A ADUEPB terá uma nova audiência neste dia 22 de setembro com o reitor em exercício da UEPB, o professor Aldo Maciel. A pauta tratará das questões salariais acordadas para setembro e sobre o Orçamento da UEPB para 2012. A informação é do presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba, José Cristovão de Andrade.
A ADUEPB vem tratando desses pontos com a Reitoria desde o mês de dezembro de 2010. "Somos defensores de uma política salarial decente para os docentes. O piso salarial do professor deve ser o maior e o melhor entre as diversas categorias dos servidores públicos. A justiça social e a dignidade do serviço público passam por uma visão de futuro com qualidade de vida social e educacional. Os professores recebem os mais baixos pisos salariais e somos nós professores que devemos mudar tal quadro", disse.
"Frente a essa situação, a ADUEPB está voltada prioritariamente para a questão salarial deste ano e para 2012. As Federais negociaram a melhoria do piso com a incorporação das gratificações e aumento de 4% para março de 2012. Foi com certeza um avanço significativo do Movimento Docente e do nosso Sindicato Nacional-ANDES-SN. Tão logo, a Reitoria aponte sua posição, a ADUEPB convocará uma Assembléia Geral”, assinala Andrade.
A Reitoria informa que o cumprimento do acordo depende também do cumprimento do Governo do Estado com o repasse correto neste mês de setembro do duodécimo. A UEPB aguarda audiência com a secretária de Finanças, Aracilba Rocha, para concluir as negociações com a ADUEPB e com o SINTESPB.
Destacou que outro ponto polêmico na discussão é o tratamento dado pela PBPREV aos novos aposentados da UEPB: descumprimento da Lei que criou o PCCR dos docentes e dos técnicos-administrativos. Uma luta política e jurídica será travada em defesa dos direitos da categoria, anuncia o presidente da associação.
Por outro lado, Andrade informa que os alunos do Ceduc estão em "pé de guerra". Os alunos do CEDUC estão em pé de guerra contra a STTP por ter mudado a rota dos ônibus que fazem 202 e 222 e com isso os estudantes do CEDUC II ficaram prejudicados. Estão sem ônibus para voltarem para casa porque as linhas 263A sobe a Floriano Peixoto e a linha 263B não desce.
A luta é para que todas linhas passem pelo CEDUC II como antes. Os alunos denunciam ainda a falta de segurança naquele setor, pois são frequentes os assaltos. Que a polícia retorne a viatura naquele setor do viaduto e universidades, é um outro apelo.
Por outro lado, a Aduepb manifesta seu "total apoio e solidariedade aos companheiros trabalhadores dos Correios que lutam por uma campanha salarial digna e contra a privatização da empresa estatal”.
A Aduepb está enviando notas aos parlamentares da Paraíba e de todo o País para intervirem e garantirem as negociações conforme pauta de luta da categoria em luta. "Todo apoio às lutas dos operários. Negociação urgente. Salário digno para garantir qualidade do serviço público. Não à privatização dos Correios", finaliza.
Rita Bizerra, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário