de Patos Nabor Wanderley informou da criação da Secretaria da Mulher, Projeto de Lei que se encontra em tramitação no Poder Legislativo, sendo confirmado posteriormente pela secretaria de Ação Social, Helena Wanderley.
O Prefeito de Catingueira Edivan fFélix, garantiu em seu pronunciamento criar um organismo feminino em seu município, inclusive dando condições de funcionamento normal, diferente de como caminham outros departamentos do município.
“É importante que os demais municípios presentes se organizem para fazerem suas conferências. Patos está se preparando para desenvolver as políticas públicas para as mulheres, por uma luta igualitária, formalizando propostas a serem discutidas nas esferas maiores” disse Francisca Vasconcelos, presidente Municipal do Conselho da Mulher em Patos.
Na quarta-feira, 31 de agosto, os trabalhos foram realizados no Centro de Treinamento de Lideranças do Bairro de Santo Antonio, na rua Augusto dos Anjos, próximo à Igreja de Santo Antonio, onde foram escolhidas as delegadas e representantes das sociedades organizadas femininas da região para participarem da Conferência Estadual.
Os temas discutidos durante todo o dia foram: “Autonomia: econômica e política”, Educação Inclusiva: antirracista, não sexista e não lesbofótica”, “Saúde da Mulher: direitos sexuais e reprodutivos”, “Comunicação: a imagem da mulher na mídia”, “Cultura: acesso democrático `informação e ao conhecimento” e “Prevenção e Enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher” foram discutidos nos Grupos de Trabalho.
Rita Bizerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário