Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hemorrede da Paraíba atende a 257 pacientes hemofílicos; 4 de janeiro é dia do hemofílico




Edinho Trajano.
A Hemorrede da Paraíba atende a 257 hemofílicos – pessoas que necessitam periodicamente de componentes específicos de sangue para sobreviver em função da doença. Para lembrar a importância do tratamento e da atenção especial a esses pacientes, nesta quarta-feira (4) transcorre o Dia do Hemofílico.

Em todo o Estado, os pacientes são atendidos pelo Hemocentro Coordenador, em João Pessoa, Hemocentro Regional, em Campina Grande, e mais 11 Hemonúcleos (nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras). Nos finais de semana e feriados, o hospital de referência para o atendimento é o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A Hemorrede da Paraíba realiza ainda trabalhos dentro do Programa de Dose Domiciliar, do Ministério da Saúde (MS). Por meio desse programa, a equipe multiprofissional do Hemocentro e Hemonúcleos capacita os pais ou responsáveis de crianças hemofílicas para que realizem o transporte, armazenagem e administração da dosagem dos fatores sanguíneos nos pacientes em sua própria casa.

A hemofilia pode ser do tipo A ou B, de síndrome de Von Willebrand, trombastemia ou glasma. Para o tratamento da doença, os componentes de sangue mais necessitados são os fatores 8 e 9. Esses fatores – assim como a albumina e imunoglobulina –, são adquiridos pelo processamento do plasma que é retirado do sangue dos doadores, juntamente com plaquetas e hemácias.

O plasma excedente da Paraíba é doado à França, mas, em breve, passará a ser processado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Pernambuco, e voltará para ser usado na Paraíba. A primeira etapa da fábrica, que fica localizada no Polo Farmacoquímico, município de Goiana, foi inaugurada no último dia 19.

**Qualidade aprovada** – Por meio dos funcionários da gerência de controle de qualidade, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia promove auditorias em toda a Hemorrede Nacional, inclusive na Paraíba, com o objetivo de fiscalizar a qualidade dos serviços. O Hemocentro Coordenador, em João Pessoa, e o Regional, em Campina Grande, mantêm o convênio com a Hemobrás porque atendem aos critérios exigidos para a oferta dos serviços.

Os dois centros já foram auditados no primeiro semestre deste ano e tiveram seus contratos renovados por manterem o controle de qualidade de acordo com as determinações da RDC n° 57/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e da Portaria n° 1353/2011, do Ministério da Saúde.

**Sangue de qualidade** – A equipe técnica do Hemocentro da Paraíba concluiu as visitas técnicas aos 11 Hemonúcleos do interior do Estado com treinamento, manutenção e instalação de equipamentos, entrega de documentação para padronização dos procedimentos e orientações pertinentes. O apoio dado aos Hemonúcleos é um trabalho relevante e conta com o esforço e a cooperação dos gestores de cada unidade para oferecer sangue de qualidade e maior segurança aos procedimentos hemoterápicos em toda a Paraíba. "Considero a iniciativa um marco na história do hemocentro e da nossa gestão”, afirmou a diretora administrativa do Hemocentro da Paraíba, Maria Ione de Moura.

"O trabalho foi intensificado a fim de atender às necessidades com relação à capacitação, ao treinamento e à padronização da Hemorrede, bem como para executar o plano de ação de cada unidade, além de adequar com resolutividade alguns itens apontados pela Agência Agevisa em relatórios enviados a essas unidades após inspeções”, disse Germana Arruda, diretora técnica do Hemocentro e integrante da equipe técnica.

**Novas coletas externas** – O Hemocentro da Paraíba fará novas coletas externas nesta quarta-feira (28), no Parque Solón de Lucena, em João Pessoa, e na sexta (30), na sede da Companhia de Energia Elétrica (Energisa). Nos dois dias, as coletas acontecerão das 8h às 12h.
Doem sangue, salvem vidas amigos! Edinho Trajano.











Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário