A Câmara Municipal de Paulista - na sua maioria representada pela oposição com 7 dos 9 vereadores - deve apreciar na próxima sexta-feira (30), um pedido de investigação que pede a cassação de mandato do Prefeito local, Severino Pereira Dantas (foto), por infração político administrativa.
A informação é de que vários cidadãos do município, protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Paulista, na ultima segunda-feira, um pedido de investigação que pede a abertura de impeachment contra o citado prefeito.
A denúncia dos populares ainda precisa ser votada em plenário e será aceita se tiver o voto da maioria dos vereaores presentes na sessão da proxima sexta. Se for aceita, o gestor poderá ser afastado do cargo até o fim das investigações, em seu lugar deve ser empossado o seu vice e correligionário, Severino Moura (PTB).
Para o vereador Nilton Dantas Monteiro Filho (Niltinho-PTB), sobrinho e líder do prefeito na Câmara Municipal, o trabalho do legislativo tem sido no sentido de prejudicar o executivo e atrapalhar a administração.“O legislativo de Paulista passa por uma legislatura negativa, sendo que a maioria dos vereadores é da oposição, e os mesmos só se ocupam em perseguir o prefeito e atrapalhar sua administração”. Disse Niltinho.
“É desespero da oposição ao ver o grande número de filiações ao nosso parido, e agora tentam prejudicar o prefeito a todo e qualquer custo na justiça, para que gananciosos possam chegar ao poder em 2013”, disse.
Niltinho lamentando tudo o que vem conhecendo durante os 2 anos e 9 meses do governo Severino, o vereador disse que, “com toda essa perseguição, quem perde o povo”.
Se o prefeito for afastado do cargo quem deve assumir o posto de prefeito é o vice, no caso de paulista, o também Severino, Severino Moura.
OUTRO LADO
A atual líder da oposição na câmara, Maria Laurenice, confirmou que realmente foi proposta uma emenda ao Art. 71 da lei orgânica municipal, mais, segundo ela no sentido de regulamentar a mesma aos dispositivos do Art. 86 da constituição federal e ao Art. 88 da constituição estadual;“Nós tínhamos uma lei orgânica que fugia dos ditames da constituição federal e estadual e pelos ditames da simetria a lei orgânica deve reproduzir o que está na constituição federal e estadual, e foi essa a emenda proposta, nada divergente do que está na carta magna”. Disse Laurenice.
Quanto ao afastamento do prefeito na próxima sexta, a parlamentar disse que não poderia adiantar muito, e o que se tem conhecimento é que foi protocolado uma denuncia pedindo a abertura de processo de cassação do mandato do prefeito, e os vereadores ainda não tiveram acesso ao requerimento que foi de imediatamente enviado a acessória jurídica da casa, e que os advogados devem se pronunciar de hoje pra manhã.
Sobre as declarações do vereador líder do Prefeito, Niltinho, a líder da oposição Maria Laurenice disse que a única perseguissão que a sua bancada fez ao prefeito durante a sua gestão, foi aprovar todos os seus projetos enviados à Câmara, inclusive o que criou dezenas de cargos de confiança para o prefeito distribuir com seus correligionários e amigos.
Segundo a parlamentar do PR, o problema do chefe do executivo é que não aceita que a Câmara Municipal exerça o seu papel de órgão fiscalizador do Executivo, "e dessa obrigação e prerrogativa, o Legislativo não abre mão", pontuou a vereadora líder da oposição.
Edinho Trajano, com Blog de Wellington do Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário