Em dez anos, 1.097 pessoas morreram na Paraíba por complicações decorrentes do consumo de bebida alcoólica. Esses são dados registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Datasus, levando em consideração os óbitos nos hospitais do ano de 2001 até 2010.
Só este ano, a Paraíba já registrou 97 mortes causadas pelo alcoolismo. Os números não levam em consideração outras doenças que são causadas direta ou indiretamente pelo álcool, como doenças mentais, neurais, musculares hepáticas, gástricas, pancreáticas, e entre elas o câncer.
Efeitos do álcool
Os efeitos do álcool variam de acordo com a rapidez e a frequência com que ele é ingerido, com a quantidade de alimentos consumidos durante a ingestão de bebidas alcoólicas, com o peso da pessoa, com o estado de espírito desta pessoa etc. O álcool atinge rapidamente a circulação sangüínea e todas as partes do corpo, inclusive o sistema nervoso, provocando mesmo em doses pequenas a diminuição da coordenação motora e dos reflexos.
Ex-jogador morre em decorrência do alcoolismo
O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu na madrugada deste domingo (4) no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Segundo o hospital, Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico às 4h30. Ele estava internado no hospital desde quinta-feira (1º) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta foi a terceira vez este ano que o ex-atleta e ídolo do Corinthians foi internado. Nas duas ocasiões anteriores, ele passou por tratamento para conter uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.
Edinho Trajano, com PB1
Nenhum comentário:
Postar um comentário