Analisar ameaças, contabilizar riscos, capacitar funcionários e manter uma comunicação efetiva com funcionários e população. As dicas servem para evitar e minimizar efeitos de possíveis crises em uma empresa, assim esboça o consultor sênior em gestão de riscos da Daryus, Jeferson D’Addario. Empresários devem estar atentos às informações que circulam pela Internet por meio dos funcionários dentro e fora do trabalho.
Mas como preparar uma empresa para a crise? De acordo com o consultor, a empresa deve primeiro fazer uma análise de risco, saber quais ameaças incidem contra ela e qual a probabilidade dessas ameaças acontecerem. Ele diz que a análise pode ser feita em qualquer momento e o ideal é ser que seja feita anualmente. Com isso, a empresa parte para o mapeamento e planejamento de resposta.
“Existem vários tipos de crise, desde a de cunho tecnológico até a de origem natural. A crise é justamente uma análise da concretização daquelas ameaças durante muito tempo. Temos casos de indústrias na região sul do País que pararam a sua produção por 48 horas por causa de um vírus na rede”, explica.
Para Jeferson D’Addario uma das estratégias de proteção é fazer com que o funcionário assine um termo de confidencialidade para não passar informações de forma “leviana” e na hora de contratá-lo, colocar um controle para checar os antecedentes.
Segundo D’Addario, o Brasil tem a oportunidade de impulsionar os projetos pelo fato da proximidade da Copa do Mundo 2014. “Já que o mercado pede, tem que investir e haver uma mudança na cultura das pessoas. Os EUA investem muito em consultoria porque eles conseguem enxergar mais facilmente as ameaças. No Brasil, o empresário só chama o advogado ou consultor, por exemplo, na hora que aconteceu o problema”, considera.
Quando o assunto é segurança da informação é inevitável se associar a softwares para máquinas. No entanto o coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de segurança da informação da Faculdade Sete de Setembro (FA7), Ivan de Oliveira, diz que segurança quer dizer a empresa se proteger de tudo que causar ameaças a ela. (Natalie Caratti)
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Saiba como ter segurança
SERVIÇO
Mais segurança
1) Dar palestras para funcionários sobre segurança da informação, prevenção de acidentes, continuidade dos negócios. Mantendo sempre boa comunicação com eles.
2) Montar cartilha para funcionários levarem para casa sobre os riscos de vazar informações na internet e cuidados em geral no uso.
3) Fazer análises de possíveis riscos, em qualquer época, mas o ideal é que seja desde o início da empresa.
4) Se possível possibilitar um “fundo de emergência” para a empresa caso haja algum imprevisto ou ameaça. Uma espécie de poupança da empresa.
5) Ter um bom plano de comunicação: marketing, porta-voz e assessoria de imprensa.
6) Criar fóruns de discussão entre funcionários.
Edinho Trajano, com JH.
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