Salvar vidas. É com essa missão que o Hemocentro da Paraíba atende pacientes que necessitam de sangue em todo o Estado. Diariamente, o órgão distribui mais de três mil bolsas de sangue para as instituições de saúde de toda a Paraíba e realiza, em média, 15 transfusões diárias na sede, em João Pessoa. Só de hemofílicos, que precisam periodicamente de sangue para sobreviver em função da doença, são 210 pacientes.
Para aumentar o número de doadores, o Hemocentro da Paraíba promove e participa de campanhas que incentivam a doação. Os resultados, segundo a direção do Hemocentro, têm sido positivos. “Participar de eventos como o 7 de Setembro, por exemplo, que reúne milhares de pessoas, é de grande relevância para mostrar à população a importância do ato de dor sangue. Nesses eventos, as pessoas também ficam conhecendo melhor sobre os nossos serviços”, disse a diretora Sandra Sobreira.
Pelos dados do Hemocentro, a quantidade de doações de sangue de janeiro a agosto deste ano foi quase 4% maior que no mesmo período do ano passado. Enquanto em 2010 foram 19.890 doações, neste ano as doações já atingiram a marca de 20.677 doações.
No mês de fevereiro, um dos meses de maior baixa do órgão, o Hemocentro promoveu a campanha “Folia do Sangue”. Aberta no dia 14, em frente ao busto de Tamandaré, em João Pessoa, contou com a participação do grupo de voluntários “Anjos da Enfermagem”. A campanha aconteceu em todo o Estado, com eventos simultâneos em Patos e em Cajazeiras. Neste ano, a campanha durou todo o mês e atingiu a marca de 4.165 doadores – saldo positivo em relação ao número de doadores do ano anterior, que foi de 3.053. O aumento foi de 36,42%.
Em março, foi registrada a maior quantidade de doadores desde o ano passado: 4.485, o que significa um aumento de 12% em relação ao mesmo período, quando o Hemocentro da Paraíba recebeu 4.004 doadores. O número de voluntários cresceu em decorrência da campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ofereceu palestras sobre a importância da doação de sangue. No dia 8 de março, foram distribuídos chocolates e cartões aos doadores.
Em abril, aconteceu a campanha “Doador, você salvou a minha vida: agora sou sangue do seu sangue”, criada para o período da Semana Santa. Durante a campanha, foram feitas palestras e panfletagem em igrejas, onde a equipe de Serviço Social do Hemocentro orientou sobre a doação de sangue durante as celebrações.
Durante a semana do Dia das Mães, no mês de maio, aconteceu a Campanha “Nós, mulheres… fomos doadoras de vida. Doamos Sangue”. Lançada no dia 6, o objetivo principal foi incentivar doadores do sexo feminino. Com a campanha foi obtido o saldo expressivo de 629 doadoras em uma semana – 7,8% maior que o mesmo período do ano anterior.
No dia 14 de junho, foi comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue e, no dia 22, o Hemocentro da Paraíba realizou a campanha “Acenda a fogueira do seu coração fazendo a sua doação”, também em homenagem ao período do São João. Foi feito um arraial junino com trio de forró pé-de-serra, distribuição de camisetas e comidas típicas. No mês de junho do ano passado, a quantidade de doadores foi de 2.837; este ano, foi de 3.394, um aumento de 19,63%, o que reforça a importância da conscientização.
Edinho Trajano, com Governo da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário