Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA

Click e leia nosso Jornal Parceiro no EUA
O Melhor e mais lido Jornal Brasileiro em Newark NJ

sábado, 3 de dezembro de 2011

Asplan integra Grupo de Trabalho da Cana de Açúcar para Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável


 
 
A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) participará da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Paraíba, a ser realizada nos dias 5 e 6,  na Capital paraibana. A entidade integrará a programação do evento com a reunião do Grupo de Trabalho Cana de açúcar, que acontecerá na segunda-feira (05), às 14h, em seu auditório, na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro de João Pessoa. Durante o encontro, diversos temas de relevância para o setor serão tratados visando elaboração do documento final que será confeccionado e encaminhado ao governo estadual. A recente solicitação de acréscimo da cota de exportação de açúcar para os Estados Unidos (EUA), feita pelo governador Ricardo Coutinho ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Alberto Bento Ribeiro, esta semana, deve entrar na pauta da reunião.
O aumento da cota de exportação do açúcar paraibano para os EUA de 2,56% para 8,5%, conforme requereu o governador, na opinião dos produtores de cana, deve causar impactos positivos no setor sucroalcooleiro do estado, com reflexos na produção local. Segundo o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a discussão sobre o assunto é de extrema importância para o produtor, que precisa estar preparado para suprir a demanda das usinas caso o percentual realmente se eleve. “Essa é uma ótima solicitação para o setor produtor paraibano, que há tempos sofre com essa diferença desproporcional em relação a outros estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. O pleito, caso aceito, vai desenvolver ainda mais a indústria do açúcar no estado e nós, como produtores, temos que nos preparar para isso”, afirmou o presidente.
O Grupo de Trabalho da Cana de açúcar também discutirá diversos temas sobre agricultura familiar e desenvolvimento no campo, visto que o intuito da Conferência é lançar novo olhar sobre a cadeia produtiva e criar uma política de desenvolvimento rural sustentável e solidário para o estado. Ainda durante a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Paraíba acontecerá uma feira de produtos agroecológicos, uma exposição de serviços e peças e uma programação de debates com 16 palestras, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa) e no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A abertura da Conferência está marcada para as 9h desta segunda-feira, no Cine Banguê. A participação do público em geral é aberta e gratuita.

Edinho Trajano, com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário