Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ação contra falta de dólar na Europa vai até dezembro


A medida anunciada hoje pelo Banco Central Europeu (BCE), que vai realizar três operações para fornecer liquidez em dólar até dezembro, em conjunto com os bancos centrais dos EUA, Japão, Inglaterra e Suíça, visa a injetar dólares no sistema bancário europeu e impedir uma nova crise de liquidez. A medida procura resolver uma aguda escassez de dólar no mercado, com os bancos dos EUA retendo fundos em meio a receios de que o sistema bancário europeu esteja com uma exposição grande demais às dívidas dos governos da região.

As novas operações, nas quais os bancos poderão fazer ofertas por quantias ilimitadas, terão um vencimento de aproximadamente três meses, segundo o BCE. Elas serão realizadas como operações de recompra de taxa fixa contra colaterais elegíveis, com alocação total para os ofertantes. As datas das ofertas são 12 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro.

Elas serão realizadas em adição aos atuais swaps semanais de dólar anunciados pelo BCE em 10 de maio de 2010. O Banco do Japão também afirmou que essas ofertas serão um acréscimo às operações semanais e mensais de fornecimento de financiamentos em dólar, que tem vencimento de uma semana e três meses, respectivamente.

Segundo uma pesquisa do JPMorgan e CreditSights, os bancos europeus perderam acesso a mais de US$ 700 bilhões em financiamentos em dólar - em dívidas de curto prazo (IOU) e empréstimos interbancários - ao longo do último ano, com os fundos de mercado monetário dos EUA e outras fontes tradicionais preocupados com a exposição desses bancos às dívidas da Grécia e outros países da zona do euro.

Isso forçou os bancos a restringirem a tomada de empréstimos denominados em dólar e procurar a moeda norte-americana em outros lugares, como o Oriente Médio, por exemplo. Os bancos europeus precisam de dólar para financiar os empréstimos que eles ofereceram para empresas e consumidores dos EUA. As informações são da Dow Jones.


Edinho Trajano, com Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário