Administradores de todo o país comemoraram nesta sexta-feira (09), 46 anos de profissão regulamentada. Em todo o território brasileiro, diversas iniciativas lembraram a data, mas foi na Paraíba que a categoria sentiu-se, verdadeiramente, presenteada com o lançamento da primeira Academia de Ciência da Administração do país fundada no âmbito estadual. A entidade, intitulada Academia Paraibana de Ciência da Administração – APCA, foi invocada nesta manhã, pela primeira vez, no auditório da Academia Paraibana de Letras – APL, em João Pessoa, para a posse de seus fundadores e demais membros. O evento foi prestigiado por cerca de 50 pessoas com atuação no campo da Ciência da Administração. Durante o lançamento da APCA, todos os sete sócios fundadores da entidade, conselho fiscal e os primeiros sócios da entidade, tomaram posse de suas cadeiras. No total, são 46 cadeiras destinadas aos ‘imortais’ da Administração.
Durante a sessão especial de lançamento da APCA, que teve início com café da manhã, o presidente empossado, o administrador Lúcio Mariano Albuquerque Melo, destacou a importância de uma entidade dessa natureza nos Estados. Segundo ele, que já foi conselheiro federal efetivo do Conselho Federal de Administração pelo Estado da Paraíba, a entidade contribuirá com o desenvolvimento técnico-científico da profissão e elevará os debates e reflexões que favoreçam a valorização profissional do administrador. “Faltava-nos a criação de uma Academia para debatermos assuntos ligados à Ciência e à prática da Administração. E aqui estamos. Fomos pioneiros e agora queremos levar essa idéia para outros Estados. Eles, também, devem juntar-se a nós nesse amplo debate pela valorização da profissão em todo o país”, disse o presidente da APCA.
Para o vice-presidente da APCA, administrador Mário de Almeida Tourinho, que também é diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa – AETC-JP, a iniciativa, tanto favorece a valorização profissional dos Administradores, quanto contribui para uma prática administrativa com mais ética e transparência nos âmbitos público e privado da Paraíba. “Todos os meses vamos nos reunir para debater temas que venham a fortalecer a administração pública e privada. Com a Academia, vamos fomentar o debate acerca de questões que perpassam a profissão em todos os âmbitos, principalmente o público, que ainda tem se mostrado alheio à contratação desses profissionais em detrimento de outros”, argumentou.
Rita Bizerra, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário