Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Telebrás: Morre o 1º chefe de Luismar


   

Faleceu nesta 3ª feira (dia 29) em Brasília-DF, o general José Antonio de Alencastro e Silva (na foto acima, do lado esquerdo), que assumiu a presidência da Telebrás em 1974 e durante 11 anos montou a empresa que integrou o país por meio das telecomunicações. Seu sonho, de fazer o Brasil falar, foi concretizado.

Em sua gestão, consolidou a estatal, criou um centro de Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico e promoveu a indústria local. Quando deixou o cargo, em 1985, o Brasil tinha o 10º maior sistema telefônico do mundo e o maior entre os países em desenvolvimento.

Ele era grande amigo pessoal do paraibano de Campina Grande, mas radicado há vários anos em João Pessoa, Luismar Resende (na foto acima, do lado direito, ex-Telpa, Telemar, OI e também ex-Assessor Especial da Presidência da República), uma vez que foi seu primeiro chefe, na vida profissional nas telecomunicações

Antes de dirigir a Telebrás e integrar as mais de 800 companhias municipais e estaduais que prestavam um serviço de baixíssima qualidade, no início dos anos 60 foi um dos formuladores do modelo regulatório que guiou a política setorial por mais de 30 anos, até a privatização da Telebrás.

Deixou a presidência da estatal em abril de 1985, afirmando em seu discurso de despedida: "Como homem de telecomunicações, a minha biografia está completa". Nascido em 1918, em Santana do Livramento-RS, na fronteira gaúcha, casou-se com Dona Nini, sua companheira de muitas décadas. Com netos no exterior, o velório, que será realizado no Cemitério Campo da Boa Esperança, em Brasília, ocorrerá nesta 6ª feira, para que os todos os seus amigos e familiares possam se despedir.

O horário de visitação ao falecido está marcado para o horário de 10hs às 13h45, quando em seguida, seu corpo será levado para o crematório da Capital Federal, onde residia.

Edinho Trajano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário