Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Governo do Estado vai firmar parceria com usinas e a Asplan para recuperação de estradas


A iniciativa, segundo a classe canavieira, gerará benefícios mútuos já que a cana terá seu escoamento garantido e a população em geral também usufruirá das vias recuperadas

Uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), e a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e as unidades industriais que processam cana de açúcar no Estado, vai recuperar diversas estradas vicinais que são de extrema importância para o escoamento da produção agrícola do Estado, principalmente, a canavieira. Pelo acordo que deverá ser firmado em breve, o DER disponibilizará as máquinas e a contrapartida da iniciativa privada será a mão de obra, combustível e material. O aval deste acordo foi dado na última terça-feira (06), pelo governador Ricardo Coutinho, durante  audiência com dirigentes da classe canavieira realizada no Palácio da Redenção. A previsão é de que até outubro as obras já sejam iniciadas.

Ainda este mês, acontecerá uma reunião entre técnicos do DER e representantes da Asplan e das indústrias para definir as estradas prioritárias, bem como um cronograma de obras com os serviços mais urgentes a serem realizados.  Para o presidente da Asplan, Raimundo Nonato, a parceria objetiva um benefício comum a toda sociedade. “A parceria vai recuperar estradas vicinais de grande importância para o escoamento da produção agrícola, não apenas a de cana de açúcar, por isso o beneficio se estende a toda população, que também vai usufruir das vias recuperadas”, ressaltou Nonato.

Ele lembrou ainda que a iniciativa de recuperação de estradas paraibanas através de uma parceria público-privada não é inédita no Estado. “No último governo de Cássio Cunha Lima uma parceria semelhante foi firmada resultando na recuperação de 75 km de vias localizadas na região canavieira do Estado”, afirma Nonato, destacando que na época, a iniciativa partiu do então secretário executivo de Agricultura, José Inácio, que já foi presidente da Asplan, e conhecia bem os problemas que a classe enfrentava para escoar sua produção.

O governador Ricardo Coutinho, ao final do encontro com a classe produtora de cana, destacou que está trabalhando para instaurar um novo modelo de desenvolvimento para o Estado e frisou a importância das parcerias público-privadas nesse contexto. “Estou muito focado na participação privada como instrumento para alavancar o desenvolvimento da Paraíba e tenho certeza que a Paraíba vai avançar muito e, neste contexto, podemos e vamos ampliar, nestes quatro anos, a participação da agricultura no PIB da Paraíba”, disse na ocasião.


Rita Bizerra, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário