Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mutirões de documentação marcam Dia da Agricultura Familiar no Cariri Oriental



O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) vai promover, nestas quarta-feira (27) e quinta-feira (28), mutirões de documentação no município de Boqueirão, a 163km de João Pessoa. Os mutirões, promovidos pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fazem parte da programação do Dia da Agricultura Familiar do Território do Cariri Oriental paraibano. De acordo com Maria Célia Araújo, que integra o Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano e é uma das fundadoras da Associação de Lideranças de Agricultores e Agricultoras do Cariri Paraibano (Casaco), o evento deverá reunir um público estimado em mil pessoas, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária e entidades.

Na quarta-feira (27) serão oferecidas três oficinas de formação, com 30 participantes cada uma, com os temas: Protagonismo Juvenil e Políticas Públicas, Formação de Agentes para o Programa Arca das Letras e Agricultura Familiar e Convivência com Semi-Árido.

O segundo dia do evento, quinta-feira (28), será aberto com uma caminhada agroecológica pelas ruas da cidade, saindo da Rodoviária até a saída para o município de Cabaceiras.

Em seguida, será lançada a campanha “Cariri livre dos agrotóxicos”, que pretende mobilizar 14 municípios da região para a produção de alimentos saudáveis através de parcerias com o Sebrae, a Embrapa, o MDA, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (Patac), entidade que trabalha pelo fortalecimento da agricultura familiar no semi-árido brasileiro através da agroecologia.   

As 14 caravanas irão receber um estandarte da campanha “Cariri livre dos agrotóxicos” para, em cada município, dinamizar a ação junto a escolas e comunidades rurais. “Vamos ter adesivos que serão espalhados por todos os municípios participantes para que possamos trabalhar essa questão dos alimentos saudáveis no território inteiro”, explicou o articulador estadual dos territórios do estado da Paraíba, Antonio Junio da Silva.

Segundo ele, o evento conta com o apoio do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, da Embrapa Algodão e Transferência de Tecnologias e da Conab – entidades que estarão expondo em estandes suas ações para o desenvolvimento da região e para a convivência com o semiárido.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado da Paraíba (SEDAP) vai apresentar ações e tecnologias de fortalecimento da pecuária e da agricultura regional, a exemplo do trabalho com silos, fenações e com variedades de palmas resistentes à Cochonilha do Carmim.

Edinho Trajano, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário