Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Assentados participam de capacitação em Políticas Públicas para Reforma Agrária, em Conde (PB)


Assentados dos assentamentos Rick Charles, Gurugi II e Dona Antônia, do município de Conde, na região metropolitana de João Pessoa (PB), no Território da Cidadania Zona da Mata Sul, participaram, na última sexta-feira (23), do Seminário Políticas Públicas para a Reforma Agrária. A atividade reuniu cerca de 30 participantes na casa sede do assentamento Rick Charles e foi promovida pela Consultoria e Planejamento de Projetos Agropecuários (Consplan) – entidade que presta assistência técnica a 14 assentamentos paraibanos através de contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Representantes do Incra-PB, do Banco do Nordeste, da Prefeitura Municipal de Conde, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) discutiram com os assentados temas como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Terra Sol e o Programa Territórios da Cidadania.

O presidente da associação dos assentados em Rick Charles, Severino França da Silva, contou que o assentamento, formado por 51 famílias, iniciou este ano o fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no valor de R$ 4,5 mil por família, e, mais recentemente, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ainda sem valores. Entre os principais produtos fornecidos pelo assentamento estão: feijão verde, inhame, batata doce, galinha caipira, acerola e coco verde e seco.

O sucesso com a agricultura não basta aos assentados de Rick Charles, que querem diversificar as fontes de renda do assentamento. Uma alternativa encontrada por uma das famílias foi a criação de tilápias em viveiros de tela instalados dentro do açude da propriedade. A experiência de piscicultura foi iniciada há cerca de um ano e a família já faz pequenas entregas na sede de Conde.

Porém, um projeto maior pode aumentar a renda de muitas famílias assentadas em Rick Charles: a abertura de uma pousada rural na antiga casa sede da fazenda de 338 hectares que deu lugar ao assentamento. Os recursos para a aquisição de móveis, eletrodomésticos e utensílios de cozinha devem ser liberados através do Programa Terra Sol, que já está analisando o projeto.

A área está localizada no Litoral Sul da Paraíba, que, segundo a turismóloga e consultora do Sebrae-PB Juliana Gondim, possui muito potencial para atrair turistas nacionais e internacionais por possuir bonitas paisagens naturais – incluindo praias como a naturista Tambaba –, por estar a apenas 22 km da capital paraibana e, principalmente, por se encontrar a 120km de Recife e a 180km de Natal – cidades que irão sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Como fonte alternativa de renda os assentados de Rick Charles também estão pleiteando junto ao Governo do Estado a construção de um abatedouro para galinhas caipiras com câmara fria, no valor de R$ 245 mil, que receberia também a produção avícola de outros assentamentos da reforma agrária de Conde e dos vizinhos municípios de Alhandra, Pedras de Fogo e Pitimbu.

Rita Bizerra, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário