Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Assentamentos da reforma agrária produzem 450 toneladas de mel de abelha na Paraíba



O deputado estadual Frei Anastácio (PT) registrou hoje (4), no plenário da Assembleia Legislativa, que a produção de mel de abelha nos assentamentos da reforma agrária chega a 450 toneladas por ano e beneficia cerca de 1.500 famílias.
O parlamentar destacou que a apicultura já está implantada em todas as regiões da Paraíba. No Sertão, os destaques são as regiões de Cajazeiras e de Catolé do Rocha. No Brejo, a Cooperativa Regional dos Produtores Rurais, formada por cerca de 300 apicultores, produz em média 50 toneladas de mel por ano e possui até um entreposto comercial. Lá existe até selo do Serviço de Inspeção Federal.
A apicultura, de acordo com o deputado, também está bastante desenvolvida na Zona da Mata Sul e, principalmente, na Zona da Mata Norte do Estado. Outra região paraibana que se destaca na produção de mel é o agreste paraibano, onde cerca de 40 apicultores do município de Salgado de São Félix estão atingindo um alto nível de produtividade, com produção anual de até 50 quilos de mel em cada colmeia.
Devido ao sucesso na implantação da apicultura e da criação de abelhas sem ferrão na Paraíba, já é discute a possibilidade de se trabalhar com outros produtos da colmeia, a exemplo do pólen, da geleia real e da cera.
Defesa da reforma agrária
O petista também criticou meios de comunicação que falam mal da reforma agrária. “Alguns meios de comunicação estão realizando uma campanha negativa contra a reforma Agrária no Brasil. O engraçado é que as experiências boas ninguém mostra. Ninguém mostra a mudança de vida de milhares de pessoas que, se não fosse a reforma agrária estariam nas periferias das cidades”,disse o parlamentar.
Aqui na Paraíba, eu que ando nos assentamentos, encontro exemplos de muita produtividade que me animam cada vez mais. O último que presenciei foi no assentamento Uruba, em Mataraca, com a produção de mel de abelha.Visitei quatro famílias que produzem, por ano, quatro mil e oitocentos litros  de mel de abelha.Isso representa uma produção de sete toneladas do produto, por ano e uma boa renda,destacou.
O deputado destacou também o apoio do governo federal que compra a produção dos assentados. “Grande parte da produção é vendida através do programa de aquisição de alimentos, do governo federal, o PAA, e programa nacional de alimentação escolar, o Pnae”,disse o deputado acrescentando que esses programas também beneficiam a agricultura familiar.
Rita Bizerra, com assessoria 
Juizes na reforma agrária
O parlamentar também está solicitando ao deputado Branco Mendes, através de ofício, os nomes de juizes, advogados e outras pessoas que teriam comprado lotes da reforma agrária. Essa deúncia foi feita por Branco Mendes, no dia 27 do mês passado, em discurso na tribuna da Assembléia. “ Queremos que o deputado contribua com a campanha de retomada de lotes que o Incra implantou desde a minha gestão e continua agora na gestão de Lenildo Morais”, enfatizou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário