A Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (25.08), uma sessão especial em Cabedelo, a partir das 10h00, para discutir propostas de desenvolvimento para o Porto daquele município. A sessão ocorrerá no teatro Santa Catarina e foi uma iniciativa apresentada pelos deputados estaduais Trócolli Júnior (PDMB), Anísio Maia (PT) e Guilherme Almeida (PSC).
O tema integra os debates da 'Agenda Positiva' da Assembleia Legislativa. O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), já informou que nos próximos dias será realizado um seminário no Legislativo estadual, com a presença do ministro da Secretaria Especial dos Portos, José Leônidas.
Coordenado pelo deputado Quintans, o seminário acontecerá no próximo dia 16 de setembro, com o objetivo de abordar o papel do Complexo Portuário de Cabedelo. “A recomendação do presidente Ricardo Marcelo é que façamos uma discussão profunda e detalhada, inclusive à respeito da conexão da via de transporte para melhorar a logística do porto”, disse.
De acordo com Quintans, também serão debatidos o reforço do cais, a construção do terminal de passageiros, além da demonstração das alternativas rodoviárias e a questão da concessão e administração.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Trócolli Júnior participou, no último dia 9, de uma audiência com o ministro José Leônidas, ao lado do senador paraibano Vital Filho (PMDB). Eles solicitaram oficialmente ao ministro a continuidade das obras de dragagem do Porto de Cabedelo. Segundo o relato de Trócolli, “o ministro assegurou ao povo paraibano que a dragagem terá 11,5 metros e não será paralisada”.
Trócolli levou à Brasília (DF) documento dos técnicos e práticos que conhecem o porto de Cabedelo e sabem da necessidade das obras de dragagem. “Também tive oportunidade de levou ao conhecimento do ministro dos Portos o pronunciamento do dono da empresa, que disse que os recursos só asseguram 40% da dragagem”, complementou. Segundo ele, o ministro afirmou que desconhecia o fato, mas que dava a garantia que a dragagem seria concluída.
O deputado destacou o trabalho do presidente da ALPB. "O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, se soma ao nosso entendimento, no que diz respeito à união de toda a classe política paraibana, em favor da solução desse problema”, disse.
Trócolli Júnior frisou que a dragagem do Porto de Cabedelo foi objeto de emenda do senador Cícero Lucena (PSDB), no valor de R$ 60 milhões, “aprovada e carimbada pelo Governo Federal”. O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) também participou da audiência na Secretaria dos Portos.
Ele ainda reivindicou em nome da Assembleia Legislativa que a draga não seja retirada do Porto de Cabedelo. Trócolli ainda lembrou ao ministro José Leônidas que a dragagem completa é esperada por mais de 20 anos pelos moradores do município e por todo o setor produtivo da Paraíba. “A Paraíba tem que unir toda a classe política em favor dessa obra. É assim que eu penso, é assim que o presidente da Assembleia espera e é assim que a bancada federal tem agir”, disse.
Na semana passada, deputados estaduais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa e pediram uma discussão mais profunda sobre os investimentos e as necessidades do Porto de Cabedelo. Na sessão ordinária da quinta-feira passada(18.08), eles falaram sobre as ações de infraestrutura que precisam sem implementadas no Porto, a exemplo de Francisco de Assis Quintans, Trócolli Júnior, André Gadelha (PMDB), Aníbal Marcolino (PSL) e Tião Gomes (PSL).
Edinho Trajano, com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário