A decisão da administração Obama de reavaliar cerca de 300 mil processos de deportação tem causado confusão na comunidade brasileira. Desde o anúncio, na quinta-feira (18), programas de rádio, jornais comunitários e organizações de direitos de imigrantes estão sendo inundados com ligações e, em alguns casos, desinformações sobre a decisão do Presidente americano.
O Grupo Mulher Brasileira e o Centro do Imigrante Brasileiro têm atendido brasileiros com rumores sobre “uma nova lei de legalização aprovada pelo Obama”. O co-editor da Brazilian Magazine, Marcony Almeida, que também é diretor político da MIRA Coalition, participou de entrevistas em cinco programas de rádio para esclarecer os compatriotas confusos com o assunto. “Teve uma pessoa que veio do Grupo procurando por um advogado porque soube da nova lei”, disse a diretora do GMB, Heloísa Galvão. “E eu tive que explicar a ele a confusão, que não existe nenhuma lei de imigração nova, e o que realmente está acontecendo”, acrescenta.
A administração Barack Obama anunciou que revisará todos os cerca de 300 mil processos de deportação de imigrantes dos Estados Unidos, e suspenderá aqueles considerados não-criminosos. Cada caso será revisado individualmente pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) e Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) para a determinação sobre a suspensão ou não da deportação do indivíduo. Os casos atualmente considerados de baixa prioridade pelos órgãos, e que poderão ter suas deportações revogadas são os jovens elegíveis para o Dream Act, vítimas de violência, veteranos, aqueles que têm laços familiares nos EUA e os que façam trabalhos comunitários. Imigrantes com passado criminoso não farão parte da suspenção da deportação.
De acordo com o anúncio da secretária Napolitano, não existe um prazo para a revisão dos 300 mil processos. “Já começamos as análises e cada caso será decidido individualmente”.
Fonte Brazilian Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário